Alguém sabe no que consistem manutenções de 2º e 3º escalões?
Um exemplo prático, no meu carro, 1° escalão, é o que consigo fazer sem grandes equipamentos, trocar umas lâmpadas fundidas, repor o nivel do óleo, encher os pneus, etc. Uma avaria em que o carro tenha que ir à oficina do sr Zé da esquina, já podemos dizer que é 2° escalão, uma coisa mesmo lixada que tenha que ir à marca, 3° escalão. 
Não é bem assim, mas só para facilitar o entendimento.
Ver Pag.107 manut do Alfa Jet
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/8303/1/Disserta%25C3%25A7%25C3%25A3o.pdf&ved=2ahUKEwjn2vGJwrD8AhVP_KQKHeLnBVMQFnoECCMQAQ&usg=AOvVaw1_mm65o-W9EtB5UD3bux-W
Também me lembro de ler um artigo da Pandur, acho que no operacional.pt, que definia a manutenção da mesma maneira, 1° escalão feito pela equipa que operava a viatura (condutor, chefe de viatura, etc), 2° escalão feito por equipa de manutenção no Regimento, 3° escalão feito pelo Regimento de Manutenção.
É de certa forma como escreveu o Lightning. Em tempos idos, quando o meu pai se encontrava em Bissalanca, a MNT 3º Escalão tinha a alcunha de "descascanço".

No entanto, se quiser perceber um pouco mais sobre o que significa manutenção de 3º escalão a nível aeronáutico (e neste caso na Força Aérea), tem aqui um bom trabalho a esse respeito coligido pela (à altura, pelo menos) Capitão ENGEL Vera Carvalho:
(...) O 3º escalão, de acordo com o MSG-2, é identificado como Heavy Maintenance ou Heavy Check ou Major Check ou D-Check ou C-Check, sendo o pacote de tarefas definidos com letras de A a D (Sahay, 2012, p. 21). O tempo de imobilização de cada aeronave varia consoante o número e tipo de ações a realizar: inspeção à estrutura; inspeções com Non-Destructive Inspections (NDI); inspeção de sistemas mais complexos e de difícil acesso; substituição de componentes de grandes dimensões (ex. trens); lubrificações; calibração; testes e pintura da aeronave (Ackert, 2010, p. 12). (...)
https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/21428/1/04_CapVeraCarvalho_TII_VF.pdf
Alguém sabe no que consistem manutenções de 2º e 3º escalões?
sei, mas não digo porque parece muito mal !!!!
Não creio ser preciso dizeres nada, acho que com as explicações anteriores já foi possível ficar com a ideia geral, amigo tenente. Ontem tive acesso a fotos tiradas no hangar dos Merlin no Montijo no final da semana passada... e de facto é melhor não dizer nada porque é para lá de mau. Serviram para confirmar que na MOBM (Main Operating Base Montijo) só existe um único helicóptero operacional, não sendo por isso de estranhar que os Koala tenham de andar de trás para a frente. E está operacional porque veio da OGMA há sensivelmente um mês.
O pessoal da manutenção da 751 está a tentar reactivar outra aeronave à custa de peças de pelo menos 4 células diferentes, e mais não vou dizer por vergonha e por me ter sido pedido para não o fazer.