Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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Red Baron

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Re: CAS
« Responder #105 em: Abril 22, 2023, 08:04:54 pm »
Mas tu achas que não faz falta, ou tens dados para afirmar que não faz falta?

Os "dados" estão à vista de todos. Lacunas em tudo o que é sítio, fazem com que uma aeronave dedicada a COIN não seja a prioridade. Lacunas estas que também chegam ao nº de pilotos e pessoal de terra (ou falta deles), e portanto vai ser preciso um milagre para gerir isto.

Se a ideia fosse sair de África, concordava contigo.
Mas se a ideia é ficar, é um meio que faz muita falta.
Basta ver o que o grupo Grupo Wagner está a fazer no Sudão para perceber que as coisas vão ficar mais complicadas.

Quanto aos pilotos, supostamente agora estão a pilotar secretarias.
 

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ARIES

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Re: CAS
« Responder #106 em: Abril 22, 2023, 09:11:00 pm »
Super Tucano essa wonder weapon que  resolve os problemas em todo lado...Africa, NATO, Portugal, Ucrania, pilotos a fazer trabalho de secretaria, pragas de gafanhotos...  :toto:
 

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Re: CAS
« Responder #107 em: Abril 22, 2023, 09:30:06 pm »
Super Tucano essa wonder weapon que  resolve os problemas em todo lado...Africa, NATO, Portugal, Ucrania, pilotos a fazer trabalho de secretaria, pragas de gafanhotos...  :toto:

Só me admira o brasil não oferecer esses aviões miraculosos aos amigos russos.  Os russos precisam de aviões CAS como pão para a boca...  Não entendo.
 
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Re: CAS
« Responder #108 em: Abril 22, 2023, 09:39:09 pm »
Super Tucano essa wonder weapon que  resolve os problemas em todo lado...Africa, NATO, Portugal, Ucrania, pilotos a fazer trabalho de secretaria, pragas de gafanhotos...  :toto:

Só me admira o brasil não oferecer esses aviões miraculosos aos amigos russos.  Os russos precisam de aviões CAS como pão para a boca...  Não entendo.

O Tucas depois dará para sulfatar campos? è que quando acabar a coisa na RCA vão fazer o quê? Festivais?
Estou curiosos de os ver na expedição Africana e a faltar na mesma os helicópteros

De qualquer maneira, a coisa está a a correr bem. O bebedólas continua a xingar de todos. Desta vez não escapa nenhum, Rússia, Europa, ONU, tudo corrido a toque de critica do copo de bagaço. Ele, o azeiteiro que tem vídeos onde consegue dizer mal dele sem se aperceber, é que está bem. É esta nodoa que anda cá com os patéticos a fazer negociatas.
Até tenho pena de ele não ter trazido o amigo Sócrates para o assessorar 
 

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Pescador

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Re: CAS
« Responder #109 em: Abril 22, 2023, 10:00:31 pm »
https://www.tiktok.com/@radago_news/video/7224854176935857435

Só para animar

O verdadeiro zé azeiteiro
 
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dc

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Re: CAS
« Responder #110 em: Abril 22, 2023, 11:42:23 pm »
Qual destes países tem a nossa dimensão, posição geográfia, TO's, missões e, sobretudo,  participação em projectos deste tipo de aeronaves?
Mesmo Espanha tem uma dimensão astronómica comparativamente a Portugal (militarmente) e como tal, outras capacidades.
Se, e lá estão os "ses", finalizassemos e operassemos os EH101 na totalidade das suas capacidades (previstas) não teríamos um binómio interessante?
O mesmo com os C295?
Este é um dos receios que espero não acontecer com o KC. Muita parra e depois apenas cargueiro aéreo...
Vendo bem as coisas, muitas vezes não faltam meios,  mas sim vontade.  E a vontade vem, principalmente, com orçamentos adequados.
O caso da patrulha aérea das nossas águas é por demais evidente.

