Este conflito - como na Líbia - tem demonstrado a importância desta nova arma... mas se a Rússia continuar a apoiar a Arménia pode reforçar a presença de muitos SA-22 Greyhound (Pantsir)...
E nós por cá continuamos a calmamente arrastar a compra de meia dúzia de ST5 "Jabalies" ou algo parecido...
Ao contrário do que muita gente pensa, a Rússia não está a apoiar a Arménia. Os russos não gostam do actual governo arménio e estão a observar ao longe o evoluir da situação. Eles durante muitos anos jogaram uns contra os outros neste conflicto e não estão interessados quem nenhum deles saia por cima. Penso que talvez tenham sido apanhados de surpresa por esta ofensiva surpresa dos azeris durante os exercícios Kavkaz e ainda estejam a estudar a melhor estratégia para responder a esta investida turca na região que os russos consideram ser o seu quintal.
Penso que se os arménios começarem a perder muito terreno, os russo poderão ser forçados a intervir para manter o domínio da região.
Quem não está nada confortável também é o Irão, com a vitória no conflicto do Azerbaijão a minoria azeri (16% da população) pode sentir-se tentada a levantar-se contra o regime (há vídeos de azeris a cantar ofensas contra os persas, curdis e arménios nos últimos dias) e a juntar-se ao Azerbaijão. Além disso não me parece que o Irão permitirá ao Azerbeijão unir o seu enclave de Nakhchivan ao resto do território, uma vez que isso permitiria criar uma ligação directa dos turcos a Baku.
Por isso é importante estar atento nos próximos dias à evolução no terreno e às jogadas de bastidores na Rússia e Irão.