SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)

  • 278 Respostas
  • 43482 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #195 em: Maio 11, 2023, 12:55:38 pm »
Novos caças F-39 Gripen chegam ao Brasil e voam para Anápolis (GO)


Citar
A Saab entregou hoje (09) dois novos caças Gripen E para a Força Aérea Brasileira (FAB). Os aviões chegaram ao Brasil na última sexta feira (05), em Santa Catarina, e voaram na data de hoje diretamente para a Base Aérea de Anápolis, responsável pela operação dos caças.

As aeronaves de matrículas FAB 4105 e FAB 4106 foram conduzidas pelos pilotos da FAB Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Perez e Major Abdon de Rezende Vasconcelos em um voo de aproximadamente 1h30min. Com estes, a Força Aérea Brasileira passa a contar com 6 caças Gripen E em operação.

A entrega acontece no mesmo dia em que Saab e Embraer inauguram a linha de produção dos caças no Brasil, registrando mais um grande marco para o Programa Gripen Brasileiro.

 :arrow: https://www.aereo.jor.br/2023/05/09/novos-cacas-f-39-gripen-chegam-ao-brasil-e-voam-para-anapolis-go/




 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #196 em: Maio 11, 2023, 01:10:21 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #197 em: Maio 11, 2023, 01:17:46 pm »
Linha de produção do F-39 Gripen é inaugurada no Brasil



Citar
A Saab e a Embraer inauguraram hoje (09) a linha de produção do caça Gripen E no Brasil na unidade de Gavião Peixoto (SP) da Embraer. Este é um importante marco do programa de transferência de tecnologia e no compromisso das empresas em trabalharem juntas em novas oportunidades de negócios.

O evento contou com a presença de autoridades civis e militares de alto escalão, bem como de representantes de diversos setores da sociedade brasileira. O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou da cerimônia juntamente com o Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, entre outros convidados importantes.

A inauguração da linha de montagem final, que é a única do Gripen E fora da Suécia, marca a entrega de uma das contribuições mais significativas para o ecossistema do caça no Brasil. Com o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design and Development Network – GDDN), o Centro de Ensaios em voo do Gripen (Gripen Flight Test Center – GFTC), e agora a linha de montagem, a fábrica da Embraer em Gavião Peixoto abriga os estágios de desenvolvimento, produção e testes da aeronave.

Desde a assinatura do contrato para o fornecimento de 36 caças, sendo 28 Gripen E (versão monoposto) e 8 Gripen F (versão biposto), à Força Aérea Brasileira, em 2014, a Saab e Embraer trabalham juntas no maior projeto de transferência de tecnologia em curso no país. Recentemente, com a assinatura do Memorando de Entendimento entre as empresas, a linha de produção também se tornou uma oportunidade para novos negócios.


“O início das operações da linha de produção do Gripen marca o nosso compromisso com a transferência de tecnologia e de conhecimento para a indústria brasileira. Aqui, produziremos 15 das 36 aeronaves atualmente contratadas pela Força Aérea Brasileira. O objetivo também é produzir aqui quaisquer pedidos futuros de Gripen para o Brasil, bem como de outros países. Queremos que o Brasil se torne um centro de exportação para a América Latina e, potencialmente, para outras regiões”, disse Micael Johansson, presidente e CEO da Saab.

“Celebramos hoje não só a inauguração da linha de produção do caça Gripen, mas o sucesso da colaboração entre a Saab e a Embraer, que se fortalece a cada dia com o objetivo comum de servir ao nosso cliente, a Força Aérea Brasileira. Desde o início a Embraer tem tido um papel relevante no programa Gripen, participando, por exemplo, do desenvolvimento da versão brasileira da aeronave biposto. Como uma evolução natural dessa relação, esperamos que em breve possamos juntos expandir nossos negócios em novos mercados”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

“O início da produção da aeronave F-39 Gripen no Brasil simboliza a concretização de um ambicioso projeto que se traduz em transferência de tecnologia, geração de empregos e o consequente desenvolvimento do setor aeroespacial do Brasil. Graças a uma sólida parceria entre a Força Aérea, Saab e Embraer, entramos agora no seleto grupo de países que detêm a capacidade de construir aeronaves supersônicas. Parabéns a todos os envolvidos!”, disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

A linha de produção na Embraer recebe as aeroestruturas dos caças produzidas na fábrica de Linköping, na Suécia e de São Bernardo do Campo (SP). Na linha de montagem o avião de combate será produzido com a junção dessas aeroestruturas, a instalação de cablagens, equipagem de vários sistemas, trem de pouso, aviônicos, equipamentos táticos, canopi, assento ejetável e motor. Depois que a montagem do caça é concluída, são realizados testes funcionais e de voos de produção para preparar a aeronave para a entrega final. A fábrica da Embraer será responsável pela produção de 15 caças Gripen E. As unidades montadas no Brasil serão entregues a partir de 2025.