Estás a fazer as perguntas erradas. Quantos países já tiveram, têm ou poderão ter missões do género, onde COIN possa vir a ser uma parte da missão, e não se atiraram logo de cabeça a um meio dedicado? Países esses, como a França, que têm muito mais dinheiro que nós, e portanto, comprar uma dúzia de STs ou algo semelhante, não faz mossa no orçamento. Compara agora com Portugal, onde o orçamento é sempre curto para tudo, até para o mais básico.

Aí é que está a questão, nós não conseguimos ter as capacidades militares básicas, quanto mais ter capacidades militares complementares, para missões específicas.

Os Merlin, também faziam um bom "par" com UH-60 armados, com Apaches, ou o que seja. A diferença é que, sendo os 101 e os ST meios de tipologias totalmente diferentes (um VTOL, o outro não), surgirão cenários onde terás um sem o outro. Os Merlin, para missões militares, precisam de um helicóptero de apoio, da mesma forma que os países mais endinheirados fazem com os Chinook. Faz-nos falta um helicóptero armado, para missões como as de África, e muitas outras. Dito isto, e sabendo que em África há necessidade de ter meios para CAS/COIN, ter lá um helicóptero armado safava muito bem nesta missão, e apresentava maior versatilidade em demais missões nos TOs onde participasse, não sendo necessário adquirir um modelo de aeronave completamente diferente.

Também é de frisar que, fala-se em amizades e afins com países da CPLP e PALOP. Temos países "amigos" em África, com Super Tucanos, e nunca foi colocada em cima da mesa a possibilidade de estes mesmos países, apoiarem as nossas tropas. É preciso ir o tuga, que não é propriamente rico, tapar os buracos que os outros não se querem dar ao trabalho de tapar.

Relativamente aos C-295, seria um binómio interessante ter C-295... com AC-295 ou C-295 ISR (versões armadas tipo "gunship"). Uma só logística, um modelo de aeronave, em variantes distintas. Acabando-se a missão em África, estas variantes do C-295, poderiam fazer outras missões, como patrulha marítima, tal como já acontece com os VIMAR que temos.

Vantagens do C-295 armado:
-bimotor, logo mais resiliência a danos
-adaptabilidade, sendo que fora das missões de CAS, pode executar outras missões como se de um C-295 normal se tratasse
-capacidade de ser abastecido no ar
-payload semelhante ao Super Tucano. Não me surpreendia se pudesse também vir a ser equipado com o míssil Marte como a versão MPA, aumentando o leque de missões
-conjunto de sensores mais completo
-já possuímos C-295, logo simplifica-se a logística
-canhões/metralhadoras nas portas, permitem atacar alvos sem que a aeronave tenha que apontar o nariz e descer em direcção ao alvo, correndo menores riscos.

Acrescentar também que, a plataforma C-295 tem um potencial enorme, quando realmente se investe nela. Além das versões que possuímos, mais a versão AC-295 e ISR que mencionei, também pode ter uma versão AEW e ainda receber capacidade AAR, certificada para abastecer helicópteros.

Se a ideia passa por ter o binómio asa rotativa/asa fixa nas missões em África e similares, no mínimo avaliavam-se todas as opções no mercado, em vez de um ajuste directo com contornos questionáveis.

Se a ideia fosse sair de África, concordava contigo.
Mas se a ideia é ficar, é um meio que faz muita falta.
Basta ver o que o grupo Grupo Wagner está a fazer no Sudão para perceber que as coisas vão ficar mais complicadas.

Quanto aos pilotos, supostamente agora estão a pilotar secretarias.

Ora aí está uma questão pertinente. Se as coisas ficam mais complicadas, continuamos lá? Sob o risco de virem os KC-390 a carregar corpos dos nossos militares? É que até agora, o planeamento que vejo, é para investir em meios, presumindo que as coisas se mantém mais ou menos como estão naquele TO, sem nada de muito complicado à mistura. Se a coisa complicar, como é? Quem garante que é sequer viável usar os ST a partir daí?

Dito isto, parece-me que é aposta mais segura recorrer a helicópteros. Assim, se por alguma razão, a missão acaba, continuamos a ter um meio extremamente versátil em mãos, e cujo treino de combate das tripulações, tem valor para TOs variados.

