Fusão UEP com UI

  • 16 Respostas
  • 10042 Visualizações
*

Ferreira

  • 7
  • +0/-0
Fusão UEP com UI
« em: Julho 04, 2008, 04:10:34 pm »
Discussão sobre as vantagens e desvantagens sobre uma possível fusão entre a Unidade Especial de Polícia da PSP com a Unidade  de Intervenção da GNR.

A UEP é constituida pelo Corpo de Intervenção (CI); Grupo de Operações Especiais (GOE); Corpo de Segurança Pessoal (CSP); Centro de Inactivação de Explosivos e Segurança em Subsolo (CIESS); Grupo Operacional Cinotécnico (GOC).

A UI é constituida por unidade de Ordem Pública (parte do actual batalhão operacional), unidade de operações especiais (COE), unidade de protecção e socorro (GIPS), unidade de cinotecnia, o Centro de Inactivação de Explosivos e Segurança em Subsolo (CIESS) e o Centro de Treino e Aprontamento de Forças para Missões Internacionais (CTAFMI).

Unidade Especial de Polícia (LOPSP - Lei n.º 53/2007 de 31 de Agosto)

Artigo 40.º
Missão

A Unidade Especial de Polícia (UEP) é uma unidade especialmente vocacionada para operações de manutenção e restabelecimento da ordem pública, resolução e gestão de incidentes críticos, intervenção táctica em situações de violência concertada e de elevada perigosidade, complexidade e risco, segurança de instalações sensíveis e de grandes eventos, segurança pessoal dos membros dos órgãos de soberania e de altas entidades, inactivação de explosivos e segurança em subsolo e aprontamento e projecção de forças para missões internacionais.

Unidade de Intervenção
Artigo 44.º (LOGNR - Lei n.º 63/2007 de 6 de Novembro)


1 - A UI é uma unidade da Guarda especialmente vocacionada para as missões de manutenção e restabelecimento da ordem pública, resolução e gestão de incidentes críticos, intervenção táctica em situações de violência concertada e de elevada perigosidade, complexidade e risco, segurança de instalações sensíveis e de grandes eventos, inactivação de explosivos, protecção e socorro e aprontamento e projecção de forças para missões internacionais.


Como podem observar, a excepção da Protecção e Socorro e do aprontamento para missões internacionais, em tudo a UEP e a UI são semelhantes, por isso a meu ver, não vejo o porquê da duplicação num País tão pequeno como o nosso
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 04, 2008, 04:14:06 pm »
Isso é consequência normal de termos duas forças de segurança quase paralelas...
::..Trafaria..::
 

*

Ferreira

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Julho 04, 2008, 04:31:39 pm »
e acha que se justifica, principalmente por a maioria dessas subunidades estarem concentradas em Lisboa??
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #3 em: Julho 04, 2008, 05:36:03 pm »
Não importa onde elas estão, importa é onde actuam, uma unidade actua na area da PSP outra actua na area da GNR, não há misturas.

A resolução é fácil, não é só juntar as duas unidades especiais, era juntar as duas policias.

Uma policia para todo o pais, uma unidade especial para todo o pais.
 

*

Siul

  • 66
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Julho 05, 2008, 10:20:18 am »
Citação de: "Ferreira"
e acha que se justifica, principalmente por a maioria dessas subunidades estarem concentradas em Lisboa??


Está ai um tema que daria que falar, ou não! Pelos vistos existe explicação/explicações para essa concentração.
Terá a ver com Infra-estruturas?
atento
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #5 em: Julho 05, 2008, 12:22:02 pm »
Citação de: "Siul"
Citação de: "Ferreira"
e acha que se justifica, principalmente por a maioria dessas subunidades estarem concentradas em Lisboa??

Está ai um tema que daria que falar, ou não! Pelos vistos existe explicação/explicações para essa concentração.
Terá a ver com Infra-estruturas?


