A minha última referência ao tema (dado factos, fotografias e até famosos enlaces já disseram tudo o que havia para dizer).
O C-295, foi de facto pensado como avião militar.
Eu nunca afirmei o contrário.
O que sempre pretendi afirmar é que o C-295, é um avião com origens no mercado civil. Mas o avião que foi desenhado a pensar no mercado civil não foi o C-295, mas sim o C-235, mais curto.
Quando se verificou que a procura para os tais aviões de 40 lugares não justificava a comercialização do avião na Europa, a única forma de salvar o projecto foi o C-295.
O C-295 era maior e passava a ter uma capacidade de transporte em termos militares, que lhe poderia (junto com a vantagem da porta traseira) vender no mercado militar, porque não era capaz de vender no mercado civil.
Portanto:
O C-295 é um C-235 alterado para funções militares e tanto quanto sei nunca foi pensado para o mercado civil, e é isso que a EADS afirma.
O que eu afirmo, é que a origem do C-295 é o C-235, que foi efectivamente pensado para o mercado civil, como está mais que amplamente demonstrado.
Portanto, o C-295 é na sua origem (C-235), uma aeronave pensada para o mercado civil
A derivação do C-235 chamada C-295, foi uma derivação pensada para o mercado militar e não para o mercado civil.
Cumprimentos