KC-390 na FAP

  • 3583 Respostas
  • 463604 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20258
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1341/-3463
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2775 em: Maio 18, 2023, 09:53:33 am »

Gostei do que vi. A viatura é volumosa e no entanto coube perfeitamente no KC390, a pista era para lá de básica, mais parecia a estrada nacional que passa perto da minha casa, só que em piores condições.

O A400M deve ser um fetiche de muita pessoa daqui do fórum, porque ao saber dos problemas de fiabilidade do mesmo, estar a apostar mesmo assim nele...

Não obrigado, já me basta os Merlin que dão 10 a 0 a tudo o que tivemos na FAP e no entanto temos metade da frota encostados.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: oi661114, Vitor Santos, Tikuna

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4049
  • Recebeu: 2628 vez(es)
  • Enviou: 2172 vez(es)
  • +5703/-2807
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2776 em: Maio 18, 2023, 10:06:13 am »
Ou da Janja.
Sério mesmo que vão insistir em atacar a mulher do presidente?

Acho que esse assunto já foi ultrapassado e era paródia, que vinha no seguimento das visualizações nas redes sociais acerca dos envolvidos.
Ninguém quis ofender o País, que até são eles que metem vídeos dela em jacuzzi ou outros sítios. Ou do marido a ser um parolo nos seus discursos incoerentes. Ninguém se interessou disso, só por parodia, até porque temos cá os nossos patéticos. Que aliás são sempre referidos e compreende-se como se dão todos bem, incluindo o nosso cadastrado Sócrates com o de lá.
Mas é exatamente por isso que estes negócios cheiram a queimado. Porque é dos negócios que se trata.
Não do avião que consegue levar uma escavadora, que varia muito o que seja. Ou que leva um pandur desta imensa potencia que é Portugal, que os mete com o atirador da metralhadora sem protecção, ou sem armas AA e AC decentes, entre tantas carências básicas numa Brigada que se pretendia moderna e a a actuar em tetros exigentes, Não no terceiro mundo .
 
Os trôpegos que colecionam cargueiros como se fossem cromos, 22 no total contando com o 6 KC, mas lhes falta em tudo o resto nomeadamente na própria quintinha FAP, com 2/ 3 dos meios inop e com duas Esquadras de F16 a ficarem ultrapassadas.
Mas pronto, é como os que preferiam um mega ship de transporte de tropas expedicionárias da treta e para nada, em vez dos submarinos.  Ou acham estar bem com duas fragatas inferiores a corvetas e outras que nem isso são.
É disso que se trata, não de bêbados ou malucas, que isso ninguém quer saber. Tirando aquela parte que nos envergonha devido a condecorações pelo patético. Mas nem isso é nada de novo.

O que também mete um bocado de ...coiso. é a venda de um produto por estrangeiros, com uma tal insistência como se fizessem parte aqui de alguma coisa.
Aqui no Forum e escrito até por pessoas que mostram perceber do assunto, tem sido feito o reparo das diferenças entre os dois aparelhos e questionada a escolha. Vendo outros também que a escolha é mais politica e até de alguns interesses pessoais empresariais. Ora isso não devia ser a opção dentro de umas Forças Armadas.
Por 3 razões:
Primeira, os políticos não percebem nada de coisas militares. Os de cá então, umas cambada de coninhas e anti tropa.
Segundo, os militares não deviam estar com as botas metidas dentro desse lamaçal que é os meandros politico empresariais. Deviam sim, ser o garante dos interesses das FA.
Terceiro, estrangeiros a vender o que é seu eu entendo que é negócio, mas...deviam ser mais recatados, Porque aqui o antro ainda não foi anexado. Mesmo que tenhamos uns palhaços temporários  a entregar isto.

Por isso como pode ver, ninguém quer mesmo saber do troca tintas e da gaja dele.
Mas sim de perceber porque se fazem certas opções e pior vai continuar as opções com o tucanitos. Gastando tanto quando em coisas básicas não o fazem.

