O novo Aeroporto de Lisboa

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Daniel

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #120 em: Abril 11, 2023, 12:52:59 pm »
Aeroporto no Montijo com muito mais impacto do que o estimado
https://eco.sapo.pt/2023/04/06/aeroporto-no-montijo-com-muito-mais-impacto-do-que-o-estimado/
Citar
Um aeroporto no Montijo teria muito mais impacto na avifauna do estuário do Tejo do que anteriormente estimado, indica um estudo científico divulgado esta quinta-feira. Segundo os investigadores, cerca de 68% dos maçaricos-de-bico-direito seriam afetados, um valor bastante superior aos 6% que o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) associado ao projeto aeroportuário estimava.
 

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PTWolf

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #121 em: Abril 11, 2023, 01:30:35 pm »
Também descobri este site
https://aeroparticipa.pt/

Este site parece interessante pois apresenta as características das 9 opções, como por exemplo quantidade de voos que pode suportar, quantas pistas pode ter, se o aerporto pode crescer ou não.

Monte Real parece muito mau para aeroporto.

Obrigado pela partilha. Olhando para os dados do site, Alcochete parece a escolha mais acertada.
 

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Malagueta

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #122 em: Abril 13, 2023, 09:36:32 am »
A melhor opção:

1º fase eletrificar a linha de beja até casa-branca ( 68 milhos de euros), tornando viagem de comboio abaixo de 1,30 h, caso haja outro tipo de investimento pode baixar abaixo de uma hora.

2º  aproveitar já o aeroporto de beja, que já tem capacidade para processar 1,5 milhos de passageiros, mas com capacidade de ser aumentada num curto espaço de tempo ( construção de terminais) e parqueamento para aviões s num espaço de um ano..

passar as lowcost para lá.

Estas fases podem estar concluídas ao mesmo tempo num espaço de um ano,, e aliviar  a portela, dando tempo para os estudos, escolher e  dar tempo para construção do novo, que se poderá bem ser o de Alcochete ( que será a melhor opção para substituição da portela, mas já 1+1 tenho as minhas duvidas)

A minha opinião, de quem não percebe nada disto, mas pensa que não temos dinheiro para andar a brincar a estudos e aeroportos para agradar a políticos...
 

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PTWolf

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #123 em: Abril 13, 2023, 11:21:35 am »
A melhor opção:

1º fase eletrificar a linha de beja até casa-branca ( 68 milhos de euros), tornando viagem de comboio abaixo de 1,30 h, caso haja outro tipo de investimento pode baixar abaixo de uma hora.

2º  aproveitar já o aeroporto de beja, que já tem capacidade para processar 1,5 milhos de passageiros, mas com capacidade de ser aumentada num curto espaço de tempo ( construção de terminais) e parqueamento para aviões s num espaço de um ano..

passar as lowcost para lá.

Estas fases podem estar concluídas ao mesmo tempo num espaço de um ano,, e aliviar  a portela, dando tempo para os estudos, escolher e  dar tempo para construção do novo, que se poderá bem ser o de Alcochete ( que será a melhor opção para substituição da portela, mas já 1+1 tenho as minhas duvidas)

A minha opinião, de quem não percebe nada disto, mas pensa que não temos dinheiro para andar a brincar a estudos e aeroportos para agradar a políticos...

Precisamente por não termos dinheiro é que não me parece viável investir ainda mais em Beja para abandonar esse investimento e ir construir um novo aeroporto, mais perto de Lisboa.
Seria gastar 2x o dinheiro, com a agravante que depois teríamos um aeroporto vazio e uma linha a dar prejuízo por falta de passageiros.
 
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #124 em: Abril 13, 2023, 11:44:36 am »
Aeroporto: Promotor destaca mais-valia de Santarém


 

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Malagueta

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #125 em: Abril 13, 2023, 03:49:11 pm »
A melhor opção:

1º fase eletrificar a linha de beja até casa-branca ( 68 milhos de euros), tornando viagem de comboio abaixo de 1,30 h, caso haja outro tipo de investimento pode baixar abaixo de uma hora.

2º  aproveitar já o aeroporto de beja, que já tem capacidade para processar 1,5 milhos de passageiros, mas com capacidade de ser aumentada num curto espaço de tempo ( construção de terminais) e parqueamento para aviões s num espaço de um ano..

passar as lowcost para lá.

Estas fases podem estar concluídas ao mesmo tempo num espaço de um ano,, e aliviar  a portela, dando tempo para os estudos, escolher e  dar tempo para construção do novo, que se poderá bem ser o de Alcochete ( que será a melhor opção para substituição da portela, mas já 1+1 tenho as minhas duvidas)

A minha opinião, de quem não percebe nada disto, mas pensa que não temos dinheiro para andar a brincar a estudos e aeroportos para agradar a políticos...

Precisamente por não termos dinheiro é que não me parece viável investir ainda mais em Beja para abandonar esse investimento e ir construir um novo aeroporto, mais perto de Lisboa.
Seria gastar 2x o dinheiro, com a agravante que depois teríamos um aeroporto vazio e uma linha a dar prejuízo por falta de passageiros.

O investimento no aeroporto de beja é reduzido,  como referi

Neste momento já pode receber 1.5 milhões de passageiros ano, sem qualquer investimento direto no aeroporto   ( 4% do trafego anual da portela)

A eletrização da linha já esta planeada a muito tempo,  para servir a cidade de beja, ee insere-se no plano ferroviário nacional e vai linha que vai para Espanha, e não o aeroporto.

O investimento numa nova gare de passageiros ( nota que o investimento que foi feitos anteriormente para esses 1,5 m passageiros, e outros trabalhos  para estacionamento foi de 33 m)

Pelo que a ramal de passageiros e noutras infraestruturas pode ser considerado  residual, contra a construção de um aeroporto de 5 a 7 mil milhões de euros.

Para fazer portela mais 1 um serve... e é barato. e potencializa-se uma zona do pais do interior.

Pode atuar tb como complementar ao de faro.

Tenho duvidas quanto a necessidade de substituição da portela,  mas mesmo que num futuro seja necessário a substituição tem-se tempo para fazer as cosias como deve ser.

Depois nunca será uma infraestrutura desperdiçada com atualmente não é., sendo que um dos planos é para tornar um aeroporto direcionado para carga.

Como dizem os seus promotores ( e eu nada tenho haver com isso)

"possui condições geográficas e capacidade para servir diretamente uma ampla região do Alentejo e Espanha, como complementarmente os Aeroportos de Faro e Lisboa, face à sua eminente saturação"

Nota sobre o investimento na linha e respetivo novo ramal.

"A variante para o aeroporto de Beja poderá custar 20 ou 26 milhões de euros e permitir uma viagem de comboio até Lisboa em cerca de 1 hora e 30 minutos.

A escolha mais barata tem uma extensão de 12,8 quilómetros; serve para as instalações militares e o transporte de mercadorias por via aérea. A opção mais cara está mais vocacionada para passageiros e prolonga-se por perto de 17 quilómetros.

Contas feitas, o investimento estimado para a modernização do troço Casa Branca-Beja e a variante para o aeroporto poderá custar entre 88 e 120 milhões de euros"

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/28-dez-2020/ip-vai-estudar-ligacao-do-aeroporto-de-beja-a-ferrovia-13175137.html
« Última modificação: Abril 13, 2023, 04:18:51 pm por Malagueta »
 
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #126 em: Abril 27, 2023, 11:35:31 pm »
Beja, Monte Real e Alverca já estão fora do radar. Mas ainda há as unidades do Montijo e Alcochete em hipótese.

https://eco.sapo.pt/2023/04/27/ha-nove-finalistas-para-o-novo-aeroporto-lista-inclui-pegoes-rio-frio-e-poceirao/
 

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #127 em: Julho 12, 2023, 01:02:28 pm »
Comissão apresenta fatores da decisão do novo aeroporto


 

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #128 em: Dezembro 05, 2023, 08:38:10 pm »
Intervenção de Fernando Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, na CNN PORTUGAL


 

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #129 em: Dezembro 06, 2023, 12:42:02 pm »
Em análise: Novo aeroporto


 

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #130 em: Dezembro 07, 2023, 06:05:02 am »
Quer a escolha recaia sobre o CTA, ou a Base do Montijo, ambas as localizações deixarão de estar ACTIVAS para a FAP.

A distância entre elas não permite, por razões mais que óbvias, a utilização pelos militares da que não for afecta à aviação civil.

Abraços

« Última modificação: Dezembro 07, 2023, 09:47:06 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Lightning

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« Última modificação: Dezembro 07, 2023, 08:03:10 am por Lightning »
 

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Lightning

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #133 em: Dezembro 07, 2023, 08:52:42 am »
ANA está contra.

https://expresso.pt/economia/transportes/2023-12-07-ANA-rejeita-investir-mais-de-12-mil-milhoes-em-novo-aeroporto-opcoes-de-Alcochete-e-Vendas-Novas-rondam-8-mil-milhoes-a-50-anos-ed22009c#Echobox=1701934803

Claro que a VINCI, e não a ANA, está contra.
A ANA em 2008 efectuou um estudo acerca das localizações para um novo Aeroporto de Lisboa, o NAE, e não NAL, como alguns comentadeiros especialistas afirmam, e espantem-se, o Montijo foi liminarmente eliminado logo no inicio das avaliações pela incapacidade de expansão, limitações de pista, localização muito perto dos habitats da passarada,  altamente sujeito, bem mais do que a Portela, a operações de baixa visibilidade e muito perto do CTA obrigando ao seu fecho.

A VINCI, quer o Montijo que, com as obras de repavimentação e extensão de pista, limitada logo ao inicio pelo seu pequeno comprimento, e ausência de twy paralelo em toda a extensão, mais aerogares, terminais de bags, acessos e nova ponte, nunca, mas que nunca ficará abaixo dos 3.000 milhões, logo, segundo os especialistas afirmam, muito abaixo dos 8.000 milhões das outras localizações, mas......

.......3.000 milhões por uma infraestrutura aeroportuária que nunca processara mais de 15 milhões de pax, logo nunca poderá substituir o actual aeroporto e, obrigará a construção de outra infraestrutura assim que atingir a capacidade máxima, ou seja cerca de 15 anos após o início da operação.

São ou não são espertalhões os Franceses, e os Lusos, vendidos, da VINCI ??

Estão cá so para sugar o dinheiro dos nossos impostos e mai nada.

Abraço
« Última modificação: Dezembro 07, 2023, 09:50:38 am por tenente »
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mafets

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #134 em: Dezembro 07, 2023, 09:33:55 am »
Continua a novela "um aeroporto no meu quintal".  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

P.S. O que não falta é bibliografia de à 50 anos atrás no mínimo.  :mrgreen: Serão mais quantos até a cena ser construída.  :-P






"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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