Substituição dos Alpha-jet

  • 1890 Respostas
  • 349817 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5575
  • Recebeu: 5561 vez(es)
  • Enviou: 3665 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #870 em: Março 29, 2021, 03:11:41 pm »
Será que as coisas estão assim tão más na RCA que necessitem de um meio de reação mais rápido que um heli? Ou é uma manobra para ajudar na re-eleição do 6x3, 18?

De qualquer modo, o modelo europeu de intervenção em África já foi definido há muito pelos franceses, que têm, actualmente, uns milhares de homens no continente, apoiados por meios blindados, umas dezenas de helis e uma mão cheia de caças. Super Tucanos não têm, certamente!

Que grande confusão vai na mona do sr. Costa e sus muchachos.

Há pressão francesa para nos envolvermos com mais homens e meios quer na RCA, quer no Mali. Isso é um facto conhecido, agora o que sempre foi falado foi em helicópteros médios leves, preferencialmente bimotores, capazes de levar 8 a 10 soldados, com blindagem nas partes vitais do aparelho, equipamentos de autoproteção e armamento defensivo operado manual e/ou axialmente.

COIN, para mim, é uma novidade absoluta, lá está apesar de poder fazer algum sentido ter uma aeronave ligeira de asa fixa tipo "Sandy", capaz de efectuar missões de apoio de fogo e auxiliar em operações CSAR ou FAC. Um aparelho do tipo ST é mais rápido que um helicóptero a chegar à "hot LZ", sem ser um caça a jacto que depois não possa escoltar as aeronaves helivac. Quase seria uma espécie de regresso ao binómio T-6 Harvard/Alouette III em África.

Porém: não há dinheiro para tantos outros projectos vitais para a nossa defesa e soberania nacional, mas há para a aquisição de aviões anti-guerrilha? Hummmm, cheira-me a esturro e uma desculpa para adquirir o Super Tucano e satisfazer uma vez mais os propósitos da Embraer. Um helicóptero de ataque puro resolveria facilmente toda esta questiúncula, mas está visto que tresanda a negociata por detrás disto tudo.
« Última modificação: Março 29, 2021, 03:18:01 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, NVF, tenente, dc, Stalker79

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #871 em: Março 29, 2021, 03:29:48 pm »
Só pode ser negociata. Então o Bérrio está encostado há mais de 1 ano e não arranjaram verba para comprar o Wave. Há 2 anos que se fala nos hélis de evacuação, e se tem constatado que a verba não chegava, e como não foram capazes de aumentar o orçamento em 20 ou 30 milhões, até chegaram a reduzir o número de hélis para "caber" no orçamento. Para as Marlin não há dinheiro. Para assinar a construção dos NPOs idem. Para avançar com o upgrade dos PA I nada. Mas 150 a 200 milhões para uns ST já há?

Engraçado, que ainda há dias andávamos nós a falar de hélis de ataque usados no outro tópico, agora é pensar para quandos UH-1Y e AH-1Z este dinheiro dos ST dava...
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7933
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5172/-235
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #872 em: Março 29, 2021, 03:46:58 pm »
Escrevam isto nas vossas agendas:

- O "Titi" quando sair de MDN vai para Vice-Presidente da Embraer  :censurado:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Charlie Jaguar, tenente, Stalker79

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #873 em: Março 29, 2021, 04:13:41 pm »
Escrevam isto nas vossas agendas:

- O "Titi" quando sair de MDN vai para Vice-Presidente da Embraer  :censurado:


Brinca. Vice não digo, mas deve haver muito lugar para diretor de alguma coisa lá nos quadros.
 :-P
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6487
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #874 em: Março 29, 2021, 04:30:48 pm »
Escrevam isto nas vossas agendas:

- O "Titi" quando sair de MDN vai para Vice-Presidente da Embraer  :censurado:


Brinca. Vice não digo, mas deve haver muito lugar para diretor de alguma coisa lá nos quadros.
 :-P

Então e dos nossos "muchachos" quem vai para a Leonardo? Pena é que para a ThyssenKrupp desde os Trident que não existen candidatos ( e eles que fabricam umas cenas tão engraçadas)...   :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

https://www.thyssenkrupp-marinesystems.com/en/products-services/surface-vessels





Saudações

P.S. A FAP não vai gastar 200 milhões nos ST. Para existir forte possibilidade de adquirir o aparelho é porque por trás, seja ONU ou a própria França está a dar uma ajuda. Aliás, continua a existir uma preferência pelo militar Luso nessas áreas, em detrimento de por exemplo outras nações que quem manda assegura que não pescam nada daquilo.

