Submarinos, Fragatas, F16 e Helis? O que terão em comum?

  • 6 Respostas
  • 3767 Visualizações
*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
Submarinos, Fragatas, F16 e Helis? O que terão em comum?
« em: Abril 25, 2004, 11:56:26 am »
de http://grandelojadoqueijolimiano.blogspot.com/

"Sábado, Abril 24, 2004

Limiano às Fatias

edição extra


Defesa


Anda para aí muita algazarra  porque parece que a NATO, ou alguém lá dentro,  não acha os célebres submarinos  particularmente  pertinentes ou sequer estratégicos para a nossa defesa. Pondo de parte boatos, rumores, teorias da conspiração e negócios de mercearia a Grande Loja deixa apenas no ar um pequeno mas fundamental detalhe

é que quando se compra equipamento militar pesado, sejam caças, fragatas ou submarinos, a componente "metalúrgica/mecânica" é nos tempos que correm apenas uma das parcelas do bolo, sendo que a parcela mais apetitosa é a dos componentes electrónicos que permitem a chamada "guerra inteligente"...

...ora seria pertinente analisar quem forneceu a dita componente no caso dos F-16, das fragatas, helicópteros e irá futuramente dos tais submarinos.

A linha recta nunca é a mais curta distância entre dois pontos, e Portugal é manifestamente um espaço não euclidiano."

Eu já deixei o meu comentário nesse blog. Mas o que saberão os meus ilustres companheiros de fórum sobre este assunto?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 26, 2004, 02:39:55 pm »
Caro Luso

Claro que a componente qualitativa, electrónica é importantíssima, e mais vale a qualidade que a quantidade nos tempos que correm em qualquer tipo de conflito.

Mas no nosso caso concreto, e tendo em vista a LPM e as 50 medidas previstas, parece-me que a quantidade prevista para Portugal é confrangedoramente pouca.

Ou seja: em certos casos e para além da qualidade, a quantidade também conta.

No caso concreto dos submarinos, apenas 2 não servem para quase nada.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #2 em: Abril 26, 2004, 02:43:22 pm »
Rui, provavelmente não entendeu o conteúdo da mensagem. A interpretação que eu fiz (se calhar sou eu que não entendi) é que haverá uma única entidade por trás a coordenar todo o fornecimento de material electrónico. *x-files soundtrack*
Com toda a franqueza, esta "boca" parece-me demasiado paranóica se não mesmo ridícula face às vagas alegações que o mesmo "bocas" profere...
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

C. E. Borges

  • Membro
  • *
  • 147
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Maio 06, 2004, 03:08:43 pm »
Como não consigo perceber como é que «comunico» directamente com a «Administração» do Fórum, aqui deixo uma pergunta simples :
- Porque é que "desapareceu" deste debate, e nesta rúbrica, a minha primeira (e até agora única) intervenção neste fórum ? Dão-se alvíssaras...
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #4 em: Maio 06, 2004, 03:12:38 pm »
CE Borges:

Você não falou mal do nosso Ministro da Defesa?

Não?

Então não sei.
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #5 em: Maio 06, 2004, 03:26:01 pm »
Caro CE Borges, a única mensagem que conheço sua ( para além desta ) encontra-se na seguinte morada: http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... ight=#2284

Será que terá confundido o topic?  :wink:

Para se dirigir pessoalmente aos administradores do fórum poderá enviar uma mensagem privada aos mesmos. ( http://www.forumdefesa.com/forum/groupcp.php?g=8 -- use a opção MP )

Com os melhores cumprimentos,
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

C. E. Borges

  • Membro
  • *
  • 147
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Maio 06, 2004, 05:09:51 pm »
Muito grato Ricardo Nunes. De facto parece que fui eu a não estar ainda convenientemente «ambientado» com a estrutura do Fórum.

E não, caro Rui Elias, não falei mal do Ministro da Defesa. Não aprecio, de resto, a «Orquestra».

Melhores cumprimentos a todos.
C. E. Borges