Invasão da Ucrânia

  • 6498 Respostas
  • 356335 Visualizações
*

Icterio

  • Especialista
  • ****
  • 1131
  • Recebeu: 492 vez(es)
  • Enviou: 115 vez(es)
  • +2264/-1253
  • Mais vale ser sortudo do que ser bom
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #2655 em: Maio 14, 2023, 04:34:58 pm »





Citar
Latest images from Artyomovsk(Bakhmut), where fierce fighting continues.

Bem vindos ao "Mundo Russo" - Russkiy mir
yu23x1 yu23x1 yu23x1 yu23x1 yu23x1 yu23x1 yu23x1
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21153
  • Recebeu: 2534 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #2656 em: Maio 14, 2023, 06:52:43 pm »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11107
  • Recebeu: 2364 vez(es)
  • Enviou: 3278 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #2657 em: Maio 14, 2023, 08:33:35 pm »
O Nuno Rogeiro disse na SIC que foi o próprio sistema de defesa anti-aereo russo que os abateu.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7501
  • Recebeu: 975 vez(es)
  • +4605/-871
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #2658 em: Maio 14, 2023, 10:23:28 pm »
Entretanto, um dos maiores depósitos de munições NATO no oeste da UKR... Ficou reduzido a cinza...


Em primeiro lugar, a NATO não tem depósitos de munições na Ucrânia...
Os ucranianos podem no entanto ter os seus depositos de munições, e evidentemente à medida que o tempo passa, as munições são standard NATO.

Em segundo lugar, aparenta haver ruidos de várias explosões, que produzem algum ruido mais baixo e explosões pequenas. As explosões pequenas que ouvimos a "fritar" ao longo do vídeo, podem realmente ser munições...

Em terceiro lugar, a grande explosão que vemos, e que é o que conta neste caso, não é uma explosão de munição. A munição não explode assim e mesmo numa reação em cadeia, não é produzida uma explosão daquele tipo.

Em quarto lugar a explosão deu-se numa localidade na proximidade da cidade de Khmelnitsky, chamada Grusevitzka. Aparece na imagem do Google ...

Depois de procurar um pouco, deu para entender que  Grusevityzka, é mais um dos inumeros depositos de munições da era soviética, que não foram destruidas nem desativadas.
No caso, é munição da força aérea, e uma televisão ucraniana alertou para o problema, neste vídeo:

Imensa munição da era soviética que precisa ser tratada, porque é perigosa...

O Google Earth, mostra imagens muito parecidas nos últimos doze anos, pelo que, para o material que explodiu ser fornecido pelos países livres, já devia ter começado a ser fornecido à Ucrânia, ainda antes do Anschluss da Crimeia em 2014...

Ou então, a outra possibilidade é que … os russos mentiram mais uma vez ...
Para a propaganda putina, tudo o que explode na Ucrânia, é resultado da gloriosa acção devastadora da sagrada Mãe Russia...  :mrgreen:

Os russos sabem perfeitamente onde estão os depositos de munições da era soviética e sabem perfeitamente como fazer algo explodir, se for necessária uma grande explosão para tentar desviar as atenções dos fracassos em Bakhmut, aquela cidade que o generalito da CNN/TVI garantia que estava por horas ...

" Bakhmut está por horas Sôtora " ... dizia a peça, há uns meses atrás  ::) ::) ::)


Os russos também atacaram a cidade de Ternopil, terra natal dos representantes da Ucrânia na Eurovisão, tendo o ataque começado imediatamente antes do inicio da apresentação da canção...  :mrgreen:

Na área do desporto, os russos, quando não conseguem ganhar, fazem batota e / ou drogam-se
No festival da canção, como não estão autorizados a participar, pelo menos participam indiretamente assassinando pessoas.

