ForumDefesa.com

Conflitos => Conflitos do Presente => Tópico iniciado por: fgomes em Janeiro 28, 2006, 05:02:38 pm

Título: Palestinianos querem a paz?
Enviado por: fgomes em Janeiro 28, 2006, 05:02:38 pm
Depois da vitória do HAMAS por maioria absoluta, parece que só por milagre é que o processo de paz irá continuar. Entretanto alastra a desordem nos territórios palestinianos:

http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/20060128-Protestos+na+Palestina.htm

A ideia de estado palestiniano em teoria é muito boa, só que a sua realização                       práctica pode ser um desastre.
Título:
Enviado por: typhonman em Janeiro 28, 2006, 09:32:43 pm
o Tsahal trata do assunto.

Espero que o Ehud Olmert não se acanhe.
Título:
Enviado por: Pantera em Janeiro 29, 2006, 07:06:33 pm
Aquilo será tudo menos uma democracia.
no futuro só deus saberá o que se vai passar.é preciso ter muito cuidado com esta eleição,assim de repente vem me à cabeça a eleição de hitler,embora o contexto seja diferente
O hamas no poder e se calhar o irão no futuro com armas atómicas,é um cenário horrivel para o médio oriente e para o mundo.
A paz será um cenário muito dificil até porque com terroristas negociar é algo complicado.
Título:
Enviado por: Luso em Janeiro 29, 2006, 08:55:30 pm
Mas há quem pense em soluções inovadoras...

http://wip.warnerbros.com/lookingforcom ... eed=300000 (http://wip.warnerbros.com/lookingforcomedy/trailerplay.html?id=lookingforcomedy&type=windows&speed=300000)
Título:
Enviado por: Miguel em Janeiro 29, 2006, 11:14:12 pm
Isto vai ser a pior crise dos ultimos 40 anos.

O Hamas e o Irão juntos :evil:

Creio que vai derramar o sangue.


A Europa parece-me nesta crise um dinossauro, que anda a procura da ultima solução que nunca vai ter.

Infelizmente a unica possibiladade de resolver esta crise, vai ser o confronto.
Título:
Enviado por: Normando em Janeiro 31, 2006, 08:17:07 pm
Querem democracia no Médio Oriente? Aguentem-se com os resultados. Hamas com maioria absoluta na Assembleia Legislativa Palestiniana. Ismail Haniyeh, cabeça de lista do Hamas-Movimento de Resistência Islâmica às eleições legislativas do passado dia 25, vai ser convidado por Mahmud Abbas, Presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, a formar governo. Os palestinianos fartaram-se da pobreza, da insegurança, da incompetência, da corrupção e das promessas incumpridas. Também no Iraque os Xiitas ganharam as eleições legislativas, ainda que sem maioria absoluta.

De regresso à Palestina: Confusão Total! Vamos ter um Governo Palestiniano que se baseia numa ideologia de "guerra santa" e "destruição de Israel" como forma de instaurar um Estado Palestiniano Islâmico do Mediterrâneo até à Jordânia. Onde fica o processo de paz no meio disto tudo? Não se pode pedir a Israel para dar um primeiro passo de apaziguamento. O Quarteto já veio exigir ao Hamas para rever os seus objectivos (inscritos na Carta de 1988) e reconhecer Israel e os acordos já firmados entre Israel e a ANP (principalmente o de Oslo), sob pena de se cortar a ajuda financeira. Na minha opinião, a Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), enquanto instituição governativa legítima, depende muitíssimo do dinheiro europeu e americano. Mas o Hamas, que em breve se vai apoderar da ANP, tem as suas próprias fontes financeiras: as doações sauditas, iranianas, sírias, dos estados do Golfo, as contribuições de milhões de palestinianos por todo o mundo (diáspora) e as ajudas da Irmandade Muçulmana (Egipto) que esteve na sua génese. Ou seja, o Hamas não depende criticamente do dinheiro que vem da UE e dos EUA, logo não vai ceder por esta via. Por outro lado, a comunidade internacional não pode correr o risco de marginalizar a futura ANP, sob risco de o Hamas crescer em prestígio aos olhos dos muçulmanos e recrudescer a luta armada contra Israel. Deverão os países dadores induzir a "normalização democrática" do Hamas, tal como já sucedeu à OLP, que era um movimento terrorista e evoluiu para partido político e reconheceu Israel.

Depois temos o risco de, em Israel, a direita de Netanyahu ganhar nas eleições de Março. O Kadima perdeu a sua principal figura, Sharon, que vegeta numa cama de hospital e o PM interino é Olmert, um homem cinzentão, sem carisma e se passado militar (algo apreciado pelo eleitorado israelita). É que basta um ataque em Israel para os israelitas chegarem à conclusão que a ANP é, com o Hamas, uma entidade terrorista e votarem massivamente à direita (o que acontece quando a segurança de Israel está em perigo). Se assim acontecer, adeus processo de paz.

Também convém lembrar que, dentro dos orgãos políticos palestinianos, haverá que contar com Mahmus Abbas e a Fatah. Aquele é o presidente eleito e é, nos termos da constituição, o chefe supremo das forças de defesa e segurança palestinianas e a autoridade máxima em política externa (Israel, a UE e os EUA quererão que Abbas seja o seu interlocutor preferencial). A Fatah é um agregado de sub-grupos, muitos dos quais armados, habituada a estar no poder e previsivelmente a conviver mal com o papel de oposição democrática e construtiva. Já vimos desde o anúncio dos resultados eleitorais inúmeros incidentes armados entre gente do Hamas e da Fatah, assaltos a esquadras e ao parlamento, etc. É um ambiente de cortar à faca...

E o que fazer a dois exércitos (o do Hamas e o da Fatah)? Obviamente só há uma solução: formação de um exército único e fiel exclusivamente ao povo e à constituição. E ainda há que lidar com a Jihad Islâmica, a FPLP e com todas as organizações que promovem ataques em Israel.

São mais perguntas do que respostas. A ver vamos o que o futuro nos reserva...
Título:
Enviado por: Normando em Janeiro 31, 2006, 10:06:45 pm
A Carta do Hamas-Movimento de Resistência Islâmico de 1988 em:

http://www.chez.com/lenom/thehamas.htm (http://www.chez.com/lenom/thehamas.htm)

- Islamismo (o Corão é a Constituição do Hamas) e Islamização da região histórica da Palestina (instituição de um Estado Islâmico;
- Expulsão dos Judeus e destruição do Estado de Israel;
- Afirmação da luta armada (Jihad) como único meio para aqueles fins;
- Renúncia a qualquer iniciativa de negociação ou acordo de paz com Israel;
Título:
Enviado por: Luso em Janeiro 31, 2006, 10:13:16 pm
Pancada neles.
O voto não sacraliza tudo nem transforma a água em vinho.
Título:
Enviado por: NBSVieiraPT em Janeiro 31, 2006, 10:16:11 pm
O que o Normando acima escreveu... na minha opinião é exactamente o que o HAMAS irá tentar fazer.

Esta organização só tem uma única finalidade, destruir o estado de Israel.
E até o conseguirem não descansam!  :shock:
Título:
Enviado por: Luso em Janeiro 31, 2006, 10:27:06 pm
E depois há que fazer escolhas: ou barbudos feios como tudo ou as belas e indefesas israelitas. E tudo se torna simples (simbolicamente há muito de verdadeiro neste dilema simplório).
Título:
Enviado por: NBSVieiraPT em Janeiro 31, 2006, 10:34:13 pm
:nice:
Título:
Enviado por: Nuno Bento em Fevereiro 01, 2006, 12:37:07 am
Pois o Hamas realmente foi eleito democraticamente, mas se pensarmos na história o hitler tambem o foi,isso não lhe dá o direito de realizar terrorismo ou negar o direito a existencia do estado de israel, esses senhores antes de se candidatarem deviam decidir se querem ser terroristas ou politicos agoras as duas coisas juntas não pode ser.
Título:
Enviado por: Marauder em Junho 26, 2006, 10:04:54 am
Citar
Israel ameaça eliminar governo se soldado não for libertado
Israel «cuidará que o Governo do Hamas deixe de funcionar» se o soldado israelita raptado domingo num ataque palestiniano, não for libertado, avisou hoje um alto responsável da segurança israelita.

«Cuidaremos que o Governo do Hamas deixe de funcionar se o soldado raptado não nos for entregue com vida», disse o responsável, que não quis ser identificado.

A ameaça tinha sido formulada domingo, num encontro do chefe de serviços da segurança interna israelita (Shin Beth), Yuval Diskin, com o presidente da Autoridade Nacional palestiniana Mahmud Abbas, adiantou a fonte.

O soldado Gilad Shalit, 20 anos, foi raptado domingo por comandos palestinianos que entraram na base israelita de Telem, vizinha da Faixa de Gaza, através de um túnel de cerca de um quilómetro de largura e nove metros de profundidade.

Oito comandos do Hamas, dos Comités Populares da Resistência e do «Exército Islâmico», organização desconhecida, capturaram o soldado, mataram outros dois efectivos israelitas e feriram seis, antes de regressar ao seu território.

Diário Digital / Lusa

26-06-2006 8:44:00


de:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=233632 (http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=233632)

Isto promete...o Hamas esticou demasiado a corda desta vez...

É isso e o jornalista explicar como é que o tunel tem 1 quilómetro de largura????...
Título:
Enviado por: typhonman em Junho 26, 2006, 02:50:32 pm
Desta vez foi demais.

Espero que os dirigentes Palestinianos sejam abatidos. Não se admirem se virem os carros em que estes "bichos" seguem rebentados por um Hellfire2. :twisted:
Título:
Enviado por: Lightning em Junho 26, 2006, 07:24:19 pm
Citação de: "Typhonman"
Desta vez foi demais.