Quanto aos pilotos das secretárias, existem sequer em número suficiente para as acções de instrução, e ainda para destacar em África (mínimo 2 pilotos de cada vez, idealmente 4)? Fora o pessoal de terra, que já é pouco para os meios que há, vai ter que se aumentar para os helicópteros de evacuação (se vierem), aumentar para os ST, e acrescentar mais algum pessoal para poder destacar, sem que a capacidade de manutenção e operação das aeronaves em Portugal sofra da falta de pessoal.

Posto isto, questiono, Portugal como membro da NATO ao adquirir material ao Brasil que não pertence à aliança e que está sempre mais próximo dos seus parceiros dos BRICS, na eventualidade de a NATO entrar em algum conflito em que o Brasil não concorde ou esteja mais próximo dos seus parceiros estratégicos, como fica Portugal e países com material adquirido à Embraer (Brasil) no caso destes embargarem o fornecimento de peças sobresselentes e outro tipo de manutenção, ficaremos a depender deles?

Plot-twist, as FA portuguesas e aliadas em África, entram em confronto com o grupo Wagner. O tio Putin não gosta disso de ter os seus a serem mortos por aeronaves brasileiras, dá a ordem ao Brasil para ordenar Portugal a não usar os ST contra eles, senão...
 
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Re: CAS
« Responder #111 em: Abril 23, 2023, 09:10:29 am »
"Vantagens do C-295 armado:
-bimotor, logo mais resiliência a danos
-adaptabilidade, sendo que fora das missões de CAS, pode executar outras missões como se de um C-295 normal se tratasse
-capacidade de ser abastecido no ar
-payload semelhante ao Super Tucano. Não me surpreendia se pudesse também vir a ser equipado com o míssil Marte como a versão MPA, aumentando o leque de missões
-conjunto de sensores mais completo
-já possuímos C-295, logo simplifica-se a logística
-canhões/metralhadoras nas portas, permitem atacar alvos sem que a aeronave tenha que apontar o nariz e descer em direcção ao alvo, correndo menores riscos.

Acrescentar também que, a plataforma C-295 tem um potencial enorme, quando realmente se investe nela. Além das versões que possuímos, mais a versão AC-295 e ISR que mencionei, também pode ter uma versão AEW e ainda receber capacidade AAR, certificada para abastecer helicópteros.

Se a ideia passa por ter o binómio asa rotativa/asa fixa nas missões em África e similares, no mínimo avaliavam-se todas as opções no mercado, em vez de um ajuste directo com contornos questionáveis."
............................

Assunto mais que falado. Ainda há pouco comentei isso acerca do C295 a ver se era contrariado e esclarecido por entendidos. E no entanto parece apenas ser abafado pelo extraordinário tucano e as suas capacidades extraterrestres.
A questão é para eles os termos cá para incentivar outros na Europa, que podem não ir na cantiga e depois ficamos agarrados.
Outra recorrente é, com faltas tão evidentes, graves, urgentes, mesmo nessas missões é o Tucano que resolve?
15 Países que usam. Quais? Onde? Também há muitos Países a usar material de fabrico russo e chines e não vamos montar cá fabrica. Embora....já vi por menos. É só aproveitar os centenas de milhar de mão de obra barata que o Costa manda vir e vamos ter até fabricas de triciclos de passageiros.

Para quando uma identidade verdadeiramente Europeia, integrada com a nossa geografia e cultura, em vez dessa mentalidade de cola de terceiro mundo, onde é sabido e notado que muitos cá se orientam e partilham com os de lá lavando até as a acções deles?
Que enjoou  de jacarés!

