Modernização dos EH-101 MERLIN

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PereiraMarques

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #75 em: Janeiro 05, 2023, 10:30:41 am »
Despacho n.º 193/2023
Defesa Nacional - Gabinete da Ministra
Delega no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea a autorização de despesa com a celebração de contratos de manutenção de 2.º e 3.º escalões para as aeronaves EH-101, bem como a prática de todos os atos a realizar no âmbito do procedimento aquisitivo

https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/193-2023-205743995
 

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #76 em: Janeiro 05, 2023, 10:50:43 am »
Alguém sabe no que consistem manutenções de 2º e 3º escalões?
 

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #77 em: Janeiro 05, 2023, 10:52:31 am »
Despacho n.º 193/2023
Defesa Nacional - Gabinete da Ministra
Delega no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea a autorização de despesa com a celebração de contratos de manutenção de 2.º e 3.º escalões para as aeronaves EH-101, bem como a prática de todos os atos a realizar no âmbito do procedimento aquisitivo

https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/193-2023-205743995

Espectáculo, autorizar as MNT dos 2º e 3º escalões, muito bom, nem quero saber como a MNT desta frota está actualmente !!!

Abraços
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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #78 em: Janeiro 05, 2023, 10:53:19 am »
Alguém sabe no que consistem manutenções de 2º e 3º escalões?

sei, mas não digo porque  parece muito mal !!!!
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Pescador

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #79 em: Janeiro 05, 2023, 11:32:16 am »
Despacho n.º 193/2023
Defesa Nacional - Gabinete da Ministra
Delega no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea a autorização de despesa com a celebração de contratos de manutenção de 2.º e 3.º escalões para as aeronaves EH-101, bem como a prática de todos os atos a realizar no âmbito do procedimento aquisitivo

https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/193-2023-205743995

Espectáculo, autorizar as MNT dos 2º e 3º escalões, muito bom, nem quero saber como a MNT desta frota está actualmente !!!

Abraços

Limpar o cotão e forrar os bancos dedicados aos vip com cabedal do bom ;D
« Última modificação: Janeiro 05, 2023, 11:53:37 am por Pescador »
 

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Lightning

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #80 em: Janeiro 05, 2023, 01:30:11 pm »
Alguém sabe no que consistem manutenções de 2º e 3º escalões?

Um exemplo prático, no meu carro, 1° escalão, é o que consigo fazer sem grandes equipamentos, trocar umas lâmpadas fundidas, repor o nivel do óleo, encher os pneus, etc. Uma avaria em que o carro tenha que ir à oficina do sr Zé da esquina, já podemos dizer que é 2° escalão, uma coisa mesmo lixada que tenha que ir à marca, 3° escalão.  :mrgreen:

Não é bem assim, mas só para facilitar o entendimento.

Ver Pag.107 manut do Alfa Jet
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/8303/1/Disserta%25C3%25A7%25C3%25A3o.pdf&ved=2ahUKEwjn2vGJwrD8AhVP_KQKHeLnBVMQFnoECCMQAQ&usg=AOvVaw1_mm65o-W9EtB5UD3bux-W

Também me lembro de ler um artigo da Pandur, acho que no operacional.pt, que definia a manutenção da mesma maneira, 1° escalão feito pela equipa que operava a viatura (condutor, chefe de viatura, etc), 2° escalão feito por equipa de manutenção no Regimento, 3° escalão feito pelo Regimento de Manutenção.
« Última modificação: Janeiro 05, 2023, 01:32:03 pm por Lightning »
 
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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #81 em: Janeiro 05, 2023, 01:36:17 pm »
O que podemos ver no caso do EH101 é que exepto o 1° escalão, vulgo manutenção de linha, tudo passa a ser feito por alguma empresa.

Enquanto que tradicionalmente os 1° e 2°  escalões de manutenção eram executados pelos militares nas próprias bases e só no 3° escalão é que a aeronave era enviada para a OGMA por exemplo.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #82 em: Janeiro 05, 2023, 02:26:48 pm »
Alguém sabe no que consistem manutenções de 2º e 3º escalões?

Um exemplo prático, no meu carro, 1° escalão, é o que consigo fazer sem grandes equipamentos, trocar umas lâmpadas fundidas, repor o nivel do óleo, encher os pneus, etc. Uma avaria em que o carro tenha que ir à oficina do sr Zé da esquina, já podemos dizer que é 2° escalão, uma coisa mesmo lixada que tenha que ir à marca, 3° escalão.  :mrgreen:

Não é bem assim, mas só para facilitar o entendimento.

