Substituição dos Alpha-jet

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1725 em: Abril 18, 2023, 12:24:16 pm »
O B em BRIC, é de Brasil, o Lula está simplesmente a fazer o seu papel. O Erdogan joga em três tabuleiros ao mesmo tempo e não provoca indignação alguma..

Neste momento há um risco maior de vermos o KC em várias frotas da NATO que o da Embraer sofrer qq restrição de vendas.
E isso é um sapo que nos vai custar a engolir, eu incluido.

Sem duvida a Turquia foi sempre uma pedra no sapato. Mas ai a questão sempre foi geoestratégica, ter um pouco amigo perto em vez de o deixar cair para o outro lado ali naquela posição no Mediterrâneo e  Mar negro. No Brasil é questão de amizades politicas coloridas e esquemas
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1726 em: Abril 18, 2023, 01:08:05 pm »
O B em BRIC, é de Brasil, o Lula está simplesmente a fazer o seu papel. O Erdogan joga em três tabuleiros ao mesmo tempo e não provoca indignação alguma..

Neste momento há um risco maior de vermos o KC em várias frotas da NATO que o da Embraer sofrer qq restrição de vendas.
E isso é um sapo que nos vai custar a engolir, eu incluido.

Sem duvida a Turquia foi sempre uma pedra no sapato. Mas ai a questão sempre foi geoestratégica, ter um pouco amigo perto em vez de o deixar cair para o outro lado ali naquela posição no Mediterrâneo e  Mar negro. No Brasil é questão de amizades politicas coloridas e esquemas

Pois

Um é a estrada da beira e o outro a beira da estrada
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1727 em: Abril 18, 2023, 01:12:40 pm »
Desculpa mas essa comparação é de todo descabida,pergunta as 15 nacoes que o operam se regrediram, se teem na linha uma aeronave dos anos 50, enfim...pessoal aqui se calhar desejava ter f-35,F-15,typhons,enfim a pequenez dos nossos governantes e de quem lidera as FA,podem não ser os melhores mas tentam fazer do pouco que lhes é dado e potenciar ao maximo...aqui a culpa é toda repartida pelo poder politico...mais nada.

Quando vocês falam em 15 nações, é preciso ver de que nações se está a falar. Uma coisa era entre essas 15, termos França, Espanha, Alemanha, Itália, Austrália, Canadá, RU, etc, outra é ter uns quantos países africanos, sul-americanos e asiáticos que são tudo menos potências, nossos aliados, ou com exigências operacionais como as nossas, a operar o dito meio. Só mesmo os EUA são um país relevante para nós, mas mesmo eles irão usar aquele tipo de aeronave para um nicho muito pequeno de missões, e não fazer do dito avião a peça central da USAF.

Doutrinas, conceitos e necessidades estratégicas são muito mais importantes. No nosso caso, tendo em conta as lacunas que existem, ainda mais atenção terá que se dar àquilo a que se deve dar prioridade a comprar. Daí que, uma coisa era ter umas FA quase no ponto-rebuçado, e portanto uns ST vinham complementar as capacidades existentes, outra é ter as FA em total decadência, a todos os níveis, e andar a comprar meios em que o único critério em avaliação é o nome do fabricante.

O B em BRIC, é de Brasil, o Lula está simplesmente a fazer o seu papel. O Erdogan joga em três tabuleiros ao mesmo tempo e não provoca indignação alguma..

Neste momento há um risco maior de vermos o KC em várias frotas da NATO que o da Embraer sofrer qq restrição de vendas.
E isso é um sapo que nos vai custar a engolir, eu incluido.

O "I" de BRICS é Índia, e não é por isso que os vemos a apoiar abertamente a Rússia. A Turquia tem pago bem pela sua maleabilidade estratégica, e pelas suas decisões. Ia ter F-35, e já não terá, por exemplo. Uma pedra no sapato sem dúvida, mas tenta manter alguma neutralidade ou qualquer coisa que se pareça, já o Brasil claramente tomou uma posição anti-NATO...

Quanto a possíveis vendas do KC-390 na NATO, não sendo impossível, não é assim tão fácil. Sem ser os que já se sabe (Portugal, Hungria e Holanda), só estou mesmo a ver a Suécia como possível/provável comprador. Talvez a Bulgária, Croácia, República Checa, Finlândia, Grécia, Roménia, Eslováquia, se possam colocar na corrida, mas aí é muito à base de especulação, e metade destes não devem ter dinheiro para andar a gastar tudo em cargueiros de 100 milhões.
Os que não mencionei, ou já tem C-130J, ou já tem A-400M (sendo improvável que a maioria destes optasse por um cargueiro táctico), e o resto é simplesmente demasiado pobre.

