Actividade Operacional/Exercícios

  • 417 Respostas
  • 74873 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6833
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #345 em: Maio 19, 2023, 03:46:46 pm »
Operação Munduruku III prepara militares para exercício combinado


Citar
Marabá (PA) – No dia 15 de maio, marcando o início da Operação Munduruku III, o 52º Batalhão de Infantaria de Selva realizou uma formatura de apronto operacional de sua Força Tarefa, sob coordenação da 23ª Brigada de Infantaria de Selva. A atividade é parte da preparação para o exercício CORE 23 (Combined Operation and Rotation Exercise).

A Força Tarefa foi composta por 387 militares, sendo 246 do Batalhão. Também compuseram o efetivo militares do 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva, do 23º Batalhão Logístico de Selva, da 23ª Companhia de Comunicações de Selva e da 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva. O apronto operacional foi presidido pelo General de Brigada Eduardo da Veiga Cabral, Comandante da 23ª Bda Inf Sl, que, juntamente com o Estado-Maior, fez a inspeção do efetivo e dos diversos materiais de emprego militar, tais como veículos, armamentos e material de apoio de saúde.

Fonte: Comando Militar do Norte








 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6833
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #346 em: Maio 19, 2023, 03:57:15 pm »
Em Roraima, Cavalaria Mecanizada realiza tiro com sistema REMAX


Citar
Boa Vista (RR) – Nos dias 3 e 4 de maio, o 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (12º Esqd C Mec) da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, realizou, de maneira pioneira no estado de Roraima, o tiro de instrução básico e correção em zero do Reparo Automatizado X (REMAX), da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média Sobre Rodas (VBTP-MSR), 6×6 Guarani. Na oportunidade a Seção de Instrução de Blindados do Esquadrão realizou o tiro com metralhadoras .50 com as sete viaturas equipadas com o sistema REMAX.

O sistema REMAX é uma estação de armas remotamente controlada que foi desenvolvida a partir dos requisitos do Exército Brasileiro por meio de uma parceria da ARES com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx). A REMAX suporta metralhadoras de calibre 7,62 mm e .50 e permite a pontaria em elevação e direção do armamento, a observação, o reconhecimento e a identificação de alvos durante o dia e a noite. Destaca-se a realização do tiro em movimento, possibilitado pela estabilização automática do reparo. A utilização desse material de emprego militar representa importante incremento da presença militar na Amazônia e, em especial, na defesa da fronteira norte do território brasileiro no contexto do Programa Forças Blindadas.


Forças Blindadas

O Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas tem por objetivos, dentre outros, obter viaturas blindadas sobre rodas e os sistemas de armas e comunicações, contribuindo para modernizar a Cavalaria Mecanizada (Cav Mec) e fomentar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação no País.

O Programa inclui a aquisição, desenvolvimento ou modernização de sistemas e materiais de emprego militar atualizados, como viaturas blindadas de combate, de reconhecimento, de transporte de pessoal e especiais, dotadas de sistemas de armas, comando e controle e equipamentos especiais, entregando capacidades como ação de choque, poder de fogo, proteção blindada, consciência situacional e mobilidade. O Programa visa ainda contribuir para a dissuasão extrarregional, para o desenvolvimento sustentável e a paz social e para implantar um novo e efetivo Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação no âmbito da Força.

Fonte: 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado


« Última modificação: Maio 19, 2023, 03:58:42 pm por Vitor Santos »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6833
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #347 em: Maio 26, 2023, 12:25:34 pm »
4ª Bda C Mec finaliza exercício de certificação da FORPRON


Citar
Dourados (MS) – No dia 18 de maio, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada Guaicurus, finalizou a última atividade no terreno no contexto da Simulação Viva.

Após a concentração dos meios e o apronto operacional da Força de Prontidão, nos dias 12 e 13 de maio, a Força-Tarefa Antonio João executou ações táticas similares ao combate, conhecidas como Problemas Militares Simulados (PMS), oportunidade em que cada fração pôde colocar em prática todas as instruções recebidas, desde a primeira fase da Certificação, a Simulação Virtual, que foi realizada no Centro de Adestramento Sul (CA-Sul), de 20 de março a 7 de abril.

