A330 MRTT para a FAP ?

  • 458 Respostas
  • 89461 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 20401
  • Recebeu: 6490 vez(es)
  • Enviou: 7300 vez(es)
  • +7845/-11627
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #450 em: Maio 20, 2024, 07:07:35 am »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6361
  • Recebeu: 6819 vez(es)
  • Enviou: 4619 vez(es)
  • +10139/-2792
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #451 em: Maio 20, 2024, 10:11:49 am »
Até o Portugal da América Latina... :mrgreen:


https://aeroin.net/argentina-deve-adquirir-avioes-tanque-kc-135-stratotanker-para-seus-futuros-cacas-f-16/?amp

Já tinha lido a semana passada e fiquei como tu. E pouco se importam se os Stratotanker tenham 50 ou 60 anos de serviço, ou já estejam no ossário do Arizona.

Aqui sempre houve vistas curtas (entenda-se, €€€), e a crónica pouca vontade de investir nas capacidades militares. Se por um lado é verdade que sendo nós membro da NATO teríamos teoricamente mais disponibilidade de "tankers", por outro estes não operam forçosamente onde nos poderia interessar mais, e é por isso que uma mais-valia como esta deveria ser considerada vital para quem possui como nós tamanha zona de responsabilidade para cobrir. Isto, claro, para além da capacidade de transporte estratégico que finalmente nos daria, e ser mais um "force multiplier" no seio da Aliança. Não podemos estar sempre a pedir sem dar nada em troca, e até aí seria precisa uma rutura com a antiga e atual cultura existente.

Este ano comemoram-se os 30 anos da chegadas dos primeiros F-16, e são 3 décadas sem reabastecedor. Anteriormente tínhamos o A-7P, cujo alcance era de facto considerável, mas apesar disso podia ter-se convertido pelo menos 1 dos 6 Hércules em KC-130; não se achou necessário. Um ou dois reabastecedores equipados com "flying boom" darão para reabastecer F-16M, futuramente ao que tudo indica F-35A e quiçá P-8A, dotarem a FAP de capacidade de transporte aéreo estratégico de duplo uso, auxiliar em catástrofes ou emergências, e ainda aumentar o número de aeronaves deste tipo ao serviço da NATO. E era o que devia ser feito, se no Restelo ou em São Bento houvesse alguém com o mínimo de massa cinzenta.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, NVF

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9325
  • Recebeu: 4640 vez(es)
  • Enviou: 815 vez(es)
  • +5245/-894
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #452 em: Maio 20, 2024, 02:08:12 pm »
E já me dava por contente se fosse adquirido apenas 1, que permitia entrar no consórcio MMF, e permitia criar condições para que este consórcio tivesse presença permanente em Portugal (Beja?) com 2/3 aeronaves, focadas em missões em África e no Atlântico.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 20401
  • Recebeu: 6490 vez(es)
  • Enviou: 7300 vez(es)
  • +7845/-11627
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #453 em: Maio 21, 2024, 08:51:24 am »
Eu quero é que África se f...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 22213
  • Recebeu: 3717 vez(es)
  • Enviou: 2612 vez(es)
  • +2117/-4144
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #454 em: Maio 21, 2024, 10:44:59 am »
Eu quero é que África se f...

Não te interessa controlar a fronteira marítima a sul?

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 5280
  • Recebeu: 3446 vez(es)
  • Enviou: 2909 vez(es)
  • +5924/-3519
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #455 em: Maio 21, 2024, 03:25:32 pm »
Eu quero é que África se f...

Não te interessa controlar a fronteira marítima a sul?



Será importante se não fosse só para os recolher e meter na fila para legalização. Daqui a nada vão busca-los lá nas praias de onde saem
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9325
  • Recebeu: 4640 vez(es)
  • Enviou: 815 vez(es)
  • +5245/-894
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #456 em: Maio 21, 2024, 04:38:52 pm »
Eu quando falo em África, é mesmo na perspectiva da NATO fazer sentido haver capacidade de reabastecimento aéreo para aeronaves da aliança, mais próximas do continente africano, e não ter o MMF centralizado na Holanda, que obviamente é demasiado longe.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1219
  • Recebeu: 220 vez(es)
  • Enviou: 69 vez(es)
  • +734/-1060
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #457 em: Agosto 23, 2024, 12:27:06 pm »

Podem encontrar na secção de FBO do site da NSPA o anúncio de uma Sole Source Award para a compra de MRTT.
Sole Source Award é a compra de um produto pela NSPA que considera haver um único fornecedor que cumpre os requisitos.
A leitura do texto do anúncio do SSA pode interessar a:

- Amantes do MRTT
- Interessados em o que (provavelmente) está a passar com o concurso (que nasce torto) do EP para Morteiros montados em um único veículo, estipulado pelo EP, concurso esse que foi alvo de protesto por um concorrente por limitação indevida de concorrência.
- Interessados em dizer merd@ aleatória



NOTIFICATION OF PLANNED SOLE SOURCE AWARD No. 24LTS001

NSPA intends to award a contract on a sole source basis to the company:
Airbus Defence and Space S.A.
Calle Aviocar 2, Getafe (Madrid) 28906 Spain
CAGE code 0117B
for the provision of:
Up to three (3) new Airbus A330 (CEO) Multi-Role Tanker Transport (MRTT) aircraft in NATO’s Multinational MRTT Fleet (MMF) configuration
NSPA believes this requirement can only be fulfilled on a sole source basis due to:
NSPA has procured ten (10) Airbus A330 MRTT for the NATO owned MMF, participated by member nations Belgium, Czech Republic, Germany, Luxembourg, Netherlands and Norway. These aircraft were initially procured on a sole source basis as the Airbus A330 MRTT was the only solution meeting the key capability requirements. As fleet commonality is mandated by the MMF Nations and is essential to provide an efficient and effective service these additional aircraft will also be procured on a sole source basis.
If you believe your firm is capable of fulfilling this requirement, you are invited to submit evidence of your demonstrated capability (proof of prior performance, etc.) to Senior Procurement Officer (SPO) juan-ramon.aviles-alcaraz@nspa.nato.int and source-file@nspa.nato.int, not later than 10 calendar days after the date of publication of this notification of planned sole source award. Evidence of demonstrated capability received after this date will not be considered.
NSPA will assess the evidence provided and will advise the firm of its determination, including rationale if not supported, after requesting further clarification if necessary. If the firm believes the determination is not justified and therefore unduly restricts competition, a formal complaint may be submitted to the SPO identified in determination notification with a copy to the NSPA Competition Advocate at competition.advocate@nspa.nato.int. This complaint must provide detailed justification to support the claim for unduly restricting competition.
If the Senior Procurement Officer is unable to resolve the complaint satisfactorily, the firm shall be so informed and the complaint shall be forwarded thereafter to the Competition Advocate for resolution.
The Competition Advocate will convene an independent Complaints Committee to evaluate the complaint and will endeavour to advise the complainant of the outcome, within fifteen (15) working days after the Committee has met. The decision of the Complaints Committee in such cases shall be final.
« Última modificação: Agosto 23, 2024, 12:27:47 pm por saabGripen »
 

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 694
  • Recebeu: 307 vez(es)
  • Enviou: 417 vez(es)
  • +47/-3
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #458 em: Outubro 03, 2024, 09:41:59 pm »
Pitch Black 2024 - An Airbus original documentary


Deixo aqui, porque entre outras, o A330-MRTT é uma das aeronaves presentes...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7