Política em Portugal

  • 2206 Respostas
  • 175702 Visualizações
*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8621
Re: Política em Portugal
« Responder #1200 em: Maio 21, 2023, 04:56:19 pm »
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/odemira-influencers-migrat%C3%B3rios-aconselham-portugal-para-trabalhar/vi-AA1bskOQ

Como é que isto é possível!! Estes FDP do PS e da esquerda, em apenas um ano já têm cartão de residência wtf.
Diz ele todo mundo quer vir para cá, é um país facil, depois ficamos a saber que advogados e contabilistas estão envolvidos nesta teia.
Continua ele, os portugueses são muito paciêntes e aceitam tudo mas, não sei o que vai acontecer nos próximos dois anos, pois agora estamos sozinhos mas as nossas famílias vão vir com os nossos filhos depois é que vai ser um problema, pois não há casas.
« Última modificação: Maio 21, 2023, 05:11:59 pm por Daniel »
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2429 vez(es)
  • Enviou: 1400 vez(es)
  • +7378/-4453
Re: Política em Portugal
« Responder #1201 em: Maio 22, 2023, 10:13:01 am »
https://expresso.pt/politica/2023-05-20-Cavaco-convida-Costa-a-demitir-se-num-discurso-arrasador-para-os-socialistas-sao-mentirosos-e-incompetentes-c0a7f048

Não disse nenhuma mentira

Não disse, mas quando la esteve não fez melhor.... portanto qual a mural par avir falar agora?

Eu não sei se era adulto nessa altura para perceber as diferenças do antes e depois do Cavaco Silva passar pelo Governo.
Obviamente teve ajuda da UE com muitos subsídios recebidos, mas todos os governos depois dele também tiveram a mesma ajuda!!!!!

As alterações mais óbvias são o alcatrão, nenhum país Europeu construiu tanta auto-estrada (temos mais de 3 000km de auto-estradas num rectângulo de 700 por 250km. No início deste milénio, já tínhamos ultrapassado potências económicas como a Alemanha e os Países Baixos! Já não é preciso despedirmo-nos da família se for preciso irmos por qualquer motivo a Lisboa ou ao Porto  :mrgreen:
Fazêmo-lo no mesmo dia!

Começou a construção do complexo do Alqueva (o Alqueva não é só a barragem, mas também as dezenas de km de tubagens de canalizações para dispersar a água pelo Alentejo, que tanta falta de água tem!

Revolução fiscal e que ainda hoje se mantém! Para quem não sabe, os Códigos de IVA, IRS e IRC nasceram em finais dos anos 80 (como o próprio gosta de relembrar, antes de ser político era professor Universitário na área da Economia ou macro-economia como os próprios gostam de ser chamados).
Desapareceram vários impostos para nascer apenas um imposto aplicável a cada um, o IRS para as pessoas singulares e IRC para pessoas colectivas (empresas e outras instituições com sócios/accionistas).
Para as empresas passou a ser tudo muito mais simples e a certa altura fomos pioneiros na desmaterialização das declarações.
Agora praticamente não é necessário nenhum papel nem deslocarmo-nos às instituições, podemos fazer tudo através da internet!

Já o código do IVA foi uma imposição da ex-CEE e actual UE, que tem dado muito ajuda para obter receitas para o Estado, mas o principal objectivo é para contribuír para o Orçamento da UE (apesar de muito gente talvez nem saber, Portugal contribuí todos os anos para a UE com mais de 2 mil milhões de euros, vindos do IVA. Em contrapartida recebemos 5 mil milhões de euros anuais!).

E já que estamos num Fórum militar, compare o que foi adquirido nessa altura e o que temos agora.

Já como reverso da medalha, na agricultura e nas pescas nunca fomos grande negociadores (também não sei se não trocamos os incentivos nessa área por outras).

Já nas empresas, basta pesquisar pelas zonas industriais que nasceram a norte de Lisboa e que apesar de termos perdido empresas muito grandes, conseguimos ter uma indústria muito forte. Muito mais forte do que em 1986.
Bem sei que quem mora em Lisboa só tem em mente a Lisnave, Setenave....... mas também tiveram a Autoeuropa.

Se puder visitar as zonas industriais de Leiria, Aveiro, Covilhã, Braga, Guimarães, Viana do Castelo, Viseu, Vila Nova de Gaia......... desde automóveis, electrónica para automóveis, indústria metalúrgica, carroçarias de autocarros (só importamos o chassis, motor e pouco mais, o resto do autocarro é construído cá. Veja a ATOMIC, Salvador Caetano.........), reparação e construção naval, construção civil, materiais de construção civil (azulejos, coberturas, cimento, sanitários, etc).

Permitiu ainda o nascimento da televisão privada, dos Bancos Privados (tinham sido todos nacionalizados).

E atenção que de 1986 para 2022, a riqueza do país passou a ser quase 10 vezes superior. Portanto, na altura fazia-se muito com pouco!

Ao contrário dos nabos de agora que nos desgovernam, que só estão preocupados em dar migalhas a quem calha, de preferência do partido, o Professor Cavaco sabia que para ter dinheiro para distribuir e investir, primeiro é necessário criar riqueza!!!!!!
« Última modificação: Maio 22, 2023, 10:37:10 am por Viajante »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7492
  • Recebeu: 972 vez(es)
  • +4595/-871
Re: Política em Portugal
« Responder #1202 em: Maio 22, 2023, 04:06:59 pm »


Não devemos comparar alhos com bugalhos.
Os governos de Cavaco Silva depararam-se com situações muito distintas.
A situação estava ao contrário. Tinha havido um governo do bloco central, comandado pelo Partido Socialista e o aperto do cinto tinha ficado com a cara do Mário Soares, que  por causa disso foi clamorosamente derrotado nas eleições de 1985, nas quais o PSD teve 30% dos votos, o PS 20% e o PRD 18%.

O Cavaco chega ao poder, porque Soares o perde e o PS se afundou.
Dois anos mais tarde, quando o PRD faz cair o governo de Cavaco Silva, os portugueses, que são avessos a crises políticas e não costumam votar nos partidos que fazem cair os governos, arrasaram o PRD a o PSD ficou com 50% dos votos, contra 22% do PS.

Portugal tinha acabado de aderir à CEE e os primeiros programas de apoio começavam a sentir-se. O dinheiro começou a correr e isso beneficia sempre o partido que está no governo.

Cavaco tinha dinheiro vindo de fora, e não tinha Euro. O Escudo continuava num sistema de desvalorização deslizante chamado de "Crawling Peg", que tornava a economia mais atrativa para os estrangeiros mas tornava tudo mais caro para os portugueses.

Eu lembro-me que até as pessoas que costumavam ir a Badajoz comprar caramelhos, chocolates e brinquedos, deixaram de ir, porque tudo estava mais caro e a Peseta, que era mais cara que o Escudo, tinha ultrapassado a moeda portuguesa.

Cavaco, é o primeiro politico português que eu me lembro de ouvir dizer que "A  dívida não se paga".
Não é necessáriamente pregar o calote, é um, mecanismo relacionado com as teorias de Keynes e com derivações para o que alguns já devem ter ouvido chamar de "deficit virtuoso".

Basicamente, pede-se dinheiro emprestado para injetar na economia e pagam-se juros
A economia cresce, e os impostos que se vão cobrar, resultado desse aumento da economia, serão superiores ao valor dos juros que se têm que pagar.
A divida, acaba por ser um fator de crescimento da economia.
Todos sabemos no que isso deu ...
O campeão do Keynesianismo foi o Sócrates, e o Cavaco curiosamente, disse que Sócrates tinha criado um monstro. O mesmo monstro que ele disse que era virtuoso (provavelmente até seria se fosse possível controla-lo).

O Portugal da década de 1985 a 1995  era outro país. Pouco tinha a ver com o atual. Um país muito pobre, a crescer alguma coisa ... Aos pobres dá a impressão de que de repente ficam ricos ...

Comparar alhos com bugalhos, não nos serve de grande coisa.
Cavaco fez o que era possível fazer, com as condições que tinha na altura.

O problema hoje, está no Partido Socialista, e é importante lembrar que este PS nem é o PS de Mário Soares. É uma coisa diferente, mais complicada, muito menos honesta, e às vezes mesmo patética.
O PSD também já sofreu de um sindroma idêntico, com Pedro Santana Lopes...

Os problemas não são tanto os partidos, são muito mais os grupos dentro dos partidos.
Quando um determinado grupo toma conta de um partido, todo o partido acaba por ser dirigido numa determinada direção.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8621
Re: Política em Portugal
« Responder #1203 em: Maio 23, 2023, 08:37:37 am »
Mais de 113 mil cidadãos da CPLP obtiveram autorizações de residência em Portugal em dois meses
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/mais-de-113-mil-cidadaos-da-cplp-obtiveram-autorizacoes-de-residencia-em-portugal-em-dois-meses
Citar
Mais de 113 mil imigrantes lusófonos, a maioria brasileiros, obtiveram autorização de residência em Portugal em cerca de dois meses de funcionamento do portal do SEF destinado aos cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7492
  • Recebeu: 972 vez(es)
  • +4595/-871
Re: Política em Portugal
« Responder #1204 em: Maio 23, 2023, 09:35:01 am »

Este governo está a brincar com o fogo ...