Na segunda fase (Simulação Construtiva), de 1º a 5 de maio, o Estado-Maior da Brigada e suas Unidades planejaram e conduziram operações militares na carta topográfica e em sistemas de simulação.

A última fase da certificação da FORPRON (Simulação Viva) ocorreu na região de Bela Vista (MS) e Caracol (MS), com a finalidade de colocar em prática o que foi treinado virtualmente, com emprego de tropa na área do exercício, executando ações como retraimento sem pressão, retraimento com pressão, contra-ataque e evacuação de não combatentes.


Ressalta-se que, no dia 18 de maio, em um Posto de Observação próximo ao município de Caracol, o Comandante Militar do Oeste, General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, acompanhado do Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMO, General de Brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho, e do Comandante da 4ª brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Marcello Yoshida, observou o PMS Integrador, que foi um contra-ataque de desaferramento.

Prestigiaram também a atividade, o Prefeito de Caracol, Sr Carlos Humberto Pagliosa, a Prefeita de Jardim (MS), Sra Clediane Areco Matzenbacher, além de diversas autoridades e personalidades dos municípios da região.


O objetivo da certificação foi atestar o preparo das tropas para o ciclo de prontidão. Com a conclusão da certificação, a FORPRON da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada está apta a operar em missões reais de combate convencional, realizando operações ofensivas, defensivas e operações de cooperação e coordenação com agências, em qualquer parte do Território Nacional, como Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro.

 :arrow: https://cmo.eb.mil.br/index.php/publicacoes/3583-4-bda-c-mec-finaliza-exercicio-de-certificacao-da-forpron




 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6833
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #348 em: Maio 26, 2023, 12:27:46 pm »
Exercício de Simulação Viva - fase de Certificação da Força de Prontidão


Citar
Dourados (MS) – No período de 13 a 18 de maio de 2023, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec), representada pela Força-Tarefa do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado(10º RC Mec), Força-Tarefa Antonio João, realizou exercício de simulação viva da fase de certificação da Força de Prontidão (FORPRON), no contexto do Sistema de Prontidão (SISPRON) do Exército Brasileiro.

Para cada ciclo de prontidão, a 4ª Bda C Mec é submetida à metodologia do SISPRON, cujo período totaliza 16 meses, perfazendo três fases: preparação, certificação e prontidão.

Na fase de preparação, com duração de três meses, foram ministradas, à FT Antonio João,uma série de instruções de nivelamento, dentre as quais pode-se destacar a instrução de tiro com armamento individual e coletivo, reciclagem das instruções básicas (primeiros socorros, orientação e camuflagem) e adestramento tático da fração singular e integrada a um sistema de armas. Após o término desse período, as tropas ficaram aptas para a fase seguinte.

A fase de certificação é subdividida em três subfases. Na primeira subfase, as frações nível subunidade realizaram a Simulação Virtual no Centro de Adestramento Sul (CA-Sul). Esta atividade ocorreu no período de 20 de março a 7 de abril de 2023, quando as frações nível subunidade deslocaram-se para a guarnição de Santa Maria (RS) para aplicar os conhecimentos do seu emprego tático e suas táticas, técnicas e procedimentos em um ambiente virtual.

A segunda subfase ocorreu de 1º a 5 de maio, em Dourados e Santa Maria (RS), na área do Forte Guaicurus e no CA-SUL, respectivamente. Na ocasião, o Estado-Maior da Brigada e suas Unidades planejaram e conduziram operações militares.

O Exercício contou com a participação de efetivos das Organizações Militares da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, 6º Batalhão de Inteligência Militar e 3º Batalhão de Aviação do Exército. A direção do exercício ficou a cargo do Centro de Coordenação de Operações (CCOp) do Comando Militar do Oeste (CMO), com ampla utilização dos meios de comunicações do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON) e do Programa C2 em Combate, estabelecendo as ligações dos elementos executantes em Dourados, com o Centro de Adestramento Sul, em Santa Maria.