Possíveis embargos poderão não impedir nada, ou poderão fazer com que futuros potenciais clientes, se distanciem do avião da brasileiro. Isto também poderá dar mais força a que avancem de vez com o Airbus A200M. Mas veremos, tempos interessantes avizinham-se.
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1728 em: Abril 18, 2023, 02:51:33 pm »
"Quando vocês falam em 15 nações, é preciso ver de que nações se está a falar. Uma coisa era entre essas 15, termos França, Espanha, Alemanha, Itália, Austrália, Canadá, RU, etc, outra é ter uns quantos países africanos, sul-americanos e asiáticos que são tudo menos potências, nossos aliados, ou com exigências operacionais como as nossas, a operar o dito meio. Só mesmo os EUA são um país relevante para nós, mas mesmo eles irão usar aquele tipo de aeronave para um nicho muito pequeno de missões, e não fazer do dito avião a peça central da USAF.

Doutrinas, conceitos e necessidades estratégicas são muito mais importantes."


Exactamente,
Mas cá importante é a pornochachada de ligações lusopalop e outros por arrasto que lhes dá jeito essa coisa do palop e então até tem uma parte da população a  falar português(???) quer dizer...enfim E que isso serve apenas para esgotar os poucos recursos em troca de ....esquemas pessoais

Realmente falar em 15 Países africanos e asiáticos faz sentido para quem está na Europa e com teatros e logísticas diferentes.
Para isso também em vez de Leopard 2 A6, tínhamos ainda os M48 que chegava bem.  Embora em muitos aspectos pareçamos esses, nomeadamente na mentalidade terceiro mundo que aqui faz reinado
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1729 em: Abril 18, 2023, 04:30:51 pm »
O B em BRIC, é de Brasil, o Lula está simplesmente a fazer o seu papel. O Erdogan joga em três tabuleiros ao mesmo tempo e não provoca indignação alguma..

Neste momento há um risco maior de vermos o KC em várias frotas da NATO que o da Embraer sofrer qq restrição de vendas.
E isso é um sapo que nos vai custar a engolir, eu incluido.

Não estou a ver que no nosso caso o problema seja o C390 que já está a meio no percurso de construção e entrega do último aparelho, mas já não digo o mesmo de futuras aquisições e que ainda não foram anunciadas, como o caso do ST.

A Turquia joga em 3 tabuleiros....... conseguiu comprar o F-35? E porquê?
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1730 em: Abril 18, 2023, 08:59:58 pm »
O B em BRIC, é de Brasil, o Lula está simplesmente a fazer o seu papel. O Erdogan joga em três tabuleiros ao mesmo tempo e não provoca indignação alguma..

Neste momento há um risco maior de vermos o KC em várias frotas da NATO que o da Embraer sofrer qq restrição de vendas.
E isso é um sapo que nos vai custar a engolir, eu incluido.

Não estou a ver que no nosso caso o problema seja o C390 que já está a meio no percurso de construção e entrega do último aparelho, mas já não digo o mesmo de futuras aquisições e que ainda não foram anunciadas, como o caso do ST.

A Turquia joga em 3 tabuleiros....... conseguiu comprar o F-35? E porquê?

Seria mais que obvio sair da ideia dos tucanos. já havia n razões e agora mais uma
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1731 em: Abril 18, 2023, 10:33:48 pm »
A Índia tem mantido uma posição relativamente neutra, não condena abertamente a Rússia e não cumpre as sanções comerciais impostas a federação russa, bem pelo contrário aliás. Não fornece armamento para nenhum dos lados. Existem vários motivos, uns históricos outros actuais, para que assim seja. No entanto, o segundo país mais populoso do mundo, raramente vem a tona na discussão.

O Lula podia estar calado, não perdia muito, mas limitou-se a propagar uma ideia que não é a narrativa da ordem.. não fez nenhum discurso anti NATO nem apoiou a invasão mas, como tb não condenou, ofereceu-se como alvo para a diplomacia e opinião ocidentais.

A Turquia navega em mares turbulentos, está numa encruzilhada geográfica e política. Apoia a sua facção na síria, contra o regime Assad e o aliado russo, com o intuito de dominar os curdos. Fornece armas e mercenários ao Azerbaijão, contra a Arménia e o seu aliado russo. Fornece tb armamento, eu diria que em pequena escala comparando com os países europeus, à Ucrânia, contra os russos. Tem, apesar de tudo, o cuidado de não hostilizar abertamente a Rússia em nenhum dos cenários.
Consegue manter-se suficientemente próxima de Putin para ser um dos mais bem posicionados para negociar com uma possível paz.

Compra ainda armas a toda a gente, russos, americanos, alemães, coreanos. Não comprou o F-35, ok.

As relaçoes com a Grécia e com Israel são mais um espinho na diplomacia com o mundo ocidental, mas não interferem na crise actual.

E faz tudo isto sendo, convém não esquecer, membro da NATO. O Erdogan dá-se ao luxo de atrasar a entrada da Suécia por uma questão de popularidade interna.

