A melhor opção:
1º fase eletrificar a linha de beja até casa-branca ( 68 milhos de euros), tornando viagem de comboio abaixo de 1,30 h, caso haja outro tipo de investimento pode baixar abaixo de uma hora.
2º aproveitar já o aeroporto de beja, que já tem capacidade para processar 1,5 milhos de passageiros, mas com capacidade de ser aumentada num curto espaço de tempo ( construção de terminais) e parqueamento para aviões s num espaço de um ano..
passar as lowcost para lá.
Estas fases podem estar concluídas ao mesmo tempo num espaço de um ano,, e aliviar a portela, dando tempo para os estudos, escolher e dar tempo para construção do novo, que se poderá bem ser o de Alcochete ( que será a melhor opção para substituição da portela, mas já 1+1 tenho as minhas duvidas)
A minha opinião, de quem não percebe nada disto, mas pensa que não temos dinheiro para andar a brincar a estudos e aeroportos para agradar a políticos...
Precisamente por não termos dinheiro é que não me parece viável investir ainda mais em Beja para abandonar esse investimento e ir construir um novo aeroporto, mais perto de Lisboa.
Seria gastar 2x o dinheiro, com a agravante que depois teríamos um aeroporto vazio e uma linha a dar prejuízo por falta de passageiros.
O investimento no aeroporto de beja é reduzido, como referi
Neste momento já pode receber 1.5 milhões de passageiros ano, sem qualquer investimento direto no aeroporto ( 4% do trafego anual da portela)
A eletrização da linha já esta planeada a muito tempo, para servir a cidade de beja, ee insere-se no plano ferroviário nacional e vai linha que vai para Espanha, e não o aeroporto.
O investimento numa nova gare de passageiros ( nota que o investimento que foi feitos anteriormente para esses 1,5 m passageiros, e outros trabalhos para estacionamento foi de 33 m)
Pelo que a ramal de passageiros e noutras infraestruturas pode ser considerado residual, contra a construção de um aeroporto de 5 a 7 mil milhões de euros.
Para fazer portela mais 1 um serve... e é barato. e potencializa-se uma zona do pais do interior.
Pode atuar tb como complementar ao de faro.
Tenho duvidas quanto a necessidade de substituição da portela, mas mesmo que num futuro seja necessário a substituição tem-se tempo para fazer as cosias como deve ser.
Depois nunca será uma infraestrutura desperdiçada com atualmente não é., sendo que um dos planos é para tornar um aeroporto direcionado para carga.
Como dizem os seus promotores ( e eu nada tenho haver com isso)
"possui condições geográficas e capacidade para servir diretamente uma ampla região do Alentejo e Espanha, como complementarmente os Aeroportos de Faro e Lisboa, face à sua eminente saturação"
Nota sobre o investimento na linha e respetivo novo ramal.
"A variante para o aeroporto de Beja poderá custar 20 ou 26 milhões de euros e permitir uma viagem de comboio até Lisboa em cerca de 1 hora e 30 minutos.
A escolha mais barata tem uma extensão de 12,8 quilómetros; serve para as instalações militares e o transporte de mercadorias por via aérea. A opção mais cara está mais vocacionada para passageiros e prolonga-se por perto de 17 quilómetros.
Contas feitas, o investimento estimado para a modernização do troço Casa Branca-Beja e a variante para o aeroporto poderá custar entre 88 e 120 milhões de euros"
https://www.dn.pt/edicao-do-dia/28-dez-2020/ip-vai-estudar-ligacao-do-aeroporto-de-beja-a-ferrovia-13175137.html