Somos olhados como os porteiros da casa de put@s
Não tem mal ter relações com outros, tem mal é esta mentalidade pseudo familiar e paternalista patética que só nos enterra e dá a outros tantos pretextos


Entretanto para não ficar esquecido:

https://pt.euronews.com/2023/04/17/brasil-contra-sancoes-impostas-a-russia-lavrov-sauda-visao-unica-dos-dois-paises

https://sicnoticias.pt/especiais/guerra-russia-ucrania/2023-01-25-Ministro-russo-compara-guerra-na-Ucrania-com-luta-anticolonial-em-Angola-c78fd599

https://www.dw.com/pt-002/lavrov-busca-apoio-de-angola-para-a-pol%C3%ADtica-externa-russa/a-64503038

https://www.club-k.net/index.php?option=com_content&view=article&id=47199:crise-na-ucrania-angola-e-africa-do-sul-com-dificuldades-de-condenar-putin-jose-gama&catid=17&Itemid=1067&lang=pt

Há muito mais. É só pesquisar e vemos com quem estes patéticos nacionais se deitam e comem da mesma malga. E não são só políticos, porque há muitos "galões" metidos na pornochachada, onde também muitos empresários dão benesses em troca.
« Última modificação: Abril 23, 2023, 09:28:00 am por Pescador »
 
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Re: CAS
« Responder #112 em: Abril 23, 2023, 10:35:35 am »
Boas,
se forem 10 ST, imagino 6 para treinos e 4 armados.
Os helis não estão fora de jogo... vão vir.
Não esquecer, entretanto, algo muito importante,  formar pessoal suficiente e conseguir mantê-los na FAP.  E para isso é necessário orçamento...
João Pereira
 

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Re: CAS
« Responder #113 em: Abril 23, 2023, 10:44:21 am »
Super Tucano essa wonder weapon que  resolve os problemas em todo lado...Africa, NATO, Portugal, Ucrania, pilotos a fazer trabalho de secretaria, pragas de gafanhotos...  :toto:

Só me admira o brasil não oferecer esses aviões miraculosos aos amigos russos.  Os russos precisam de aviões CAS como pão para a boca...  Não entendo.

O Brasil já disse que não vai vender armas nem pra um lado nem para outro, sempre foi essa a politica inclusive no governo anterior que era de extrema direita e alinhado mais a NATO. O itamarati sempre teve uma politica exterior de neutralidade, tanto é que tenta mediar conflitos.

Não caiam nessa. 
 

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Re: CAS
« Responder #114 em: Abril 23, 2023, 11:43:49 am »
O lobby está forte

E fragatas Tamandaré, não se arranja?

Já que pagamos por toda a m.... e mais um par de botas!
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: CAS
« Responder #115 em: Abril 23, 2023, 11:52:21 am »
Enquanto este governo existir, compras para a FA só Embraer e Leonardo...
OS UH-60 foram exceção !
 
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Re: CAS
« Responder #116 em: Abril 23, 2023, 12:20:23 pm »
"Vantagens do C-295 armado:
-bimotor, logo mais resiliência a danos
-adaptabilidade, sendo que fora das missões de CAS, pode executar outras missões como se de um C-295 normal se tratasse
-capacidade de ser abastecido no ar
-payload semelhante ao Super Tucano. Não me surpreendia se pudesse também vir a ser equipado com o míssil Marte como a versão MPA, aumentando o leque de missões
-conjunto de sensores mais completo
-já possuímos C-295, logo simplifica-se a logística
-canhões/metralhadoras nas portas, permitem atacar alvos sem que a aeronave tenha que apontar o nariz e descer em direcção ao alvo, correndo menores riscos.

Acrescentar também que, a plataforma C-295 tem um potencial enorme, quando realmente se investe nela. Além das versões que possuímos, mais a versão AC-295 e ISR que mencionei, também pode ter uma versão AEW e ainda receber capacidade AAR, certificada para abastecer helicópteros.

Se a ideia passa por ter o binómio asa rotativa/asa fixa nas missões em África e similares, no mínimo avaliavam-se todas as opções no mercado, em vez de um ajuste directo com contornos questionáveis."
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Assunto mais que falado. Ainda há pouco comentei isso acerca do C295 a ver se era contrariado e esclarecido por entendidos. E no entanto parece apenas ser abafado pelo extraordinário tucano e as suas capacidades extraterrestres.
A questão é para eles os termos cá para incentivar outros na Europa, que podem não ir na cantiga e depois ficamos agarrados.
Outra recorrente é, com faltas tão evidentes, graves, urgentes, mesmo nessas missões é o Tucano que resolve?
15 Países que usam. Quais? Onde? Também há muitos Países a usar material de fabrico russo e chines e não vamos montar cá fabrica. Embora....já vi por menos. É só aproveitar os centenas de milhar de mão de obra barata que o Costa manda vir e vamos ter até fabricas de triciclos de passageiros.

Para quando uma identidade verdadeiramente Europeia, integrada com a nossa geografia e cultura, em vez dessa mentalidade de cola de terceiro mundo, onde é sabido e notado que muitos cá se orientam e partilham com os de lá lavando até as a acções deles?
Que enjoou  de jacarés!

Somos olhados como os porteiros da casa de put@s
Não tem mal ter relações com outros, tem mal é esta mentalidade pseudo familiar e paternalista patética que só nos enterra e dá a outros tantos pretextos


Entretanto para não ficar esquecido:

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Há muito mais. É só pesquisar e vemos com quem estes patéticos nacionais se deitam e comem da mesma malga. E não são só políticos, porque há muitos "galões" metidos na pornochachada, onde também muitos empresários dão benesses em troca.

AC-295 Gunship é um produto da Jordânia e os próprios já o tiraram de serviço.
 

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dc

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Re: CAS
« Responder #117 em: Abril 23, 2023, 12:43:40 pm »
O AC-295 da Jordânia baseia-se no mais antigo AC-235. E eles, ao contrário de nós, possuem uma quantidade de meios aéreos de combate muito superior à nossa. Ao terem mais de 40 helicópteros de ataque, perto de uma dezena de AT-802, 44 F-16, uns 30 UH-60 e os AH-6, os AC-235/295, poderão ter sido vistos como excedentários.

Já nós, além de poucos meios, subaproveitamos o potencial das frotas que temos. C-295 é um exemplo.
 

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mafets

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Re: CAS
« Responder #118 em: Abril 23, 2023, 02:00:43 pm »
Das frotas actuais da FAP qual é que é bem aproveitada? F16 voam metade e parte deles vendidos aos Romenos, Merlin nem metade voam, Koala é um modelo civil, Epsilon e Chipmunk, voam meia dúzia, e dos Cargueiros os 295 upgrades nem com um telescópio, os C130 foram agora. Com este cenário, extingam os caracóis, façam treino lá fora.  ::)



Saudações

P.s. Os Uh60A pintadinhos de fluorescente vão fazer furor na RCA.  :mrgreen: ST e 346, só se forem dados  :mrgreen:



« Última modificação: Abril 23, 2023, 02:02:43 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: CAS
« Responder #119 em: Abril 23, 2023, 02:07:37 pm »
Super Tucano essa wonder weapon que  resolve os problemas em todo lado...Africa, NATO, Portugal, Ucrania, pilotos a fazer trabalho de secretaria, pragas de gafanhotos...  :toto:

Só me admira o brasil não oferecer esses aviões miraculosos aos amigos russos.  Os russos precisam de aviões CAS como pão para a boca...  Não entendo.

O Brasil já disse que não vai vender armas nem pra um lado nem para outro, sempre foi essa a politica inclusive no governo anterior que era de extrema direita e alinhado mais a NATO. O itamarati sempre teve uma politica exterior de neutralidade, tanto é que tenta mediar conflitos.

Não caiam nessa.

Cair é esquecer as recorrentes posições nada isentas do Bebedolas.

Que tem o azeiteiro com isso, se não se quer comprometer com ninguém como é alegado ou fazem crer?

Ser isento é não fornecer, mas também não tomar partido. Não andar a deitar-se nos assuntos conforme sai do almoço

https://www.tiktok.com/@radago_news/video/7224854176935857435?fbclid=IwAR1jJPfVTqRRUJ0-GsGVMQPQwz1AnGU-u-ZCf8UUVNFHi9yv89qMaqsafaw

Entretanto filho de Marcelo consolida posições no Brasil
Nada de novo de gente da diplomacia portuguesa, onde alguns "galões" também vão tirando umas posições para seus rebentos.
É tudo uma bela caldeirada
« Última modificação: Abril 23, 2023, 02:20:27 pm por Pescador »