Ver Pag.107 manut do Alfa Jet
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/8303/1/Disserta%25C3%25A7%25C3%25A3o.pdf&ved=2ahUKEwjn2vGJwrD8AhVP_KQKHeLnBVMQFnoECCMQAQ&usg=AOvVaw1_mm65o-W9EtB5UD3bux-W

Também me lembro de ler um artigo da Pandur, acho que no operacional.pt, que definia a manutenção da mesma maneira, 1° escalão feito pela equipa que operava a viatura (condutor, chefe de viatura, etc), 2° escalão feito por equipa de manutenção no Regimento, 3° escalão feito pelo Regimento de Manutenção.

É de certa forma como escreveu o Lightning. Em tempos idos, quando o meu pai se encontrava em Bissalanca, a MNT 3º Escalão tinha a alcunha de "descascanço". :mrgreen:

No entanto, se quiser perceber um pouco mais sobre o que significa manutenção de 3º escalão a nível aeronáutico (e neste caso na Força Aérea), tem aqui um bom trabalho a esse respeito coligido pela (à altura, pelo menos) Capitão ENGEL Vera Carvalho:

Citar
(...) O 3º escalão, de acordo com o MSG-2, é identificado como Heavy Maintenance ou Heavy Check ou Major Check ou D-Check ou C-Check, sendo o pacote de tarefas definidos com letras de A a D (Sahay, 2012, p. 21). O tempo de imobilização de cada aeronave varia consoante o número e tipo de ações a realizar: inspeção à estrutura; inspeções com Non-Destructive Inspections (NDI); inspeção de sistemas mais complexos e de difícil acesso; substituição de componentes de grandes dimensões (ex. trens); lubrificações; calibração; testes e pintura da aeronave (Ackert, 2010, p. 12). (...)

https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/21428/1/04_CapVeraCarvalho_TII_VF.pdf


Alguém sabe no que consistem manutenções de 2º e 3º escalões?

sei, mas não digo porque  parece muito mal !!!!

Não creio ser preciso dizeres nada, acho que com as explicações anteriores já foi possível ficar com a ideia geral, amigo tenente. Ontem tive acesso a fotos tiradas no hangar dos Merlin no Montijo no final da semana passada... e de facto é melhor não dizer nada porque é para lá de mau. Serviram para confirmar que na MOBM (Main Operating Base Montijo) só existe um único helicóptero operacional, não sendo por isso de estranhar que os Koala tenham de andar de trás para a frente. E está operacional porque veio da OGMA há sensivelmente um mês.

O pessoal da manutenção da 751 está a tentar reactivar outra aeronave à custa de peças de pelo menos 4 células diferentes, e mais não vou dizer por vergonha e por me ter sido pedido para não o fazer.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #83 em: Janeiro 05, 2023, 02:33:28 pm »
Despacho n.º 193/2023
Defesa Nacional - Gabinete da Ministra
Delega no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea a autorização de despesa com a celebração de contratos de manutenção de 2.º e 3.º escalões para as aeronaves EH-101, bem como a prática de todos os atos a realizar no âmbito do procedimento aquisitivo

https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/193-2023-205743995

Espectáculo, autorizar as MNT dos 2º e 3º escalões, muito bom, nem quero saber como a MNT desta frota está actualmente !!!

Abraços

De 5 no hangar da Ba6 voa um (2 Csar em vias de voar e lá para trás, 2 que só voarão em sonhos). Portanto está assim...   ::)

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #84 em: Janeiro 05, 2023, 02:56:44 pm »
Despacho n.º 193/2023
Defesa Nacional - Gabinete da Ministra
Delega no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea a autorização de despesa com a celebração de contratos de manutenção de 2.º e 3.º escalões para as aeronaves EH-101, bem como a prática de todos os atos a realizar no âmbito do procedimento aquisitivo

https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/193-2023-205743995

Espectáculo, autorizar as MNT dos 2º e 3º escalões, muito bom, nem quero saber como a MNT desta frota está actualmente !!!

Abraços

De 5 no hangar da Ba6 voa um (2 Csar em vias de voar e lá para trás, 2 que só voarão em sonhos). Portanto está assim...   ::)

Saudações

Assim continua tudo como dantes no quartel de Abrantes! O 19605 e 19612, não voltarão a voar sem que se gaste uns milhões!
 

