Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

  • 930 Respostas
  • 65438 Visualizações
*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3261 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6486
Re: CAS
« Responder #225 em: Abril 26, 2023, 04:56:03 pm »
Bingo. Ainda sou do tempo que os C130 nacionais eram usados para retirar nacionais e não só de zonas de perigo.  c56x1

https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/governo-envia-aviao-c-130-para-resgatar-portugueses



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Pescador

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4064
  • Recebeu: 2639 vez(es)
  • Enviou: 2190 vez(es)
  • +5704/-2810
Re: CAS
« Responder #226 em: Abril 26, 2023, 05:13:45 pm »
Falando agora de coisas importantes  ;D ;D  atentem a esta explicação estratégica sobre a guerra da Ucrânia.
Nem Lula faria "melhor", mesmo depois de almoço

Esta mulher merece uma marcela condecoração

https://www.facebook.com/100003777666734/videos/1425837851509236/?sfnsn=wa

Percebem agora porque temos cá alguns que se dão dão bem com estes? São da mesma fibra
« Última modificação: Abril 26, 2023, 05:17:03 pm por Pescador »
 

*

Icterio

  • Especialista
  • ****
  • 1131
  • Recebeu: 492 vez(es)
  • Enviou: 115 vez(es)
  • +2256/-1253
  • Mais vale ser sortudo do que ser bom
Re: CAS
« Responder #227 em: Abril 26, 2023, 05:19:58 pm »
Falando agora de coisas importantes  ;D ;D  atentem a esta explicação estratégica sobre a guerra da Ucrânia.
Nem Lula faria "melhor", mesmo depois de almoço

Percebem agora porque temos cá alguns que se dão dão bem com estes? São da mesma fibra

Li muitas dessas "explicações" sobre a guerra da Ucrânia aqui neste mesmíssimo Fórum...

Nada de novo.  Gente ignorante e ideologicamente obtusa é o que há mais.
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1559
  • Recebeu: 497 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191
Re: CAS
« Responder #228 em: Abril 26, 2023, 07:49:05 pm »
Enquanto vamos falando de CAS e STs os espanhóis vão armando os seus Predator, dando-lhes capacidade de ISR armado e alguma capacidade de CAS, e os romenos compram o Bayraktar TB2.

Curioso como no nosso país, que tem tantos oficiais que até se espumam a falar de drones e que os vê como uma salvação para os problemas das forças armadas, ainda não fomos capazes de seguir o exemplo dos belgas, espanhóis, franceses e outros tantos que operam UAVs armados para apoiar as tropas no terreno.

Misiles y bombas guiadas: el Predator español activa su modo de combate



https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/4261788/misiles-bombas-guiadas-predator-espanol-activa-modo-combate

Quanto à discussão em paralelo sobre a substituição dos F-16, F-35 e dos Gripens: não existe interesse em gastar dinheiro nas forças armadas, portanto a solução mais barata é a modernização para a versão Viper visto que iria permitir manter a logística existente e facilitar a transição do pessoal. É que estar a gastar dinheiro em novas instalações, equipamentos de manutenção, formação é que seria ainda pior quando temos os negócios dos outros para pagar e ainda vamos levar com um monte de material que vai precisar de ser modernizado ou substituído nas próximas duas décadas.

Cumprimentos,

Os Belgas por favor não porque eles não vão armar os Predator's deles

Devido ao uso deles no Médio Oriente os governos decidiram após a compra de 4 penso não os armar para evitar tal uso

 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: CAS
« Responder #229 em: Abril 26, 2023, 10:33:41 pm »
Novidades sobre o ST na OGMA:
-Não vão ser construidos cá
-Todos os ST de exportação vão ser modificados na OGMA
-A Embraer espera vender mais de 200 A-29N em 25 anos
-O A-29N vai ter a participação de 3 empresas portuguesas Eti(simulador, software de treino), gmv(integração de sistemas) e ceiia(engenharia).
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Visitante123

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3911 vez(es)
  • Enviou: 721 vez(es)
  • +4988/-790
Re: CAS
« Responder #230 em: Abril 26, 2023, 10:37:13 pm »
Mais de 200 em padrão NATO? Para quem?  :mrgreen:
 

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 765
  • Recebeu: 342 vez(es)
  • Enviou: 1660 vez(es)
  • +995/-189
Re: CAS
« Responder #231 em: Abril 26, 2023, 10:47:02 pm »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: dc, Pescador

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 981
  • Recebeu: 339 vez(es)
  • Enviou: 188 vez(es)
  • +48/-139
Re: CAS
« Responder #232 em: Abril 26, 2023, 11:00:53 pm »
Novidades sobre o ST na OGMA:
-Não vão ser construidos cá
-Todos os ST de exportação vão ser modificados na OGMA
-A Embraer espera vender mais de 200 A-29N em 25 anos
-O A-29N vai ter a participação de 3 empresas portuguesas Eti(simulador, software de treino), gmv(integração de sistemas) e ceiia(engenharia).

Devem de estar a pensar nos países de leste para trainers, talvez os estados dos bálticos (acho difícil). Não sei em que estado estarão os trainers deles.[/quote]

O material que vi foi dos países de Leste não era muito velho mas não sei o estado em que se encontra ou se se adequam minimamente ao necessário hoje em dia.
« Última modificação: Abril 27, 2023, 11:15:00 am por Visitante123 »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3911 vez(es)
  • Enviou: 721 vez(es)
  • +4988/-790
Re: CAS
« Responder #233 em: Abril 27, 2023, 12:33:40 am »
Estão a pensar sem pensar. Existem alguns países, como a Holanda, Bélgica, Dinamarca, etc, que poderiam adquirir o ST, mas primeiro tinham de ganhar um concurso perante concorrentes de peso (ao contrário do que se vai passar aqui).

Resta saber se o sonho da Embraer, passa por vender os ST enquanto aeronave de treino, ou aeronave de combate COIN.

Certo é que se houver algum tipo de intenção dos países europeus em uniformizar as frotas de aeronaves de treino, o ST já foi.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: CAS
« Responder #234 em: Abril 27, 2023, 01:40:55 am »
Estão a pensar sem pensar. Existem alguns países, como a Holanda, Bélgica, Dinamarca, etc, que poderiam adquirir o ST, mas primeiro tinham de ganhar um concurso perante concorrentes de peso (ao contrário do que se vai passar aqui).

Resta saber se o sonho da Embraer, passa por vender os ST enquanto aeronave de treino, ou aeronave de combate COIN.

Certo é que se houver algum tipo de intenção dos países europeus em uniformizar as frotas de aeronaves de treino, o ST já foi.

A ideia não é combater o PC-21, mas sim o AT-6. Com a compra da USAF do AT-6 vai abrir um mercado para este tipo de aeronaves.
A vinda para Portugal não é inocente, agora não sei é se Portugal tem a força dentro da NATO que a Embraer pensa que Portugal tem.



Existe um claro investimento por parte da Embraer na componente de treino. Mesmo que o ST venha a substituir os Socata, vamos comprar no total no máximo 25(10+15). Falta muito para os 200 previstos. ;D
« Última modificação: Abril 27, 2023, 01:51:02 am por Red Baron »
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18292
  • Recebeu: 5537 vez(es)
  • Enviou: 5944 vez(es)
  • +7161/-9538
Re: CAS
« Responder #235 em: Abril 27, 2023, 06:52:26 am »
Claro que a vinda para Portugal não é inocente
Vai encher os bolsos a muita gente

(Olha, bersejei...)
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

antoninho

  • Analista
  • ***
  • 680
  • Recebeu: 109 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +11/-10
Re: CAS
« Responder #236 em: Abril 27, 2023, 09:52:33 am »
O CEO da Embraer é ambicioso e esperto.
O pacote da empresa nesses moldes em que foi proposto pode receber apoio da UE como já receberam antes. Por isso o envolvimento de empresas portuguesas no projeto.
Só resta saber se a seguir não despacham tudo isso para nuestros hermanos como fizeram em Évora.
Gostaria de saber é a lista das pessoas portuguesas dos que são consultores e vão ser pagos para isso.
Já perceberam ou não.....
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Cabeça de Martelo, Pescador, Subsea7, PTWolf

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4064
  • Recebeu: 2639 vez(es)
  • Enviou: 2190 vez(es)
  • +5704/-2810
Re: CAS
« Responder #237 em: Abril 27, 2023, 10:18:07 am »
O CEO da Embraer é ambicioso e esperto.
O pacote da empresa nesses moldes em que foi proposto pode receber apoio da UE como já receberam antes. Por isso o envolvimento de empresas portuguesas no projeto.
Só resta saber se a seguir não despacham tudo isso para nuestros hermanos como fizeram em Évora.
Gostaria de saber é a lista das pessoas portuguesas dos que são consultores e vão ser pagos para isso.
Já perceberam ou não.....

Alguns devem vir aqui ao Fórum no "CAS", só
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Subsea7

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20276
  • Recebeu: 2997 vez(es)
  • Enviou: 2247 vez(es)
  • +1343/-3465
Re: CAS
« Responder #238 em: Abril 27, 2023, 10:59:31 am »

Os ST serão meramente modificados para receber os equipamentos "OTAN" (seja lá isso o que for) e não produzidos em Portugal. Há é acordos com várias empresas Portuguesas do sector para trabalho de engenharia, manutenção, etc.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1559
  • Recebeu: 497 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191
Re: CAS
« Responder #239 em: Abril 27, 2023, 12:24:15 pm »
Estão a pensar sem pensar. Existem alguns países, como a Holanda, Bélgica, Dinamarca, etc, que poderiam adquirir o ST, mas primeiro tinham de ganhar um concurso perante concorrentes de peso (ao contrário do que se vai passar aqui).

Resta saber se o sonho da Embraer, passa por vender os ST enquanto aeronave de treino, ou aeronave de combate COIN.

Certo é que se houver algum tipo de intenção dos países europeus em uniformizar as frotas de aeronaves de treino, o ST já foi.

A ideia não é combater o PC-21, mas sim o AT-6. Com a compra da USAF do AT-6 vai abrir um mercado para este tipo de aeronaves.
A vinda para Portugal não é inocente, agora não sei é se Portugal tem a força dentro da NATO que a Embraer pensa que Portugal tem.



Existe um claro investimento por parte da Embraer na componente de treino. Mesmo que o ST venha a substituir os Socata, vamos comprar no total no máximo 25(10+15). Falta muito para os 200 previstos. ;D
Também não vejo o AT-6 a vender na NATO sinceramente

Parece-me mais algo que vai ficar no SOCOM e está feito
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7