Presente e futuro da Marinha de Guerra Portuguesa

  • 327 Respostas
  • 76234 Visualizações
*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5343
  • Recebeu: 726 vez(es)
  • Enviou: 725 vez(es)
  • +509/-2608
(sem assunto)
« Responder #300 em: Maio 31, 2009, 01:28:41 pm »
Citação de: "luis filipe silva"
Creio que estávamos a falar de 1970, e não nos meados dos anos 70, muito menos nos 80.

Citar
E isto para não falar da tradicional vetustidade dos nossos meios quando comparados com os outros países integrantes da NATO.... ou consegue dar-me um exemplo de um país cuja Marinha seja quantiva e qualitativamente inferior à nossa?? ... mesmo hoje... (excluindo Islândia e Bélgica, por diferentes razões....)
Começando pelo Norte, Estónia, Lituânia, Letónia, Polónia, Roménia, Bulgária. Chega?

Não se esqueça que a maioria dos países de indicou, nessa altura não passavam de provincias da URSS.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #301 em: Maio 31, 2009, 02:09:31 pm »
Citar
E isto para não falar da tradicional vetustidade dos nossos meios quando comparados com os outros países integrantes da NATO.... ou consegue dar-me um exemplo de um país cuja Marinha seja quantiva e qualitativamente inferior à nossa?? ... mesmo hoje... (excluindo Islândia e Bélgica, por diferentes razões....)

É só ir dormir mais um bocadinho e lavar bem os olhos.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

sivispacem

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 184 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +44/-11
(sem assunto)
« Responder #302 em: Maio 31, 2009, 05:53:12 pm »
Citação de: "luis filipe silva"
Citar
E isto para não falar da tradicional vetustidade dos nossos meios quando comparados com os outros países integrantes da NATO.... ou consegue dar-me um exemplo de um país cuja Marinha seja quantiva e qualitativamente inferior à nossa?? ... mesmo hoje... (excluindo Islândia e Bélgica, por diferentes razões....)
É só ir dormir mais um bocadinho e lavar bem os olhos.


Caro Luis Filipe,

Gosto de trocar argumentos de boa fé e com boa educação... obviamente estamos em planos diferentes...
Eiu posso ter de dormir mais um pouco... lavar bem os olhos nem por isso, obrigado, tomo banho todas as manhãs. Mas você parece-me que precisa de muito chá, daqueles calmantes de preferência, apesar de recear que seja tarde demais.

Quanto aos demais aspectos técnicos e idades de entrada em serviço dos mísseis que referi aconselho-a a pesquisar melhor, se isso lhe interessar

Cpmts,
Carlos Ferreira
 

*

sivispacem

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 184 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +44/-11
(sem assunto)
« Responder #303 em: Maio 31, 2009, 05:54:36 pm »
Citação de: "luis filipe silva"
Creio que estávamos a falar de 1970, e não nos meados dos anos 70, muito menos nos 80.

Citar
E isto para não falar da tradicional vetustidade dos nossos meios quando comparados com os outros países integrantes da NATO.... ou consegue dar-me um exemplo de um país cuja Marinha seja quantiva e qualitativamente inferior à nossa?? ... mesmo hoje... (excluindo Islândia e Bélgica, por diferentes razões....)
Começando pelo Norte, Estónia, Lituânia, Letónia, Polónia, Roménia, Bulgária. Chega?


Esqueceu-se do Luxemburgo...... Quer ter uma conversa séria ou quer desconversar????
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
(sem assunto)
« Responder #304 em: Maio 31, 2009, 07:21:44 pm »
Citação de: "sivispacem"
Citar
E isto para não falar da tradicional vetustidade dos nossos meios quando comparados com os outros países integrantes da NATO.... ou consegue dar-me um exemplo de um país cuja Marinha seja quantiva e qualitativamente inferior à nossa?? ... mesmo hoje... (excluindo Islândia e Bélgica, por diferentes razões....)
Começando pelo Norte, Estónia, Lituânia, Letónia, Polónia, Roménia, Bulgária. Chega?