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #85 em: Janeiro 05, 2023, 06:17:42 pm »
Com 1 Merlin operacional vamos ser sinceros, eu diria que temos SAR em Portugal severamente comprometido

Alguém na FAP ou governo vai responder por isto? (óbvio que não)
 

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Igor

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #86 em: Janeiro 05, 2023, 07:55:57 pm »
Começa a parecer a novela dos kamov, e neste caso não  me venham com a historia de que o material é  Russo e não ser material ocidental. A verdadeira razão disto acontecer resume se ao fato de estarmos em Portugal.
 

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #87 em: Janeiro 05, 2023, 08:58:26 pm »
O 19605 e 19612, não voltarão a voar sem que se gaste uns milhões!

É como o 4º P-3C CUP+, ainda lá vai se for necessário, mas para tal serão precisos umas boas dezenas de milhões de euros.

O quinto só serve para ser rebocado para a sucata.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #88 em: Janeiro 05, 2023, 11:38:27 pm »
Alguém sabe no que consistem manutenções de 2º e 3º escalões?

Um exemplo prático, no meu carro, 1° escalão, é o que consigo fazer sem grandes equipamentos, trocar umas lâmpadas fundidas, repor o nivel do óleo, encher os pneus, etc. Uma avaria em que o carro tenha que ir à oficina do sr Zé da esquina, já podemos dizer que é 2° escalão, uma coisa mesmo lixada que tenha que ir à marca, 3° escalão.  :mrgreen:

Não é bem assim, mas só para facilitar o entendimento.

Ver Pag.107 manut do Alfa Jet
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/8303/1/Disserta%25C3%25A7%25C3%25A3o.pdf&ved=2ahUKEwjn2vGJwrD8AhVP_KQKHeLnBVMQFnoECCMQAQ&usg=AOvVaw1_mm65o-W9EtB5UD3bux-W

Também me lembro de ler um artigo da Pandur, acho que no operacional.pt, que definia a manutenção da mesma maneira, 1° escalão feito pela equipa que operava a viatura (condutor, chefe de viatura, etc), 2° escalão feito por equipa de manutenção no Regimento, 3° escalão feito pelo Regimento de Manutenção.

É de certa forma como escreveu o Lightning. Em tempos idos, quando o meu pai se encontrava em Bissalanca, a MNT 3º Escalão tinha a alcunha de "descascanço". :mrgreen:

No entanto, se quiser perceber um pouco mais sobre o que significa manutenção de 3º escalão a nível aeronáutico (e neste caso na Força Aérea), tem aqui um bom trabalho a esse respeito coligido pela (à altura, pelo menos) Capitão ENGEL Vera Carvalho:

Citar
(...) O 3º escalão, de acordo com o MSG-2, é identificado como Heavy Maintenance ou Heavy Check ou Major Check ou D-Check ou C-Check, sendo o pacote de tarefas definidos com letras de A a D (Sahay, 2012, p. 21). O tempo de imobilização de cada aeronave varia consoante o número e tipo de ações a realizar: inspeção à estrutura; inspeções com Non-Destructive Inspections (NDI); inspeção de sistemas mais complexos e de difícil acesso; substituição de componentes de grandes dimensões (ex. trens); lubrificações; calibração; testes e pintura da aeronave (Ackert, 2010, p. 12). (...)

https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/21428/1/04_CapVeraCarvalho_TII_VF.pdf


Alguém sabe no que consistem manutenções de 2º e 3º escalões?

sei, mas não digo porque  parece muito mal !!!!

Não creio ser preciso dizeres nada, acho que com as explicações anteriores já foi possível ficar com a ideia geral, amigo tenente. Ontem tive acesso a fotos tiradas no hangar dos Merlin no Montijo no final da semana passada... e de facto é melhor não dizer nada porque é para lá de mau. Serviram para confirmar que na MOBM (Main Operating Base Montijo) só existe um único helicóptero operacional, não sendo por isso de estranhar que os Koala tenham de andar de trás para a frente. E está operacional porque veio da OGMA há sensivelmente um mês.

O pessoal da manutenção da 751 está a tentar reactivar outra aeronave à custa de peças de pelo menos 4 células diferentes, e mais não vou dizer por vergonha e por me ter sido pedido para não o fazer.

Em bocado estranho visto pelo menos metade da frota já passou por inspeções profundas na OGMA. E temos neste momento contratos de manutenção em vigor.  A não ser que esse situação seja de dezembro e já tenhamos atingido o limite de horas de voo para o ano.
 

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LM

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #89 em: Janeiro 06, 2023, 07:08:55 am »
Tinha também a ideia que, finalmente, já havia contratos de manutenção decentes em vigor e este problema (algo ridículo - aqui nota-se porque têm de voar, faço ideia nos outros meios que simplesmente não se usam por incapacidade do material) estava ultrapassado...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur