Só para não ficarem com a ideia que o C-295 é o pior avião do mundo, e que o Spartan resolveria todos os problemas da FAP milagrosamente, vão aqui alguns argumentos que ajudam a perceber a escolha do C-295 :
Ninguém disse ou sugeriu que o C-27J poderia resolver o que quer que fosse milagrosamente. Da mesma maneira, todos sabemos que se tratam de aviões com características parecidas. Se não, não se tinha feito um concurso com estes dois aviões.
-Uma das maiores vantagens do C-27J seria a parelha com o C-130J ( o jerkules), mas como este já não vem...
Então não se pode fazer uma modernização dos actuais Hercules, com motores novos?
A versão de patrulhamento marítimo, já operacional ao contrário do caso do C-27
É um facto, mas não parece que seja exactamente um problema.
-Transporta um maior número de passageiros/páraquedistas permitindo libertar mais os C-130 no futuro, das missões de treino.
São aeronaves diferentes, com conceitos operacionais diferentes. Aliás o numero de paraquedistas é identico, onde o C-295 tem vantagem é em militares armados, e mesmo assim a diferença é de 9 (nove) a favor de C-295, o que de qualquer forma não é de desprezar.
O C-295 pode receber(diz-se que os nossos terão) uma sonda de reabastecimento em voo com tudo o que isso implica.
Esta é uma característica interessante.
É como os nossos F-16 que também têm essa capacidade.
Não faz grande sentido fazer reabastecimento em voo de um avião táctico, no entanto, é uma vantagem. Pode servir, por exemplo para que um C-295 possa fazer uma viagem Lisboa-Ponta Delgada com carga máxima.(claro que o C-27J não precisa)
O argumento dos Humvees não tem muita lógica. Realisticamente, quantas vezes seria um C-27 usado para transportar um Humvee ? Aliás quantas vezes são os nossos C-130 para transportar Humvees ou semelhante ?
Desde esse ponto de vista Spectral, para que é que nos queremos C-295?
Se não é para agir em regiões próximas de campos de batalha, ou lugares com deficiente apoio em terra, como transporte táctico, então é melhor alugar os A-330 da Air Luxor ou os A-340 da TAP.
O C-27J é mais resistente que o C-295. Foi pensado de raiz para aterrar quase directamente em zonas em conflito. O C-295 é um avião bonitinho (tem que ser para as companhias aéreas) mas que falhou redondamente como avião comercial. Como tinha uma porta traseira, a CASA acabou lançando o avião como aeronave militar.
Mas por muita volta que se dê, um avião civil, por muito boa que seja a pintura e por muito estilo que tenha a camuflagem, será sempre um avião civil.
Um Land Rover, pode ser pintado, armado, artilhado, mas nunca será um Hummer.
Uma coisa é dizer que há argumentos em favor do C-295. Isso é óbvio. O C-295 não é exactamente ferro velho. Mas isso não transforma o C-295 num avião superior ao C-27J. Aliás, quando se dá uma olhada por varios sites especializados, o comentário que muitas vezes se vê é:
O Lockeed C-27J é melhor, mas como é mais caro, que o CASA C-295 é um melhor compromisso.
O que eu não entendo é como é que o C-27J aparece em Portugal com o melhor preço. Infelizmente, com os nossos governantes, passa-se sempre o mesmo e a compra do C-295 ficará envolta em mistério, e alimentará as já costumeiras suspeitas de corrupção.
Espero muito sinceramente, que expliquem muito bem porque andam a gastar o nosso dinheiro com aviõezinhos caros. Espero que pelo menos tenham um estudo sobre a viabilidade e sustentação da compra.
Mas temo que caiam no ridiculo do caso OTA. Afinal nunca houve estudo que se visse. A mesma coisa acontecerá provavelmente com o C-295. O unico estudo de viabilidade, será algum "Estudyo de Viabilidad" para espanhol ver, e portuga esconder mais uma negociata.
Para finalizar lembro, que é exactamente por causa das contas sobre os custos de operação que a Lockeed/Alenia, ameaça processar o Estado Português. O Zé Portuga, provavelmente não está sequer a fazer as contas. Algum Zé-Espanhol disse que "está todo bien hijo, no te preocupes" e o portuga, que acha isto de fazer contas uma chatice, acredita como bom Cristão.
Rezo para que me engane.
Cumprimentos