 

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Kalil

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1732 em: Abril 18, 2023, 10:40:52 pm »
Escrevi no tópico errado, é o que dá assumir o ST como substituto do AlphaJet..
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1733 em: Abril 19, 2023, 07:08:45 am »
O B em BRIC, é de Brasil, o Lula está simplesmente a fazer o seu papel. O Erdogan joga em três tabuleiros ao mesmo tempo e não provoca indignação alguma..

Neste momento há um risco maior de vermos o KC em várias frotas da NATO que o da Embraer sofrer qq restrição de vendas.
E isso é um sapo que nos vai custar a engolir, eu incluido.

Não estou a ver que no nosso caso o problema seja o C390 que já está a meio no percurso de construção e entrega do último aparelho, mas já não digo o mesmo de futuras aquisições e que ainda não foram anunciadas, como o caso do ST.

A Turquia joga em 3 tabuleiros....... conseguiu comprar o F-35? E porquê?

Seria mais que obvio sair da ideia dos tucanos. já havia n razões e agora mais uma

E os bolsos recheados? Ah pois
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1734 em: Abril 27, 2023, 10:58:20 am »
Não sei se este vídeo já cá está algures no fórum, mas deixo-o de qualquer maneira.


Os ST serão meramente modificados para receber os equipamentos "OTAN" (seja lá isso o que for) e não produzidos em Portugal. Há é acordos com várias empresas Portuguesas do sector para trabalho de engenharia, manutenção, etc.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1735 em: Abril 27, 2023, 10:59:50 am »
Não sei se este vídeo já cá está algures no fórum, mas deixo-o de qualquer maneira.


Os ST serão meramente modificados para receber os equipamentos "OTAN" (seja lá isso o que for) e não produzidos em Portugal. Há é acordos com várias empresas Portuguesas do sector para trabalho de engenharia, manutenção, etc.

Mas isso era óbvio...
Mas a CC nacional e brasileira diz que vamos construir mais de 200 ST...
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1736 em: Abril 27, 2023, 07:35:22 pm »
Não sei se este vídeo já cá está algures no fórum, mas deixo-o de qualquer maneira.


Os ST serão meramente modificados para receber os equipamentos "OTAN" (seja lá isso o que for) e não produzidos em Portugal. Há é acordos com várias empresas Portuguesas do sector para trabalho de engenharia, manutenção, etc.

Então é parecido com o caso dos KC390 (pelo menos os nossos), as empresas portuguesas participam na engenharia e produção de alguns componentes, a montagem é no Brasil e a instalação dos equipamentos NATO é na OGMA.
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1737 em: Abril 28, 2023, 08:42:37 am »
Mais uma razão para ter o supertucano, já amanhã.

Citar
Droga: avionetas de traficantes voam baixinho, fogem a radares, cruzam o Mediterrâneo e aterram em descampados portugueses
https://expresso.pt/sociedade/2023-04-27-Droga-avionetas-de-traficantes-voam-baixinho-fogem-a-radares-cruzam-o-Mediterraneo-e-aterram-em-descampados-portugueses-32e34742

"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1738 em: Abril 28, 2023, 09:17:28 am »
Mais uma razão para ter o supertucano, já amanhã.

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Droga: avionetas de traficantes voam baixinho, fogem a radares, cruzam o Mediterrâneo e aterram em descampados portugueses
https://expresso.pt/sociedade/2023-04-27-Droga-avionetas-de-traficantes-voam-baixinho-fogem-a-radares-cruzam-o-Mediterraneo-e-aterram-em-descampados-portugueses-32e34742

Com todo o respeito, acha mesmo que os ST vão fazer QRA para avionetas ?
Não vai acontecer...
Cps
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1739 em: Abril 28, 2023, 09:59:30 am »
Mais uma razão para ter o supertucano, já amanhã.

Citar
Droga: avionetas de traficantes voam baixinho, fogem a radares, cruzam o Mediterrâneo e aterram em descampados portugueses
https://expresso.pt/sociedade/2023-04-27-Droga-avionetas-de-traficantes-voam-baixinho-fogem-a-radares-cruzam-o-Mediterraneo-e-aterram-em-descampados-portugueses-32e34742

E que actuação teriam os tucanos á luz das leis vigentes ou das decisões superiormente emanadas???
Se os C295 estivessem devidamente equipados e operacionais, fariam melhor serviço, com acrescida versatilidade em relação a outras situações, tempo de permanência em voo, alcance,  equipamentos de vigilância e seguimento à distancia e, se alguém alegar abate no eventual âmbito de terrorismo, até isso poderiam fazer com misseis sidewinder, mesmo daqueles modelos mais antigos em uso na FAP.

Num Pais onde mais de metade dos meios nem operacionais estão, e são  mal aproveitados, anda com ideias de avionetas de combate tipo 2ª guerra.
Nada como ir fazendo contratos chorudos para espalhar dinheiro nos bolsos.

Mais um caso UAV Vision comprados a pressa, sem noção de capacidades por comparação com outros e metade sem conseguir voar.

Importante mesmo são as conecções de cambalachos

« Última modificação: Abril 28, 2023, 10:12:16 am por Pescador »
 
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