Espero que os dirigentes Palestinianos sejam abatidos. Não se admirem se virem os carros em que estes "bichos" seguem rebentados por um Hellfire2. :twisted:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fusers.tkk.fi%2F%7Ejtjanhun%2FMerMK3_03.jpg&hash=c6788829860d474cbe75f25d7e460a9b)
Título:
Enviado por: Yosy em Junho 27, 2006, 09:48:16 pm
^^^^ adoro esse CC.

O Hamas está a pedir festa e não vai ter practicamente ninguém ao seu lado se os israelitas deciderem dar-lhe uma lição, caso o soldado raptado não for entregue de boa saúde.
Título:
Enviado por: papatango em Junho 27, 2006, 11:34:49 pm
Só uma nota:
Pelos dados que recolhi, não houve Merkavas envolvidos nos ataques.
Israel perdeu um M-113 blindado, que estava vazio, e morreram dois ocupantes de um "Achzarit" que é um T-54/55 modificado.

Alguém tem alguma informação diferente ?
Título:
Enviado por: Marauder em Junho 28, 2006, 10:40:19 am
Isto vai aquecer ainda mais..

Porta-voz do Hamas defende sequestro de mais israelitas
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=233967 (http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=233967)

Ao que ontem o governo israelita ja tinha afirmado..
Um ministro israelita, membro do gabinete de segurança, afirmou hoje que Israel tem capacidade para raptar «metade do Governo palestiniano» dirigido pelo movimento radical Hamas, após o sequestro de um soldado israelita, domingo

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=233805 (http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=233805)


  E que não vão realizar trocas de prisioneiros..
Título:
Enviado por: Marauder em Junho 28, 2006, 10:49:16 am
Citação de: "papatango"
Só uma nota:
Pelos dados que recolhi, não houve Merkavas envolvidos nos ataques.
Israel perdeu um M-113 blindado, que estava vazio, e morreram dois ocupantes de um "Achzarit" que é um T-54/55 modificado.

Alguém tem alguma informação diferente ?


Mas...referente a esta acção dos palestinianos?

Nesta acção só sei que atacaram um posto fronteiriço...mas faz lógica..a destruição de M-113 vazio...dentro da base..

Merkava provavelmente foram depois em socorro. E com o piorar da situação tomaram posição ofensiva face à faixa de Gaza...para eventuais operações... :roll:
Título:
Enviado por: Yosy em Junho 28, 2006, 07:15:55 pm
Citação de: "papatango"
Só uma nota:
Pelos dados que recolhi, não houve Merkavas envolvidos nos ataques.
Israel perdeu um M-113 blindado, que estava vazio, e morreram dois ocupantes de um "Achzarit" que é um T-54/55 modificado.


O veículo em questão:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.israeli-weapons.com%2Fweapons%2Fvehicles%2Farmored_personnel_carriers%2Fachzarit%2Fachzarit6.jpg&hash=b2e852a6b74a479f3eccc362eb76c8b3)

Mais em: http://www.israeli-weapons.com/weapons/ ... zarit.html (http://www.israeli-weapons.com/weapons/vehicles/armored_personnel_carriers/achzarit/Achzarit.html)
Título:
Enviado por: Marauder em Junho 28, 2006, 08:18:18 pm
Citar
Aviões israelitas sobrevoam palácio presidencial sírio (act.)
Aviões das Forças Armadas Israelitas sobrevoaram esta quarta-feira o palácio do presidente sírio, Bashar al-Assad, no noroeste da Síria, anunciaram fontes militares de Telavive.

De acordo com um porta-voz que Exército hebraico, as aeronaves sobrevoaram «o palácio presidencial na cidade síria de Latakia a fim de enviar uma mensagem» de que Israel quer recuperar o soldado Gilad Shalit, raptado por homens armados na Faixa de Gaza no domingo.

Segundo a rádio pública israelita, quatro aviões sobrevoaram em baixa altitude o território sírio, porque «a liderança do Hamas esconde-se na Síria e o Governo sírio apoia o terrorismo da organização».

À passagem dos aviões de Telavive, as baterias anti-aéreas sírias foram accionadas, adiantou a televisão pública do país. De acordo com uma fonte não identificada citada pelo canal, a incursão aérea israelita foi considerada uma «acção hostil que constitui uma provocação inaceitável e injustificável», e foi assim repelida pela artilharia síria.

28-06-2006 20:03:57

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=234078 (http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=234078)

Isto está a começar a aquecer...

Entretanto já são 3 o numero de israelitas detidos pelos palestinianos..1 militar e 2 civis...

Talvez mais uma guerrita...
Título:
Enviado por: Azraael em Junho 28, 2006, 08:29:47 pm
Citação de: "Marauder"
E que não vão realizar trocas de prisioneiros..
O que so demonstra bom senso da parte do governo israelita...

Citação de: "Marauder"
Isto está a começar a aquecer...

Entretanto já são 3 o numero de israelitas detidos pelos palestinianos..1 militar e 2 civis...

Talvez mais uma guerrita...

Esperemos que seja como a dos "6 dias"... rapida e eficaz.
Título:
Enviado por: typhonman em Junho 28, 2006, 09:42:49 pm
Vamos ver os F16I F15I a rebentarem a força aérea da Siria. :lol:
Título:
Enviado por: fgomes em Junho 28, 2006, 09:59:27 pm
Um dos argumentos dos raptores do soldado israelita era que não estavam a  atacar civis. Agora com os raptos de 2 civis lá se vai o argumento. Raptar civis ou militares para exercer chantagem é completamente inaceitável.
Israel deve dar uma lição muito dura a estes tipos, senão os raptos e os lançamentos de mísseis sobre território israelita não vão parar.
Título:
Enviado por: Lightning em Junho 28, 2006, 10:48:38 pm
Citação de: "Azraael"
Esperemos que seja como a dos "6 dias"... rapida e eficaz.


6 dias??? Tanto tempo :lol:  :wink:
Título:
Enviado por: Marauder em Junho 30, 2006, 09:10:34 am
Citar
Hamas disposto a entrega condicionada do refém israelita
O movimento radical islâmico Hamas está disposto a alcançar um «acordo condicionado» para a entrega do soldado israelita raptado domingo «o mais rápido possível», assegurou o presidente egípcio, Hosni Mubarak.

Numa entrevista que publica sexta-feira o jornal Al Ahram, o chefe de Estado egípcio comentou, contudo, que ainda não se alcançou um acordo sobre este assunto com a parte israelita.

Segundo o diário, o presidente egípcio efectuou uma intensa ronda de chamadas telefónicas a diferentes líderes a fim de «alcançar rapidamente uma solução pacífica para o conflito entre Israel e a Palestina e em especial o problema do soldado sequestrado».

Mubarak manteve contactos com dirigentes do Hamas, cuja identidade não foi revelada, com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, com o primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, o presidente sírio, Bachar al-Assad e o presidente francês, Jack Chirac.

«Mubarak fez pessoalmente um duro esforço até às últimas horas (do dia) para evitar que ocorra uma catástrofe», assegura o diário.

Durante a sua conversa com o primeiro-ministro israelita, Mubarak solicitou a Olmert que aborde o assunto com tranquilidade e que «leve mais tempo para chegar a uma solução pacífica em relação ao caso do soldado», assegura o diário egípcio.

O presidente instou ainda os líderes do movimento islâmico a deixarem de tomar posições radicais e a assumirem as suas responsabilidades nos perigos e dificuldades que enfrenta actualmente o povo palestiniano.

Diário Digital / Lusa

29-06-2006 23:53:00


de:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=234275 (http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=234275)

Estes israelitas são do caneco.. :G-bigun:

A mostrar quem manda na zona...mas tem que ser...no seu caso, mostrar lado fraco só piora a situação dos ataques terroristas. Isso e o Hamas tem que perceber que não é com acções de comandos/milicias palestinianas que conseguem atinguir seus objectivos..

Cumprimentos

PS: e que o soldado regresse bem...não como o outro (ou os outros ?)na outra época..
Título:
Enviado por: Luso em Junho 30, 2006, 03:58:42 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fphotos1.blogger.com%2Fblogger%2F7327%2F2701%2F1600%2Fcox2.gif&hash=01a62d72bf982095c5c51fb956aa89e2)
Título:
Enviado por: Azraael em Junho 30, 2006, 08:30:27 pm
Citar
Primeiro-ministro palestiniano acusa Israel de querer "empreender uma guerra"


O primeiro-ministro palestiniano, Ismail Haniya, afirmou hoje que a ofensiva militar israelita contra Gaza e a Cisjordânia, que incluiu a detenção de vários dirigentes do seu movimento, não vai fazer cair o Governo do Hamas. Israel bombardeou um ministério palestiniano e ordenou a retirada dos vistos de residência a um ministro e a três deputados. Haniya acusa Israel de querer "empreender uma guerra".

Israel "pode assassinar dirigentes, deter ministros e deputados, mas a nossa bandeira não vai cair", afirmou Haniya. O líder palestiniano acusou Israel de estar a lançar "uma guerra aberta", após o fracasso da tentativa de libertação do soldado israelita capturado no passado domingo. Esta é a primeira declaração pública de Haniya após a operação "Chuva de Verão" lançada pelo Governo de Olmert.

A detenção de dezenas de dirigentes do Hamas na Cisjordânia, entre os quais dez ministros do Governo de Ismail Haniya e 20 dos 74 deputados do movimento islâmico, foi efectuada "segundo procedimentos legais comuns" e teve como alvos "pessoas suspeitas de terem perpetrado delitos", conclui Telavive. "A mão de Israel também vai chegar a Ismail Haniya", advertiu à rádio público o ministro da Segurança.