« Última modificação: Março 29, 2021, 04:57:32 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #875 em: Março 29, 2021, 05:44:14 pm »
Será que as coisas estão assim tão más na RCA que necessitem de um meio de reação mais rápido que um heli? Ou é uma manobra para ajudar na re-eleição do 6x3, 18?

De qualquer modo, o modelo europeu de intervenção em África já foi definido há muito pelos franceses, que têm, actualmente, uns milhares de homens no continente, apoiados por meios blindados, umas dezenas de helis e uma mão cheia de caças. Super Tucanos não têm, certamente!

Que grande confusão vai na mona do sr. Costa e sus muchachos.

Há pressão francesa para nos envolvermos com mais homens e meios quer na RCA, quer no Mali. Isso é um facto conhecido, agora o que sempre foi falado foi em helicópteros médios leves, preferencialmente bimotores, capazes de levar 8 a 10 soldados, com blindagem nas partes vitais do aparelho, equipamentos de autoproteção e armamento defensivo operado manual e/ou axialmente.

COIN, para mim, é uma novidade absoluta, lá está apesar de poder fazer algum sentido ter uma aeronave ligeira de asa fixa tipo "Sandy", capaz de efectuar missões de apoio de fogo e auxiliar em operações CSAR ou FAC. Um aparelho do tipo ST é mais rápido que um helicóptero a chegar à "hot LZ", sem ser um caça a jacto que depois não possa escoltar as aeronaves helivac. Quase seria uma espécie de regresso ao binómio T-6 Harvard/Alouette III em África.

Porém: não há dinheiro para tantos outros projectos vitais para a nossa defesa e soberania nacional, mas há para a aquisição de aviões anti-guerrilha? Hummmm, cheira-me a esturro e uma desculpa para adquirir o Super Tucano e satisfazer uma vez mais os propósitos da Embraer. Um helicóptero de ataque puro resolveria facilmente toda esta questiúncula, mas está visto que tresanda a negociata por detrás disto tudo.

A negociata maior vai ser a SkyTech com os 346.
Essa empresa de fachada tem uns quantos srs que já estiveram ligados á aviação comercial Portuguesa, que se sabem mover muito bem nesses meandros e como não teem muita vergonha, quais politicos, vão agora tentar lançar os seus tentáculos no meio da Aviação Militar.

Desde 2018 a FAP perdeu a valência de treino avançado quando desativou a ESQ A-Jet;
Vou gostar de saber os custos HV dos 346, pois ao compará-los com aeronaves de outras nacionalidades e, de certeza que vou chegar á conclusão que os nossos custos estão muito sobrevalorizados.
Será que já vimos este filme ??
Claro que sim, vai nos fazer recordar os custos HV dos KA32 nos FF.
A FAP adquiriu, por falta de verba, apenas, cinco helis ligeiros Civis para substituir os ALIII, e não conseguiu arranjar verba para adquirir pelo menos mais duas três unidades;
Andam há anos a falar nos Evakuativos, a complexidade da sua aquisição, estava de certeza a atrasar a sua compra, e, agora, de uma assentada temos dinheiro para uns dez a doze ST, mais uns cinco Evakuativos, e alugar anualmente umas centenas de horas de voo de uns oito a dez 346   ??
Quanto é que isso ficará ??
Só nos 314 e nos helis rondará uns 300 milhões, coisa pouca, de onde é que o dinheiro aparece assim de repente ?










Abraços
« Última modificação: Março 29, 2021, 08:06:07 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #876 em: Março 29, 2021, 05:54:39 pm »
P.S. A FAP não vai gastar 200 milhões nos ST. Para existir forte possibilidade de adquirir o aparelho é porque por trás, seja ONU ou a própria França está a dar uma ajuda. Aliás, continua a existir uma preferência pelo militar Luso nessas áreas, em detrimento de por exemplo outras nações que quem manda assegura que não pescam nada daquilo.

A haver de facto financiamento externo, acaba por ser estranho nunca ter sido mencionado isso em notícias (o que até seria mais fácil de "vender" ao povo). Só se é mais um daqueles assuntos "super secretos" como é hábito por estas bandas.

A França dificilmente financiaria tal aquisição. Se financiassem, seria para adquirirmos produtos franceses ou com envolvimento francês (Tiger ou qualquer outro héli da Airbus, como o futuro H160). Mais depressa é a ONU a pagar a operação dos meios lá fora.
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2496
  • Recebeu: 915 vez(es)
  • Enviou: 3144 vez(es)
  • +597/-75
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #877 em: Março 29, 2021, 06:22:17 pm »
A França pode querer maior apoio - ainda bem ou então acabamos apenas com uma GNR - e fazer pressão... pode no futuro, a aliados que colaborem, dar condições "especiais" no seu material (fragatas usadas  :mrgreen:). Mas não vai ajudar a pagar ST's a Portugal porque neste momento davam jeito.

A ONU não vai pagar STs a um pais... não financia forças mercenárias. Pode, se precisar no futuro, pagar despesas como faz com as forças que tem espalhadas pelo mundo - mas isso é na altura, se necessitar.

Agora nós investirmos na capacidade COIN com os ST, em especial sem termos capacidade de helicópteros médios (que podem ser armados)... não lembra o diabo - salvo se for para apoiar a Embraer.   

 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2281
  • Recebeu: 540 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +837/-827
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #878 em: Março 29, 2021, 06:49:16 pm »
Essa empresa de fachada tem uns quantos srs que já estiveram ligados á aviação comercial Portuguesa, que se sabem mover muito bem nesses meandros e como não teem muita vergonha, quais politicos, vão agora tentar lançar os seus tentáculos no meio da Aviação Militar.
Enquanto a Marinha está em coma, sem qualquer tipo de reacção face ao fim de vida dos seus meios, a FAP está há quase duas décadas entregue aos interesses privados.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #879 em: Março 29, 2021, 07:28:37 pm »
Será que as coisas estão assim tão más na RCA que necessitem de um meio de reação mais rápido que um heli? Ou é uma manobra para ajudar na re-eleição do 6x3, 18?

De qualquer modo, o modelo europeu de intervenção em África já foi definido há muito pelos franceses, que têm, actualmente, uns milhares de homens no continente, apoiados por meios blindados, umas dezenas de helis e uma mão cheia de caças. Super Tucanos não têm, certamente!

Que grande confusão vai na mona do sr. Costa e sus muchachos.

Há pressão francesa para nos envolvermos com mais homens e meios quer na RCA, quer no Mali. Isso é um facto conhecido, agora o que sempre foi falado foi em helicópteros médios leves, preferencialmente bimotores, capazes de levar 8 a 10 soldados, com blindagem nas partes vitais do aparelho, equipamentos de autoproteção e armamento defensivo operado manual e/ou axialmente.

COIN, para mim, é uma novidade absoluta, lá está apesar de poder fazer algum sentido ter uma aeronave ligeira de asa fixa tipo "Sandy", capaz de efectuar missões de apoio de fogo e auxiliar em operações CSAR ou FAC. Um aparelho do tipo ST é mais rápido que um helicóptero a chegar à "hot LZ", sem ser um caça a jacto que depois não possa escoltar as aeronaves helivac. Quase seria uma espécie de regresso ao binómio T-6 Harvard/Alouette III em África.

Porém: não há dinheiro para tantos outros projectos vitais para a nossa defesa e soberania nacional, mas há para a aquisição de aviões anti-guerrilha? Hummmm, cheira-me a esturro e uma desculpa para adquirir o Super Tucano e satisfazer uma vez mais os propósitos da Embraer. Um helicóptero de ataque puro resolveria facilmente toda esta questiúncula, mas está visto que tresanda a negociata por detrás disto tudo.

Eu acho que faz muita falta um helicóptero de ataque.
Mas a Esquadra 103 está já há 3 anos sem aeronave atribuída, e mesmo que venha o ST vão ser 4 anos se não 5 anos antes de ter um meio.
Ou a Esquadra 103 se torna na GALE/UALE da FAP e só existe no papel ou tem de ter meios.
Quanto ao negocio em si, temos de ver pelas mão de quem é feito se pelos americanos pelos brasileiros.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #880 em: Março 29, 2021, 08:20:44 pm »
A França pode querer maior apoio - ainda bem ou então acabamos apenas com uma GNR - e fazer pressão... pode no futuro, a aliados que colaborem, dar condições "especiais" no seu material (fragatas usadas  :mrgreen:). Mas não vai ajudar a pagar ST's a Portugal porque neste momento davam jeito.

A ONU não vai pagar STs a um pais... não financia forças mercenárias. Pode, se precisar no futuro, pagar despesas como faz com as forças que tem espalhadas pelo mundo - mas isso é na altura, se necessitar.

Agora nós investirmos na capacidade COIN com os ST, em especial sem termos capacidade de helicópteros médios (que podem ser armados)... não lembra o diabo - salvo se for para apoiar a Embraer.   

Lá está, toda esta aquisição, a se concretizar, é estranha e vem do nada. Num país onde o orçamento de defesa é escrutinado até não dar mais, tudo é cativado ou adiado para o ano seguinte para "não contar para o défice", é difícil descortinar de onde vem o dinheiro.

A França pode pressionar, e a ONU também, mas não teria sentido pressionarem para adquirirmos STs. No caso francês, dava-lhes mais jeito ficarmos com os Tiger australianos, já que tinham mais um operador do dito héli. Seja como for, pressões ou não, só tínhamos de avaliar as várias possibilidades no mercado, de novos a usados, de forma a ter o mais adequado para as funções, ao invés de ir de cabeça para o ST.

Uma análise rápida, provavelmente daria conta que a dupla UH-1Y e AH-1Z (usados) seria a opção mais favorável, sem dar cabo do orçamento, e permite as duas capacidades, a custos reduzidos. Para aeronave de treino, se vier o M-346 para a escola privada, o ST será redundante.
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #881 em: Março 29, 2021, 10:10:15 pm »
A França pode querer maior apoio - ainda bem ou então acabamos apenas com uma GNR - e fazer pressão... pode no futuro, a aliados que colaborem, dar condições "especiais" no seu material (fragatas usadas  :mrgreen:). Mas não vai ajudar a pagar ST's a Portugal porque neste momento davam jeito.

A ONU não vai pagar STs a um pais... não financia forças mercenárias. Pode, se precisar no futuro, pagar despesas como faz com as forças que tem espalhadas pelo mundo - mas isso é na altura, se necessitar.

Agora nós investirmos na capacidade COIN com os ST, em especial sem termos capacidade de helicópteros médios (que podem ser armados)... não lembra o diabo - salvo se for para apoiar a Embraer.   

Lá está, toda esta aquisição, a se concretizar, é estranha e vem do nada. Num país onde o orçamento de defesa é escrutinado até não dar mais, tudo é cativado ou adiado para o ano seguinte para "não contar para o défice", é difícil descortinar de onde vem o dinheiro.

A França pode pressionar, e a ONU também, mas não teria sentido pressionarem para adquirirmos STs. No caso francês, dava-lhes mais jeito ficarmos com os Tiger australianos, já que tinham mais um operador do dito héli. Seja como for, pressões ou não, só tínhamos de avaliar as várias possibilidades no mercado, de novos a usados, de forma a ter o mais adequado para as funções, ao invés de ir de cabeça para o ST.

Uma análise rápida, provavelmente daria conta que a dupla UH-1Y e AH-1Z (usados) seria a opção mais favorável, sem dar cabo do orçamento, e permite as duas capacidades, a custos reduzidos. Para aeronave de treino, se vier o M-346 para a escola privada, o ST será redundante.

Esqueçam os Tiger Australianos, nunca atingiram a IOC, com constantes problemas de fumo tóxico no cockpit, entre outros.

Quanto aos AH-1Z e UH-1Y, seriam uma boa hipótese, para operar no futuro LPD/LHD, no entanto, os números que irão para o AMARG serão, de 24 unidades de cada, sendo que já deve haver muitos na fila para os comprar.

Agora, COMO É QUE NÃO HÁ DINHEIRO PARA COMPRAR 6 HELIS DE EVACUAÇÃO, E DE REPENTE HÁ PARA SUPER TUCANOS, VINDOS DA EMBRAER?

Alguém explica ?
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #882 em: Março 29, 2021, 10:14:02 pm »
A França pode querer maior apoio - ainda bem ou então acabamos apenas com uma GNR - e fazer pressão... pode no futuro, a aliados que colaborem, dar condições "especiais" no seu material (fragatas usadas  :mrgreen:). Mas não vai ajudar a pagar ST's a Portugal porque neste momento davam jeito.

A ONU não vai pagar STs a um pais... não financia forças mercenárias. Pode, se precisar no futuro, pagar despesas como faz com as forças que tem espalhadas pelo mundo - mas isso é na altura, se necessitar.

Agora nós investirmos na capacidade COIN com os ST, em especial sem termos capacidade de helicópteros médios (que podem ser armados)... não lembra o diabo - salvo se for para apoiar a Embraer.   

Lá está, toda esta aquisição, a se concretizar, é estranha e vem do nada. Num país onde o orçamento de defesa é escrutinado até não dar mais, tudo é cativado ou adiado para o ano seguinte para "não contar para o défice", é difícil descortinar de onde vem o dinheiro.

A França pode pressionar, e a ONU também, mas não teria sentido pressionarem para adquirirmos STs. No caso francês, dava-lhes mais jeito ficarmos com os Tiger australianos, já que tinham mais um operador do dito héli. Seja como for, pressões ou não, só tínhamos de avaliar as várias possibilidades no mercado, de novos a usados, de forma a ter o mais adequado para as funções, ao invés de ir de cabeça para o ST.

Uma análise rápida, provavelmente daria conta que a dupla UH-1Y e AH-1Z (usados) seria a opção mais favorável, sem dar cabo do orçamento, e permite as duas capacidades, a custos reduzidos. Para aeronave de treino, se vier o M-346 para a escola privada, o ST será redundante.

Esqueçam os Tiger Australianos, nunca atingiram a IOC, com constantes problemas de fumo tóxico no cockpit, entre outros.

Quanto aos AH-1Z e UH-1Y, seriam uma boa hipótese, para operar no futuro LPD/LHD, no entanto, os números que irão para o AMARG serão, de 24 unidades de cada, sendo que já deve haver muitos na fila para os comprar.

Agora, COMO É QUE NÃO HÁ DINHEIRO PARA COMPRAR 6 HELIS DE EVACUAÇÃO, E DE REPENTE HÁ PARA SUPER TUCANOS, VINDOS DA EMBRAER?

Alguém explica ?

Mas é via Embraer ou é via Sierra Nevada?
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #883 em: Março 29, 2021, 10:17:48 pm »
A França pode querer maior apoio - ainda bem ou então acabamos apenas com uma GNR - e fazer pressão... pode no futuro, a aliados que colaborem, dar condições "especiais" no seu material (fragatas usadas  :mrgreen:). Mas não vai ajudar a pagar ST's a Portugal porque neste momento davam jeito.

A ONU não vai pagar STs a um pais... não financia forças mercenárias. Pode, se precisar no futuro, pagar despesas como faz com as forças que tem espalhadas pelo mundo - mas isso é na altura, se necessitar.

Agora nós investirmos na capacidade COIN com os ST, em especial sem termos capacidade de helicópteros médios (que podem ser armados)... não lembra o diabo - salvo se for para apoiar a Embraer.   

 

Acredito nisso, comprando nós por ex A-400M, NH-90 e TIGER com apoio e linha de crédito de França, agora Super Tucanos, não me parece...
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #884 em: Março 29, 2021, 10:26:50 pm »
Esqueçam os Tiger Australianos, nunca atingiram a IOC, com constantes problemas de fumo tóxico no cockpit, entre outros.

Quanto aos AH-1Z e UH-1Y, seriam uma boa hipótese, para operar no futuro LPD/LHD, no entanto, os números que irão para o AMARG serão, de 24 unidades de cada, sendo que já deve haver muitos na fila para os comprar.

Agora, COMO É QUE NÃO HÁ DINHEIRO PARA COMPRAR 6 HELIS DE EVACUAÇÃO, E DE REPENTE HÁ PARA SUPER TUCANOS, VINDOS DA EMBRAER?

Alguém explica ?

Nós também só precisamos de 6 Viper e 6/8 Venom (óbvio que 8 a 10 de cada era o ideal, mas sem devaneios). Mas é pela urgência nos presentes TOs, e pela grande procura que eles terão, que era bom o MDN fazer movimentações nesse sentido ASAP, antes de andar com esta conversa de STs.

Até agora não há explicação para a compra dos STs. É dinheiro que aparentemente surge do nada, e que nunca houve para outros programas mais urgentes.

Mas é via Embraer ou é via Sierra Nevada?

Essa informação em concreto não se sabe. Mas nem sequer fazia sentido ser via Sierra Nevada, já que nós temos ligações com a Embraer e não com esses.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman