Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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Red Baron

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Re: CAS
« Responder #420 em: Maio 24, 2023, 08:17:59 pm »
DRECAS
A mesma abordou o tema dos helis medios de evacuação e apoio as tropas, assim como a compra do tal meio de asa fixa para o teatro africano....

Meio de asa fixa para o teatro africano?
Não vamos pensar em dotar a FAP com os meios que desesperadamente precisa para defender a nossa soberania. Vamos antes investir em aeronaves para as missões de paz da ONU! ::)

Mas proteger a vida dos nossos soldados em missão não é importante?

Será'''
Na Roménia foram com stinger para defesa aérea. Pandur sem blindagem adicional. Sem sistemas PM e AC modernos.  Pandur com atirador a descoberto. Mais?
Fragatas na Nato com misseis seasparrow

E na RCA os Helicópteros com armas e que possam fazer resgate de feridos e transporte táctico, não seria defender os Homens?

Só conta defender quando serve de pretexto a negócio

Mas a ideia é essa. O que foi agora adicionado foi um avião de asa fixa para fazer vigilância armada.
 

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dc

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Re: CAS
« Responder #421 em: Maio 25, 2023, 01:28:42 pm »
"Foi feito um estudo". Mas qual estudo? Foram fazer uma viagem ao Brasil, experimentaram o ST, e disseram "com a pistola apontada à cabeça" que servia.

Estudos bem feitos, têm em conta variáveis. Por exemplo, estudar o ponto de ebulição e de fusão da água, tem que ter em conta a variável da pressão atmosférica. Dizer que a água congela sempre aos 0ºC e evapora sempre aos 100ºC, não é verdade.

Com os ST foi igual, pegaram num cenário idealista, em que o nível de ameaça no TO não é muito elevado, onde a infraestrutura permite a operação da aeronave (mas não permite a operação de, por exemplo, um UCAV), cujas missões são suficientemente longe da "base de operações" que justifique a vantagem de velocidade do ST face a um helicóptero.

the game was rigged from the start

Só por curiosidade, quem realizou o estudo, estudou mais alguma alternativa? Alguém tem conhecimento de experientíssimos pilotos portugueses a pilotar Apache, UH-60 armado, Tiger, MQ-9, etc?
 
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Re: CAS
« Responder #422 em: Maio 25, 2023, 04:07:56 pm »
Foi feito um estudo mas de como gastar 200 milhões em tacanitos e não fazer ou adiar o MLU "V2 dos F16. A Grécia, dito aqui, gastou pouco mais na conversão de 84 F16

Andam por cá é muitos vendedores de banha da cobra e outros que compram por também devem ter a ganhar algo
 

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CruzSilva

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Re: CAS
« Responder #423 em: Maio 27, 2023, 03:41:30 pm »
Insistem no erro...são mesmo como cepos !

Respeitinho aos cepos sff!  :mrgreen:
 
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Re: CAS
« Responder #424 em: Maio 27, 2023, 04:24:01 pm »
"Foi feito um estudo". Mas qual estudo? Foram fazer uma viagem ao Brasil, experimentaram o ST, e disseram "com a pistola apontada à cabeça" que servia.

Estudos bem feitos, têm em conta variáveis. Por exemplo, estudar o ponto de ebulição e de fusão da água, tem que ter em conta a variável da pressão atmosférica. Dizer que a água congela sempre aos 0ºC e evapora sempre aos 100ºC, não é verdade.

Com os ST foi igual, pegaram num cenário idealista, em que o nível de ameaça no TO não é muito elevado, onde a infraestrutura permite a operação da aeronave (mas não permite a operação de, por exemplo, um UCAV), cujas missões são suficientemente longe da "base de operações" que justifique a vantagem de velocidade do ST face a um helicóptero.

the game was rigged from the start

Só por curiosidade, quem realizou o estudo, estudou mais alguma alternativa? Alguém tem conhecimento de experientíssimos pilotos portugueses a pilotar Apache, UH-60 armado, Tiger, MQ-9, etc?
DC
Como deve de calcular ha muito que Portugal esta neste teatro de guerra, certamente será devido a isso que por lá  passou identificou essa lacuna entre outras, digo eu, dai nao ter sido ninguem do gabinete da defesa nacional que identificou essas lacunas.
DC sempre respeitei aqui seus comentários e até alguns teem fundamento mas outros nao, é assim assim como eu e outros foristas, neste seu comentário so quero que saiba que foi assim definido qual as lacunas.
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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luis simoes