Penso que o Corpo de Intervenção da PSP está dividido (ou estava) por 3 locais, Lisboa, Porto e Faro.
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #6 em: Julho 05, 2008, 01:27:28 pm »
Faro e Porto são destacamentos, que se vão manter agora com a UEP.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

fabio_lopes

  • 204
  • +0/-0
boas
« Responder #7 em: Julho 07, 2008, 12:26:45 pm »
desculpem a minha duvida que alguns ate podem achar um pouco estúpida mas ponto gostaria que me explicassem qual a diferença entra o c.i. e o goe?


e a gnr também tem 2 "grupos" como estes? se sim quais?
muito obrigado as respotas
Tudo por aquilo que sonho...

tratem me por tu sff
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #8 em: Julho 07, 2008, 09:40:36 pm »
Vê o CI como uma força anti-motim e o GOE uma força anti-terrorismo.

Mas é claro que a sua formação e especificidades lhes permitem fazer (e fazem todos os dias) muitas outras coisas sem essa graduação ou gravidade; por exemplo o CI faz policiamentos musculados ou de grande visibilidade e o GOE resolve incidentes tácticos frequentemente.
::..Trafaria..::
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
Re: boas
« Responder #9 em: Julho 08, 2008, 12:29:55 am »
Citação de: "mawukukito"
e a gnr também tem 2 "grupos" como estes? se sim quais?
muito obrigado as respotas


A GNR possuia o Regimento de Infantaria (isto agora mudou de nome, anda para ai no forum o novo nome que agora não me lembro), dentro do Regimento existia o Batalhão Operacional que é o equivalente ao CI, é uma policia de choque, são os gajos que vão para Timor e que estiveram no Iraque.

Dentro desse Batalhão Operacional existe uma Companhia, que se chama Companhia de Operações Especiais (COE) é mais ou menos o equivalente do GOE dentro da GNR, também andam por Timor com os outros GNR.
 

*

fabio_lopes

  • 204
  • +0/-0
resposta
« Responder #10 em: Julho 08, 2008, 09:31:28 am »
entao no caso da psp quaze podemos comparar com o exercito tem o as o.e
e tem os comandos tal como a psp tem o goe e o c.i ? pode nao ser o exemplo mais acertado mas...lol
Tudo por aquilo que sonho...

tratem me por tu sff
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20060
  • Recebeu: 2926 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
(sem assunto)
« Responder #11 em: Julho 08, 2008, 12:25:13 pm »
Estás a comparar alhos com bugalhos.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #12 em: Julho 08, 2008, 10:30:46 pm »
Citar
No exercito quem esta (acho!!! nao tenho a certeza, corrijam-me se estiver enganado) encarregue da manutençao da ordem publica é a cavalaria (PE e afins)....

Dizes bem! Que salgalhada...  :lol:
Qual exercito qual quê...
De acordo com o nosso "edificio juridico", nomeadamente e começando logo pela CRP- Constituição, esse tipo de actuações está completamente à margem das forças armadas, está-lhes absolutamente vedado.

A segurança interna da nação diz respeito às forças de segurança e somente a elas.

Às forças armadas estão reservadas as agressões externas conduzidas por outros estados  ...  quando esses ciolam as nossas fronteiras, o nosso espaço aereo e nosso espaço oceanico.

Entendeu Nonameboy?
::..Trafaria..::
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #13 em: Julho 09, 2008, 12:18:57 am »
Citação de: "Trafaria"
De acordo com o nosso "edificio juridico", nomeadamente e começando logo pela CRP- Constituição, esse tipo de actuações está completamente à margem das forças armadas, está-lhes absolutamente vedado.


Completamente não porque já aconteceu no passado, o governo em caso de crise pode por as Forças Armadas na rua.

Por exemplo os meus pais disseram-me (eu sou novito, não sou desse tempo :lol: ) que durante o pós-25 de Abril era normal haver patrulhas militares nas estações de comboio, nos cais de embarque para a margem sul, etc, a controlar os bilhetes, identificar pessoal, etc.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #14 em: Julho 09, 2008, 12:25:34 am »
Isso era no tempo do PREC, COPCOM, "Verão Quente"...em que não havia "rei nem roque"...

Como dizia o "saudoso" ALM Pinheiro de Azevedo: "Primeiro fazem-se plenários...e depois é que se cumprem-se as ordens..."