Os 30 F16A/B MLU da FAP

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Kalil

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3360 em: Abril 13, 2024, 05:31:16 pm »
Noticia de 2014:
https://www.dinheirovivo.pt/empresas/pilotos-saem-da-tap-para-ganhar-o-dobro-no-medio-oriente-12659076.html/

Notícia de 2022:
https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/pelo-menos-50-pilotos-vao-sair-da-tap-desiludidos-por-nao-terem-perspetivas-de-carreira-15560509.html/

Sempre ouvi dizer que os pilotos da TAP saíam facilmente para outras companhias, pelo mérito e experiência reconhecidos, e para receber mais.


Temos de decidir o que é mais importante, se é ter uma companhia de bandeira nacional, com as vantagens e os prejuízos inerentes,
ou uma companhia privada incorporada numa gigante europeia e sujeita às leis de mercado em todas aa vertentes do negócio.

As vantagens das duas situações, em simultâneo, não dá.

 

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Subsea7

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3361 em: Abril 13, 2024, 05:46:22 pm »
Voltando à entrevista, o CEMA fala em 5500 milhões para os F-35, o que dá quase $6000 milhões pelo que, e julgando pelos valores por aeronave dos últimos contratos (~$200 milhões), está-se a pensar em cerca de 30 aeronaves, ou seja na substituição 1:1 dos F-16…

Boas, negativo.
Pretende-se num primeiro contrato 20 F-35A (logística e infraestruturas) em MR e continuação de 20 F-16V-, sendo que no futuro o objetivo é mais 20, totalizando 40 F-35A !, mas baseados em Ovar.
Cps,

Se estou a perceber bem, no futuro:
• BA5: 20 F-35A + 20 F-16V (ex F-16AM/BM PA I)
• BA8: 20 F-35A

Obrigado.

No futuro o plano é 20 F-35A em MR e após o phase out dos F-16v-, 20 F-35A em Ovar.
Cps,
 
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JohnM

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3362 em: Abril 13, 2024, 05:50:26 pm »
Voltando à entrevista, o CEMA fala em 5500 milhões para os F-35, o que dá quase $6000 milhões pelo que, e julgando pelos valores por aeronave dos últimos contratos (~$200 milhões), está-se a pensar em cerca de 30 aeronaves, ou seja na substituição 1:1 dos F-16…

Boas, negativo.
Pretende-se num primeiro contrato 20 F-35A (logística e infraestruturas) em MR e continuação de 20 F-16V-, sendo que no futuro o objetivo é mais 20, totalizando 40 F-35A !, mas baseados em Ovar.
Cps,

Se estou a perceber bem, no futuro:
• BA5: 20 F-35A + 20 F-16V (ex F-16AM/BM PA I)
• BA8: 20 F-35A

Obrigado.

No futuro o plano é 20 F-35A em MR e após o phase out dos F-16v-, 20 F-35A em Ovar.
Cps,
Isso seria um sonho, lol… mesmo 15+15 seria fantástico… e o dinheiro poupado podia ir para MPAs, tripulados e não-tripulados… bastava começarem a gastar o raio dos 2%… dava para valorizar as carreiras, para manutenção atempada e para comprar um montão de equipamento…
 
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Subsea7

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3363 em: Abril 13, 2024, 05:51:12 pm »
Voltando à entrevista, o CEMA fala em 5500 milhões para os F-35, o que dá quase $6000 milhões pelo que, e julgando pelos valores por aeronave dos últimos contratos (~$200 milhões), está-se a pensar em cerca de 30 aeronaves, ou seja na substituição 1:1 dos F-16…

Boas, negativo.
Pretende-se num primeiro contrato 20 F-35A (logística e infraestruturas) em MR e continuação de 20 F-16V-, sendo que no futuro o objetivo é mais 20, totalizando 40 F-35A !, mas baseados em Ovar.
Cps,

Não se esqueçam é dos sistemas de defesa aérea

Basta um missil rebentar com a pista e até podiamos ter 200 F35

E essa de colocar todos os ovos no mesmo cesto...

Deviam estar estacionados em pelo menos 2 bases

Edit
Li agora que vão para 2 bases diferentes

Agora...40 F35 e 20 F16???? Alguma vez...

Devo ter problemas de expressão. Peço desculpa.
O plano é 20 F-35A a operar com 20 F-16V- e no futuro, phase out dos F-16 e totalizar 40 F-35A.
Cps !
 
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P44

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3364 em: Abril 13, 2024, 06:30:26 pm »
Não acredito em 40 nem que a vaca tussa

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Subsea7

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3365 em: Abril 13, 2024, 06:46:01 pm »
Não acredito em 40 nem que a vaca tussa

OK.
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3366 em: Abril 13, 2024, 07:35:55 pm »
Ey vejo por esta perspectiva, os contribuintes pagam triplamente à TAP: pagam todos os recursos, pagam a mão-de-obra (pilotos formados pelas FA através de receitas vindas de impostos), e pagam o serviço da TAP que não é melhor do que uma low-cost!

Com a grande diferença é que vejo mais serviço publico na FA, em que transportam prisioneiros, prestam missões de resgate e socorro em alto mar e orla costeira, prestam missões de ajuda humanitária, de resgate de cidades portugueses no estrangeiro, prestam missões de evacuação sanitária, vão começar a combater incêndios florestais, etc... Já a TAP, presta um serviço subpar, cobra um valor premium, e constantemente há greves. Posso dizer que viajo frequentemente e raramente é na TAP, mesmo que custe o mesmo, o serviço é praticamente sempre pior...

A conversa do "serviço que a TAP presta ao país" é treta. A vida dos portugueses permaneceria igual em grande parte, se não houvesse TAP ou se esta estivesse inserida noutra companhia qualquer, seria em tudo igual, com a vantagem que deixa de haver a despesa recorrente desta empresa. A única coisa que suporta a tese de a manter enquanto empresa do estado, são os postos de trabalho, algo que a sua compra por um privado seria certamente revisto.

O que não faz sentido, é o mesmo país que privatiza tudo e mais alguma coisa, desde sectores estratégicos, como a energia, até, à bem pouco tempo, praticamente tudo o que correspondia a meios aéreos combate aos fogos, não quer privatizar uma companhia aérea.

Mais depressa privatizavam a Defesa que outra coisa.  ::)
 

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goncalobmartins

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3367 em: Abril 13, 2024, 09:10:55 pm »
Ey vejo por esta perspectiva, os contribuintes pagam triplamente à TAP: pagam todos os recursos, pagam a mão-de-obra (pilotos formados pelas FA através de receitas vindas de impostos), e pagam o serviço da TAP que não é melhor do que uma low-cost!

Com a grande diferença é que vejo mais serviço publico na FA, em que transportam prisioneiros, prestam missões de resgate e socorro em alto mar e orla costeira, prestam missões de ajuda humanitária, de resgate de cidades portugueses no estrangeiro, prestam missões de evacuação sanitária, vão começar a combater incêndios florestais, etc... Já a TAP, presta um serviço subpar, cobra um valor premium, e constantemente há greves. Posso dizer que viajo frequentemente e raramente é na TAP, mesmo que custe o mesmo, o serviço é praticamente sempre pior...

A conversa do "serviço que a TAP presta ao país" é treta. A vida dos portugueses permaneceria igual em grande parte, se não houvesse TAP ou se esta estivesse inserida noutra companhia qualquer, seria em tudo igual, com a vantagem que deixa de haver a despesa recorrente desta empresa. A única coisa que suporta a tese de a manter enquanto empresa do estado, são os postos de trabalho, algo que a sua compra por um privado seria certamente revisto.

O que não faz sentido, é o mesmo país que privatiza tudo e mais alguma coisa, desde sectores estratégicos, como a energia, até, à bem pouco tempo, praticamente tudo o que correspondia a meios aéreos combate aos fogos, não quer privatizar uma companhia aérea.

Mais depressa privatizavam a Defesa que outra coisa.  ::)

Ainda hoje pensei o mesmo... Mas como disse anteriormente, não quero entrar em políticas  :P
 

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P44

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3368 em: Abril 14, 2024, 08:34:53 am »
Não acredito em 40 nem que a vaca tussa

OK.

Não leves a mal.

Simplesmente são muitos anos a ver o que a casa gasta (ou não gasta)
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3369 em: Abril 14, 2024, 11:25:54 am »
7 anos, traduzidos nos 10.

Os únicos benefícios de uma chegada tardia dos F-35A à FAP, caso sejam novos, será virem já no padrão Block 4 com o Engine Core Upgrade (ECU) do motor P&W F135, o apelidado "Sidekick" (modificação do porão de armas para permitir o transporte de 6 AIM-120), a integração do MBDA Meteor, o novo radar AN/APG-85, melhorias nos sistemas de arrefecimento, novo armamento, etc, etc.

Até porque as coisas neste momento estão um pouco em stand-by em virtude dos problemas com a atualização TR-3 (Technology Refresh 3), que enquanto não forem resolvidas não há Block 4 para ninguém.

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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NVF

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3370 em: Abril 14, 2024, 01:42:18 pm »
 Nenhum desses benefícios são relevantes para a FAP, especialmente o sidekick. :mrgreen:
Talent de ne rien faire
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3371 em: Abril 14, 2024, 02:52:32 pm »
Nenhum desses benefícios são relevantes para a FAP, especialmente o sidekick. :mrgreen:

Já sabia que ias responder isso. :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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