Acho que se está a desviar a discussão daquilo que é essencial ser falado, a modernização do sistema de armas EH-101 Merlin.
O artigo na Mais Alto coligido pelo Cap. PILAV Rodolfo Gouveia é um alerta sério, na medida do possível, para a crescente obsolescência, deterioração de sistemas e falta de aproveitamento adequado de um aparelho extremamente capaz, e que modernizado o volta a colocar como o, ou um dos melhores do mundo na actualidade. Em Fevereiro, daqui a sensivelmente 3 meses, passam 17 anos da chegada das primeiras aeronaves, state-of-the-art na altura, mas hoje com tecnologia e sistemas com mais de duas décadas. É que, para aqueles que não haviam até agora reparado, o Merlin português tem a designação de EH-101 e não AW101 por ser oriundo dos modelos iniciais, embora com configuração avançada.
A modernização, actualização ou o que queiram chamar para o modelo Mark 612, é fundamental para o sucesso das missões, segurança das tripulações e ampliação do espectro/leque operacional. E, que se tenha visto ou saiba, até hoje não se fala em qualquer proposta nesse sentido ou constituição de um qualquer grupo de trabalho, naquela que é largamente considerada por muitos como a mais importante aeronave da Força Aérea Portuguesa.
O Canadá, cujos CH-149 Cormorant são versões praticamente civis do Merlin, vai avançar para a modernização para o padrão AW101-612 (designado por CMLU ou Cormorant Mid-Life Upgrade), juntando também à frota mais dois aparelhos, com o intuito de operar este sistema de armas até pelo menos 2042.
(...) The Cormorant Mid-Life Upgrade project is valued at up to $1.39 billion. The fleet will receive at least two additional helicopters and be upgraded to extend its life to at least 2042.(...)
(...) According to firm Leonardo in a release:
“The CMLU program will upgrade the Cormorants to the latest AW101-612 standard, currently being delivered to Norway, providing a low risk upgrade path with a modern, proven solution. These capability enhancements and equipment improvements will include state-of-the-art avionics, a new “glass cockpit”, the addition of the latest sensors, radar and search enhancement technology, more powerful digitally-controlled engines, wireless in-cabin communications, LED lighting, rescue hoist upgrades, synthetic training solutions and more, enabling the Cormorants to spend less time searching and more time rescuing stranded Canadians. (...)
https://ukdefencejournal.org.uk/canada-to-upgrade-and-expand-ch-149-cormorant-fleet/
E por cá, espera-se até a aeronave ter 3 décadas de serviço para pensar nisso?