Para tentar resgatar o jovem refém, o Exército israelita realizou nos últimos dias várias operações militares nos territórios ocupados, bombardeando alvos estratégicos, como pontes e centrais eléctricas, e invadindo determinadas áreas da Faixa de Gaza.


http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1262659&idCanal=18


Primeiro raptam um soldado israelita (um acto de guerra) depois, queixam-se...
Título:
Enviado por: ricardonunes em Junho 30, 2006, 09:43:15 pm
E porque não dar um valente puxão de orelhas a estes dois agitadores, um deles porque tem as costas quentes com o ocidente, e voltar cada um para o seu lugar como ficou decidido em 1947.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg345.imageshack.us%2Fimg345%2F2782%2Fmap27db.th.png&hash=0bc5fb042a3232726cbfa1230c5dc685) (http://http)
Título:
Enviado por: Azraael em Junho 30, 2006, 09:57:44 pm
Citação de: "ricardonunes"
E porque não dar um valente puxão de orelhas a estes dois agitadores, um deles porque tem as costas quentes com o ocidente, e voltar cada um para o seu lugar como ficou decidido em 1947.

Porque as guerras tem consequencias, entre as quais, a perda de territorio?
Título:
Enviado por: ricardonunes em Junho 30, 2006, 10:14:15 pm
Citação de: "Azraael"
Citação de: "ricardonunes"
E porque não dar um valente puxão de orelhas a estes dois agitadores, um deles porque tem as costas quentes com o ocidente, e voltar cada um para o seu lugar como ficou decidido em 1947.
Porque as guerras tem consequencias, entre as quais, a perda de territorio?

Eu sei que as guerras tem consequencias, a perda de território é uma delas, mas andarem durante estes anos todos em conflito por m² de areia?
Ou é uma questão de demostração de força (raça, relegião)?
Qualquer que seja o motivo, julgo que:
- se não fosse o apoio dos ocidentais aos judeus, o conflito já estaria sanado.
- se não fosse o desprezo dos vizinhos (árabes) pelos palestinianos, o conflito não teria tomado tais porporções.

Não estou a defender nenhum deles, só a apontar o dedo a quem tem fumentado este conflito idiota.
Título:
Enviado por: Azraael em Junho 30, 2006, 11:03:46 pm
Citação de: "ricardonunes"
- se não fosse o apoio dos ocidentais aos judeus, o conflito já estaria sanado.
Os ocidentais tem todo o interesse em apoiar Israel... Um exemplo (mais ou menos) democratico naquela regiao da jeito..

Citação de: "ricardonunes"
- se não fosse o desprezo dos vizinhos (árabes) pelos palestinianos, o conflito não teria tomado tais porporções.

Os mesmos vizinhos que provocaram a guerra dos 6 dias?
Os mesmo vizinhos que abrigam e apoiam os terroristas do Hamas?
Título:
Enviado por: typhonman em Junho 30, 2006, 11:10:50 pm
Caro Azarel , Israel é uma democracia.
Título:
Enviado por: Azraael em Junho 30, 2006, 11:11:39 pm
Citação de: "Typhonman"
Caro Azarel , Israel é uma democracia.

Sim, dai o interesse que o Ocidente tem em apoia-los.
Título:
Enviado por: ricardonunes em Junho 30, 2006, 11:36:02 pm
Os acontecimentos da Guerra dos Seis dias.
Citar
A guerra dos 6 dias Descricao dos acontecimentos

Em Maio de 1967 exércitos árabes começaram a juntar forças ao longo das fronteiras de Israel. Ao mesmo tempo o General Gamal Abdel Nasser ordenou um bloqueio no Golfo de Aqaba. O primeiro passo para o desencadear da guerra deu-se a 7 de Abril de 1967 quando Israel lançou um ataque posições da artilharia e bases terroristas e Montes Golã. Durante a operação seis aviões sirios Mig foram abatidos pelos caças isrealitas que voavam em voo baixo sobre a capital da Síria ,Damasco. Esta provocação inflamou as tensões entre Árabes e Isrealitas. A União Soviética passou através dos seus serviços secretos informações ao governo sírio. Essas informações avisavam para uma invasão em massa do exército de Israel e que estavam a preparar para atacar. Não existem provas sobre isto mas a informação estava correcta, e ajudou a empurrar a Síria e o Egipto para a guerra. Por causa da sensação de ameaça à Síria, o Egipto trouxe para a crise um Pacto de Defesa em 1966. Contudo Nasser não foi perspicaz sobre uma guerra com Israel, ele tomou decisões que levavam a uma guerra fechada. A meio de Maio ele enviou tropas para o Deserto do Sinai e ordenou aos Capacetes Azuis da ONU para partirem.

Em resposta a esta acção e ao apoio sovético, o exército isrealita foi mobilizado e o Egipto, Síria e Jordânia declararam o Estado de Emergência. Em 22 de Maio Nasser fechou o Estreito de Tiran aos barcos de Israel, isolando a cidade potuária de Eliat. Esta mesma acção foi a causa da Guerra do Canal do Suez em 1956. Três dias mais tarde os exércitos do Egipto, Arábia Saudita, Iraque moveram-se para as fronteiras com Israel. Em 30 de Maio a Jordânia juntou-se ao Pacto Egipto-Síria, formando o Pacto de Defesa Árabe. Durante este período a imprensa árabe jogou um papel vital para a abertura das hostilidades. Jornais e Rádios passavam constantemente propaganda contra Israel. Isto tornou impossível aos líderes árabes a considerar o caminho da negociação e convenceu os isrealitas das suas reais intenções. Em 4 de Junho de 1967 Israel estava cercado por forças árabes que eram muito mais numerosas do que as suas. A Guerra estava iminente. -Confrontados com um ataque árabe iminente, os líderes militares de Israel e governo implementaram uma estratégia fantástica. Logo depois das 8:45 am do dia 5 de Junho lançaram um ataque aéreo preventivo contra as forças árabes. Este ataque aéreo, com o nome de código 'Moked' foi desenhado para destruir a Força Aérea do Egipto enquanto esta estava no solo. Em três horas a maioria dos aviões e bases estavam destruídas. Os caças isrealitas operavam continuamente apenas voltando para reabastecer de combustível e armamento em apenas sete minutos. No primeiro dia os árabes perderam mais de 400 aviões; Israel perdeu 19. Esses ataques aéreos deram aos isrealitas a superioridade aérea no resto da guerra.

De seguida, as forças terrestres de Israel deslocaram-se para a Península do Sinai e Faixa de Gaza onde cercaram as unidades egipcias.

A Guerra não era longe da frente leste de Israel. Israel enviou uma mensagem ao Rei Hussein da Jordânia para que ficasse fora do conflito. Mas na manhã do 5º dia, Nasser telefonou a Hussein encoranjando-o a lutar. Ele disse a Hussein que o Egipto tinha saído vitorioso no combate da manhã - uma ilusão que o público egipcio acreditava durante vários dias. Ás 11:00 de 5 de Junho tropas da Jordânia atacaram Israel a partir de Jerusálem com morteiros e artilharia. Com o controlo total doscéus, os caças isrealitas estavam livres para apoiar os tanques e tropas no terreno. Por causa disto os reforços árabes que enviados foram retardados o que permitiu em apenas 24 horas que os isrealitas tomassem grande parte da cidade aos jordanos. No terceiro dia da guerra, 7 de Junho, as forças jordanas foram empurradas para o West Bank atravessando o Rio Jordão. Israel tinha anexado todo o West Bank e Jerusalem, abrindo a velha cidade aos Judeus pela primeira vez em 2000 anos. A ONU conseguiu um acordo de cessar-fogo entre Israel e a Jordânia que entrou em vigor nessa tarde. Apos o cessar-fogo, o grande esforço das tropas de Israel e tanques foi dirigido contra as forças do Egipto no Deserto do Sinai e Faixa de Gaza. O IDF ( Força de Defesa de Israel) atacaram essas forças com três divisões de tanques, pára-quedistas e infantaria. Conscientes do facto que a guerra somente podia durar poucos dias e que era essencial uma victória rápida, os isrealitas concentraram todo o seu poder através das linhas egipcias no Deserto do Sinai. Em 8 de Junho, os isrealitas começaram o seu ataque no Deserto do Sinai. Sob a liderança do excêntrico General [Ariel Sharon] ( actualmente o Primeiro Ministro de Israel - 2005), empurraram os egipcios para o Canal do Suez. No final do dia, as forças isrealitas alcançaram o Canal do Suez e a sua artilharia continou a batalha ao longo da linha da frente enquanto a força aérea atacava as forças egipcias em retirada que tentavam recuar utilizando as poucas estradas não controladas. No final do dia os isrealitas controlavam toda a Península do Sinai e de seguida o Egito aceitou um cessar-fogo com Israel. Às primeiras horas do dia 8 de Junho os isrealitas tropedearam acidentalmente o navio de guerra americano USS Liberty ao largo da costa de Israel. Foi confundido como sendo um barco de tropas árabes, 34 americanos morreram. Com o Sinai sob controlo de Israel, Israel começou o seu assalto ás posições sírias nos Montes Golã no dia 9 de Junho. Foi uma ofensiva difícil devido ás bem entrincheiradas forças sírias e o terreno acidentado. Israel enviou uma brigada blindada para as linhas da frente enquanto a infantaria atacava as posições sírias. Depois de uma série de episódios, Israel ganhou o controlo dos Montes Golã. Ás 6:30pm do dia 10 de Junho a Síria retirou-se, e foi assinado o armistício. Era o fim da guerra nos campos de batalha. Mas alguns resultados se estenderam por anos posteriores... A Guerra dos Seis Dias foi uma grande derrota para os Estados Árabes. Eles perderam mais de metade do seu equipamento militar, e a Força Aérea da Jordânia foi completamente destruída. Os Árabes sofreram 18.000 baixas. Em contraste os isrealitas perderam 766 soldados.

No dia seguinte á conquista da Península do Sinai, o Presidente Nasser do Egipto resignou em desgraça e outros líderes árabes perderam popularidade. Contudo, esta derrota não mudou a atitude dos Estados Árabes em relação a Israel. Em Agosto de 1967 líderes árabes reuniram-se em Kartum e anunciaram uma mensagem de compromisso para o mundo: Não a negociações de paz e reconhecimento do Estado de Israel.

Os ganhos de Israel nesta guerra foram consideráveis. As suas fronteiras eram agora mais seguras e tinham ocupado os Montes Golã, a Cisjordânia ("West Bank") e a Península do Sinai. O controle de Jerusalém foi de considerável importância para o povo judeu por causa do valor histórico e religioso. Por acusa da guerra os Árabes Palestianos ficaram com um pesado fardo. O conflito criou 350.000 refugiados. A maioria partiu para a Jordânia, mas mais de 1.300.dos palestinos que ficaram na Cisjordânia e Faixa de Gaza permaceram sob o controle de Israel.

A guerra fez explodir o nacionalismo Palestiano. Organizações de guerrilheiros como a Al Fatah e partes da OLP realizam ataques contra alvos em Israel. Em Novembro de 1967 as Nações Unidas aprovam a Resolução 242. Que ordena a retirada de Israel dos territórios ocupados e a resolução do problema dos refugiados.

Israel não cumpriu a resolução para se retirar dos territórios ocupados e os líderes árabes em Kartum dizem que a Resolução 242 não é mais do que uma lista de desejos internacionais.

A guerra não resolveu muitos dos assuntos que começaram precisamente com ela, e em alguns casos aumentou o conflito Israel-Árabe. No entanto, alguns progressos nas negociações entre palestinos e o governo de Israel foram alcançados. Como parte dos Acordo de Paz de Oslo (1993), a Organização para a Libertação da Palestina (a partir de então, Autoridade Palestina) assumiu o controle da Faixa de Gaza e da cidade de Jericó em 1994; em 1995, de outras cidades na Cisjordânia também passaram para o controle da Autoridade Palestina.

De todo o modo, o conflito não foi solucionado. Os palestinos continuam reivindicando os os territórios ocupados por Israel e a criação de um Estado palestino. Grupos palestinos armados continuaram a empreeender atentados contra alvos militares e civis em Israel. Por sua vez, o governo israelende adotou uma ação militar de "ataques seletivos", matando líderes de grupos palestinos acusados de atos terroristas.
Título:
Enviado por: NVF em Julho 01, 2006, 01:29:11 am
Citação de: "Azraael"
Citação de: "ricardonunes"
E porque não dar um valente puxão de orelhas a estes dois agitadores, um deles porque tem as costas quentes com o ocidente, e voltar cada um para o seu lugar como ficou decidido em 1947.
Porque as guerras tem consequencias, entre as quais, a perda de territorio?


Como Olivenca?
Título:
Enviado por: Azraael em Julho 01, 2006, 01:32:27 am
Citação de: "NVF"
Citação de: "Azraael"
Citação de: "ricardonunes"
E porque não dar um valente puxão de orelhas a estes dois agitadores, um deles porque tem as costas quentes com o ocidente, e voltar cada um para o seu lugar como ficou decidido em 1947.
Porque as guerras tem consequencias, entre as quais, a perda de territorio?
Como Olivenca?

Por exemplo...
Título:
Enviado por: RedWarrior em Julho 05, 2006, 11:01:36 pm
Há aqui alguns comentários dignos de atrasados mentais  :evil:  :evil:
 Tenho pena que o Hamas não tenha sabido gerir a situação, isso tem a ver com a sua natureza sectária e prisioneira de ditames bíblicos. Penso que a sociedade merece mais do que isso, mas como se sabe, a religião é sempre uma boa maneira de manipular as massas. Como no caso dos Cartoons em que se sabe que quem empolou aquilo foram as altas individualidades muçulmanas.
 Existem boas pessoas em Israel é empenhadas no processo de paz ( não é o caso de Ehud Olmert, perante as atrocidades de Israel é de facto comico pôr-se o processo de paz em risco por causa de um soldado ) e existem também boas pessoas do lado Palestiniano que não me parece ser o caso do Hamas.
Título:
Enviado por: Azraael em Julho 05, 2006, 11:10:34 pm
Citação de: "RedWarrior"
Há aqui alguns comentários dignos de atrasados mentais  :evil:  :evil:
Dar o poder a terroristas tem destas coisas.

Citação de: "RedWarrior"
pôr-se o processo de paz em risco por causa de um soldado

Realmente... onde e' que ja se viu por a paz em risco por causa de um acto de guerra por parte do governo de um pais com o qual ja estas em conflicto... Ou sera que achas que um exercito nao deve proteger os seus soldados (especialmente qd o servico militar e' obrigatorio)? Ou achas que e' legitimo um governo raptar (e ameacar matar) um soldado estrangeiro? Tudo o que cair em cima do Hamas e' pouco...
Título:
Enviado por: Marauder em Julho 05, 2006, 11:33:02 pm
E que tal o Hamas aprender a negociar como a ETA ou o IRA, ou Gandhi?..é que pelas armas não vão chegar lá...

   Pessoalmente existe mta burrice de ambas as partes....palestinianos e israelitas...ninguém quer fazer concesões...mas assim de repente quebrar o status quo que se vivia e as negociações com acções como o rapto de soldados israelitas, sabendo já de antemão que Israel iria ter a reacção que teve é algo a meu ver negativo...

 É claro que se pode falar d prisioneiros que Israel tem (freedom fighters que usam formas terroristas para tentar seus objectivos...por alguma coisa também o IRA e a ETA são consideradas organizações terroristas)como uma das fontes de tais acções, mas..estarão os palestinianos a conseguir resultados com esta estratégia? Eu só vejo o continuar desta luta fraticida..

É a ideia que todas as formas de luta são válidas para lutar pela Palestina...no entanto situações como esta não melhoram a vida na Palestina...tal como a casmurriçe do Hamas em não recolhecer Israel como Estado quando a OLP já o fez à totil..
Título:
Enviado por: Yosy em Julho 06, 2006, 01:53:50 am
Citação de: "RedWarrior"
Há aqui alguns comentários dignos de atrasados mentais  :evil:  :cry:

Eu sabia que não era génio nenhum, mas agora parece que tenho a confirmação de que sou mesmo estúpido...

 :wink:
Título:
Enviado por: ricardonunes em Julho 06, 2006, 05:39:37 pm
Citar
Gaza: 1º soldado israelita morto, mais 17 palestinianos mortos

Milícias palestinianas mataram hoje um soldado israelita numa troca de tiros na cidade de Beit Lahiya, no norte da Faixa de Gaza, a primeira vítima mortal entre as fileiras hebraicas desde que começou a invasão do território, indicaram fontes militares citadas pelo jornal Haaretz.
O soldado foi atingido na cabeça por disparos de palestinianos que feriram outros dois militares.

Entretanto, pelo menos oito palestinianos morreram e outros 20 ficaram feridos quando um avião israelita disparou um míssil contra um grupo de militantes armados também em Beit Lahia.

No total, 17 palestinianos foram mortos só no dia de hoje durante a incursão isarelita no norte da Faixa de Gaza, destinada a acabar com os disparos de mísseis Qassam.

06-07-2006 17:36:55
 

Fonte: DD

Infelizmente isto está para durar, vamos lá ver qual o desfecho de mais um conflito inútil...
Título:
Enviado por: Azraael em Julho 06, 2006, 09:49:48 pm
Citar
Governo palestiniano ordena reacção das forças de segurança à ofensiva israelita

O ministro do Interior palestiniano, Said Siyyam, ordenou hoje às forças de segurança para que respondam à incursão militar israelita. A ordem foi dada no final do dia mais sangrento desde o início da ofensiva.

O dirigente do Hamas instruiu todas as forças de segurança para que cumpram “o seu dever moral e religioso de defender o povo e enfrentar a agressão e a cobardia da invasão sionista”.

Apesar de tutelar a pasta do Interior, Siyyam não controla a maioria dos serviços de segurança palestinianos, dominados pela Fatah e directamente dependentes do presidente Mahmoud Abbas.

Esta situação levou o Hamas a criar uma força paramilitar, composta quase na sua totalidade por elementos do seu braço armado, que terá já estado envolvida nos confrontos de hoje com o Exército israelita.

Testemunhas citadas pela AP, adiantam que milicianos ligados à Fatah participaram também nos confrontos, mas nessas zonas não foi detectada a presença de agentes uniformizados.

O ministro do Interior terá também declarado o estado de emergência na Faixa de Gaza, apesar de este ser um poder reservado ao presidente da Autoridade Palestiniana.

O Exército israelita, que desde ontem concentra as operações na cidade de Beit Lahya, no Norte da Faixa de Gaza, terá morto entre 13 a 17 palestinianos, de acordo com diferentes fontes citadas pelas agências internacionais.

Entre os mortos contam-se dois militantes do braço armado do Hamas, mas fontes palestinianas garantem que a maioria das vítimas são civis, uma versão que o Exército israelita contesta.

Em simultâneo, blindados israelitas reocuparam três antigos colonatos na região, numa movimentação aparentemente destinada a criar uma zona tampão no Norte da Faixa de Gaza, que impeça as milícias palestinianas a disparar “rockets” contra o seu território.

O Exército israelita confirmou, entretanto, a sua primeira baixa desde o início da incursão, no início da semana passada. Segundo um comunicado do Exército, o soldado foi morto em confrontos com grupos armados em Atrata, um dos bairros de Beit Lahya onde os tanques israelitas entraram.

A ofensiva de Israel, desencadeada após o sequestro de um militar, no passado dia 25, foi já condenada pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU, para quem a acção israelita representa uma grave violação da legalidade internacional.



http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1263307&idCanal=18
Título:
Enviado por: RedWarrior em Julho 08, 2006, 03:50:27 am
Citação de: "Azraael"
Dar o poder a terroristas tem destas coisas.
O Estado de Israel também é terrorista e não ninguém para os pôr num tribunal.

Citação de: "Azraael"
Realmente... onde e' que ja se viu por a paz em risco por causa de um acto de guerra
Se cada civil assassinado pelo Estado de Israel fosse considerado um acto de guerra...

Citação de: "Azraael"
Ou sera que achas que um exercito nao deve proteger os seus soldados (especialmente qd o servico militar e' obrigatorio)?
Eu sou contra o facto de ser obrigatório.
 
