Presente e futuro da Marinha de Guerra Portuguesa

  • 327 Respostas
  • 77930 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18346
  • Recebeu: 5569 vez(es)
  • Enviou: 5995 vez(es)
  • +7189/-9560
(sem assunto)
« Responder #165 em: Maio 19, 2009, 08:54:04 am »
Citação de: "LuisC"
Para o futuro da nossa marinha já me contentava com um bom MLU nas VdaG e BD, um novo e capaz reabastecedor, uma esquadrilha de draga-minas, a conclusão do programa NPOs/NCPs/LFC e um LPD...e claro, dinheiro suficiente para pôr tudo isto a navegar.

Mesmo assim, infelizmente, já é sonhar um pouco.


exacto. Tomara um dia termos isso tudo, isso é que é um cenário REALISTA, e não delirios tipo lista de supermercado , só porque o vizinho também tem.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Raul Neto

  • Membro
  • *
  • 259
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #166 em: Maio 19, 2009, 12:13:51 pm »
Alguém sabe em que estado está o projecto UAV desenvolvido pela Armada ?
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #167 em: Maio 20, 2009, 12:53:48 am »
Citação de: "Filipe de Chantal"
Caro Investigador JLRC:

"não podemos, somos pobrezinhos"...

Depois, como não é nada arrogante, antes pelo contrário, o senhor vem desmentir o "disparate" de que a Noruega tenha navios de defesa aérea; apenas porque não foram instalados mísseis SM-2 nas Nansen! Mas "esquece-se" de que têm o AN/SPY-1F nas respectivas fragatas "novas"...

E, já agora, não sei se sabe que a Turquia tem um projecto (TF-2000) para se dotar também de fragatas AAW e que a Grécia vai encomendar fragatas FREMM.


Não sei se sabe, que Marrocos encomendou também uma FREMM e ainda três fragatas SIGMA. Se não sabe, investigue lá um pouco! Informe-se, porque o seu argumento sobre a nossa situação geográfica é completamente "irracional". Explique lá qual é a diferença entre a "localização geográfica desses países" e a nossa! Ignora a imensa área estratégica que nos cabe no Oceano Atlântico?


Se quase todos os países europeus (e até os nossos vizinhos marroquinos) têm, ou irão ter, navios tecnologicamente avançados, de uma nova geração, como apodar de "criancice" a ambição de que Portugal também os tenha?
É a tal coisa: "Sejamos realistas, não nos fazem falta, não precisamos!...
Se os outros os têm, o problema é deles!..."


Tinha decidido não lhe responder mas resolvi fazê-lo.

Não disse "não podemos, somos pobrezinhos" mas sim que não precisamos e demonstrei porquê. Você é que não demonstrou a necessidade excepto que "os outros têm portanto também temos de ter". Parece o filho do meu vizinho a chorar que quer um carro com comando à distância porque o menino do prédio da frente também o tem.

As fragatas norueguesas não têm SM-2 porque são essencialmente fragatas anti-submarinas e o radar SPY-1F não foi concebido para guiar aqueles mísseis, é uma versão menos evoluída, tem menos alcance. Por isso as fragatas só têm 8 células VLS para mísseis ESS. O radar usado actualmente para guiar os mísseis SM-2 é o SPY-1D. Mais uma vez aconselho-o a estudar antes de escrever.

A Turquia e a Grécia têm projectos para fragatas anti-aéreas e não só. Porque será? Lamento mas é um exemplo infeliz.

Marrocos encomendou uma FREMM anti-submarina e nós vamos ter 5. Quanto às SIGMA não são fragatas mas sim corvetas ou se preferir, OPV razoavelmente armados. Se não sabe, investigue lá um pouco!

A diferença entre Portugal e a Holanda e a Dinamarca chama-se Rússia. Sabe que  país é este?

A imensa área do Oceano Atlântico (a 2ª ZEE da UE) patrulha-se com OPV, os tais NPO 2000 e LFC 2005 e não com fragatas anti-aéreas.