De um momento para o outro podem começar a haver problemas e depois é um Deus-nos-acuda, que de repente os portugueses viraram racistas.
O Costa pode querer falar «brasileiro» mas eu não quero !
O Marcelo pode gostar muito da música brasileira, mas eu não gosto ! (especialmente de brasileiros que abrem as janelas para a musica ser ouvida por todos).

É demasiada gente com habitos estranhos e esquisitos, isto não vai acabar bem.

A esquerda e os donos das grandes empresas são os principais promotores disto.

Uns, por razões dogmaticas, os outros porque a ganância não lhes permite pagar salários mais altos.
Esta é uma aliança satânica, como em alguns países a aliança satânica da esquerda pro-russa, com a direita pro-russa.

Espero não ver os pro-russos Bolsonaro, Trump, Salvini, Le Pen e outros em Portugal...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Daniel

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8621
Re: Política em Portugal
« Responder #1205 em: Maio 23, 2023, 02:44:58 pm »

Este governo está a brincar com o fogo ...

De um momento para o outro podem começar a haver problemas e depois é um Deus-nos-acuda, que de repente os portugueses viraram racistas.
O Costa pode querer falar «brasileiro» mas eu não quero !
O Marcelo pode gostar muito da música brasileira, mas eu não gosto ! (especialmente de brasileiros que abrem as janelas para a musica ser ouvida por todos).

É demasiada gente com habitos estranhos e esquisitos, isto não vai acabar bem.

A esquerda e os donos das grandes empresas são os principais promotores disto.

Uns, por razões dogmaticas, os outros porque a ganância não lhes permite pagar salários mais altos.
Esta é uma aliança satânica, como em alguns países a aliança satânica da esquerda pro-russa, com a direita pro-russa.

Espero não ver os pro-russos Bolsonaro, Trump, Salvini, Le Pen e outros em Portugal...

Isto não vai acabar bem, não só em Portugal, como na vizinha Espanha, Itália e por mais alguns países na Europa.
Não esquecer que Portugal derivado às politicas da esquerda, neste momento não só se turnou o país muito fácil de entrar para os cidadãos da CPLP como para todos.
O mais tarde o mais sedo o fogo vai pegar, e a guerra na Ucrânia vai passar para segundo plano.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
« Última modificação: Maio 23, 2023, 11:22:17 pm por HSMW »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18292
  • Recebeu: 5540 vez(es)
  • Enviou: 5944 vez(es)
  • +7162/-9539
Re: Política em Portugal
« Responder #1207 em: Maio 24, 2023, 07:55:13 am »





https://tvi.iol.pt/noticias/tutti-frutti/justica/esta-combinado-eles-apresentarem-uns-gajos-merdosos-para-garantirmos-as-juntas-escutas-e-emails-comprometem-medina-no-caso-tutti-frutti



Fica aqui.
Já nem sei o que dizer...

Mas qual é a surpresa? PS e PSD sempre foram isto, compadrio e divisão de tachos, há quase 50 anos a arruinarem o país. O melhor que nos podia acontecer era ambos desaparecem do mapa político, mas infelizmente o povinho não sabe mais.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18292
  • Recebeu: 5540 vez(es)
  • Enviou: 5944 vez(es)
  • +7162/-9539
Re: Política em Portugal
« Responder #1208 em: Maio 24, 2023, 08:47:10 am »
"A conspiração". Medina suspeito de estar envolvido em esquema para negociar lugares políticos
2023-05-23

Uma investigação da TVI (do mesmo grupo da CNN Portugal) revela o que parece ser uma conspiração entre dirigentes do PSD e do PS para negociar lugares políticos.

O resultado terá sido a colocação de pessoas de confiança política em troca de benefícios pessoais.

O processo envolve o ex-presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, atual ministro das Finanças.

Um outro ministro do atual Governo, Duarte Cordeiro, e ainda um atual e antigo deputado do PSD, que é de resto um dos poucos arguidos constituídos até agora.

As suspeitas são de corrupção e favorecimento. Há centenas de escutas telefónicas e trocas de emails comprometedoras para o bloco central. Está tudo registado pela procuradora que investiga o polémico caso Tutti Frutti há seis anos.