Daqui a uns anos dos 6 KC estão 3 a voar e os outros no mesmo estado que tem estado os C130 e os Merlin.
Se tivéssemos  poucos meios mas bons e a funcionar é que eram umas boas FA

Para acabar lembro só que, em certas famílias ricas é que se dão muitas prendas aos filhos e, estes como têm muito estragam ou encostam a uma canto e não dão valor, querendo sempre novos brinquedos.
Entretanto podemos continuar a gabarmo-nos de termos duas corvetas cinquentonas, as 3 fragatas VdG obsoleta e uma desmontada a dar peças, e se continua a deixa abandalhar equipamentos ainda modernos, ou nunca fazendo os MLU em tempo de forma a manter a sua eficácia máxima.
Dos 12 Merlin 4 operacionais é culpa de não prestarem? Não é
Os Leopard 2 não prestam?
As VdG, sendo duas oferecidas nem Mlu tiveram
Agora deita-se a culpa às escolhas ou é da crónica falta em manter os meios?
Parabéns
« Última modificação: Maio 18, 2023, 10:16:43 am por Pescador »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11094
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +741/-1033
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2777 em: Maio 18, 2023, 10:12:06 am »
Não disse isso.
Disse que leva só 1 Pandur, ao contrário do A400 que leva 2 ou 1 Pandur e 1 Vantac. Disse que não leva um Obus AP 8x8 nem um Centauro 2, ao contrário do A400.
Disse mais coisas, mas estão lá escritas é ir ver melhor

O Pescador disse isso, e também isto:

Lá se vai o conceito de trocar um pandur ou uns vantac avariados, ou mesmo trocar versões nos diversos teatros.

Mas siga para a frente.

Citar
E critico e irem gastar 1200 milhões em 6 kc e uma dúzia de tucanitos,  que nem é urgente dado a existência de 4 C130 a acabar o MLU e 12 C295, tendo 2/3 encostados por falta e manutenção, tal como estão 2/3 dos Merlin. Porque para manutenção dizem não haver, mas para negocio politico já há.

É verdade, mas pela tal visão das FA 2034, os tucanos parecem boas opções, mas podemos sempre não concordar.

Citar
Mas urgente e pertinente eram duas fragatas com esse dinheiro a algo mais e contudo nem em 2030.

Eu até acho ou duas AAW em 2a mão como as DZP, ou metermos um concurso já para substituir as 5, porque quando viesse a última já as duas BD iam precisar de ser substuidas, assim podiamos ter os 5 navios o mais comum possiveis, e que só no essencial fossem diferentes, uns podiam ser crossover, mais multi-task, outras podiam ser mais AAW, com melhor radar, mais misseis, etc.

Citar
Porque se gasta por "simpatia" conveniente

Eu só digo isto, muitas vezes quem está nas altas chefias militares também pode não ter o equipamento que queria ter, mas por pressão política tem que aceitar isso ou nada, e vai de encontro ao ditado que muitas vezes serve a Portugal.

O óptimo é inimigo do bom.
Se fizermos pressão para só aceitarmos o óptimo, acabamos por não ter nada, basta ver o caso da UALE e dos NH90, não quiseram os Puma da Força Aérea, acabaram por não ter nada.

Eu também acho o A400M uma aeronave com uma capacidade espetacular, adorava que tivessemos alguns na Força Aérea, mas decidiram ir para o KC390, mas se tinhamos os C-130H, ir para o KC390 continua a ser uma evolução, pequenina mas é uma evolução, na velocidade, talvez em motores mais económicos e fiáveis, em termos de capacidade de carga ficamos de um modo geral igual.
Também temos a possivel evolução em adquirir capacidade de reabastecimento em voo.
Fora da parte militar também temos a parte da participação de empresas portuguesas no projecto, que podemos não dar importância, mas o governo dá.
« Última modificação: Maio 18, 2023, 10:15:32 am por Lightning »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11094
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +741/-1033
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2778 em: Maio 18, 2023, 10:33:07 am »
Daqui a uns anos dos 6 KC estão 3 a voar

Mas isso também pode acontecer com os A400M, e seriam ainda menos a voar.
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4049
  • Recebeu: 2628 vez(es)
  • Enviou: 2172 vez(es)
  • +5703/-2807
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2779 em: Maio 18, 2023, 10:44:15 am »
Disse bem recentemente
Que o KC leva um Pandur e o A400 leva 2
Disse que o KC não leva uma Caesar 8x8 e o A400 sim. Até disseram que leva o 6x6. Certo, até deve levar vários chaimites
Disse que o Kc não leva um veiculo como o Centauro 2 e o A400 sim

Mas digo que
Gastar 1200 milhões em 6 Kc e uma duzia de tucanos, com faltas tão gaves e essenciais nas FA é apenas negócio
Gabam-se de ter duas corvetas cinquentonas  e no entanto não falta quando há outros interesses envolvidos. 
Deixam abandalhar os meios por falta de manutenção  e sem os MLu devidos, mas não falta para negócios.

