Modernização dos EH-101 MERLIN

  • 113 Respostas
  • 15344 Visualizações
*

Hawk20

  • Membro
  • *
  • 13
  • Recebeu: 8 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +3/-0
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #60 em: Dezembro 28, 2022, 02:44:18 pm »
Não há EH-101 operacionais no Montijo? É que hoje um AW-119 saiu de Ovar para ir fazer um resgaste numa arriba em Aljezur. Nem falo em Beja...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5523
  • Recebeu: 5497 vez(es)
  • Enviou: 3614 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #61 em: Dezembro 28, 2022, 03:08:33 pm »
Não há EH-101 operacionais no Montijo? É que hoje um AW-119 saiu de Ovar para ir fazer um resgaste numa arriba em Aljezur. Nem falo em Beja...

Na semana passada, aparentemente, estariam 4: 1 CSAR, 2 SAR e 1 SIFICAP, distribuídos pelo Montijo (1), Lajes (2) e Porto Santo (1). Falta aqui no FD aquele emoji de uma pessoa com a mão na testa.  ::)

A FAP há pouco confirmou isso mesmo, de facto mencionando o Koala de alerta em Ovar. Porém, tratando-se de Aljezur, ditaria a lógica que pelo menos tivesse saído de Beja, quanto muito...  :o

https://www.facebook.com/PortugueseAirForce/posts/pfbid0254e2CLTfdiwnm9tM9JbMcyo4dXYY8vH2VYf22sWzn41pb92x3UtN1qePA5a9pdQQl
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Hawk20

  • Membro
  • *
  • 13
  • Recebeu: 8 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +3/-0
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #62 em: Dezembro 28, 2022, 03:22:47 pm »
Não há EH-101 operacionais no Montijo? É que hoje um AW-119 saiu de Ovar para ir fazer um resgaste numa arriba em Aljezur. Nem falo em Beja...

Na semana passada, aparentemente, estariam 4: 1 CSAR, 2 SAR e 1 SIFICAP, distribuídos pelo Montijo (1), Lajes (2) e Porto Santo (1). Falta aqui no FD aquele emoji de uma pessoa com a mão na testa.  ::)

A FAP há pouco confirmou isso mesmo, de facto mencionando o Koala de alerta em Ovar. Porém, tratando-se de Aljezur, ditaria a lógica que pelo menos tivesse saído de Beja, quanto muito...  :o

https://www.facebook.com/PortugueseAirForce/posts/pfbid0254e2CLTfdiwnm9tM9JbMcyo4dXYY8vH2VYf22sWzn41pb92x3UtN1qePA5a9pdQQl

É que fiquei estupefato quando vi no ADSB Ex o Koala 29704 a sair de Ovar para Aljezur, enfim...
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5523
  • Recebeu: 5497 vez(es)
  • Enviou: 3614 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #63 em: Dezembro 28, 2022, 03:23:09 pm »
Ainda não estão pagos e pertencem a uma empresa do estado. Provavelmente em 2027 vai ser feito um novo contrato com a empresa do estado onde vai haver verbas para a modernização ou então são absorvidos pela FAP.

Vamos lá a ver se será em 2027, espero que sim. Dir-se-ia que é a única esperança de podermos vir a ver a frota modernizada para o actual padrão "SAR Queen" (AW101 Mark 612), com as primeiras aeronaves a terem nessa altura 22/23 anos de serviço.

A Dinamarca por exemplo, que anda a adiar uma grande modernização dos seus Merlin por questões financeiras (entenda-se, F-35A), ao contrário de nós tem efectuado actualizações frequentes aos seus aparelhos, tanto em termos de equipamento de autoproteção como a nível do cockpit e sistemas de navegação. E por cá? Temos um dos melhores helicópteros do mundo, equipado maioritariamente com tecnologia datada da década de 90, e parco aproveitamento das suas reais capacidades. :N-icon-Axe:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega, tenente

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5523
  • Recebeu: 5497 vez(es)
  • Enviou: 3614 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #64 em: Dezembro 28, 2022, 03:29:11 pm »
É que fiquei estupefato quando vi no ADSB Ex o Koala 29704 a sair de Ovar para Aljezur, enfim...

Passou-se exactamente o mesmo aquando do naufrágio ocorrido na Nazaré, sensivelmente uma semana antes do Natal. Já nessa altura achei muito estranho o Koala ter vindo de Ovar e estar a reabastecer em Monte Real, e não ter sido activado o Merlin de alerta no Montijo. É um claro sinal que as coisas não andam bem, e que provavelmente se estará a reservar os poucos EH-101 operacionais para o "Long Range SAR", deixando o(s) Koala para o SAR costeiro.

Estou curioso para ver se os UH-60A não passarão também a estar encarregues dessa missão, fora da época de incêndios florestais.
« Última modificação: Dezembro 28, 2022, 03:46:08 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, tenente, JohnM, Subsea7

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1643 vez(es)
  • Enviou: 2497 vez(es)
  • +5497/-2912
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #65 em: Dezembro 28, 2022, 03:35:53 pm »
Piores tempos virão...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5523
  • Recebeu: 5497 vez(es)
  • Enviou: 3614 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #66 em: Dezembro 28, 2022, 04:38:40 pm »
Na semana passada, aparentemente, estariam 4: 1 CSAR, 2 SAR e 1 SIFICAP, distribuídos pelo Montijo (1), Lajes (2) e Porto Santo (1). Falta aqui no FD aquele emoji de uma pessoa com a mão na testa.  ::)

O aparentemente único EH-101 em alerta no Montijo - SAR 19604 - foi reentregue pela OGMA à FAP no início deste mês de Dezembro, após ter estado em manutenção em Alverca.


https://twitter.com/OGMA_PT/status/1605246942283431936
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #67 em: Dezembro 28, 2022, 05:28:16 pm »
Piores tempos virão...

Completamente de acordo.
Numa FAP com apenas  17 helis e com os problemas de MNT que tem tido na Frota mais importante e maior, seria de prever, que se essa situação não for solucionada, a falta de helis será uma realidade ainda maior com consequências que poderão ser catastróficas !

Quando a disponibilidade dos 101 estiver como agora está quais são as unidades capazes de efectuar SAR e MEDEVAC maritimo, simultâneo, a uma meia duzia de naufragos ?
A FAP empenha dois 119 para essa missão?
Tem unidades disponíveis ?
Se as tivesse não teria  utilizado a aeronave de Ovar para uma missão como a de Aljezur, ficando o Norte sem heli, digo eu, ou o procedimento é esse ??
Se for é muito estranho porque sendo Beja a base da ESQUADRILHA 552, deveria ter sido de lá que deveria ter saido o heli para essa missão, mas pelos vistos as chefias da FAP não acautelaram essa situação de operacionalidade do 101 do Montijo.
Muito bem, estamos no bom caminho para o Zero Aéreo.
As chefias da FAP quando escolheram os 119 esqueceram- se, ou melhor ignoraram um pequeno pormenor relativo às missões SAR; um grande numero delas necessita do emprego de um heli capaz de no minimo conseguir embarcar/transportar uma dezena de pessoas/vítimas/feridos  evitando a necessidade de empenhar mais meios e tripulações para uma mesma missão
Sabendo como de certeza sabem, essas chefias, os problemas de MNT com que os doze helis medio/pesados se debatem há uma dezena de anos, minimo, a escolha do substituto do ALIII  não deveria ter recaido, no minimo, num heli medio/ligeiro que tivesse o DOBRO  da capacidade de transporte dos 119 ???
Se calhar sim, digo eu.

Abraços

« Última modificação: Dezembro 28, 2022, 05:36:03 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, oi661114

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5523
  • Recebeu: 5497 vez(es)
  • Enviou: 3614 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #68 em: Dezembro 31, 2022, 04:39:39 pm »
A publicação Air International de Janeiro de 2023 traz uma peça intitulada "Atlantic Angels" (pp. 80 a 85), dedicada aos EH-101 da Esquadra 751.

Sobre o hipotético MLU ao sistema de armas, eis o que o Coronel PILAV José Diniz, Comandante da BA6, disse à revista:

Citação de: Air International January 2023
(...) The Merlin has passed its supposed mid-life of 30 years. The later versions developed by Leonardo include some improvements that can be really advantageous. The FAP has not yet defined the requirements for a middle-of-life upgrade, nor a start date. “A lot of people in the Air Force are thinking about a mid-life upgrade for the helicopter,” confirmed Col Diniz.

There are some specific upgrade options for the helicopter, like SATCOM radio for long range mission communications, however they are not part of this future upgrade. A key example of the advancement between then and now is the Block 600 family delivered to the Italian and Norwegian air forces; the first focused on Special Forces operations and Combat SAR, the second on the SAR role. “They are both up-to-date versions containing all the stuff necessary for today’s and tomorrow’s missions… I think that a combination of both will be great!” concluded Capt Gouveia. (...)

Ou seja, apesar dos requisitos para o MLU ainda não estarem definidos, pelo menos (e a julgar pelas palavras dos entrevistados) ainda pensam vir um dia a usar o Merlin na missão CSAR. A esperança é a última a morrer... ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #69 em: Dezembro 31, 2022, 05:44:16 pm »
A publicação Air International de Janeiro de 2023 traz uma peça intitulada "Atlantic Angels" (pp. 80 a 85), dedicada aos EH-101 da Esquadra 751.

Sobre o hipotético MLU ao sistema de armas, eis o que o Coronel PILAV José Diniz, Comandante da BA6, disse à revista:

Citação de: Air International January 2023
(...) The Merlin has passed its supposed mid-life of 30 years. The later versions developed by Leonardo include some improvements that can be really advantageous. The FAP has not yet defined the requirements for a middle-of-life upgrade, nor a start date. “A lot of people in the Air Force are thinking about a mid-life upgrade for the helicopter,” confirmed Col Diniz.

There are some specific upgrade options for the helicopter, like SATCOM radio for long range mission communications, however they are not part of this future upgrade. A key example of the advancement between then and now is the Block 600 family delivered to the Italian and Norwegian air forces; the first focused on Special Forces operations and Combat SAR, the second on the SAR role. “They are both up-to-date versions containing all the stuff necessary for today’s and tomorrow’s missions… I think that a combination of both will be great!” concluded Capt Gouveia. (...)

Ou seja, apesar dos requisitos para o MLU ainda não estarem definidos, pelo menos (e a julgar pelas palavras dos entrevistados) ainda pensam vir um dia a usar o Merlin na missão CSAR. A esperança é a última a morrer... ::)

Pelo contrario acho que ninguém o quer fazer. Mas uma força aérea moderna tem de ter meios para conseguir recuperar os seus pilotos. Com o que custa treinar um piloto e quanto tempo leva por exemplo a formar um piloto de F-16, investir nos Mk516 não é um custo é uma futura poupança.

Ps: nem LINK 16 quanto mais SATCOM. :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2485
  • Recebeu: 907 vez(es)
  • Enviou: 3128 vez(es)
  • +581/-75
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #70 em: Janeiro 02, 2023, 12:58:58 am »
Se (se...) alguma vez tivermos os "helicópteros médios" (algo tipo UH-60V Black Hawk) não podiam estes assumir o CSAR? Ou havendo a forte hipótese de ficarem no Exército ( ::)) tem de ser feito pela Força Aérea?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5523
  • Recebeu: 5497 vez(es)
  • Enviou: 3614 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #71 em: Janeiro 02, 2023, 12:22:41 pm »
Pelo contrario acho que ninguém o quer fazer. Mas uma força aérea moderna tem de ter meios para conseguir recuperar os seus pilotos.

Boa parte dos pilotos da Esquadra pensam o contrário, precisamente pela razão que invocaste. E existem vários que podem até não ter a formação completa, mas possuem conhecimentos avançados na missão CSAR, fruto da presença em vários exercícios nacionais e internacionais, e sobretudo do intercâmbio com Forças Aéreas aliadas que também operam o Merlin.


Se (se...) alguma vez tivermos os "helicópteros médios" (algo tipo UH-60V Black Hawk) não podiam estes assumir o CSAR? Ou havendo a forte hipótese de ficarem no Exército ( ::)) tem de ser feito pela Força Aérea?

Os helicópteros de evacuação destinados à FAP (que poderão supostamente tratar-se de uma versão mais específica do Black Hawk, por vezes até designada oficiosamente dentro do ramo por MH-60), é que deverão ficar encarregues da missão de Combat Search and Rescue, não se sabendo por isso muito bem o que tal significará em concreto para os 4 EH-101 Mk.516. Na peça da Air International até pode ter ficado implícito que ainda se pretende usar a aeronave nesta missão (sobretudo depois de devidamente equipada e modernizada), no entanto nós já sabemos muito bem o que a casa gasta, e o mais certo até pode ser nunca o virem a fazer. Mesmo tendo nós encomendado uma variante especificamente dotada para isso e para ser embarcada no NavPol/LPD, outro projecto que também pode nunca vir a concretizar-se pelo rumo que a coisa leva. ::)

Não sei também se a missão de resgate em combate não será competência exclusiva da Força Aérea (que me corrijam se estiver enganado), e os Black Hawk a irem para a UALE, se tal sempre chegar a suceder, deverão ter como missão principal o apoio à BRR, no transporte de tropas e carga.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1643 vez(es)
  • Enviou: 2497 vez(es)
  • +5497/-2912
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #72 em: Janeiro 02, 2023, 01:57:18 pm »
Boa tarde,
O objetivo é UH-60V/MH-60 na FA, para missões CSAR e e UH-60L/V para funções de transporte, visando as missões do antigo UALE.
Cps,

 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #73 em: Janeiro 03, 2023, 12:27:38 am »
Pelo contrario acho que ninguém o quer fazer. Mas uma força aérea moderna tem de ter meios para conseguir recuperar os seus pilotos.

Boa parte dos pilotos da Esquadra pensam o contrário, precisamente pela razão que invocaste. E existem vários que podem até não ter a formação completa, mas possuem conhecimentos avançados na missão CSAR, fruto da presença em vários exercícios nacionais e internacionais, e sobretudo do intercâmbio com Forças Aéreas aliadas que também operam o Merlin.


Se (se...) alguma vez tivermos os "helicópteros médios" (algo tipo UH-60V Black Hawk) não podiam estes assumir o CSAR? Ou havendo a forte hipótese de ficarem no Exército ( ::)) tem de ser feito pela Força Aérea?

Os helicópteros de evacuação destinados à FAP (que poderão supostamente tratar-se de uma versão mais específica do Black Hawk, por vezes até designada oficiosamente dentro do ramo por MH-60), é que deverão ficar encarregues da missão de Combat Search and Rescue, não se sabendo por isso muito bem o que tal significará em concreto para os 4 EH-101 Mk.516. Na peça da Air International até pode ter ficado implícito que ainda se pretende usar a aeronave nesta missão (sobretudo depois de devidamente equipada e modernizada), no entanto nós já sabemos muito bem o que a casa gasta, e o mais certo até pode ser nunca o virem a fazer. Mesmo tendo nós encomendado uma variante especificamente dotada para isso e para ser embarcada no NavPol/LPD, outro projecto que também pode nunca vir a concretizar-se pelo rumo que a coisa leva. ::)

Não sei também se a missão de resgate em combate não será competência exclusiva da Força Aérea (que me corrijam se estiver enganado), e os Black Hawk a irem para a UALE, se tal sempre chegar a suceder, deverão ter como missão principal o apoio à BRR, no transporte de tropas e carga.

Não é nada de estranhar que venham equipados com radar e flir para as missões de SAR.

No Exercito é MEDEVAC, para o helicóptero de salvamento ser chamado já existe contacto com o inimigo. Não existe a necessidade de esconder a localização do elemento a ser salvo.
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4009
  • Recebeu: 2603 vez(es)
  • Enviou: 2146 vez(es)
  • +5703/-2799
Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #74 em: Janeiro 03, 2023, 05:22:17 pm »
A incapacidade de fazer MLU aos meios só suplantada pela incapacidade de decidir que MLU serem feitos. Assim um serve o outro.

Entretanto, podem juntar-se:
Já não se faz o MLU pretendido com os M109, sendo apenas previsto agora fazer algo entre coisa nenhuma e alguma coisa.
Já não se adapta Pandur para Porta Morteiros, contrariando ideia anterior.
MLU aos F16, talvez em 2030, entretanto  adquirem 8 misseis aim 9x para 4 aviões destacados só para fazer vista nas missões, onde até a  Roménia que comprou F16 a Portugal os adquiriu antes e ao pod stinger.
Não se decide, convenientemente, que novos mísseis AA e AC adquirir para plataformas sejam Vantac, Pandur, ambas, ou quicá outra
Não se adquire peças de artilharia seja auto ou rebocadas, até porque para exercício a publicar em revista temos cá coisas para fotos
Não se adquire peça 30m m e EO para dois NPO(duas publicações de aquisição com anos de intervalo e nenhuma cumprida), para carga estão bem assim.
O MLU ou que seria de fazer nos Leopard 2, está também na gaveta. São só para exercício de generais e fotos em revista
O MLU dos Merlin pelos visto não avança, ou talvez como as Fragatas, depois de 30 anos de uso. Ou vem os médios e já não se faz.
Fragatas foi o que se sabe, falta saber do Harpoon block 2 e dos ESSM

Então resta mesmo saber que se vão é adquirir 12 Tucanos aos manos brazucas, para as tropas expedicionárias e agradar.
As únicas onde houve algum preocupação de aquisições, com Vantac "porta metralhadoras expostas" e Pandur "porta metralhadoras e por sorte, umas Pandur RWS e outras ICV não vá a coisa ficar negra nas expedições.
Não servem com credibilidade outros teatros por falta de sistemas adequados para esses teatros. Não importa.

Para a realidade de FA Europeias basicamente nada, tirando os 2 submarinos. Fosse agora nem vinham, porque mesmo dentro das FA há muitos líderes de terceiro mundo contra eles.

São mesmo umas FA africanas ou sul americanas.
Está de acordo com o caráter dos lideres da Nação, militares e políticos
« Última modificação: Janeiro 03, 2023, 05:37:31 pm por Pescador »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, NVF, Lightning, Subsea7