O problema nestes casos, é que é mais complicado desmontar as mentiras que cria-las.
« Última modificação: Maio 14, 2023, 10:30:07 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18342
  • Recebeu: 5566 vez(es)
  • Enviou: 5993 vez(es)
  • +7184/-9557
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #2659 em: Maio 15, 2023, 06:46:24 am »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4304
  • Recebeu: 2431 vez(es)
  • Enviou: 1407 vez(es)
  • +7384/-4460
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #2660 em: Maio 15, 2023, 10:21:44 am »
Estas visitas nos últimos dias do Presidente Ucraniano a várias capitais Europeias, Alemanha, Itália, depois França e agora Reino Unido, são o indício de que querem assegurar-se de que vão ter todo o equipamento militar necessário para empurrar os russos de volta para casa?

Canadá e Letónia começam hoje a treinar soldados ucranianos

O Canadá e a Letónia iniciam esta semana a formação de soldados ucranianos em responsabilidades de batalha, coordenação de manobras ou reconhecimento de inteligência, divulgou a ministra da Defesa canadiana, Anita Anand.

A responsável pela pasta da Defesa no Canadá explicou em Otava, durante uma conferência de imprensa conjunta com a homóloga letã, Inara Murniece, que o treino de jovens oficiais ucranianos decorrerá a partir de 15 de maio no país do Báltico.

“A formação treinará jovens oficiais ucranianos sobre responsabilidades de batalha, processo de planeamento, coordenação de manobras, reconhecimento de inteligência, planeamento e execução”, sublinhou Anand, citada pela agência Efe.

O Canadá, que também está envolvido no treino de militares ucranianos no Reino Unido e Polónia, começou a ajudar as Forças Armadas da Ucrânia em 2015, enviando 200 conselheiros militares.

O anúncio feito coincidiu com o fim de uma operação de defesa cibernética na Letónia, envolvendo integrantes das Forças Armadas canadianas e norte-americanas especializadas no combate a ciberataques.

Nesta operação de três meses, membros das Forças Armadas canadianas e norte-americanas auxiliaram a Instituição de Resposta a Incidentes de Segurança da Informação da Letónia (CERT.LV) na defesa da infraestrutura crítica no país

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14,7 milhões de pessoas — 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 8,2 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Pelo menos 18 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa — justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra, que hoje entrou no seu 441.º dia, 8.791 civis mortos e 14.815 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/canada-e-letonia-comecam-hoje-a-treinar-soldados-ucranianos/

França vai treinar e equipar vários batalhões com “dezenas de veículos blindados e tanques ligeiros” para ajudar a Ucrânia

A França aumenta a sua ajuda à Ucrânia. Vão ser mais umas “dezenas de veículos blindados e tanques ligeiros”, num dia em que Volodymyr Zelensky e Emmanuel Macron apelaram para um aumento da pressão sobre a Rússia através da imposição de "novas sanções".

“A Ucrânia e França estão de acordo quanto à necessidade de aumentar a nossa pressão coletiva sobre a Rússia através de novas sanções, para enfraquecer a capacidade do país de prosseguir a sua guerra de agressão ilegal”, declararam os chefes de Estado dos dois países.

França vai treinar e equipar vários batalhões ucranianos com “dezenas de veículos blindados e tanques ligeiros” para ajudar a Ucrânia a combater os invasores russos, que travam há mais de 14 meses uma guerra de agressão no seu território, anunciaram Macron e Zelensky, no final de um jantar de trabalho no palácio do Eliseu.

“Nas próximas semanas, França vai treinar e equipar diversos batalhões com dezenas de veículos blindados e tanques ligeiros, entre os quais os AMX-10RC”, especificaram, na declaração conjunta. Paris vai também concentrar os “esforços no apoio à capacidade de defesa antiaérea da Ucrânia”, acrescenta-se no texto.