Citação de: "Azraael"
Ou achas que e' legitimo um governo raptar (e ameacar matar) um soldado estrangeiro?
É tão ilegítimo como alvejar crianças numa praia...talvez mais, por se tratar de um soldado.

Citação de: "Azraael"
Tudo o que cair em cima do Hamas e' pouco...

 Infelizmente não vai ser só o Hamas a levar com a brutalidade que se segue, vão ser como de costume, a maioria civis...
Título:
Enviado por: RedWarrior em Julho 08, 2006, 04:13:03 am
Citação de: "Marauder"
E que tal o Hamas aprender a negociar como a ETA ou o IRA, ou Gandhi?..é que pelas armas não vão chegar lá...
É complicado...todos sabemos como foi criado o Estado de Israel, pior é o facto de ser um Estado judaico que eu condeno como qualquer outro Estado que não saiba se separe da Igreja e onde não haja liberdade religiosa. Penso que a solução era um Estado laico e democrático ( mas pensar nisto é tamanha ingenuidade, é racionalidade a mais para quem está preso a ditames bíblicos...não vamos pedir nenhum judeu ou muçulmano que atravesse a estrada se no Torah ou no Alcorão está escrito para não a atravessar ).
 Não percebo porque é que se põem ao lado de Israel...um Estado democrático?? livre?? moderno?? Faz lembrar os judeus que não tinham plena cidadania em Portugal quando fugiam aos nazis porque não serem católicos...Afinal que ensinamentos é que o actual governo israelita aprendeu da segunda guerra mundial?? tolerância?? tolerância só para os que professam a religião do Estado...isto cheira muito a mofo...
 
Citação de: "Marauder"
freedom fighters que usam formas terroristas para tentar seus objectivos...por alguma coisa também o IRA e a ETA são consideradas organizações terroristas

 Isto se tomares o todo pela parte, tanto o IRA como a ETA tiveram acções contra civis assim como o Estado Espanhol e inglês. Mas a maioria das suas acções eram dirigidas dirigidas à RUC/UVF ( no caso do IRA ) e da Guarda Civil no caso da ETA. Tanto é assim que a ETA é o grupo armado que mais altas patentes militares eliminou na Europa.
 Numa guerra em que há duas facções em conflito, não se pode dizer que A é terrorista e B não.
Título:
Enviado por: Marauder em Julho 08, 2006, 10:15:36 am
Caro Redwarrior, não é obrigatório que esses estados sejam laicos, mas AJUDAVA IMENSO sim...é verdade...mas a probabilidade de Israel e Palestina serem laicos é como o Butão ser campeão do mundo de futebol.. :lol:

É verdade que os estados por vezes cometem actos terroristas, mas enquanto que estes os cometem muito irregularmente, por vezes por descuido/desinformação por vezes com mais intencionalidade, organizações terroristas sistematicamente visam actos contra civis. Nesse aspecto os exemplos que dei, ETA e IRA, eram mais cuidadosos, vitimas seleccionadas...não tão "civis" em comparação das vitimas em Israel. Mas quem fala das vítimas em Israel deve falar das vítimias da Palestina. E o estado israelita é democrático e moderno mas isso não impede de cometer actos terroristas...o seu "big brother" USofA também é a mesma situação. Assassinatos "a dedo", um pouco à medida da ETA, mas pronto, vive-se uma guerra não convencional em que ambas as partes lutam, mas enquanto que os israelitas normalmente tentam apenas liquidar lideres e milicianos palestinianos, já os palestinianos tem uma visão mais global..de que toda a vida humana israelita é desprezivel. Mas ambos os lados estão manchados de sangue...ainda me lembro do video do pai a tentar proteger o filho de uns..qué?..5 anos....que acabou por ser morto pelos israelitas.

Logo...estas negociações apoiadas em sangue levarão a algum lado? Até as guerras coloniais teriam sido evitadas com mais diálogo e compreensão dos lados. Mas tal como os movimentos separatistas expressavam sua vontade de serem livres atraves de combates, também o mesmo se passa com os palestinianos...mas no fim..não é o sangue derramado que resolverá o problema....mais...simplesmente o piora..

Realmente seria uma grande ajuda se os palestinianos e os israelitas se esqueçessem quem realmente são..

Israel deve abandonar os colonatos da palestina e regressar à fronteira de 67, ou com sorte e aprovação palestiniana, simplesmente manter a actual fronteira. Jerusalem capital de dois estados, com polícia municipal multi-étnica. Israel deve passar os prisioneiros palestinianos para mãos palestinianas, e estes devem os libertar à medida que esses combatentes vejam que já não ´há razões para continuar a lutar.....mas se ao menos tudo isto fosse tão facil como escrever no teclado..

Esperemos que haja paz um dia..
Título:
Enviado por: RedWarrior em Julho 08, 2006, 03:48:55 pm
Citação de: "Marauder"
Caro Redwarrior, não é obrigatório que esses estados sejam laicos, mas AJUDAVA IMENSO sim
É por isso que eu não percebo qual o apoio que Israel tem dos foristas, para mim Israel está ao nível da Arábia Saudita.

Citação de: "Marauder"
É verdade que os estados por vezes cometem actos terroristas, mas enquanto que estes os cometem muito irregularmente, por vezes por descuido/desinformação por vezes com mais intencionalidade, organizações terroristas sistematicamente visam actos contra civis.
Normalmente é exactamente ao contrário :P Os Estados que lutam contra grupos armados podem-se dar ao luxo de praticar mais actos terroristas do que os próprios grupos armados na segurança de saberem que a opinião pública não cai em cima deles pois aquilo é tudo abafado por uma máquina propagandística. Os grupos armados é que normalmente têm que ter mais cuidadinho com o que fazem, pois qualquer passo em falso e está logo tudo contra eles.
 Isto no País Basco é bem visível, a guarda civil pode queimar os testículos a um independentista ou violar a mulher de um suspeito etarra...mas nada disto chega aos ouvidos da opinião pública, nem mesmo os 700 presos políticos.
 Também não chegou aos ouvidos da opinião pública que Israel anda a treinar os Tigres de Libertação da Pátria Tâmil e o exército do Sri Lanka, ou seja, andam a treinar duas facções em conflito.  

Citação de: "Marauder"
já os palestinianos tem uma visão mais global..de que toda a vida humana israelita é desprezivel.
Nem todos...

Citação de: "Marauder"
Realmente seria uma grande ajuda se os palestinianos e os israelitas se esqueçessem quem realmente são..
Eles não têm que ser aquilo, nenhum ser humano nasce a odiar ninguém, aquilo é-lhes incutido.

Citação de: "Marauder"
mas se ao menos tudo isto fosse tão facil como escrever no teclado..

 Há muitos israelitas e palestinianos nessa luta. Estou-me a lembrar da iniciativa organizada pela esquerda israelita e Shimon Peres, em que Mourinho foi convidado a iniciar um torneio com equipas de jovens palestinianos e israelitas.
Título:
Enviado por: Azraael em Julho 08, 2006, 08:57:38 pm
Citação de: "RedWarrior"
O Estado de Israel também é terrorista e não ninguém para os pôr num tribunal.
E'?

Citação de: "RedWarrior"
Se cada civil assassinado pelo Estado de Israel fosse considerado um acto de guerra...
Terroristas nao sao civis... mas numa coisa tens razao, danos colaterais sao sempre de lamentar. So e' pena que quem usa civis como escudos humanos para se proteger nao se lembre disso.

Citação de: "RedWarrior"
Citação de: "Azraael"
Ou sera que achas que um exercito nao deve proteger os seus soldados (especialmente qd o servico militar e' obrigatorio)?
Eu sou contra o facto de ser obrigatório.
Eu tambem... mas isso nao altera a realidade dos factos.

Citação de: "RedWarrior"
Citação de: "Azraael"
Tudo o que cair em cima do Hamas e' pouco...
Infelizmente não vai ser só o Hamas a levar com a brutalidade que se segue, vão ser como de costume, a maioria civis...
Quem brinca com o fogo, queima-se... e quem elege terroristas para se fazer representar, nao se pode queixar de ser tratado como tal.

Citação de: "RedWarrior"
Numa guerra em que há duas facções em conflito, não se pode dizer que A é terrorista e B não.
Excepto quando um lado o e' e o outro nao... mas nesse caso tambem nao sera guerra, guerra pressupoe soldados de ambos os lados... E "freedom fighters" :lol: tao longe de merecer tal titulo.
Título:
Enviado por: NVF em Julho 08, 2006, 10:05:27 pm
Citação de: "Azraael"
Excepto quando um lado o e' e o outro nao... mas nesse caso tambem nao sera guerra, guerra pressupoe soldados de ambos os lados... E "freedom fighters" :mrgreen:
Título:
Enviado por: Azraael em Julho 08, 2006, 10:16:27 pm
Citar
Exacto, por isso e' que na Europa ocupada as tropas alemas exterminavam os resistentes - eram terroristas claro! O mesmo com os sovieticos no Afeganistao.
nao me parece de todo estranho que um exercito opte por eliminar quem lhe faz frente.

Citação de: "NVF"
Guerra so' e' guerra quando ha' exercitos de ambos os lados;
la nisso tens razao.

Citação de: "NVF"
resistentes sao terroristas;
Nem sempre...

Citação de: "NVF"
quando um pais e' invadido, o seu povo deve render-se.
Se quiser sobreviver... quem entra em combate, nao pode vir depois dizer que e' civil.

Citação de: "NVF"
As eleicoes so' sao validas nos paises ditos ocidentais; quando do "outro lado" um povo elege livremente os seus representantes nao conta; nao e' Democracia.
Os palestinianos tem toda a legitimidade em elegerem quem bem entendam... nao se podem e' queixar de serem responsabilizados pelas opcoes que esse governo toma.