Quanto ao interesse para empresa, já ouvi isso e dá para rir, olhando outros exemplos

Também li, que a Embraer sempre trás Portugal para a indústria aeronáutica.
Coitadinhos que somos, Não havia? Somos pré históricos
E nem vou comentar sobre a OGMA, porque nem me quero dar ao trabalho

Também se ouve como os experts em tudologia e esquemas vêm fazer cá, já que por aqui é tudo ignorante  ;D

Sim, os cérebros de cá vão embora aos milhares para países da Europa porque temos um governo apátridas, dado a esquemas com gente igual a eles. Mas não faltam pategos a liderar.
Mas e quem vem para cá?  8)

Só isso
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4049
  • Recebeu: 2628 vez(es)
  • Enviou: 2172 vez(es)
  • +5703/-2807
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2780 em: Maio 18, 2023, 10:49:07 am »
Daqui a uns anos dos 6 KC estão 3 a voar

Mas isso também pode acontecer com os A400M, e seriam ainda menos a voar.

Pode?
E acontece porquê?

Essa é a questão.
Alguém consegue justificar a razão de 2/3 dos meios estarem permanentemente inop por falta de manutenção e, alguns a dar peças, como na maioria sem MLu?
Mas depois gastam balúrdios a comprar outros. Boa
Se f...é para gastar
A continuar assim fazem uma bela empresa de  sucata
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8676
  • Recebeu: 3257 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6485
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2781 em: Maio 18, 2023, 11:34:40 am »
Face à  logística americana, para mim seriam sempre 2 C17.



Saudações

P.S. Não tenho nada contra o material da Embraer, bem como defendo que o investimento que as empresas fazem no país seja também visto em termos de aquisições. Para transporte preferia o J, aceito o KC mas face aos executivos da Embraer eu ia por aí, ou mesmo aos  ERJ de AEW. Mas isto sou eu.  :-P

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2782 em: Maio 18, 2023, 12:48:57 pm »
Citar
Pode?
E acontece porquê?

Essa é a questão.
Alguém consegue justificar a razão de 2/3 dos meios estarem permanentemente inop por falta de manutenção e, alguns a dar peças, como na maioria sem MLu?

Até aqui concordo  plenamente,  uma vergonha desnecessária.
A partir daqui penso que fazes mal em justificar uma coisa com a outra.
Se ( outra vez...) os 12 Merlins voassem como previsto nas várias configurações programadas e os C295 idem, penso que não existiria tanto ruído em torno do KC.
E provavelmente em termos de transporte ficariamos com um compromisso agradável.
Coloco aqui os Merlin porque são das últimas aquisições e por serem um equipamento de qualidade, não pela capacidade de transporte,  se bem que também têm essa valência.
Com os ST, tenham eles maiores ou menores vantagens em relação às alternativas,  penso estar a acontecer o mesmo.
Estamos tão "escaldados" do que vem depois das aquisições, que infelizmente tem sido só miséria,  que já partimos do princípio que vai correr mal.
Cabe-nos denunciar,  defender,  credibilizar as Forças Armadas... onde e quando pudermos. Em casa,  no café,  nas redes sociais...
Não deitar abaixo ou denegrir.  Para isso estão lá os outros,  os do costume, que têm conduzido o país para o estado em que estamos.
E que arrastam a maioria da população para essa ideia,  que lhes dá jeito,  de que dinheiro investido nas FA's é dinheiro perdido.
A desinformação feita nos meios de comunicação social não acontece à toa.
Eu friso sempre o exemplo dos submarinos.  Vais ao interior e um velhote que nunca viu o mar diz-te que os submarinos não servem para nada, são caros, caprichos... Foi o que ouviu, não tem culpa.
A partir daí os dados estão lançados e o futuro deste meio traçado...
João Pereira
 