O Ministério Público assume que Fernando Medina é formalmente suspeito de vários crimes. Mas o que é certo é que, até hoje, nenhum dos atuais governantes foi constituído arguido.

https://cnnportugal.iol.pt/amp/videos/a-conspiracao-medina-suspeito-de-estar-envolvido-em-esquema-para-negociar-lugares-politicos/646d0b7b0cf2c84d7fd6f877
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18292
  • Recebeu: 5540 vez(es)
  • Enviou: 5944 vez(es)
  • +7162/-9539
Re: Política em Portugal
« Responder #1209 em: Maio 24, 2023, 09:20:03 am »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20276
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2248 vez(es)
  • +1343/-3465
Re: Política em Portugal
« Responder #1210 em: Maio 24, 2023, 09:22:34 am »
Um resumo dos acontecimentos:

 :arrow: https://twitter.com/i/status/1660695756150325248

Perfeito.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18292
  • Recebeu: 5540 vez(es)
  • Enviou: 5944 vez(es)
  • +7162/-9539
Re: Política em Portugal
« Responder #1211 em: Maio 24, 2023, 10:45:05 am »
O Estado da Nação num meme

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, Subsea7

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20276
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2248 vez(es)
  • +1343/-3465
Re: Política em Portugal
« Responder #1212 em: Maio 24, 2023, 11:11:52 am »
A última parte é de extrema importância.

Só um cego é que não vê que o atual governo não tem qualquer capacidade de se manter em funções e se o PR não ainda não dissolveu o parlamento é porque ou está comprometido com eles ou então é alguma jogada politica... talvez esperar a vinda do Dom Sebastião (a.k.a. Pedro Passos Coelho)?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7492
  • Recebeu: 972 vez(es)
  • +4595/-871
Re: Política em Portugal
« Responder #1213 em: Maio 24, 2023, 12:58:32 pm »
O Pacheco Pereira tem alguma razão quando fala nas alterações na comunicação social e na profusão de canais de notícias.
Nós temos além dos canais generalistas, a SIC-Noticias, a RTP-Noticias, a TVI-24 / Franchise CNN, CMTV (Tele-sangue). A isto ainda acresce a Euronews em português e não sei se me esqueci de alguma coisa ...

A politica na prática não interessa para coisa nenhuma..

É muito mais interessante, o facto de a acessora do ministro se ter agarrado à mochila do adjunto demitido. Ainda por cima a tipa é feia e é vesga, o ministro tem ar de pato bravo traficante de droga e o adjunto, teve que cortar a barba para não aparecer na comissão de inquerito com ar de drogado.

É no entanto verdade que houve coisas do genero no tempo do Santana Lopes, que levaram à demissão do governo.
O problema do Costa, também está no facto de não parecer ter capacidade para escolher ministros...

Substituir Pedro Numo Santos, o ministro alternativo, pelo Galamba, que toda a gente sabia que era uma bomba-relógio ambulante foi uma estupidez de todo o tamanho.

Costa, tem medo que as suas escolhas sejam postas em causa e sente-se pessoalmente diminuido quando as suas escolhas para ministro se vêm envolvidas em trapalhadas, escandalos, e tricas politicas ou judiciais.

Costa insiste sempre em manter os ministros politicamente mortos, até ao fim. É como insistir em manter a fruta podre na fruteira.
Todos sabemos que a fruta podre vai facilitar o apodrecimento do resto. A única solução é remover a fruta podre.

Antonio Costa tem medo que isso implique adimitir que nunca soube que fruta deveria colocar na fruteira.
Mostra indecisão.

Depois disto, há o problema não menos importante da necessidade de atender aos grupos e clientelas politicas do PS que não são poucos...

Guterres sabia o que  o PS era.
Chamou à situação "Pântano"

E é no pântano que agora estamos!
 E não é por falta de soluções. As escolhas de Costa foram desastrosas. Se tivesse coragem, corria com metade do governo...

Não o fez porque não quis ou então não o fez porque sabe que dentro do PS não tem poder para enfrentar as várias «máfias», pressões e tensões entre lojas maçónicas, e grupos e grupelhos de pressão, que formam o Partido Socialista desde há muito, muito tempo.

É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7280
Re: Política em Portugal
« Responder #1214 em: Maio 24, 2023, 02:45:59 pm »
As escolhas de Costa foram desastrosas. Se tivesse coragem, corria com metade do governo...

Não o fez porque não quis ou então não o fez porque sabe que dentro do PS não tem poder para enfrentar as várias «máfias», pressões e tensões entre lojas maçónicas, e grupos e grupelhos de pressão, que formam o Partido Socialista desde há muito, muito tempo.

Fds, isto é partir do princípio que o Costa é um agente independente que não faz o correcto porque não pode...
Francamente... pqp...
- O Costa está onde está porque joga o jogo melhor que os outros!
É um "apex predator".
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Tiamate