Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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Lampuka

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Re: CAS
« Responder #150 em: Abril 24, 2023, 05:31:10 pm »
Algumas das necessidades nacionais serão a criação de empregos, se possível qualificados,  desenvolvendo da indústria nacional,  captação de investimento estrangeiro,  salvaguarda dos postos de trabalho e indústrias existentes...
Também são fatores a ponderar na hora das escolhas.
Volto a repetir,  saibamos nós aproveitar e exigir dos nossos governantes resultados.
João Pereira
 

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Re: CAS
« Responder #151 em: Abril 24, 2023, 06:05:20 pm »
Algumas das necessidades nacionais serão a criação de empregos, se possível qualificados,  desenvolvendo da indústria nacional,  captação de investimento estrangeiro,  salvaguarda dos postos de trabalho e indústrias existentes...
Também são fatores a ponderar na hora das escolhas.
Volto a repetir,  saibamos nós aproveitar e exigir dos nossos governantes resultados.

Isso já acontece com a Airbus, com o centro de engenharia em Lisboa e Coimbra, a fábrica em Santo Tirso, assim como a Salvador Caetano que faz peças para a Airbus...
No entanto, quantos A-400M, NH-90, H-145, H-225, TIGER compramos ?
 
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Lampuka

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Re: CAS
« Responder #152 em: Abril 24, 2023, 06:18:51 pm »
A400 e NH90 saltamos fora a meio?
Perdemos esses comboios,  infelizmente.
Temos concorrência europeia na Airbus que nunca nos deixará ser grande coisa nos projectos.
E não entramos a meio do projecto.
Já aqui, goste-se ou não,  somos clientes iniciais e parceiros. Além de que supostamente ficaremos em posição privilegiada... supostamente.
Vale o que vale, mas parece-me aceitável.
João Pereira
 

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Pescador

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Re: CAS
« Responder #153 em: Abril 24, 2023, 06:34:55 pm »
« Última modificação: Abril 24, 2023, 06:39:16 pm por Pescador »
 
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dc

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Re: CAS
« Responder #154 em: Abril 24, 2023, 07:09:52 pm »
Partindo do princípio de que  o miserável controlo do nosso território é para continuar assim como está.  Assim sendo, realmente uma parelha de F16 chegam sobram. Faz de conta que controlamos...
Ando a tentar arranjar forma de ocupar/justificar os ST, que são um dado adquirido,  e vocês não colaboram. 😂
Até parece que a fartura é tanta em meios que podemos estar aqui a lamentarmo-nos de que era melhor este ou aquele.
Saibam aproveitá-los...

Bom, o controlo do território nacional, faz-se, ou devia-se fazer, com meios que nada têm a ver com o ST. Sendo que a parte da intercepção de ameaças pelo ar, é onde estamos menos mal, comparando com o resto. Uma das falhas levantadas, é o facto de existirem "ângulos mortos" na cobertura de radar nacional, onde avionetas conseguem voar baixo sem serem seguidas por radar. Este caso em concreto, diz-nos que faltam mais radares em terra, nomeadamente móveis (olha, comprar 2 pequenas baterias de NASAMS pelo preço daquele 6º KC-390, resolviam uma lacuna eterna das FA e ainda trazia pelo menos 2 radares decentes), e falta de AWACS (que por sua vez permitiam esticar a cobertura de radar pelo Atlântico).

Faltam também helicópteros militares, para lidar com slow-movers e para interceptar, por exemplo, droga largada das aeronaves, para transportar forças policiais, etc. Hoje, recorremos aos Lynx da Marinha e a um bando de helicópteros civis para desenrascar.

Falta também um segundo QRA (idealmente um terceiro também) de F-16, para pelo menos um dos arquipélagos (idealmente para os dois), ou em alternativa, uma aeronave tipo A330 MRTT, que permita que os nossos F-16 possam realizar intercepções (e não só) por todo o Atlântico, sem medo de ficar sem gasolina pelo caminho.
Sei que vai haver gente a propor coisas esquisitas, como meter lá os ST em QRA, ao qual basta responder que o ST pura a simplesmente não presta para andar a interceptar Tu-95, Tu-160, aeronaves executivas, etc.

De frisar também que, ao se dar mais missões ainda aos ST, maior o risco de outras esquadras, nomeadamente de caça, perderem essas missões e consequentemente o investimento/pessoal/aeronaves.

Algumas das necessidades nacionais serão a criação de empregos, se possível qualificados,  desenvolvendo da indústria nacional,  captação de investimento estrangeiro,  salvaguarda dos postos de trabalho e indústrias existentes...
Também são fatores a ponderar na hora das escolhas.
Volto a repetir,  saibamos nós aproveitar e exigir dos nossos governantes resultados.

A começar pelo fim, os nossos governantes não podem fazer nada, a não ser que andassem de pistola em punho a obrigar governantes de outros países a comprar os produtos Embraer produzidos cá. Mais uma vez, é por isto que é importante fazer uma prospecção de mercado antes de se andar a inventar. Existem sectores que se sabe que darão lucro, porque a procura é imensa, como o caso da produção de munições diversas e drones de vários tipos.

Em vez disso, tudo o que era unidade de produção de munições foi fechada, temos o caso do AA que tem sido propositadamente afundado pelo Governo, e temos um produtor de drones nacionais, bastante interessantes, a quem o Governo se recusa a adquirir alguma coisa (Tekever). Existem formas de solucionar problemas nas FA e envolver a indústria nacional. Isto não se vai aplicar a todos os programas, porque tal seria impossível, mas também não é a adquirir meios de nicho, que nós adquirimos em pouca quantidade, e que pouca gente irá adquirir, que se faz.

Se o negócio do KC a certa altura pareceu excelente porque no mercado havia falta de aeronaves naquela classe, para substituir os Hércules ainda assim está longe de ser um sucesso de vendas (*o negócio com a Boeing era o mais cobiçado, e agora estão com esperança num negócio com a Índia), também por culpa de ser uma aeronave que afinal custa mais de 100 milhões a unidade (quase o dobro do que originalmente publicitado).

*estes negócios, se se concretizassem, provavelmente envolveriam a totalidade da produção das aeronaves nos próprios países, o que fazia com que o "lucro" para nós seria muito reduzido, senão mesmo nulo.

Depois, manter este pessoal empregado, são outros 500. Na falta de encomendas internacionais, vamos andar a adquirir infinitos KC e ST só para manter algumas centenas de postos de trabalho? Mais vale dedicarem-se à produção de drones "kamikaze", pelo menos esses terão uma procura desenfreada.

 

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P44

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Re: CAS
« Responder #155 em: Abril 24, 2023, 07:18:27 pm »
Quantos KC vão para o Sudão (4800 km)buscar os Portugueses e outros estrangeiros?

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/josep-borrell-anuncia-retirada-de-mais-de-1200-cidadaos-europeus-do-sudao-ate-ao-final-do-dia?fbclid=IwAR2iRyJ8wOIisMNBkqSZ7gqNyZ852dO4SYUW5KnVbSx9y-n1VLCwKY3gkVU

Temos os espanhóis e os italianos para isso, assim os kápacê já ficam livres para levar e trazer contentores dos e para os PALOP
« Última modificação: Abril 24, 2023, 07:18:49 pm por P44 »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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dc

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Re: CAS
« Responder #156 em: Abril 24, 2023, 07:23:09 pm »
O nosso novíssimo KC deve andar metido em passeios e sessões fotográficas com o Lula por cá, tinha lá disponibilidade para essas coisas secundárias, de salvar portugueses no estrangeiro!
 
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Re: CAS
« Responder #157 em: Abril 24, 2023, 07:48:32 pm »
Nisso tenho de defender a FA, pois a aeronave ainda não está ao serviço da FAP...
No entanto, se no futuro acontecer algo semelhante, terão de ir no mínimo 2 KC 1 para reabastecer em voo o outro... senão não chega lá.
CPS
 

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Tikuna

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Re: CAS
« Responder #158 em: Abril 24, 2023, 09:06:08 pm »
 

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dc

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Re: CAS
« Responder #159 em: Abril 24, 2023, 09:14:09 pm »
Nisso tenho de defender a FA, pois a aeronave ainda não está ao serviço da FAP...
No entanto, se no futuro acontecer algo semelhante, terão de ir no mínimo 2 KC 1 para reabastecer em voo o outro... senão não chega lá.
CPS

Ao menos isso. Com tanto furor em torna da vinda da aeronave, uma pessoa até já imaginava que a aeronave estivesse em FOC.
« Última modificação: Abril 24, 2023, 09:14:32 pm por dc »
 

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Subsea7

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Re: CAS
« Responder #160 em: Abril 24, 2023, 09:14:40 pm »


Como na 2º guerra mundial.
Espetáculo !
 
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Tikuna

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Re: CAS
« Responder #161 em: Abril 24, 2023, 09:18:16 pm »
Como na 2º guerra mundial.
Espetáculo !

Os EUA que compraram ele pros aliados que digam  c56x1 c56x1 c56x1 c56x1
 

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dc

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Re: CAS
« Responder #162 em: Abril 24, 2023, 09:28:42 pm »
Os "aliados" que têm que lidar contra insurgentes e traficantes de droga, não contra uma força opositora minimamente capaz.  ::)
 
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luis simoes

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Re: CAS
« Responder #163 em: Abril 24, 2023, 09:39:42 pm »
 Antes de mais boa noite
Segundo consta este memorando é bom para ambos os países.
Vai acabar por criar mais emprego,formar técnicos especializados,mais riqueza para também Portugal.
Ainda nao existe nada sobre esta compra portanto resume se e só para o imediato este acordo.
Alguem aqui falou do gripen sueco,eu acrescento porque não!!!acho que se complementaria bem com o f 16....mas obviamente defendo a compra do F 35 isso que não exista dúvidas....
Até lá portugal abraça este projeto que a meu ver bem,assim como a fabricação de partes do KC ...
Mais emprego,maior riqueza para o País...
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 
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Anthropos

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Re: CAS
« Responder #164 em: Abril 24, 2023, 09:41:16 pm »


"Oh Lula, quanto é que um gajo ganha com esta merda?"

"O que cê quiser, ninguém está nem aí prá gentchi, nem prá cadjeia por corrupesaum a gentchi vai"

"Manda vir uma dúzia, então!"
 
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