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2783 em: Maio 18, 2023, 01:08:24 pm »
Convém acrescentar que a chulecagem que não disponibiliza as verbas necessárias e adequadas a estes meios poderem desempenhar as suas várias missões sem limitações,  como por exemplo a fiscalização,  é a mesma cambada das reformas "especiais" da sua classe, das imunidades, das subvenções vitalícias,  das comissões pagas a preço de ouro... bem mais caras ao país todos os anos.
A culpa nem é deles, mas de quem permite.  O povo.
Só temos o que merecemos e escolhemos.
João Pereira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 264
  • Recebeu: 154 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +74/-2405
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2784 em: Maio 18, 2023, 05:12:54 pm »

Gostei do que vi. A viatura é volumosa e no entanto coube perfeitamente no KC390, a pista era para lá de básica, mais parecia a estrada nacional que passa perto da minha casa, só que em piores condições.

O A400M deve ser um fetiche de muita pessoa daqui do fórum, porque ao saber dos problemas de fiabilidade do mesmo, estar a apostar mesmo assim nele...

Não obrigado, já me basta os Merlin que dão 10 a 0 a tudo o que tivemos na FAP e no entanto temos metade da frota encostados.

É a pista do Estirão do Equador,  Na fronteira Brasil X Peru e no coração da selva amazônica.

Ela pesa 21,5 toneladas, e foi transportada para as obras na pista.




 
« Última modificação: Maio 18, 2023, 05:15:29 pm por Tikuna »
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18262
  • Recebeu: 5523 vez(es)
  • Enviou: 5913 vez(es)
  • +7153/-9532
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2785 em: Maio 19, 2023, 06:46:03 am »
Acho que deviamos era de dar os parabens por esta aquisição, sempre é melhor do que despachar 3.5 mil milhoes na TAP...


"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4049
  • Recebeu: 2628 vez(es)
  • Enviou: 2172 vez(es)
  • +5703/-2807
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2786 em: Maio 19, 2023, 08:38:15 am »
Fetiche para muita gente deve ser outra coisa e não um avião, mas ai voltávamos a outro assunto de gajas medalhadas.
Depois enquanto português, um brasileiro dizer que tenho um fetiche com um modelo de avião europeu, porque o acho superior ao brasileiro no aspecto em causa, a capacidade de transporte, só pode ser piada, ou daquelas situações que temos vindo a notar no dia a dia na sociedade de alguns se esticam fora do charco deles. Ai...para.

Mas para colaborar com os spunik.br e afins feitos a coisa, deixo aqui uma alternativa de um avião que se o Costa entender, em vender  a parte portuguesa da OGMA à China e assim até bate mais certo a maneira de pensar, de proceder e, a posição politica dos dois envolvidos depois na mesma empresa. 
https://www.airway.com.br/maior-aviao-ja-produzido-na-china-y-20-kunpeng-entra-em-servico/

Pronto, aqui um avião a contendo que se deveria adquirir para mandar os tais meios extraordinários cheios de falhas e incompletos para voos expedicionários.
Porque para meios de Soberania, não se vê a mesma preocupação. Mas podiam comprar fragatas a China depois também.

Esta mentalidade já me ...coiso um bocado. Por isso...siga. Venda-se
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20258
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1341/-3463
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2787 em: Maio 19, 2023, 09:33:04 am »
Fetiche para muita gente deve ser outra coisa e não um avião, mas ai voltávamos a outro assunto de gajas medalhadas.
Depois enquanto português, um brasileiro dizer que tenho um fetiche com um modelo de avião europeu, porque o acho superior ao brasileiro no aspecto em causa, a capacidade de transporte, só pode ser piada, ou daquelas situações que temos vindo a notar no dia a dia na sociedade de alguns se esticam fora do charco deles. Ai...para.

Mas para colaborar com os spunik.br e afins feitos a coisa, deixo aqui uma alternativa de um avião que se o Costa entender, em vender  a parte portuguesa da OGMA à China e assim até bate mais certo a maneira de pensar, de proceder e, a posição politica dos dois envolvidos depois na mesma empresa. 
https://www.airway.com.br/maior-aviao-ja-produzido-na-china-y-20-kunpeng-entra-em-servico/

Pronto, aqui um avião a contendo que se deveria adquirir para mandar os tais meios extraordinários cheios de falhas e incompletos para voos expedicionários.
Porque para meios de Soberania, não se vê a mesma preocupação. Mas podiam comprar fragatas a China depois também.