Citação de: "NVF"
Espera la', ha' aqui algo que nao esta' bem...
Pois... fizeste algumas confusoes, mas eu ja as corrigi, nao te preocupes. :anjo:
Título:
Enviado por: Lightning em Julho 08, 2006, 10:20:48 pm
Citação de: "Azraael"
Citar
Citação de: "NVF"
Espera la', ha' aqui algo que nao esta' bem...
Pois... fizeste algumas confusoes, mas eu ja as corrigi, nao te preocupes. :rir:
ao menos não podem acusar o Azraael de não ter sentido de humor
 :G-Ok:
Título:
Enviado por: RedWarrior em Julho 08, 2006, 10:32:42 pm
Citação de: "Azraael"
Terroristas nao sao civis...
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fnewsimg.bbc.co.uk%2Fmedia%2Fimages%2F41747000%2Fjpg%2F_41747646_injured_ap203bo.jpg&hash=ec53000c50d69a0fc5fa87d528f9d152)

 olha aí os terroristas...a servir de escudo humano numa...praia.

Citação de: "Azraael"
Eu tambem... mas isso nao altera a realidade dos factos.
Altera sim, porque deixa de fazer sentido essa colocação de argumentos pró-israelitas. O Estado israelita não é democrático nem moderno, é apenas uma vergonha para a comunidade judaica a nível mundial.
 
Citação de: "Azraael"
Quem brinca com o fogo, queima-se... e quem elege terroristas para se fazer representar, nao se pode queixar de ser tratado como tal.
Para alem de nem todos os civis serem apoiantes do hamas, estás a dizer que é legítimo atacar civis porque eles representam o eleitorado que deu a vitória ao Hamas??

Citação de: "Azraael"
Excepto quando um lado o e' e o outro nao
Então no caso basco e irlandês...são todos terroristas, tendo em conta que não existe uma única facção que não tenha as mão manchadas de sangue de civis.

Citação de: "Azraael"
mas nesse caso tambem nao sera guerra, guerra pressupoe soldados de ambos os lados
Sim, e há soldados dos dois lados...daí se chamar uma guerra. Apesar de uma facção estar claramente em desvantagem e é obrigada a usar tácticas de guerrilha.

Citação de: "Azraael"
E "freedom fighters" :lol: tao longe de merecer tal titulo.

 Não, já mereceram o título há muitas décadas atrás. O IRA actual vem da linha da facção que se opôs ao tratado que dividiu a Irlanda. As tácticas actuais de guerrilha são as mesmas que puseram David Lloyd George sob pressão e que o obrigaram a ceder ( caso contrário hoje não existia Irlanda ). Durante as negociações os "terroristas" chegaram a ter 72000 homens, e a facção que concordou com o tratado é o actual exército irlandês...mas para todos os efeitos, segundo a visão do Azraael, são todos terroristas...
 Já a ETA é uma organização "terrorista" cuja unica exigência que faz é...um referendo sobre a independência do País Basco e entregam as armas seja qual fôr o seu resultado...mas claro que nada disto importa...são terroristas...
Título:
Enviado por: Azraael em Julho 08, 2006, 10:44:22 pm
Citação de: "RedWarrior"
olha aí os terroristas...a servir de escudo humano numa...praia.
Danos colaterais acontencem...

 
Citação de: "RedWarrior"
O Estado israelita não é democrático nem moderno, é apenas uma vergonha para a comunidade judaica a nível mundial.
Sao uma vergonha tao grande que esta sempre os apoiou...
 
Citação de: "RedWarrior"
Estás a dizer que é legítimo atacar civis porque eles representam o eleitorado que deu a vitória ao Hamas??
Nao.. tou a dizer que se o governo que eu elegi declara guerra (como alias ja sabia que o fariam) a um pais nao me posso queixar de ser apanhado no meio.

Citação de: "RedWarrior"
Então no caso basco e irlandês...são todos terroristas, tendo em conta que não existe uma única facção que não tenha as mão manchadas de sangue de civis.
Tirando o pormenor de um lado tentar evitar o numero de vitimas civis e o outro tentar maximiza-las...

Citação de: "RedWarrior"
Sim, e há soldados dos dois lados...daí se chamar uma guerra. Apesar de uma facção estar claramente em desvantagem e é obrigada a usar tácticas de guerrilha.
Terroristas nao sao soldados... e se fosse soldado sentir-me-ia ofendido com tal comparacao.

Citação de: "RedWarrior"
Durante as negociações os "terroristas" chegaram a ter 72000 homens, e a facção que concordou com o tratado é o actual exército irlandês...mas para todos os efeitos, segundo a visão do Azraael, são todos terroristas...
Nao e' por o governo britanico ter sido fraco que eles deixam de ser terroristas...

Citação de: "RedWarrior"
Já a ETA é uma organização "terrorista" cuja unica exigência que faz é...um referendo sobre a independência do País Basco e entregam as armas seja qual fôr o seu resultado...mas claro que nada disto importa...são terroristas...
Podem exigir o que quiserem... e nao tenho duvidas que existem formas legais de pedir um referendo acerca de qq coisa.  Nao podem e' matar policias, politicos, civis, etc... destruir propriedade alheia, criar o panico, etc.. para tentarem conseguir objectivos politicos. E' isso que faz deles terroristas.

Voltando a questao inicial (posso discutir a ETA e o IRA noutro topic se preferires), nao tenho qq duvida que Israel tem legitimidade de reagir como reagiu a uma declaracao implicita de guerra por parte de um estado soberano. Por acaso gostava de ver quais seriam as reaccoes aqui no forum se fosse Espanha (ou qq outro pais) a raptar um soldado Portugues...
Título:
Enviado por: ricardonunes em Julho 08, 2006, 10:57:09 pm
Aos Sr. Azraael, RedWarrior, NVF, entendidos nestas coisas de conflitos, guerrilhas e afins, pergunto-lhes, já cheiraram carne Humana em putrefacção?
Título:
Enviado por: RedWarrior em Julho 08, 2006, 11:07:34 pm
Citação de: "Azraael"
Danos colaterais acontencem...
...e tasse bem :evil:  :evil:  :roll: ).
 
 Se eu fosse Primeiro Ministro e precisasse de encobrir uma trapaceira numa conferência de imprensa, tinha que te ir buscar.
Título:
Enviado por: RedWarrior em Julho 08, 2006, 11:12:54 pm
Citação de: "ricardonunes"
Aos Sr. Azraael, RedWarrior, NVF, entendidos nestas coisas de conflitos, guerrilhas e afins, pergunto-lhes, já cheiraram carne Humana em putrefacção?

 Não e espero nunca vir a cheirar...mas pelos vistos, há aqui muitos foristas que parece que já cheiraram e gostaram tanto que estão à espera ver mais uns quantos caídos para saciar as narinas.
Título:
Enviado por: Azraael em Julho 08, 2006, 11:19:55 pm
Citação de: "RedWarrior"
Citação de: "Azraael"
Sao uma vergonha tao grande que esta sempre os apoiou...
Existem muitos judeus que são anti-sionistas e que vivem em Estados realmente livres e laicos, e que defendem esses mesmos modelos.
Tambem existem portugueses que defendem o neo-nazismo...

Citação de: "RedWarrior"
Citação de: "Azraael"
Tirando o pormenor de um lado tentar evitar o numero de vitimas civis e o outro tentar maximiza-las...
O exemplo mais simples que te posso dar é que no caso da ETA, esta matou muito mais militares que civis... ao contrário da Guarda Civil que matou muito mais civis do que etarras.
Tirando o pormenor dos militares nada terem a ver com a questao... e da Guarda Civil nao ter nenhuma forma simples de distinguir Etarras de civis... Nao sei se sabes, mas soldados e policias usam fardas.

Citação de: "RedWarrior"
Citação de: "Azraael"
Terroristas nao sao soldados... e se fosse soldado sentir-me-ia ofendido com tal comparacao.
E terroristas há em todo o lado, seja no exército, nas chefias, assim como nestes grupos de guerrilha.
Sem duvida... no exercito sao uma minoria vestigial, nos grupos de "freedom fighters" :roll: ).[/quote] Duvido que um referendo em Espanha desse a independencia ao pais basco. E por sinal acho que o governo espanhol devia anunciar um referendo para 2 anos apos a entrega do ultimo Etarra a justica.

Citação de: "RedWarrior"
Se eu fosse Primeiro Ministro e precisasse de encobrir uma trapaceira numa conferência de imprensa, tinha que te ir buscar.
Lamento, mas so digo a verdade... Apesar que o ordenado de assessor de imprensa e respectivas regalias dariam o seu jeito.

Citação de: "ricardonunes"
Aos Sr. Azraael, RedWarrior, NVF, entendidos nestas coisas de conflitos, guerrilhas e afins, pergunto-lhes, já cheiraram carne Humana em putrefacção?
Por acaso nao... mas tambem nao tenho um sentido do olfacto particularmente apurado. E ja agora... que tem isto a ver com a discussao em curso?
Título:
Enviado por: ricardonunes em Julho 08, 2006, 11:42:12 pm
Sr. Azraael, tem tudo.
Caso já tivesse sentido esse cheiro imundo, talvez pensasse duas vezes antes de escrever sobre um tema tão melindroso.
Ao Sr. RedWarrior, foi a primeira vez que concordo com as suas palavras.
Título:
Enviado por: RedWarrior em Julho 09, 2006, 12:07:01 am
Citação de: "Azraael"
Tambem existem portugueses que defendem o neo-nazismo...
...assim como existem portugueses que são atrasados mentais ( não se pode ter tudo ). Mas o pormenor que queria referir era que não se pode defender um Estado onde não existe liberdade religiosa.

Citação de: "Azraael"
Tirando o pormenor dos militares nada terem a ver com a questao
Errado, aquele contingente militar que está no País Basco sabe muito bem aquilo que lá está a fazer...e só vai para lá quem quere.

Citação de: "Azraael"
e da Guarda Civil nao ter nenhuma forma simples de distinguir Etarras de civis
Aqui concordo contigo, embora muitos etarras estejam identificados e andem e monte, é muito mais complicado à guarda civil identificá-los do que aos etarras identificar a guarda civil.

Citação de: "Azraael"
Nao sei se sabes, mas soldados e policias usam fardas.
Cada vez menos :lol: sao 100%...[/quote]
 eh eh eh...

Citação de: "Azraael"
Se nao tivessesm recorrido ao terrorismo se calhar as coisas tinham-lhes corrido melhor.
Esse argumento é muito falacioso, é como dizeres a um exército para parar a luta quando o outro a continua. Penso que tanto o Estado Espanhol e a ETA devem desmobilizar e dar lugar a um referendo.
   
Citação de: "Azraael"
Partidos que apoiam terroristas nao tem lugar numa democracia.
Nesse caso porque é que o PSOE e o PP não estão ilegalizados?
 
Citação de: "Azraael"
Duvido que um referendo em Espanha desse a independencia ao pais basco. E por sinal acho que o governo espanhol devia anunciar um referendo para 2 anos apos a entrega do ultimo Etarra a justica.

 Não estou a par das últimas negociações...mas isso parece-me muito complicado de fazer na prática.
Título:
Enviado por: Azraael em Julho 09, 2006, 12:15:16 am
Citação de: "RedWarrior"
Citação de: "Azraael"
Tambem existem portugueses que defendem o neo-nazismo...
...assim como existem portugueses que são atrasados mentais ( não se pode ter tudo ). Mas o pormenor que queria referir era que não se pode defender um Estado onde não existe liberdade religiosa.

Citar
The Declaration of the Establishment of the State of Israel (1948) guarantees freedom of religion for all. Each religious community is free, by law and in practice, to exercise its faith, to observe its holidays and weekly day of rest and to administer its internal affairs. Each has its own religious council and courts, recognized by law and with jurisdiction over all religious affairs and matters of personal status such as marriage and divorce. Each has its own unique places of worship, with traditional rituals and special architectural features developed over the centuries.

http://www.israel-mfa.gov.il/mfa/facts%20about%20israel/people/society-%20religious%20freedom

Citação de: "RedWarrior"
Citação de: "Azraael"
Tirando o pormenor dos militares nada terem a ver com a questao
Errado, aquele contingente militar que está no País Basco sabe muito bem aquilo que lá está a fazer...e só vai para lá quem quere.
Que seja... continuam a nao ser eles os responsaveis pela situacao basca, nem sao eles que  a podem alterar.

Citação de: "RedWarrior"
Citação de: "Azraael"
Nao sei se sabes, mas soldados e policias usam fardas.
Cada vez menos :wink: hoje em dia muitas das informações são adquiridas e operações são feitas por infiltrados e agentes à paisana.
Servicos de informacoes sao nao soldados...

Citação de: "RedWarrior"
Citação de: "Azraael"
Se nao tivessesm recorrido ao terrorismo se calhar as coisas tinham-lhes corrido melhor.
Esse argumento é muito falacioso, é como dizeres a um exército para parar a luta quando o outro a continua. Penso que tanto o Estado Espanhol e a ETA devem desmobilizar e dar lugar a um referendo.
Muito pelo contrario... o que estou a dizer e' que se a ETA nunca tivesse existido, se calhar o referendo ja teria ocorrido. E, a meu ver, um referendo e' impensavel antes da dissolucao da ETA... mas parece-me que nos estamos a afastar demasiado do tema original do topic.
   
Citação de: "RedWarrior"
Citação de: "Azraael"
Partidos que apoiam terroristas nao tem lugar numa democracia.
Nesse caso porque é que o PSOE e o PP não estão ilegalizados?
Porque nao apoiam o terrorismo.
 
Citação de: "RedWarrior"
Citação de: "Azraael"
Duvido que um referendo em Espanha desse a independencia ao pais basco. E por sinal acho que o governo espanhol devia anunciar um referendo para 2 anos apos a entrega do ultimo Etarra a justica.
Não estou a par das últimas negociações...mas isso parece-me muito complicado de fazer na prática.
Acredito que sim... os Etarras nao sao homens o suficiente para assumirem as consequencias dos proprios actos. Mas seria uma boa maneira de virar a opiniao publica contra eles, tornando-os o unico impedimento a realizacao do referendo.
Título:
Enviado por: ricardonunes em Julho 09, 2006, 09:21:45 am
Citar
Tuesday 04 July 2006, 21:56 Makka Time, 18:56 GMT    


Out of sight of the international press pack, a bid to resolve the Gaza crisis, involving a dialogue between a Jewish religious leader and Hamas representatives, continues and is well advanced.



"I'm talking to Hamas representatives every day," a weary sounding Menachem Froman told me by telephone from the West Bank settlement of Tekoa, where he lives and works as a rabbi. "We have had a lot of meetings and I have just spoken to an aide of my prime minister about this."

But Tel Aviv's interest in a negotiated end to the standoff is far from assured.

The day before the tanks rolled into Gaza, Froman had been due to launch an extraordinary peace initiative at a news conference in Jerusalem with Muhamed Abu Tir, the Hamas MP, Khaled Abu Arafa, the Palestinian minister for Jerusalem, and three Israeli rabbis.

The panel was to have made a collective call for the release of Corporal Gilad Shalit, the beginning of a process to release all Palestinian prisoners and the immediate start of negotiations with Hamas on the framework for a peace deal based on 1967 borders.

They would also have announced that Jewish and Muslim religious leaders could achieve peace where Israel's politicians had failed.  

But the response from Israel's security establishment was crushing.

Stymied

Hours before the meeting was due to start, the Shin Bet detained Abu Tir and Abu Arafa and warned them not to attend the meeting. The news conference’s organisers were forced to contact the other rabbis - who were already on the road to Jerusalem - and tell them not to come.

 
Instead of a triumphant statement of mutual respect and dialogue, a subdued and gently defiant three-man panel fended off aggressive questioning from an unruly Israeli press pack.

As Yitzhak Frankenthal, whose son was killed by Hamas in 1994, said that the Palestinians had been pushed into the kidnapping by an inhuman occupation, one journalist jumped up and down shouting: "Should someone who murdered your son be freed?"

Frankenthal responded with dignity: "It would be the easiest thing in the world for me to say that they are terrorists and we must fight them.

"But in the eyes of the Palestinians, they are liberators. We need to understand that it is the obligation of the Palestinians, as it is the obligation of every other nation, to fight for their liberation. The time has come for reconciliation, and the only way to achieve that is to talk."

Talking, however, requires a partner.

Kidnapped

Two days after the news conference, Abu Tir and Abu Arafa were kidnapped by Israeli forces, along with a third of the Hamas cabinet. Four days later, Israel revoked both men's citizenship and residency rights in Jerusalem. As the Jerusalem Post headline put it: Shin Bet foils Hamas-Jewish meeting.

An even more accurate headline might have been the one Israel National Radio's Arutz Sheva website ran a few days later, pertaining to another story: The peace process is a bigger danger than Hamas.

In this opinion piece, Ted Belman said that "the threat of rockets raining down on Israel from Gaza isn't nearly the threat that the peace process was and is" because peace talks would require Israeli concessions.

"To avoid this fate, the violence in the territories would have to continue at tolerable levels, but that doesn't solve the problem," he said. Belman concluded that the Palestinians needed to be provoked.

Some argue that Israel's re-invasion of Gaza was a similar provocation aimed at bringing down the Hamas government and preventing a unified Palestinian negotiating stance based on the prisoners' document.

Sharon's path

Having ruled out the only possible solutions that could have bought a temporary peace, Olmert and Peretz are now the proud owners of a Sharonist policy which, almost by definition, strengthens Hamas in the occupied territories and far-right forces at home. American and British support for it traps them further within a dynamic that heats the pot of bloodshed, even as they dishonestly promise their people disengagement, convergence and peace.

Could Froman's efforts offer them a way out of the strings with which the Palestinian fighters have so daringly bound them?

 
The rabbi is currently "neither eating nor sleeping" as he talks with Hamas representatives, building on his meetings with Mahmoud al-Zahar earlier this year. Froman may be an eccentric, but he has a formidable track record.  

A co-founder of the messianic Gush Khatif settlers movement, Froman split from the group after Baruch Goldstein's Hebron massacre.

He became a religious adviser to the Knesset and brokered the release from prison of Hamas's spiritual leader, Sheikh Ahmed Yassin. He also brokered Yassin's subsequent announcement of a ceasefire, which Israel refused to accept and Yassin subsequently withdrew.

Yasser Arafat considered him a brother.
 
Indeed, a peace plan the two men were working on was reaching a culmination point in Arafat's final days. It involved Arafat signing off on an independent Palestinian state and permanent religious ceasefire, the latter with the support of key Israeli civic and religious leaders.

It was scuppered by an inconvenient phone call from the then-interior minister, Gideon Ezra, and a deterioration in Arafat's health which, by the following day, had rendered him unable to take visitors.

Ironies abound in the history of Froman's peace efforts. His uncle was killed in the 1930s by Ezzedine al-Qassam, the militant Palestinian cleric whose name was later adopted by Hamas's armed wing. Yet Froman is on record as saying he has more in common with "my brothers and sisters in Hamas" than with secular Israelis.

His motivations stem from a deep commitment to the once-integral universal tradition in Jewish thought, best summarised by Rabbi Hillel's "do unto others" maxim. He believes that while the land of Israel is holy, sovereignty over it is not and so aspires to live as a Palestinian Jew in a Palestinian state. For the past two years, however, he has been living under police protection because of death threats from other settlers.

Should his peace efforts bear fruit, perhaps his national-religious neighbours will be reminded that in the messianic age, according to Isaiah, the wolf is supposed to lie down with the lamb.

Arthur Neslen is a journalist working in Tel Aviv. His first book, Occupied Minds: A journey through the Israeli psyche, was recently published by Pluto Press.
Título:
Enviado por: RedWarrior em Julho 09, 2006, 02:02:55 pm
Citar
The Declaration of the Establishment of the State of Israel (1948) guarantees freedom of religion for all.