O Canadá teria ou não misseis em 1970? É que ninguém falou nesse pais...
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4581/-871
(sem assunto)
« Responder #305 em: Maio 31, 2009, 08:50:04 pm »
Citação de: "sivispacem"
Exocet, Seasparrow, Subroc, Seacat, Harpoon.... todos estes sistemas foram postos ao serviço nos anos 60 (o Harpoon só no início dos anos 70). E isto apenas para mencionar sistemas ocidentais!

O que você disse não está exactamente correcto.
Na verdade nos anos 60 poucos desses sistemas estavam operacionais ou em operação generalizada. O Exocet começou a ser desenvolvido nos anos 70 e só em 1982 nas Malvinas é que se provaram as suas qualidades.

O Sea Sparrow, estava ao serviço em navios americanos, mas não nos navios europeus. Marinhas como a da Bélgica, receberam os primeiros navios com mísseis no final dos anos 70 e a Grécia recebeu os seus primeiros navios com mísseis no inicio dos anos 80.

Há um período de 20 anos entre o primeiro afundamento de um navio por um míssil (O contratorpedeiro Eilat) e a data que marca o claro estabelecimento do míssil como principal arma naval, que é 1982 com a guerra das Malvinas.

Desse ponto de vista, é de facto verdade que nesse período de 20 anos em que as marinhas do mundo aprendem as lições da guerra Israel-Egipto e adoptam mísseis para os seus navios, a marinha portuguesa ficou de fora.

Mas creio que todos sabemos porquê.



Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #306 em: Maio 31, 2009, 08:56:52 pm »
Lightning escreveu:
Citar
O Canadá teria ou não misseis em 1970? É que ninguém falou nesse pais...

Não foi falado porque não tinha mísseis. A marinha canadiana só teve o primeiro navio armado com mísseis em 1972, com a entrada ao serviço do primeiro navio da classe Iroquois, armado com misseis Seasparrow.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #307 em: Maio 31, 2009, 09:05:40 pm »
Sivispacem escreveu:
Citar
Caro Luis Filipe,

Gosto de trocar argumentos de boa fé e com boa educação... obviamente estamos em planos diferentes...
Eiu posso ter de dormir mais um pouco... lavar bem os olhos nem por isso, obrigado, tomo banho todas as manhãs.

Meu caro. Se prestasse mais um pouco de atenção, veria que eu estava a responder ao colega nelson38899a quem peço desculpa pela minha entrada rude.
Citar
Mas você parece-me que precisa de muito chá, daqueles calmantes de preferência, apesar de recear que seja tarde demais.
Talvez!.... :o

Citar
Quanto aos demais aspectos técnicos e idades de entrada em serviço dos mísseis que referi aconselho-a a pesquisar melhor, se isso lhe interessar
Faço-lhe um desafio. Demonstre-o, e evita cair no ridículo.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
« Última modificação: Junho 01, 2009, 01:03:57 am por luis filipe silva »
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #309 em: Maio 31, 2009, 09:42:55 pm »
Citação de: "SSK"
Citação de: "Instrutor"
Citação de: "JLRC"
Citação de: "legionario"
 
A Holanda se tem uma boa marinha, nao é so por causa da ameaça russa (oh meu Deus) como disse aqui alguem  : é porque tem interesses em quase todos os mares do mundo.