A terceira subfase iniciou no dia 13 de maio, com o Apronto Operacional de toda FT, a qual, no dia seguinte, iniciou um exercício no terreno, com a finalidade de colocar em prática o que foi treinado virtualmente. Este exercício ocorre na região de Bela Vista (MS) e Caracol (MS), com emprego de tropa na área do exercício, executando ações de adestramento como retraimento sem pressão, retraimento com pressão, contra-ataque e evacuação de não combatentes.

 :arrow:  https://cmo.eb.mil.br/index.php/publicacoes/3577-exercicio-de-simulacao-viva-fase-de-certificacao-da-forca-de-prontidao



 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6833
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #349 em: Maio 26, 2023, 12:32:54 pm »
4ª Bda Inf L Mth realiza Operação Guia 2023


Citar
Bom Jardim de Minas (MG) - Entre os dias 8 e 19 de maio de 2023, a 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth) realizou a Operação Guia 2023, exercício de adestramento dos Pelotões de Reconhecimento (Pel Rec) dos Batalhões de Infantaria da Brigada. Os Pel Rec têm por missão: assessorar Unidades (U) e Grandes Unidades (GU) na seleção da Faixa de Infiltração (F Infl), das vias de escalada dos obstáculos rochosos, nas Operações de Montanha (Op Mth); transpor obstáculos rochosos e equipar vias, utilizando Técnicas, Táticas e Procedimentos Operacionais (TTP) específicos de operações militares em montanha; conduzir ações de reconhecimento e vigilância, agregando capacidade de Inteligência, Reconhecimento, Vigilância e Aquisição de Alvos (IRVA); monitorar Regiões de Interesse para a Inteligência (RIPI) e Pontos de Decisão, difundindo oportunamente dados sobre a situação inimiga; conduzir operações de interdição, neutralização, eliminação, destruição, resgate, dentre outras, em alvos significativos; conduzir fogos terrestres e aéreos e realizar limitadas operações de segurança.

A Brigada de Montanha empregou 4 (quatro) Pel Rec, sendo 1 (um) de cada Batalhão de Infantaria: 10º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (10º BIL Mth), 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BI Mth), 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (12º BIL Mth) e 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (32º BIL Mth), e 1 (um) Pelotão de Exploradores do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (4º Esqd C Mec). A Brigada recebeu, ainda, o apoio de duas aeronaves, sendo 1 (uma) HM-1 Pantera e 1 (uma) HM-3 Cougar, ambas do 2º Batalhão de Aviação do Exército (2º BAVEx), com sede em Taubaté – SP, além de contar com a participação de 1 (um) Grupo de Reconhecimento e Vigilância do 6º Batalhão de Inteligência Militar (6º BIM), que tem sede em Campo Grande - MS.

 :arrow: https://cml.eb.mil.br/ultimas-noticias/3176-opera%C3%A7%C3%A3o-guia-2023.html








 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6833
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #350 em: Junho 03, 2023, 07:17:32 pm »
Sistema de alvos para carros de combate é inaugurado no Rio Grande do Sul


Citar
Rosário do Sul (RS) – Seis novos alvos do tipo pop-up foram inaugurados no Polígono de Tiro Tenente Lacerda para a revitalização da linha de tiro do Campo de Instrução Barão de São Borja, em Rosário do Sul. Nos próximos meses, serão instalados seis novos alvos fixos, além de uma segunda linha de alvos móveis. As melhorias visam aprimorar o treinamento e o poder de fogo dos carros de combate do Exército Brasileiro.

O sistema de alvos estáticos e móveis foi desenvolvido pela AEL Sistemas, empresa brasileira de tecnologia em defesa. A linha móvel é composta por um trilho de 140 metros, que possui um dispositivo comportando o alvo, que pode se movimentar com velocidade de até 30 km por hora. Para os alvos fixos, foram construídas novas bermas de proteção que comportam os dispositivos de elevação de alvos (pop-ups).