Para adquirir as habilidades necessárias para a produção de caças supersônicos no Brasil, técnicos da Embraer realizaram treinamentos teóricos e práticos – os chamados on-the-job training – na Saab em Linköping. Lá, eles trabalharam lado a lado com funcionários suecos para produzir as aeronaves que já foram enviadas para o Brasil.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 19.000 funcionários, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.

No Brasil, a Saab mantém uma parceria de longo prazo e fornece diversas soluções avançadas, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.





DIVULGAÇÃO: Saab / MSL Group
 :arrow: https://www.aereo.jor.br/2023/05/09/linha-de-producao-do-f-39-gripen-e-inaugurada-no-brasil/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #198 em: Maio 11, 2023, 01:21:23 pm »
IMAGENS: Inauguração da linha de produção do caça F-39 Gripen no Brasil

Citar
Por Guilherme Poggio – Gavião Peixoto (SP)

Estamos na cerimônia de inauguração da linha de produção do caça F-39 Gripen na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Compareceram ao evento o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Defesa, José Múcio, o Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz e o CEO da Saab, Micael Johansson.

Das 36 unidades iniciais encomendadas pela Força Aérea Brasileira, 15 serão produzidas por engenheiros e técnicos brasileiros que passaram por treinamentos teóricos e práticos na sede da empresa sueca Saab, em Linköping.

A previsão é de que em 2027 o último caça seja entregue. Atualmente, quatro dos aviões já estão operacionais na Base Aérea de Anápolis (GO) e outros dois chegaram ao país na sexta-feira da semana passada.

Conforme o MoU assinado durante a LAAD 2023 no mês passado, foi dito que a Saab vai ajudar a Embraer a vender a aeronave multimissão KC-390 para o mundo e para a Força Aérea Sueca.

 :arrow: https://www.aereo.jor.br/2023/05/09/imagens-inauguracao-da-linha-de-producao-do-caca-f-39-gripen-no-brasil/







 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21056
  • Recebeu: 2511 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #199 em: Maio 11, 2023, 06:11:23 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #200 em: Maio 19, 2023, 03:36:12 pm »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21056
  • Recebeu: 2511 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #201 em: Maio 24, 2023, 07:17:12 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #202 em: Julho 11, 2023, 06:14:06 pm »
Saab conclui o treinamento operacional dos pilotos brasileiros para voar o Gripen


Citar
Os quatro últimos militares fizeram o Delta Conversion Training na Força Aérea Sueca que incluiu aulas teóricas, práticas e voos em simulador

A última turma que compõe o quadro dos pilotos operacionais responsáveis pela implantação do F-39 Gripen no 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), da Força Aérea Brasileira (FAB), concluiu em junho o Delta Conversion Training, um rigoroso treinamento realizado no Gripen Centre, na F 7 Wing em Såtenäs, região oeste da Suécia.

O curso, ministrado pelo Esquadrão Phoenix da Força Aérea Sueca, é dividido em duas etapas. O Conversion Training, com 11 semanas de duração e 50 voos por piloto, compreende a operação básica do caça tanto em missões solo quanto em formação nos períodos diurnos e noturnos. Já o Combat Readiness Training engloba 25 voos em aproximadamente nove semanas de duração onde são exploradas as capacidades de combate ar-ar do caça com o emprego dos mísseis, do canhão e da utilização da interface-homem máquina, um dos principais destaques do Gripen.

“O Esquadrão Phoenix é vocacionado para o treinamento de pilotos de Gripen e nós somos equipados da maneira adequada para isso, incluindo com simuladores de voo. Os pilotos brasileiros são muito bem treinados e chegam aqui com grande experiência operacional, tanto aqueles oriundos das unidades de F-5M quanto de AMX. Eles aprenderam muito rapidamente sobre o funcionamento do Gripen, como configurá-lo e voá-lo”, revelou o Major Richard Carlqvist, comandante do Esquadrão Phoenix.

O Gripen Centre funciona como hub para a formação dos pilotos que vão voar o Gripen, tanto das nações estrangeiras quanto da própria Força Aérea Sueca. Ao longo do curso, os alunos treinam no Gripen C/D, de um e dois assentos respectivamente. Mesmo sendo versão diferente dos caças adquiridos pelo Brasil, esse contato é fundamental, pois ajuda os pilotos na compreensão da filosofia dos sistemas, do seu modo de operação e de como funcionam os seus comandos de voo, tendo em vista a similaridade em alguns aspectos entre as aeronaves.