Em 1992 a Marinha holandesa tinha 6 submarinos (2 Walrus, 2 Zwaardvis, 2 Dolfijn) e 16 fragatas (2 Tromp, 2 Van Heemskerck, 10 Kortenaer, 2 Karel Doorman).
Em 2009 possui 4 submarinos da classe Walrus e 6 fragatas (4 De Zeven Provincien, 2 Karel Doorman).
Pelos vistos esses tais interesses em quase todos os mares do mundo diminuíram ou a razão do "emagrecimento" da Marinha holandesa foi outra?
O que foi afirmado é que a razão da Marinha holandesa ter 16 fragatas era a vizinhança da ex-URSS. Como pelos vistos não sabe do que está a falar (oh meu Deus  :lol:), posso dizer-lhe que a totalidade das fragatas holandesas, durante a guerra fria, estava no Mar do Norte, formando 2/3 Task Force essencialmente ASW mas com uma boa cobertura aérea fornecida pelas 4 fragatas AAW (as 2 Tromp e as 2 Van Heemskerck). Havia o perigo dos numerosos e poderosos aviões e submarinos da URSS. A sua missão era, conjuntamente com a Marinha alemã, conterem a esquadra do Báltico da URSS. Finda a Guerra Fria deixou de ser necessário terem tantas fragatas. A actual Rússia deixou de ser o inimigo e portanto deixou de ser necessário terem tantos navios.
Comparando com Portugal, essa excelente Marinha só vai ter mais 2 submarinos (no papel, porque na realidade a Holanda não tem tripulações para todos os submarinos) e 1 fragata. Estamos assim tão mal?

Claro que não, eu continuo a frizar que temos de nos concentrar nos NPO LFC para a nossa ZEE e o Navpol isso sim faz-nos muita falta e com a máxima urgencia. Em termos de navios combatentes nunca estivemos tão bem servidos como agora e num futuro proximo, com a chegada da outra fragata a Francisco d'Almeida e os dois Tridente.

Não se esqueça de que nos anos 70 tínhamos 10 corvetas combatentes mais 4 João Belo, 3 Pereira da Silva e 4 Albacora. Decerto que noutros tempos já tivemos mais bem servidos...


Concordo consigo caro SSK, contudo pense no seguinte de um lado a frota de 10 corvetas, 3 Pereira da Silva, 4 Joao Belo e os 4 Albacora, contra a frota composta futuramente por 3 Vasco da Gama 2 Bartolomeu Dias (5 Lynxs), 2 U209PN e 6 NPO. de que lado gostaria de estar.... eu preferia a mais de 100km de distancia da outra frota a bombardeala com os Harppons.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

sivispacem

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 184 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +44/-11
(sem assunto)
« Responder #310 em: Junho 01, 2009, 12:03:47 am »
Citar
Quanto aos demais aspectos técnicos e idades de entrada em serviço dos mísseis que referi aconselho-a a pesquisar melhor, se isso lhe interessar
Faço-lhe um desafio. Demonstre-o, e evita cair no ridículo.[/quote]

O seu "ridículo" a mim faz dá-me uma certa vontade de rir.... mas para encerrar o assunto da minha parte deixo-lhe aqui uma cábulas, para o caso de se querer instruir... como vê não me enganei muito no que disse

Exocet
The Exocet is built by MBDA, a European missile company. Development began in 1967 as a ship-launched missile named MM 38.
http://en.wikipedia.org/wiki/Exocet

Sea Sparrow
RIM-7 Sea Sparrow is a ship-borne short-range anti-aircraft and anti-missile missile system, primarily intended for defense against anti-ship missiles. The system was developed in the early 1960s from the AIM-7 Sparrow air-to-air missile as a lightweight "point defense" weapon that could be retrofitted to existing ships as soon as possible
http://en.wikipedia.org/wiki/Sea_Sparrow

Sea Cat
In service   1962–
Used by   UK, Argentina, Australia, Brazil, Chile, South Africa, Sweden, and New Zealand
http://en.wikipedia.org/wiki/Sea_Cat_missile

Harpoon
The Harpoon is an all-weather, over-the-horizon, anti-ship missile system, developed and manufactured by McDonnell Douglas (now Boeing Integrated Defense Systems). In 2004, Boeing delivered the 7,000th Harpoon unit since the weapon's introduction in 1977.
http://en.wikipedia.org/wiki/Boeing_Harpoon

Cpmts
Carlos Ferreira
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #311 em: Junho 01, 2009, 02:17:40 am »
Caro Sivispacem:
Tudo isto começou, quando o forista P 44 escreveu:
Citar
Em número talvez, mas em poder militar não era nada, não tinhamos um único navio com misseis.
Isto reportava-se a 1970, e em 1970 só estes mísseis estavam operacionais nos países ocidentais.
SAM: Terrier(USA) 1956, Talos(USA)1959, Tartar (USA)1962, SeaSlug(UK)1961, SeaCat (UK) 1962, Masurca (FR)1967, SM1 (USA) 1967,
SSM:Regulus(USA)1953, Saab RB8(SUE)1962

A partir de 1973 entraram ao serviço os seguintes misseis:
SAM:SeaDart (UK)1973, Seasparrow(USA) 1976, SeaWolf (UK) 1979, SM 2(USA) 1979.
SSM: Penguin(NOR) 1972, Gabriel (ISR) 1972/3, Exocet (FR)1974,
Otomat Teseo(IT/FR) 1976, Harpoon (USA) 1977.
Citar
Exocet
The Exocet is built by MBDA, a European missile company. Development began in 1967 as a ship-launched missile named MM 38.


No seu link, vem o começo do desenvolvimento do missil e não a entrada ao serviço.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18190
  • Recebeu: 5491 vez(es)
  • Enviou: 5859 vez(es)
  • +7123/-9509
(sem assunto)
« Responder #312 em: Junho 01, 2009, 11:43:30 am »
Citação de: "luis filipe silva"
Em 1970 o Harpoon ainda não estava ao serviço, assim como o Seasparrow nem o Exocet.
Tal como já disseram eu não disse "1970" disse "Década de 70"

Citar
As marinhas da OTAN que usavam misseis eram: Os EUA, Inglaterra, França, Holanda, Alemanha, e Itália. Mais nenhuma A espanha não pertencia à organização, mas também não tinha misseis.

bem, em 1973 entrou ao serviço a BALEARES (F-71) , que já tinha lançador de SM-1 e ASROC...

Citar
Armamento: 1 lanzamisiles Mk22 (16 SM-1MR), 1 ASROC (8 cohetes y otros 8 de recarga), 8 Harpoon SSM, 1 cñ 127 mm DP, 2 tlt ASW de 533 mm, 4 tlt ASW de 325 mm, 2 CIWS Meroka, 2 ametralladoras 12.7 mm.


Citar
Nombre Astillero Alta Baja
F-71 Baleares Bazan-Ferrol 1973 2005

F72 Andalucía Bazan-Ferrol 1974 2004

F73 Cataluña Bazan-Ferrol 1975 2004

F74 Asturias Bazan-Ferrol 1975 ——

F-75 Extremadura Bazan-Ferrol 1976 ——




em 1976 já a Espanha tinha todas as F-70 ao serviço

 :roll:

não vão agora querer convencer-me que em 1975 (vá , vamos para meio termo) as nossas Fragatas (Pereira da Silva, JB e Pero Escobar, á época) tinhma lagum armamento mais moderno...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18190
  • Recebeu: 5491 vez(es)
  • Enviou: 5859 vez(es)
  • +7123/-9509
(sem assunto)
« Responder #313 em: Junho 01, 2009, 11:45:39 am »
Citação de: "luis filipe silva"
Caro Sivispacem:
Tudo isto começou, quando o forista P 44 escreveu:
Citar
Em número talvez, mas em poder militar não era nada, não tinhamos um único navio com misseis.
Isto reportava-se a 1970,(...)



e é alguma mentira? E onde é que eu disse 1970???

querem ver que em 1970 tinhamos uma marinha do caraças, que fazia inveja a alguém????  :roll:

as JB que ainda eram as melhorzinhas eram na prática canhoneiras coloniais
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #314 em: Junho 01, 2009, 02:29:38 pm »
No site da Marinha os "Joões" ja bazaram.... da classe Centauro. :lol:
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C