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Re: CAS
« Responder #425 em: Maio 27, 2023, 04:38:41 pm »
Tem sua razão de ser digo eu só quem ali anda e passa pode identificar as lacunas que as tropas apeadas teem neste TO.
Como ex militar posso fazer minhas interpretações às ordens que recebo, desde que estas sejam claras, completas, e que possamos dar um feedback positivo, certamente o militar é envolvido em diversos cenários, posto em prova, e por muito que possa haver um bom planeamento este por vezes não é de todo perfeito, por vezes devido a alterações do clima, por vezes devido a falsas informações, o militar tem de estar preparado para tudo, mas apos estas experiências existe relatórios e estes sao encaminhados a quem tem o poder de decisão, cabe depois a este transmitir o que correu bem, e o que correu menos bem, e claro que são identificadas  lacunas,  para que se possa melhorar o desempenho dos militares...
Dito...
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Pescador

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Re: CAS
« Responder #426 em: Maio 27, 2023, 09:02:01 pm »
Esse gabinete de estudos das lacunas não identificou todas as outras na FAP?
Estavam só debruçados sobre como arramar um pretexto para tucanos.

Querem lacunas pode-se arranjar uma lista delas a serem resolvidas com o dinheiro que querem meter nesses tucanitos. A começar que não resolvem o problema de faltar na mesma o helicóptero médio e, todas as outras urgentes, como o MLU dos F16

Vão é vender banha da cobra para outro mercado. E esse dos estudo que olhem para o Nação e não para a conta
 

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luis simoes

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Re: CAS
« Responder #427 em: Maio 28, 2023, 02:29:31 am »
Existe muitas outras lacunas pescador claro que sim, o problema é que sucessivos governos na area das finanças publicas só existiu uma decisão...cativar as LPM que desde a 30 anos foram apresentadas pelos diferentes governos, e estes sempre esbarram gastar o minimo ....
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Pescador

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Re: CAS
« Responder #428 em: Maio 28, 2023, 12:50:18 pm »
Existe muitas outras lacunas pescador claro que sim, o problema é que sucessivos governos na area das finanças publicas só existiu uma decisão...cativar as LPM que desde a 30 anos foram apresentadas pelos diferentes governos, e estes sempre esbarram gastar o minimo ....

Correndo o risco de me repetir. Sim estamos de acordo há outras lacunas.
Mas por isso mesmo não é só tipo um fado que temos que aceitar e caminhando no erro de não colmatar as mais importantes, em detrimento de outras que mas interessam alguns envolvidos.
Dai fazer uma lista de prioridades e não de interesses pessoais e, começar a usar as verbas a partir daí
 

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Get_It

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Re: CAS
« Responder #429 em: Maio 29, 2023, 09:39:40 am »
Curioso como no nosso país, que tem tantos oficiais que até se espumam a falar de drones e que os vê como uma salvação para os problemas das forças armadas, ainda não fomos capazes de seguir o exemplo dos belgas, espanhóis, franceses e outros tantos que operam UAVs armados para apoiar as tropas no terreno.
Os Belgas por favor não porque eles não vão armar os Predator's deles
Afinal eram os holandeses e não os belgas:

Netherlands to arm Reaper UAVs
(24 de Maio de 2023)
Citação de: Janes
The Netherlands is to arm its General Atomics Aeronautical Systems, Inc MQ-9A Reaper medium-altitude long-endurance unmanned aerial vehicles (UAVs), having originally acquired them as unarmed intelligence, surveillance, and reconnaissance (ISR) assets only.

The Dutch Minister of Defence, Christophe van der Maat, made the announcement on 23 May, saying the procurement of weapons for the Reaper had been outlined in the Defence Memorandum 2022 as a means of increasing flexibility and reducing reaction time during a deployment of ground forces.

"When the Ministry of Defence started the project for the MQ-9 Reaper in 2011, there was no need to arm the aircraft," the Ministry of Defence (MoD) said. "However, the threat picture has changed significantly since then. The aircraft must now be able to protect the safety of its own troops."

The MoD aims to have the first ammunition in stock and ready for an initial weapons capability by 2025. Full operating capability is scheduled for 2028.

[continua]
Fonte: https://www.janes.com/defence-news/news-detail/netherlands-to-arm-reaper-uavs

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: CAS
« Responder #430 em: Maio 29, 2023, 11:41:32 am »
Curioso como no nosso país, que tem tantos oficiais que até se espumam a falar de drones e que os vê como uma salvação para os problemas das forças armadas, ainda não fomos capazes de seguir o exemplo dos belgas, espanhóis, franceses e outros tantos que operam UAVs armados para apoiar as tropas no terreno.
Os Belgas por favor não porque eles não vão armar os Predator's deles
Afinal eram os holandeses e não os belgas:

Netherlands to arm Reaper UAVs
(24 de Maio de 2023)
Citação de: Janes
The Netherlands is to arm its General Atomics Aeronautical Systems, Inc MQ-9A Reaper medium-altitude long-endurance unmanned aerial vehicles (UAVs), having originally acquired them as unarmed intelligence, surveillance, and reconnaissance (ISR) assets only.

The Dutch Minister of Defence, Christophe van der Maat, made the announcement on 23 May, saying the procurement of weapons for the Reaper had been outlined in the Defence Memorandum 2022 as a means of increasing flexibility and reducing reaction time during a deployment of ground forces.

"When the Ministry of Defence started the project for the MQ-9 Reaper in 2011, there was no need to arm the aircraft," the Ministry of Defence (MoD) said. "However, the threat picture has changed significantly since then. The aircraft must now be able to protect the safety of its own troops."

The MoD aims to have the first ammunition in stock and ready for an initial weapons capability by 2025. Full operating capability is scheduled for 2028.

[continua]
Fonte: https://www.janes.com/defence-news/news-detail/netherlands-to-arm-reaper-uavs

Cumprimentos,

Os Predador são zucas por acaso? Não.

Então não serve para nós. Tem de ser coisas que façam jorrar dinheiro numa direcção e com ganhos para outros
 
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Re: CAS
« Responder #431 em: Maio 29, 2023, 12:48:04 pm »
Ainda bem que as compras dos Merlin, Koalas e até dos 295 não deu dinheiro a ganhar a ninguém. A obsessão por determinadas empresas é mais que muita na FAP, desde a Leonardo, passando pela Embraer e Airbus. Mas é só um aparte, e completando este aparte, desde os Merlin a irem para fora aos Koalitas a apagar incêndios, tem se visto isto tudo na FAP.  :mrgreen:

Saudações

P.S. Com o tempo que leva a tomarmos uma decisão de qualquer coisa ainda vamos a tempo do AFJT?  :mrgreen: :mrgreen:

« Última modificação: Maio 29, 2023, 01:52:07 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: CAS
« Responder #432 em: Maio 29, 2023, 01:56:44 pm »
MAKO...
 

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Re: CAS
« Responder #433 em: Maio 29, 2023, 02:34:24 pm »
MAKO...

Muda o Nariz...



Citar
Airbus insists that the AFJT is a clean-sheet design, unrelated to the earlier EADS AT-2000 Mako, though there is no doubt that lessons learned from that programme will feed into the new aircraft. Airbus

https://www.key.aero/article/depth-look-airbus-future-jet-trainer]https://www.key.aero/article/depth-look-airbus-future-jet-trainer]https://www.key.aero/article/depth-look-airbus-future-jet-trainer

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« Última modificação: Maio 29, 2023, 02:35:26 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: CAS
« Responder #434 em: Maio 29, 2023, 08:44:39 pm »
MAKO...

Muda o Nariz...



Citar
Airbus insists that the AFJT is a clean-sheet design, unrelated to the earlier EADS AT-2000 Mako, though there is no doubt that lessons learned from that programme will feed into the new aircraft. Airbus

https://www.key.aero/article/depth-look-airbus-future-jet-trainer]https://www.key.aero/article/depth-look-airbus-future-jet-trainer]https://www.key.aero/article/depth-look-airbus-future-jet-trainer

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The closest equivalent to the AFJT is Boeing’s T-7A Red Hawk. Apart from the aircraft’s twin tailfins and anhedral, the Boeing trainer bears a very close resemblance to the AFJT.
Vou-me armar em gaja a escolher o carro e, dizer que gosto deste T 7A Red Hawk só porquetem pinta. Por isso, se for bom venha. Deixem-se lá de aeroplanos  :D

Mas só depois do MLU "V" aos F16 e os MLU aos Merlin

O Costa não tem contactos na Boieng? 
« Última modificação: Maio 29, 2023, 08:48:03 pm por Pescador »