“Depois de adaptados ao Gripen C/D, na Suécia, nossos pilotos terão a sua conversão para o Gripen E realizada inteiramente no Brasil com os meios já disponíveis no 1º GDA, principalmente pelas estações de planejamento e dos simuladores de voo. Os cursos são realizados no âmbito do 1º GDA e ministrados pelos pilotos suecos já selecionados para permanecerem na Base Aérea de Anápolis na função de instrutores de voo e que, juntamente com os pilotos brasileiros, iniciaram a conversão e a implantação operacional do vetor”, explicou o Tenente-Coronel Aviador Gustavo de Oliveira Pascotto, comandante do 1º GDA.

O Programa Gripen Brasileiro envolve uma grande transferência de tecnologia entre Brasil e Suécia e a interação dos dois países é constante, gerando benefícios para ambos os envolvidos.

“A cooperação entre as forças aéreas da Suécia e do Brasil é muito boa e acontece em vários níveis. Nós recebemos os pilotos de caça brasileiros aqui em Såtenäs, mas nós também temos um grupo de suporte da nossa base que está em Anápolis ajudando a FAB na introdução em serviço do Gripen E. A cooperação e as conversas entre as equipes são muito boas”, disse o Coronel Adam Nelson, comandante da F 7 Wing.


Relembre os treinamentos

O Gripen Centre na F 7 Wing já recebeu 17 pilotos da FAB. O atual comandante do 1º GDA, o Tenente-Coronel Aviador Gustavo Pascotto, e o Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Fórneas foram os primeiros pilotos da FAB a realizarem o curso o Gripen C/D, ainda como capitães, em 2014. Na sequência, foi a vez de três pilotos de testes do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo da FAB, com o Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira, ainda no posto de major, tendo sido o primeiro brasileiro a voar o Gripen E, fechando agora com as três turmas de quatro pilotos operacionais cada.

FONTE: Saab
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #203 em: Julho 11, 2023, 06:18:53 pm »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #204 em: Agosto 23, 2023, 07:57:08 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #205 em: Novembro 17, 2023, 11:28:52 am »
Mais dois caças F-39 Gripen da FAB chegam em dezembro


Citar
Mais dois caças Saab F-39 Gripen destinados à Força Aérea Brasileira (FAB) chegarão em dezembro, segundo informações que circulam nas redes sociais. Os aviões devem embarcar em um navio em porto na Suécia no próximo final de semana.

Como aconteceu com as entregas anteriores, o navio desembarcará os caças no Porto de Navegantes (SC).

Com a chegada de mais dois F-39, a FAB terá 8 aviões operacionais (FAB 4101, FAB 4102,FAB 4103, FAB 4104, FAB 4105, FAB 4106, FAB 4107 e FAB 4108). O primeiro avião, FAB 4100, segue em GPX vinculado ao GFCT (Gripen Flight Test Centre), em Gavião Peixoto (SP).

Nas imagens, o F-39 Gripen em fotos recentes da Força Aérea Brasileira.

 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2023/11/15/mais-dois-cacas-f-39-gripen-da-fab-chegam-em-dezembro/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, MMaria

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21056
  • Recebeu: 2511 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #206 em: Novembro 21, 2023, 03:00:41 pm »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #207 em: Novembro 21, 2023, 05:24:00 pm »
 

*

MMaria

  • Membro
  • *
  • 214
  • Recebeu: 28 vez(es)
  • Enviou: 58 vez(es)
  • +20/-143
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #208 em: Dezembro 08, 2023, 03:12:44 pm »
Olas.

O navio com os Gripens FAB4107 e 4108 já está no Brasil, se seguir como nas chegadas anteriores até segunda-feira deverão estar em Anápolis.

Sds!
Don't feed the troll. Don't feed me, the troll.
 

*

MMaria

  • Membro
  • *
  • 214
  • Recebeu: 28 vez(es)
  • Enviou: 58 vez(es)
  • +20/-143
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #209 em: Dezembro 11, 2023, 05:08:38 pm »
Olas.

O navio com os Gripens FAB4107 e 4108 já está no Brasil, se seguir como nas chegadas anteriores até segunda-feira deverão estar em Anápolis.

Sds!

Olás.

Me auto cito, o navio está na costa de Sta. Catarina mas ao parecer ainda não aportou em Itajaí e uma dúvida entre os que acompanham assuntos de defesa no Brasil: pelo cronograma seria apenas um mais a receber este ano. Algumas notícias dizem que seria apenas o 4107 a chegar e o 4108, em fevereiro, mas parece certo que esses seriam os últimos mono postos 'suecos', os próximos serão Embraer.

Sds!
Don't feed the troll. Don't feed me, the troll.