Quanto à questão da criancice só enfia a carapuça quem quer....
Cumprimentos
 

*

Filipe de Chantal

  • Membro
  • *
  • 62
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 9 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #168 em: Maio 20, 2009, 03:17:03 am »
Também tinha decidido não responder àquele tipo de "post" que foi o seu último. Em primeiro lugar, porque não quero entrar em conflito com ninguém, muito menos com um forista que respeito e considero. Mas não gosto de ser diminuído, mesmo que pelo facto de os meus conhecimentos serem inferiores aos outros. Ninguém gosta de ser remetido à condição de ignorante, seja sobre o que quer que seja!
Mas insisto na mesma questão. Então por que razão é que Portugal não há-de ter navios de defesa aérea?
Desculpe, mas você não "demonstrou" absolutamente nada.
Diga-me lá se não é importante, para a defesa da nossa área estratégica atlântica, termos navios com radares que a controlem! Ou é preferível deixarmos isso para os nossos aliados? Meu caro, basta irmos aos foros castelhanos para percebermos tudo isso. Aconselho-o a visitar o Foro Militar General Índice! Eles estão dispostos a ocuparem a nossa zona.
Até discutem se, sim ou não, têm a melhor armada da Europa.
Não defendo uma Armada "megalómana", mas sim uma pequena e avançada marinha que, como nação marítima que somos, nos honre!
 

*

Filipe de Chantal

  • Membro
  • *
  • 62
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 9 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #169 em: Maio 20, 2009, 04:04:58 am »
Ainda continua a ver a Rússia como o país em que se comem criancinhas ao pequeno-almoço?
Pelo amor de Deus!!!
E então como é que as SIGMA são apenas OPV's? Com aqueles radares e mísseis.,.. Nós temos 5? Que argumento é este?
Acho que o meu amigo ainda não percebeu que, hoje, os perigos e as ameaças vêm de onde menos se espera.
"Se queres a paz, prepara-te para a guerra".
 

*

Filipe de Chantal

  • Membro
  • *
  • 62
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 9 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #170 em: Maio 20, 2009, 04:38:54 am »
Sr. Luís Filipe Silva:

Chame lá, para as suas posições, quem o senhor quiser,seja prima ou não, mas não me goze!
Nunca o chamei de pateta alegre... Não me obrigue a desconversar!
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20303
  • Recebeu: 3008 vez(es)
  • Enviou: 2254 vez(es)
  • +1361/-3469
(sem assunto)
« Responder #171 em: Maio 20, 2009, 09:56:56 am »
Citação de: "JLRC"

Tinha decidido não lhe responder mas resolvi fazê-lo.

Não disse "não podemos, somos pobrezinhos" mas sim que não precisamos e demonstrei porquê. Você é que não demonstrou a necessidade excepto que "os outros têm portanto também temos de ter". Parece o filho do meu vizinho a chorar que quer um carro com comando à distância porque o menino do prédio da frente também o tem.

As fragatas norueguesas não têm SM-2 porque são essencialmente fragatas anti-submarinas e o radar SPY-1F não foi concebido para guiar aqueles mísseis, é uma versão menos evoluída, tem menos alcance. Por isso as fragatas só têm 8 células VLS para mísseis ESS. O radar usado actualmente para guiar os mísseis SM-2 é o SPY-1D. Mais uma vez aconselho-o a estudar antes de escrever.

A Turquia e a Grécia têm projectos para fragatas anti-aéreas e não só. Porque será? Lamento mas é um exemplo infeliz.

Marrocos encomendou uma FREMM anti-submarina e nós vamos ter 5. Quanto às SIGMA não são fragatas mas sim corvetas ou se preferir, OPV razoavelmente armados. Se não sabe, investigue lá um pouco!

A diferença entre Portugal e a Holanda e a Dinamarca chama-se Rússia. Sabe que  país é este?

A imensa área do Oceano Atlântico (a 2ª ZEE da UE) patrulha-se com OPV, os tais NPO 2000 e LFC 2005 e não com fragatas anti-aéreas.

Quanto à questão da criancice só enfia a carapuça quem quer....
Cumprimentos


Já fiz “copy past” para colocar noutros fóruns sempre que falam da Marinha de Guerra Portuguesa. Está conciso e ao mesmo tempo informativo.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20303
  • Recebeu: 3008 vez(es)
  • Enviou: 2254 vez(es)
  • +1361/-3469
(sem assunto)
« Responder #172 em: Maio 20, 2009, 10:05:27 am »
Citação de: "Filipe de Chantal"
Ainda continua a ver a Rússia como o país em que se comem criancinhas ao pequeno-almoço?
Pelo amor de Deus!!!
E então como é que as SIGMA são apenas OPV's? Com aqueles radares e mísseis.,.. Nós temos 5? Que argumento é este?
Acho que o meu amigo ainda não percebeu que, hoje, os perigos e as ameaças vêm de onde menos se espera.
"Se queres a paz, prepara-te para a guerra".

