O Reapetrechamento da Marinha

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dc

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #810 em: Abril 24, 2023, 09:56:58 pm »
Salvo erro, havia um plano de construção de 100 navios para a Marinha no AA (a começar em pequenos botes, e a culminar em navios de grandes dimensões), bem estruturado e que permitiria desenvolver e crescer capacidades, e renovar toda a frota (penso que era ao longo de 10 anos). Mas pronto, boas ideias não são praticáveis.

Esse plano já deve ter muitos anos/décadas.  :mrgreen:

Hoje já era uma sorte que o Alfeite tivesse investimento suficiente para garantir manutenção dos navios da Marinha, actuais e futuros, recorrendo a equipamento moderno, e contasse ainda com a capacidade de fabricar lanchas e patrulhas e quem sabe ferries e outros navios civis.
 

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Anthropos

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #811 em: Abril 24, 2023, 10:35:34 pm »
Salvo erro, havia um plano de construção de 100 navios para a Marinha no AA (a começar em pequenos botes, e a culminar em navios de grandes dimensões), bem estruturado e que permitiria desenvolver e crescer capacidades, e renovar toda a frota (penso que era ao longo de 10 anos). Mas pronto, boas ideias não são praticáveis.

Esse plano já deve ter muitos anos/décadas.  :mrgreen:

Hoje já era uma sorte que o Alfeite tivesse investimento suficiente para garantir manutenção dos navios da Marinha, actuais e futuros, recorrendo a equipamento moderno, e contasse ainda com a capacidade de fabricar lanchas e patrulhas e quem sabe ferries e outros navios civis.

Pois deve ter, mas a questão é que sem arrancar de alguma forma, o AA dificilmente se irá posicionar como competitivo. Havendo fonte segura de financiamento, ganhava toda a gente. A Marinha ganhava meios e capacidade, e o AA ganhava vida, e aí sim, poderia talvez fabricar/reparar navios civis que hoje em dia não tem capacidade.
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #812 em: Abril 24, 2023, 10:37:52 pm »
O Alfeite podiam construir lanchas que cá fazem falta e para os palop desde que eles as paguem(aqui é que seria o risco).
Navios patrulha de uma classe própria para operar nos arquipélagos, por exemplo

Isto eu a divagar
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #813 em: Abril 25, 2023, 07:13:17 pm »
Pensar que o AA chegou a construir petroleiros
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Anthropos

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #814 em: Abril 25, 2023, 08:05:01 pm »
Pensar que o AA chegou a construir petroleiros

Era tão fácil começar a construir e reparar navios da Marinha, e realmente construir relações com os tais PALOP que só interessam de vez em quando, para exportar navios tipo LFC... Com um estaleiro moderno e credível, podíamos perfeitamente começar a pensar num mercado civil, também.
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #815 em: Abril 25, 2023, 08:18:21 pm »
Pensar que o AA chegou a construir petroleiros

Era tão fácil começar a construir e reparar navios da Marinha, e realmente construir relações com os tais PALOP que só interessam de vez em quando, para exportar navios tipo LFC... Com um estaleiro moderno e credível, podíamos perfeitamente começar a pensar num mercado civil, também.
Tivemos  construção naval, carruagens, calçado, cutelarias, texteis, conserveiras, munições, automóveis e motociclos... tudo destruído por incapacidade dos nossos governantes em defenderem aquilo que era nosso.
Não me esqueço aquando da nossa entrada para a CEE de se dizer que era a única hipótese de salvar a nossa indústria... viu-se.
João Pereira
 
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dc

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #816 em: Abril 25, 2023, 10:24:31 pm »
Pensar que o AA chegou a construir petroleiros

Era tão fácil começar a construir e reparar navios da Marinha, e realmente construir relações com os tais PALOP que só interessam de vez em quando, para exportar navios tipo LFC... Com um estaleiro moderno e credível, podíamos perfeitamente começar a pensar num mercado civil, também.

O problema dos PALOPs, é que normalmente não querem pagar, preferem ofertas. Mas até nisso, mesmo que fosse o Estado português a financiar as lanchas para países mais pequenos como STP e Cabo Verde (20 milhões cada, e dependendo do tipo de lancha), construídas em Portugal, valia a pena. É aliás o que muita vez os americanos fazem, ou a Austrália quando encomendou patrulhas a um estaleiro nacional, mesmo não precisando deles, para manter o estaleiro à tona pós-Covid. Interessava era ter um estaleiro (dois, a contar com a WestSea) capaz de construir navios de patrulha para começar, e ir subindo a partir daí. Isso, e a capacidade de fazer manutenção de navios de guerra modernos.
 

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Pescador

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #817 em: Abril 25, 2023, 10:36:54 pm »
Pensar que o AA chegou a construir petroleiros

Era tão fácil começar a construir e reparar navios da Marinha, e realmente construir relações com os tais PALOP que só interessam de vez em quando, para exportar navios tipo LFC... Com um estaleiro moderno e credível, podíamos perfeitamente começar a pensar num mercado civil, também.

Em décadas a única coisa que interessou nesse assunto bilateral com os palop foi:

- Colocação de certas pessoas em lugares empresariais por lá, fossem ex políticos ou familiares de políticos e de altas patentes militares.
- Contratos de construção para algumas empresas nacionais bem colocadas politicamente e que apesar de não serem completamente pagas pelos requerentes de serviços, o Estado Português assumia a divida, resultando em prejuízo ao contribuinte. Ganhavam com isso, eles, as empresas e uns quantos metidos no assunto como malta do MNE, que além de prendas via ser feitas cá boas mansões por essas empresas, a custo da uva mijona.
- Eles, que lavavam cá tudo o que roubavam lá, desde o resultante da exploração de recursos até a material de oferta humanitária que para lá era enviado pelas organizações nomeadamente da EU.
- Eles, que recebem milhões para ajudas como, arranjo de ruas que nunca foram arranjadas, ou material médico para hospitais onde só alguns metem os pés, porque têm de ter dinheiro para os deixar entar.
- Eles, nos Vistos assinados fora de horas e trazidos as dúzias por militares de alta patente angolanos, malta do ministério do interior angolano, ou a puta das quartas feiras às 21h00.

Podia estar aqui mais um tempo a escrever, mas assim já respondi

Bom bom, era os que sabem disto assumirem que também mamavam algumas migalhas ou então os que não sabem, abrirem os olhos

O problema lá,  como agora a conversa com o Brasil, é a falcatrua militante e o cancro de corrupção bilateral.

Em resultado disso, dessa pornochachada de gamanço e jogo influencias, esbanja-se e perdoa-se milhares de milhões que pertencem ser gastos onde fazem falta cá. Bem como a vassalagem, que até leva a colocações de pessoas cá onde não deviam estar, se fosse um país a sério e com gente com tomates e ética

« Última modificação: Abril 25, 2023, 10:44:02 pm por Pescador »
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #818 em: Novembro 02, 2023, 09:12:04 am »
 

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #819 em: Novembro 02, 2023, 11:38:11 am »


Não estou a errar dizendo que é a lancha que foi para São Tomé. Digo São Tomé e não GdG, porque segundo creio foi substituir o Zaire. Para provavelmente substituir na dádiva também que inicialmente seria o Zaire, que está nas lonas e em reparação vai lá saber-se porquê ou para quem.

Não deve ser preciso dizer mais nada, pois todas as outras lanchas gêmeas que fazem serviço por cá, nem nos Tejo e até dois NPO continuam sem esse tipo de equipamento de vigilância e de busca e salvamento. Embora pelo menos o dos NPO tenham outra configuração e capacidade.
Não faz falta cá, nem nos que vão daqui para lá ou para o Mediterrâneo em missões pontuais.
« Última modificação: Novembro 02, 2023, 11:45:32 am por Pescador »
 

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os_pero

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #820 em: Novembro 02, 2023, 12:26:46 pm »


Esqueçam o Alfeite (pelo menos com este governo) das 2 lanchas salva-vidas só ainda conseguiram construir uma. A quantidade de meios, recursos e dinheiro que o Alfeite precisa para construir alguma coisa do zero é demasiado grande.

Entretanto estou curioso para perceber pk que a marinha em vez de comprar uma classe com as características que pretende (e deixa o projeto ao cargo dos candidatos) como quase toda a gente faz, vai fazer novamente um novo projeto que fica a seu cargo e depois potencialmente contratar estaleiros para a construção do mesmo. Ou será que o projeto mencionado é só o levantamento de características técnicas e necessidades das futuras lanchas para incorporar depois no caderno de encargos?
 

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dc

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #821 em: Novembro 07, 2023, 10:22:48 pm »
Não te sei responder à pergunta, mas sei, e todos aqui sabemos, que a Marinha teve uma grande influência no design dos NPO. A Marinha chegou a alterar o projecto várias vezes, o que atrasou ainda mais o processo na altura.

De resto, às vezes parece que é mesmo a mania de reinventar a roda. Já para o programa das futuras fragatas, é preciso um Grupo de Trabalho para decidir o que se quer, a funcionar durante anos. Quando não faltam projectos já feitos, para todos os gostos, e com modularidade suficiente para serem equipadas "a gosto".
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #822 em: Novembro 08, 2023, 07:53:42 am »
Se não houvesse GT não havia tachos

Têm de fingir que estão ocupados com algima coisa, já que navios não há
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #823 em: Novembro 08, 2023, 10:28:04 am »


Esqueçam o Alfeite (pelo menos com este governo) das 2 lanchas salva-vidas só ainda conseguiram construir uma. A quantidade de meios, recursos e dinheiro que o Alfeite precisa para construir alguma coisa do zero é demasiado grande.

Entretanto estou curioso para perceber pk que a marinha em vez de comprar uma classe com as características que pretende (e deixa o projeto ao cargo dos candidatos) como quase toda a gente faz, vai fazer novamente um novo projeto que fica a seu cargo e depois potencialmente contratar estaleiros para a construção do mesmo. Ou será que o projeto mencionado é só o levantamento de características técnicas e necessidades das futuras lanchas para incorporar depois no caderno de encargos?

Se num projecto destes tão urgente e diminuto, só ficam pela metade, sendo que metade é só fazer uma, o ridico não podia ser maior
 

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Mentat

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #824 em: Novembro 08, 2023, 02:28:42 pm »
O Alfeite está aos caídos há décadas.
Será viável (mediante a realidade do país), havendo vontade política, fazer um refurbishment tanto à BN como ao Arsenal (estaleiro), dotando-os das condições que precisam?
Uma nação com tão ilustre e decana tradição naval, ter a única BN(+Arsenal) digna desse nome neste estado lastimável... Dói.