O funcionamento dos alvos é controlado por uma equipe de instrutores, treinados pela AEL Sistemas, que monitoram as atividades a partir da sala de direção, localizada na torre de observação da pista de tiro. Por meio de um software, os instrutores acionam a elevação e a movimentação dos alvos.

O 4º Regimento de Carros de Combate realizou uma demonstração do novo sistema a autoridades e técnicos presentes. O Comandante da 3ª Divisão de Exército, General de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, enfatizou a importância de somar capacidades com instituições parceiras para a superação de desafios. Já o Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, General de Brigada Ribeiro, destacou que as novas capacidades do estande tiro de tiro proporcionam às tropas blindadas e mecanizadas uma capacidade de adestramento de alto nível, oportunizando melhores condições de cumprirmos a missão de defender a Pátria.

Fonte: 3ª Divisão de Exército







 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6833
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #351 em: Junho 11, 2023, 08:29:14 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6833
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #352 em: Junho 11, 2023, 08:29:38 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6833
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #353 em: Junho 11, 2023, 08:30:20 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6833
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #354 em: Junho 16, 2023, 07:16:05 pm »
15ª Brigada de Infantaria Mecanizada conclui exercício de certificação de sua Força de Prontidão


Citar
Cascavel (PR) – A 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec) – Brigada Guarani, realizou no período de 7 a 14 de junho, nas cidades de Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Vera Cruz do Oeste, Ramilândia e Santa Helena, todas localizadas no oeste do Estado do Paraná, o exercício de “Simulação Viva”, que corresponde a última fase de certificação da Força de Prontidão (FORPRON) da Brigada.

Em 2023, a 15ª Bda Inf Mec está em seu 4º Ciclo de Prontidão e a Simulação Viva se constituiu em um treinamento em operações de marcha para o combate com ocupação de regiões de destino, ataque coordenado para isolamento de área e investimento em localidade. Todas as situações simuladas exigiram uma pronta resposta da tropa, que utilizou dispositivos de simulação tática para ampliar o realismo da atividade.

O exercício iniciou com uma formatura de apronto operacional na cidade de Cascavel, reunindo 1.500 militares e 250 viaturas de todas as organizações militares subordinadas à Brigada, mais os oficiais avaliadores do Centro de Adestramento Sul (CA-Sul) e os módulos de apoio do Comando de Defesa Antiaérea, 1º Batalhão de Guerra Eletrônica, Comando de Defesa Cibernética e 1º Batalhão de Inteligência Militar, além de aeronaves de asa rotativa e sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas.

Na oportunidade, o Comandante da 15ª Bda Inf Mec, General de Brigada Marcos Americo Vieira Pessôa, acompanhado de oficiais participantes do exercício, verificou o estado de prontidão da tropa e inspecionou o material de uso individual e coletivo.

Ao final do treinamento, a Brigada Guarani está certificada como Força de Prontidão do Exército Brasileiro, apta a atuar em qualquer cenário de emprego na Defesa da Pátria.

Fonte: 15ª Bda Inf Mec








 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6833
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #355 em: Junho 21, 2023, 06:35:25 pm »
Brigada Guarani é certificada como Força de Prontidão


Citar
A 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), a “Brigada Guarani”, realizou o exercício de Simulação Viva que corresponde à fase final de certificação de sua Força de Prontidão. Os militares realizaram uma série de treinamentos nas cidades de Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Vera Cruz do Oeste, Ramilândia e Santa Helena, no Estado do Paraná, entre os dias 7 e 14 de junho.

A Simulação Viva capacitação os militares a partir de uma situação hipotética de emprego real, que simula situações de combate que exigem uma pronta resposta da tropa.

O exercício teve início com uma formatura de apronto operacional na cidade de Cascavel, que reuniu cerca de 1.500 militares e 200 viaturas de todas as organizações militares subordinadas à Brigada Guarani. Também estiveram reunidos os oficiais avaliadores do Centro de Adestramento Sul.

Com a conclusão do exercício, a 15ª Bda Inf Mec  está certificada como Força de Prontidão (FORPRON) do Exército Brasileiro, apta a atuar em qualquer cenário de emprego na Defesa na Pátria.

 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/brigada-guarani-e-certificada-como-forca-de-prontidao/
Fonte: 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada






 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6833
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #356 em: Junho 27, 2023, 12:47:33 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6833
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #357 em: Junho 27, 2023, 12:49:51 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6833
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #358 em: Julho 04, 2023, 12:52:24 pm »
Brigada de Infantaria de Selva capacita sua Força de Prontidão no Estado do Pará


Citar
Belém (PA) – Durante todo o mês de junho, o Comando Militar do Norte (CMN) e o Centro de Adestramento Leste (CA-Leste) realizam o Exercício Força de Prontidão Operacional (FORPRON) para certificar a 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) como uma organização militar pronta para cumprir com a missão de defender e proteger o território nacional.

Na prática, para alcançar o nível desejado de eficiência operacional, os militares passaram por diversos exercícios teóricos e práticos em três fases de adestramento: construtiva, virtual e viva. "Agora estamos na fase mais importante que é vir ao terreno e verificar se todo o planejamento e simulação na carta, tiveram efetividade. Por fim, este exercício vai certificar, mais uma vez, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva como Força de Prontidão do Exército Brasileiro para estar apta para cumprir com a missão de defesa da Pátria em qualquer parte do território brasileiro", destacou o comandante de área, General de Brigada Veiga.

Alguns exercícios foram realizados bem próximos à população, como no bairro Cidade Nova, em Itupiranga, e ainda no terreno da Siderúrgica Sinobras, além de áreas de mata fechada na região, para simular o combate em ambiente de selva.

Para Alcione de Oliveira, coordenadora de habitação do bairro Cidade Nova, em Itupiranga, presenciar um treinamento do Exército de perto é satisfatório para todas as idades. “Está sendo muito legal para as crianças, elas estão eufóricas. E ainda é benéfico para as famílias porque nos passa um pouco mais de segurança”, destacou.

Para a criançada o adestramento é um show à parte e uma inspiração. “Quando eu crescer, quero ser igual a eles. Usar esta farda, esses equipamentos e defender as pessoas”, disse o Guilherme da Silva, de 10 anos, que seguia os militares em patrulha pelos quarteirões do bairro.

Estavam empregados mais de 1.600 militares, aproximadamente 120 viaturas terrestres, 29 embarcações e quatro helicópteros, sendo dois Jaguar e dois Pantera. A Certificação Força de Prontidão envolveu exercícios das tropas em ambiente de selva, com infiltrações pelos rios da Amazônia, pelo ar com as aeronaves, envolvendo resgate aeromóvel de feridos em confronto. De forma simulada, os militares agem de forma ofensiva e defensiva contra forças irregulares, colocando em prática todas as capacidades militares do Comando Militar do Norte. É importante destacar o Exército Brasileiro realiza os adestramentos dentro das normas de segurança, com a utilização de munição não letal.

Nesse contexto, ainda houve a participação da 26ª Brigada de Infantaria Paraquedista, sediada na cidade do Rio de Janeiro, que realizou a Operação Bumerangue de Selva Oriental, em Marabá (PA), empregando a Força Tarefa Santos Dumont e uma aeronave C95 Bandeirantes da FAB. Cerca de 200 paraquedistas realizaram salto no céu de Marabá.

As atividades da FORPRON fazem parte do Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre (SISPRON), criado para implantar uma metodologia única de preparação de grandes efetivos. O Sistema é encarregado de planejar, coordenar e controlar a manutenção do nível de adestramento denominado "preparação completa", disponibilizando tropas preparadas adequadamente nas mais variadas capacidades operativas da Força Terrestre.

Fonte: Comando Militar do Norte (CMN) e o Centro de Adestramento Leste (CA-Leste)












 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6833
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #359 em: Julho 07, 2023, 08:09:17 pm »