A ofensiva militar lançada em 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14,7 milhões de pessoas — 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 8,2 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Pelo menos 18 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa — justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra, que hoje entrou no seu 446.º dia, 8.791 civis mortos e 14.815 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/franca-vai-treinar-e-equipar-varios-batalhoes-com-dezenas-de-veiculos-blindados-e-tanques-ligeiros-para-ajudar-a-ucrania

Reino Unido recebe visita inesperada de Zelensky e promete mais armas

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai ser recebido hoje no Reino Unido pelo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, para discutir mais apoio militar para resistir à invasão da Rússia, anunciou o Governo britânico.

A visita inesperada foi confirmada num comunicado, que adianta que Zelensky vai atualizar Sunak sobre o resultado dos encontros com os líderes de Itália, Alemanha e França nos últimos dias.

O encontro terá lugar na residência de campo do primeiro-ministro britânico em Chequers Court, nos arredores de Londres.
Antecipando um período de intensificação da atividade militar devido à esperada contraofensiva ucraniana, Sunak vai prometer entregar nos próximos meses centenas de mísseis de defesa aérea e sistemas aéreos não tripulados, incluindo drones com um alcance superior a 200 quilómetros.

"Este é um momento crucial na resistência da Ucrânia a uma terrível guerra de agressão que não escolheu nem provocou. A Ucrânia precisa do apoio sustentado da comunidade internacional para se defender contra a série de ataques implacáveis e indiscriminados que têm sido a sua realidade quotidiana há mais de um ano”, justificou.

Na semana passada, o Reino Unido tornou-se no primeiro país a fornecer mísseis de cruzeiro de longo alcance Storm Shadow à Ucrânia, permitindo o ataque longe das linhas de combate.

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/reino-unido-recebe-visita-inesperada-de-zelensky-e-promete-mais-armas
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4304
  • Recebeu: 2431 vez(es)
  • Enviou: 1407 vez(es)
  • +7384/-4460
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #2661 em: Maio 15, 2023, 12:03:24 pm »
Mísseis e drones na lista do Reino Unido para mais um fornecimento à Ucrânia

O presidente ucraniano Volodimir Zelensky está no Reino Unido para reunir com o primeiro-ministro Rishi Sunak que já prometeu fornecer à Ucrânia mísseis anti-aéreos e drones de ataque para a defesa do país contra a invasão russa.



De visita a alguns países, e depois de reunir com as forças políticas italianas e o Papa Francisco, Zelensky passou também pelo Reino Unido, para reunir com o primeiro-ministro Rishi Sunak.

O Governo britânico confirmou novas ajudas militares, com o fornecimento de mísseis e 'drones' de ataque. Em comunicado, Sunak afirmou que "este é um momento crucial na resistência da Ucrânia a uma terrível guerra de agressão, que não escolheram nem provocaram. Não podemos decepcioná-los. Interessa a todos que a Ucrânia tenha sucesso e que a barbárie de Putin não seja recompensada".

Sunak vai confirmar assim "o fornecimento adicional, por parte do Reino Unido, de centenas de mísseis de defesa aérea e mais sistemas não tripulados, incluindo centenas de novos 'drones' de ataque com um alcance de mais de 200 km. Serão entregues nos próximos meses, enquanto a Ucrânia se prepara para intensificar a resistência à invasão russa", acrescenta a nota.

O Reino Unido tornou-se na semana passada o primeiro país ocidental a oferecer à Ucrânia mísseis de longo alcance, os Storm Shadow. Depois de Washington, Londres é o maior fornecedor de ajuda militar à Ucrânia.

As negociações acontecem nas vésperas de uma reunião de líderes do Conselho da Europa na Islândia, que terá um discurso de Zelensky por videoconfereência, e de uma reunião do G7 no Japão.

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/misseis-e-drones-na-lista-do-reino-unido-para-mais-um-fornecimento-a-ucrania
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1376
  • Recebeu: 548 vez(es)
  • Enviou: 2224 vez(es)
  • +682/-119
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #2662 em: Maio 15, 2023, 03:27:32 pm »
Algumas considerações "interessantes" sobre o abate das 4 aeronaves russas (ou 5 dependendo da fonte) na província de Bryansk:

  • As aeronaves faziam todas parte do mesmo pacote de ataque.
  • O objetivo deste pacote de ataque era bombardear alvos na provincia ucraniana de Chernihiv.
  • As aeronaves foram abatidas num intervalo de tempo reduzido de apenas alguns minutos.
  • Todas as tripulações, na sua maioria pilotos e co-pilotos, morreram provavelmente aquando do impacto dos mísseis.
  • Pelo menos um dos helicópteros era uma versão especial do Mi-8 desenhada para cegar defesas anti-aéreas.
Ainda não existem certezas sobre o que realmente aconteceu.
« Última modificação: Maio 15, 2023, 03:39:47 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3107 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +807/-1323
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #2663 em: Maio 15, 2023, 06:04:46 pm »
Hoje seguiu mais um contingente nosso para a Roménia dar formação aos militares ucranianos.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, CruzSilva

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21153
  • Recebeu: 2534 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #2664 em: Maio 15, 2023, 07:08:19 pm »
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3107 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +807/-1323
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #2665 em: Maio 16, 2023, 04:43:40 am »

Frente de batalha de Donbass, Março 2023




Batalha pelo Ciclope. SÉRIE 5. O inimigo recua. Banho K2. Soledar-Siversk
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2500
  • Recebeu: 917 vez(es)
  • Enviou: 3150 vez(es)
  • +602/-75
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #2666 em: Maio 16, 2023, 10:14:50 am »
Hoje seguiu mais um contingente nosso para a Roménia dar formação aos militares ucranianos.

Por acaso andava a perguntar-me o que andávamos a fazer na formação de tropas ucranianas... julgava que teríamos cá, em Portugal, tropas a treinar - pelos vistos enviamos equipa(s) apoiar em outros países, é isso? Apenas na Roménia?     
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

LuisPolis

  • Especialista
  • ****
  • 1119
  • Recebeu: 390 vez(es)
  • Enviou: 565 vez(es)
  • +180/-2223
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #2667 em: Maio 16, 2023, 10:29:56 am »
Enquanto isso, nós por cá:

Citar
Acho um ótimo sinal, o vinho não tem que entrar em conflitos nem tem que tomar posições políticas", diz o presidente da ViniPortugal
  :mrgreen:

https://www.dinheirovivo.pt/economia/exportacoes-de-vinho-para-a-russia-e-a-ucrania-quase-duplicaram-no-primeiro-trimestre-16359199.html
« Última modificação: Maio 16, 2023, 12:20:13 pm por LuisPolis »
 

*

LuisPolis

  • Especialista
  • ****
  • 1119
  • Recebeu: 390 vez(es)
  • Enviou: 565 vez(es)
  • +180/-2223
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #2668 em: Maio 16, 2023, 12:25:03 pm »
Vídeo interessante do ponto de vista económico e técnico. Defesa aérea Ucraniana em Kiev.

Citar
The video shows the gradual firing of at least 30 missiles [plus or minus one or two] at an aerial target.

And when one thinks that everything is over at the place where the air defense system is supposed to be deployed, a big explosion goes off. Seconds later, smoke began to rise from the site of the explosion.

Citar
the Ukrainians fired nearly 120 million USD within a minute and a half. Assuming there are 30 missiles fired, each one costs an average of $4 million


https://bulgarianmilitary.com/2023/05/16/what-did-the-russians-hit-in-kyiv-patriot-or-something-else/
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3107 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +807/-1323
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #2669 em: Maio 16, 2023, 01:07:59 pm »
Hoje seguiu mais um contingente nosso para a Roménia dar formação aos militares ucranianos.

Por acaso andava a perguntar-me o que andávamos a fazer na formação de tropas ucranianas... julgava que teríamos cá, em Portugal, tropas a treinar - pelos vistos enviamos equipa(s) apoiar em outros países, é isso? Apenas na Roménia?     

Que se saiba, sim.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."