 Na teoria é assim, na prática é mais assim:

 (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.patriot.dk%2Fcold.jpg&hash=018cc6dec4061580cfc35a3768be5d03)

 Mas é claro que existem boas pessoas em Israel, infelizmente o único que tentou mudar as coisas e estabelecer um processo de paz, foi logo assassinado pela extrema-direita israelita.
 
 Não vou responder mais aos posts sobre o IRA e a ETA, não porque não tenha argumentos para as tuas falácias politicamente correctas, mas apenas porque nos estamos a desviar do tópico.
Título:
Enviado por: NVF em Julho 09, 2006, 05:03:00 pm
Citação de: "Azraael"
Pois... fizeste algumas confusoes, mas eu ja as corrigi, nao te preocupes. :anjo:


Nao, estava so' tentar mostrar-te que o teu raciocinio e' completamente absurdo e, pelos vistos, selectivo. Mas, obviavemente, e com muita pena minha, a mensagem nao passou. 'As vezes e' preciso admitir a limitacao do receptor e terminar a comunicacao - over and out!
Título:
Enviado por: ricardonunes em Julho 09, 2006, 05:13:39 pm
Citação de: "NVF"
Citação de: "Azraael"
Espera la', ha' aqui algo que nao esta' bem...
Pois... fizeste algumas confusoes, mas eu ja as corrigi, nao te preocupes. :anjo:

Nao, estava so' tentar mostrar-te que o teu raciocinio e' completamente absurdo e, pelos vistos, selectivo. Mas, obviavemente, e com muita pena minha, a mensagem nao passou. 'As vezes e' preciso admitir a limitacao do receptor e terminar a comunicacao - over and out![/quote]



Fiquei sem perceber qual a mensagem que querem transmitir, mas continuo a achar que têm uma mente vazia.
Título:
Enviado por: NVF em Julho 09, 2006, 05:14:19 pm
Citação de: "ricardonunes"
Aos Sr. Azraael, RedWarrior, NVF, entendidos nestas coisas de conflitos, guerrilhas e afins, pergunto-lhes, já cheiraram carne Humana em putrefacção?


Nao percebo aonde voce quer chegar com esta questao, mas digo-lhe que o cheiro nao deve ser muito diferente de outro animal em decomposicao - afinal as bacterias sao as responsaveis pelo cheiro e nao se podiam estar mais a marimbar-se para o tipo de cadaver que estao a decompor.

Mas se tem algo de util a acrescentar 'a conversa nao se faca rogado. No entanto, deixe-me dizer-lhe que este topico e' ligeiramente diferente dos quizs da Area Livre.
Título:
Enviado por: NVF em Julho 09, 2006, 05:15:58 pm
Citação de: "ricardonunes"
Fiquei sem perceber qual a mensagem que querem transmitir, mas continuo a achar que têm uma mente vazia.


O virus parece propagar-se...
Título:
Enviado por: ricardonunes em Julho 12, 2006, 11:19:55 pm
Governo Olmert dá luz verde às acções militares no Líbano
 
Citar
O governo de Ehud Olmert deu hoje à noite luz verde durante uma reunião de emergência às acções militares no Líbano na sequência do rapto de dois soldados israelitas, anunciou o ministro Yitzahak Herzog, membro do gabinete de segurança.
"Estas raptos marcam uma escalada para toda a região. Israel vai reagir a isso de forma adequada porque é evidente para toda a gente que a responsabilidade deste caso é do governo libanês", afirmou Herzog aos jornalistas.
Recusou-se a precisar quais os alvos que poderão ser atacados e a amplitude das operações que vão ser conduzidas.
Herzog lembrou que membros do Hezbollah, o movimento xiita que reivindicou o rapto dos dois soldados, faziam parte do governo libanês.
"O Hezbollah é uma organização terrorista apoiada pela Síria e pelo Irão. Não há qualquer razão para que um governo sério como o de Israel não reaja como é preciso para garantir a defesa dos seus habitantes", acrescentou o ministro.
"Entramos num período durante o qual vai ser preciso mostrar firmeza, determinação e sangue-frio a fim de poder responder a todos os desafios".
O Hezbollah libanês capturou hoje dois soldados israelitas numa operação levada a cabo em território israelita, levando Israel a decidir-se por uma ofensiva militar de envergadura no Líbano que causou já a morte a oito soldados israelitas.
Dois civis libaneses foram mortos e 24 feridos, quatro deles jornalistas, em 40 ataques aéreos e bombardeamentos da artilharia israelita às pontes do sul do Líbano e perto de Beirute, a uma central eléctrica e as posições do Hezbollah, segundo a polícia. A Marinha israelita, por sua vez, atacou estradas.
Enquanto isto, a aviação israelita bombardeou hoje à noite a ponte sobre o rio Awali, porta de entrada de Sídon, principal cidade do sul do Líbano, a 43 quilómetros ao sul de Beirute, anunciou a polícia libanesa.
A rádio pública israelita, citando responsáveis políticos e militares, afirmou que o objectivo imediato das operações que vão ser lançadas visa afastar o mais possível o Hezbollah da fronteira norte de Israel.
Membros deste movimento estavam estacionados a algumas dezenas de metros da fronteira e vigiavam o movimento dos soldados israelitas do outro lado da fronteira.
Na frente política, o gabinete de Olmert quer pressionar o máximo o governo libanês para desarmar o Hezbollah em conformidade com a resolução 1559 da ONU que prevê um desmantelamento das milícias armadas no Líbano, acrescentou a rádio.
Numa outra ofensiva militar conduzida por Israel, na Faixa de Gaza, para encontrar um soldado capturado a 25 de Junho e parar com os disparos de mísseis Kassam, hoje foi o dia mais sangrento - 23 palestinianos mortos - numa altura em que o governo de Olmert intensificou os ataques aéreos.


Neste momento só condeno a politica das Nações Unidas, que nada fazem, nem nunca fizeram.
Título:
Enviado por: Marauder em Julho 12, 2006, 11:33:47 pm
Citação de: "ricardonunes"
Neste momento só condeno a politica das Nações Unidas, que nada fazem, nem nunca fizeram.


Exacto...o mal das Nações Unidas é estrutural...precisa de uma enorme re-estruturação...na volta o melhor é acabar com as NU e criar uma nova entidade....tal como a Liga das Nações foi terminada.

Um exemplo da falta de funcionalidade e falta de conecção com a situação actual....o famoso conselho de segurança...ora....há quantos anos é que guerra acabou? E porque é que ainda não se alterou nada? Resposta fácil..

O próprio modelo que segue, isto é, organização internacional, cria espaço para muita ineficiencia e incapacidade...

Mas pronto...isto já sou eu a partir para o off-topic outra vez  :lol:
Título:
Enviado por: Marauder em Julho 13, 2006, 10:19:55 pm
Citar
EUA vetam resolução da ONU contra incursão israelita em Gaza
Os Estados Unidos vetaram esta quinta-feira uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas condenando a incursão militar de Israel na Faixa de Gaza, que dura já há duas semanas. O projecto de resolução, apresentado pelo Qatar, estava a ser preparada há uma semana, numa tentativa de reunir o consenso dos membros do organismo.

Como um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, os EUA exerceram o direito de veto que lhes assiste na reunião de emergência convocada para discutir a questão. Os Estados Unidos recusaram a medida por considerar que «não é necessária neste momento».

O documento apresentado pelo Qatar pedia a libertação do soldado israelita Gilad Shalit, capturado pelos radicais palestinianos a poucos metros da fronteira com Gaza. Ao mesmo tempo, exigia a retirada do Exército israelita da Faixa de Gaza e a libertação dos representantes do Governo do Hamas, detidos nas últimas duas semanas.

13-07-2006 21:05:33


de:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=236138 (http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=236138)

A palhaçada do costume..

Mas gostei do "não é necessária ainda"...

Faz-me lembrar uma piada d Stand-up Comedy...acerca da fome americana e do representante americano...acerca da decisão de mandar comida perante imagens de africanos a passar fome...."Wait for the flyes...wait for the flyes"..

O quê? ainda não morreram suficientes palestinianos? Hum..ou à boa maneira americana muito optimista estão convencidos que Israel vai mesmo conseguir resgatar os agora 3 soldados...

ONU...a palhaçado do costume...
Título:
Enviado por: Lightning em Julho 13, 2006, 10:24:13 pm
Acho que essa cena dos membros permanetes com direito de veto é que está mal, ou eles deixavam de ser permanentes ou deixavam de ter veto, sinceramente sempre que se fala da Coreia do Norte aparece a China, se é Israel aparece os Estados Unidos, assim tá sempre tudo na mesma.
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Dezembro 16, 2006, 03:20:39 pm
Citar
Presidente palestiniano convoca eleições antecipadas

O presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), Mahmud Abbas, anunciou hoje em Ramallah a convocação de eleições presidenciais e legislativas antecipadas nos territórios palestinianos.
Pouco antes de ter anunciado a convocação de eleições, cuja data não precisou, Abbas ameaçou directamente o Hamas ao sublinhar que tem o direito de demitir o governo de funções a qualquer momento e afirmou que não permitirá que o povo resvale para uma guerra civil.

«Decidi convocar eleições presidenciais e legislativas antecipadas», afirmou Abbas num longo discurso à nação transmitido pela televisão palestiniana.

«A lei fundamental estipula que o povo é a fonte dos poderes. Deixemos o povo ter a sua palavra e ser árbitro», adiantou o presidente da ANP.

«Vou debater com a comissão eleitoral central o mais rapidamente possível para lançar os preparativos» para organizar estas eleições, precisou Abbas.

Durante o discurso, Abbas criticou duramente o Hamas, por repetidamente se ter recusado a formar um governo de unidade nacional palestiniano.

O discurso de Abbas surge num contexto de extrema tensão entre a Fatah e o movimento islamita Hamas - que controla o governo palestiniano desde Março último - na sequência do ataque ao primeiro-ministro Ismail Haniyeh, na quinta-feira.

Diário Digital / Lusa