Chéchénia, Geórgia, etc.

Eles podem não comer criancinhas, mas pequenas nações vizinhas...é o prato do dia. Ainda no ano passado a FAP foi em missão ao Báltico, será que foi para espalhar a boa vontade ou para será que foi para defender o espaço aéreo de 3 nações independentes?! :roll:

As Sigma são corvetas ou OPV, relembro-lhe o que foi escrito:

Citar
Quanto às SIGMA não são fragatas mas sim corvetas ou se preferir, OPV razoavelmente armados.


O que lhe chamava a estes navios, fragatas?!

Concordo com a sua última frase, mas também há muita coisa que gostava que fosse feita nas nossas Forças Armadas e não será porque não é realizável por causa da falta de recursos humanos e materiais.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20303
  • Recebeu: 3008 vez(es)
  • Enviou: 2254 vez(es)
  • +1361/-3469
(sem assunto)
« Responder #173 em: Maio 20, 2009, 10:11:08 am »
Citação de: "Filipe de Chantal"
Também tinha decidido não responder àquele tipo de "post" que foi o seu último. Em primeiro lugar, porque não quero entrar em conflito com ninguém, muito menos com um forista que respeito e considero. Mas não gosto de ser diminuído, mesmo que pelo facto de os meus conhecimentos serem inferiores aos outros. Ninguém gosta de ser remetido à condição de ignorante, seja sobre o que quer que seja!
Mas insisto na mesma questão. Então por que razão é que Portugal não há-de ter navios de defesa aérea?
Desculpe, mas você não "demonstrou" absolutamente nada.
Diga-me lá se não é importante, para a defesa da nossa área estratégica atlântica, termos navios com radares que a controlem! Ou é preferível deixarmos isso para os nossos aliados? Meu caro, basta irmos aos foros castelhanos para percebermos tudo isso. Aconselho-o a visitar o Foro Militar General Índice! Eles estão dispostos a ocuparem a nossa zona.
Até discutem se, sim ou não, têm a melhor armada da Europa.
Não defendo uma Armada "megalómana", mas sim uma pequena e avançada marinha que, como nação marítima que somos, nos honre!


Este tipo de fóruns atraem muitas pessoas com pensamentos um pouco mais...agressivos. Sei que deixar as nossas Forças Armadas à "deriva" é um mau principio e pessoalmente estou bastante desgostoso como a "minha" unidade está. Mas também sei que não sou eu ou o senhor que vai decidir alguma coisa (nem os Espanhóis que por lá escrevem) serão os respectivos governos eleitos democráticamente.

Já agora já tinha visto isto:

 :arrow: http://www.youtube.com/watch?v=pXFvhOkDjWc

Parece que a Armada não está parada. c34x
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18346
  • Recebeu: 5569 vez(es)
  • Enviou: 5995 vez(es)
  • +7189/-9560
(sem assunto)
« Responder #174 em: Maio 20, 2009, 10:16:41 am »
Justamente por causa do ALARGAMENTO DA PLANTAFORMA CONTINENTAL urge acelerar o projecto dos NPOs e das LFCs para que essa área seja convenientemente patrulhada e fiscalizada!

Toda a gente apregoa que Portugal vai "aumentar 3 vezes de tamanho" mas isso não passará de "31s de boca" se não existirem MEIOS para a patrulhar e impedir que outros se apropriem dos seus recursos:

Citar
Portugal entregou nesta terça-feira o pedido de apreciação às Nações Unidas (ONU) à proposta de extensão da área da plataforma continental. Como tem vindo a público nos últimos dias, Portugal quer estender a zona de jurisdição até aos 3,6 milhões de quilómetros quadrados, como refere o «CiênciaHoje».

O documento português foi entregue em Nova Iorque, em conjunto com projectos do Brasil, Guiné-Bissau e Cabo Verde e propõe o alargamento da plataforma continental para o dobro da extensão, passa dos actuais 1,8 milhões de quilómetros quadrados para os 3,6 milhões.

O projecto prevê a exploração de energias fósseis, como o petróleo e o gás, mas também a exploração de minérios e moléculas que podem ser utilizadas na indústria farmacêutica
O secretário de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar,
José Mira Gomes, considera a extensão da plataforma continental «tão importante como foram os descobrimentos.
São os descobrimentos do século XXI». Desta forma Portugal poderá iniciar o «armazenamento no fundo do mar de dióxido de carbono da atmosfera».

http://diario.iol.pt/ambiente/territori ... -4070.html

urgentes são os navios de patrulha para substituir as velharias que estão a cair aos bocados, não são 2 fragatas AAW que consumiriam orçamentos fabulosos e não teriam nem metade da utilidade!
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20303
  • Recebeu: 3008 vez(es)
  • Enviou: 2254 vez(es)
  • +1361/-3469
(sem assunto)
« Responder #175 em: Maio 20, 2009, 10:19:08 am »
Afirmativo P44...o problema é saber quando aquelas porras saem! :roll:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18346
  • Recebeu: 5569 vez(es)
  • Enviou: 5995 vez(es)
  • +7189/-9560
(sem assunto)
« Responder #176 em: Maio 20, 2009, 10:23:54 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Afirmativo P44...o problema é saber quando aquelas porras saem! :roll:


para anteontem!  :evil:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #177 em: Maio 20, 2009, 11:32:23 am »
Luis Filipe Silva escreveu:
Citar
Caro Filipe de Chantal.
Então na base das suposições, eu gostava que a Armada viesse a ter seis contratorpedeiros da classe Arleigh Burke flight IIa, três submarinos, seis NPO com helicóptero, dez LFCs, um LHD Mistral, um AOR da classe Amsterdam, e para mim a Diana Chaves

Filipe de Chantal escreveu:
Citar
Sr. Luís Filipe Silva:

Chame lá, para as suas posições, quem o senhor quiser,seja prima ou não, mas não me goze!
Nunca o chamei de pateta alegre... Não me obrigue a desconversar

Não se enerve meu caro. Não lhe chamei "pateta alegre, nem "pateta triste". Como o meu caro escreveu que as suas intervenções se baseavam na sua wish list pessoal, eu também escrevi a minha.
A composição da frota que eu gostava era mesmo essa: Seis destroyers multi usos AAW, AsuW e com capacidade própria para limpar uma passagem num campo de minas, ou então as futuras Ivar Huitfeldt  . Não sabia que a bela Diana era sua prima...Parabéns...Mas também faz parte da minha wish list, na parte dos aviões.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20303
  • Recebeu: 3008 vez(es)
  • Enviou: 2254 vez(es)
  • +1361/-3469
(sem assunto)
« Responder #178 em: Maio 20, 2009, 12:00:29 pm »
A Diana Chaves está toda escanselada...antigamente quando tinha curvas é que era gira... :arrow: http://www.nxtbook.com/nxtbooks/aw/dti0708/

Páginas 28/29
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #179 em: Maio 20, 2009, 02:31:35 pm »
Na minha opinião, os programas mais importante são, terminar o mais rapido possível os NPO/NPC e as LCF isto para patrulhar a nossa ZEE;
e o programa do NAVpol, contudo defendo um MLU mais profundo nas VdG, tipo mais um sistema de defesa proxima Phalanx block 1b e o aumento das células de 8 para 16 Seasparrow, as Bartolomeu Dias defendia mas la mais para a frente outro Gollkepper, desta forma penso que materiamos o nível de operacionalidade com meios bastantes modernos:
- 3 VdG MLU;
- 2 BD;
- 6 NPO, com capacidade de minagem e desminagem;
- 5 ou 8 LFC;
- 2 Sub 209PN;
- 1 NAVpol com capacidade de servir de reabastecedor.

Penso que isto não é sonhar, mas o que realmente a nossa marinha necessita.
Desta forma teriamos a diversas vertentes da armada com navios modernos:

PATRULHA DA ZEE:
- Futuros NPO;
- Futuros LFC;
- Classe Argos;
- Classe Centauro;

Defesa/Combate/Missoes NATO
- 3 VdG;
- 2 BD;
- 2 Sub 209PN;
- 1 NAVpol

Com isto penso que não é sonhar mas uma realidade urgente.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C