Esta mentalidade já me ...coiso um bocado. Por isso...siga. Venda-se

Quem falou em fetiche fui eu e da última vez que eu vi, sou 100% nacional.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Tikuna

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4049
  • Recebeu: 2628 vez(es)
  • Enviou: 2172 vez(es)
  • +5703/-2807
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2788 em: Maio 19, 2023, 11:08:32 am »
Fetiche para muita gente deve ser outra coisa e não um avião, mas ai voltávamos a outro assunto de gajas medalhadas.
Depois enquanto português, um brasileiro dizer que tenho um fetiche com um modelo de avião europeu, porque o acho superior ao brasileiro no aspecto em causa, a capacidade de transporte, só pode ser piada, ou daquelas situações que temos vindo a notar no dia a dia na sociedade de alguns se esticam fora do charco deles. Ai...para.

Mas para colaborar com os spunik.br e afins feitos a coisa, deixo aqui uma alternativa de um avião que se o Costa entender, em vender  a parte portuguesa da OGMA à China e assim até bate mais certo a maneira de pensar, de proceder e, a posição politica dos dois envolvidos depois na mesma empresa. 
https://www.airway.com.br/maior-aviao-ja-produzido-na-china-y-20-kunpeng-entra-em-servico/

Pronto, aqui um avião a contendo que se deveria adquirir para mandar os tais meios extraordinários cheios de falhas e incompletos para voos expedicionários.
Porque para meios de Soberania, não se vê a mesma preocupação. Mas podiam comprar fragatas a China depois também.

Esta mentalidade já me ...coiso um bocado. Por isso...siga. Venda-se

Quem falou em fetiche fui eu e da última vez que eu vi, sou 100% nacional.

Ok, estavam os dois comentários na mesma caixa de diálogos e troquei. Então sinto-me a vontade para perguntar se por acaso isso do fetiche se aplica também ao Kc e aos Tucanos?

Só que o pior é o que fica por fazer, ou adquirir, para a realidade nacional, depois de tanto interesse com dois produtos tão bem apadrinhados?
Não vi mais nada do tanto que falta e de muito menos despesa ou da mesma mas muito mais pertinente, ser tão apadrinhado. 
Isso é que é estranho.

Quando ao aparelho, vale o que vale para a sua capacidade. Pior não é que nenhum semelhante. Não é isso que está em causa.
Relativamente ao Tucano, pior, porque usando algumas das mesmas justificações da sua aquisição, com os helicópteros era melhor serviço pela versatilidade de funções e de teatros de operação.
Por isso, a insistência é apadrinhamento e sem duvida interesses, para além dos referentes as necessidades prementes das Forças Nacionais.

Queria ver usar a mesma justificação sobre ser feito cá e tecnologia blá blá, para o Alfeite.
Queria ver usar mais insistência da defesa da Soberania e das responsabilidades inerentes a nossa posição geográfica.
Queria ver gastar o mesmo e com a mesma vontade, onde aqui se tem falado de tantas faltas.

Aí até que não fazia julgamentos sobre padrinhos nem sobre onde se gasta tão facilmente e falta no essencial.
Por fim, não escondo que preferia ver equipamentos dos aliados, nomeadamente na Europa, a outros que até alinham num namoro com gente como a China e a Rússia. Já para não falar (afinal falo) do histórico de corrupção bilateral entre os intervenientes políticos.

Querem uma aliança desse tipo, aliem-se a empresas da Espanha. Afinal até temos bons produtos vindos de Espanha, como os Vantac e os C295 (mal aproveitados). E se calhar até se podia ter algo de parceira ao nível da construção naval
E não tenho nenhum fetiche pela Espanha, é apenas parte da península que ambos partilhamos. E também não tenho complexos de eles centenas de anos atrás terem sido corridos quando nos tentaram invadir e quando abancaram cá uns tempos por causa dessa coisa dos reinados. Deixo esse tipo de complexos para aqueles outros, que falam de nós e não se olham ao espelho e ao que tem feito e fazem, depois de nós.
« Última modificação: Maio 19, 2023, 11:35:51 am por Pescador »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2789 em: Maio 19, 2023, 11:23:24 am »
Daqui a uns anos dos 6 KC estão 3 a voar

Mas isso também pode acontecer com os A400M, e seriam ainda menos a voar.

Pelo menos durante os primeiros 12 anos isso não irá suceder
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.