A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !

  • 5030 Respostas
  • 612490 Visualizações
*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4072
  • Recebeu: 2642 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2812
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #4305 em: Agosto 26, 2023, 11:52:00 am »
Estive uns bons minutos a pensar no que dizer, e acho que ainda não sei bem o que dizer.....

" como por exemplo a aterragem de um helicóptero", primeiro os NPO's nem receberam o certificado para isto pois não?

segundo de onde é o texto já agora?

O resto acho que prefiro não dizer nada.....


Aterragem??? ui, consta que fizeram um ensaio de abastecimento. Mais nada. Também há quem diga que no nosso mar não dá para ter helicópteros no NPO. Imagino com isso que lá por fora está uns 8 metros ou mais de ondulação o ano todo. Enfim...desistam do deck, façam esplanada
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #4306 em: Agosto 26, 2023, 01:05:06 pm »
Estive uns bons minutos a pensar no que dizer, e acho que ainda não sei bem o que dizer.....

" como por exemplo a aterragem de um helicóptero", primeiro os NPO's nem receberam o certificado para isto pois não?

Porque, tal como acontece com toda a Marinha, os navios andam de missão em missão, e nem têm tempo de ir ao IEFP para obter tal certificação.  :mrgreen:

Agora a sério, o mais engraçado, é dizer que aterrar um helicóptero não era possível "nem com uma corveta". Como se não houvesse por esse mundo fora, inúmeras classes de corveta capazes de operar e receber (em hangar) um helicóptero.  ::)

Eu acho que há malta na Marinha que deve viver numa bolha. E nessa bolha da MGP, acham todas as corvetas que existem no mundo, são como as nossas.

 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1559
  • Recebeu: 497 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #4307 em: Agosto 26, 2023, 01:32:33 pm »
Estive uns bons minutos a pensar no que dizer, e acho que ainda não sei bem o que dizer.....

" como por exemplo a aterragem de um helicóptero", primeiro os NPO's nem receberam o certificado para isto pois não?

Porque, tal como acontece com toda a Marinha, os navios andam de missão em missão, e nem têm tempo de ir ao IEFP para obter tal certificação.  :mrgreen:

Agora a sério, o mais engraçado, é dizer que aterrar um helicóptero não era possível "nem com uma corveta". Como se não houvesse por esse mundo fora, inúmeras classes de corveta capazes de operar e receber (em hangar) um helicóptero.  ::)

Eu acho que há malta na Marinha que deve viver numa bolha. E nessa bolha da MGP, acham todas as corvetas que existem no mundo, são como as nossas.
Acho que ela estava a comparar com as nossas corvetas (e espero eu)

 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #4308 em: Agosto 26, 2023, 01:44:42 pm »
Se estava, o português usado não foi o correto. Quando diz "uma corveta", assume-se qualquer navio desde tipo, e não especificamente os navios portugueses.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 973 vez(es)
  • +4596/-871
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #4309 em: Agosto 27, 2023, 09:47:18 am »
Às vezes fico com a impressão de que em certos setores ligados à marinha, as pessoas realmente acham que neste país, não há ninguém que entenda como funcionam navios, como flutuam, como se movem, como funciona o sistema de locomoção e como funciona a eletrónica embarcada.

Em defesa desta senhora, no artigo que escreveu, ressalvo que ela mesma coloca a frase patética que volto a colocar aqui, como sendo da autoria de um camarada mais antigo.

Ou seja, se eu tivesse que defender a Dama. diria que a senhora sabia perfeitamente que o que estava a dizer era um disparate, tanto que, atribui a autoria da frase a um velho que lhe disse umas quantas coisas ...
Citar
Usando as palavras de um camarada mais antigo: “Os NPO são patrulhas de nome, corvetas de tamanho e fragatas em complexidade”.

Este alegado «camarada mais antigo», lembrou-me a semana do mar (em Setubal) em que visitei a Sagres. Junto com algumas pessoas amigas.
No cais ao lado do navio, falavamos sobre o que significava NRP, ao que eu respondi que queria dizer «Navio da Republica Portuguesa».
Nessa altura, um senhor de já alguma idade, apresentou-se como antigo marinheiro, que navegou na Sagres por mais de 20 anos e explicou que NRP, queria dizer "Navio Republicano Português"

Obviamente, ninguém lhe disse nada, por uma questão de respeito ...

Mas isto faz-me crer que há realmente uma bolha em certos setores das forças armadas, que não resiste nem um minuto à agulha da inspeção de pessoas com um minimo, e repito, um minimo, de conhecimentos nestas áreas.

Helicóptero
Temos falado sobre a questão do helicoptero nos NPO e estariamos aqui a fazer chover no molhado e a repetir a história toda.
Os NPO são grandes, por causa das condições de mar, porque são patrulhas e não navios combatentes.

A plataforma de voo já existia nas corvetas, mas não servia para grande coisa.
A versão espanhola dessas corvetas, era muito mais sofisticada, mas pura e simplesmente nem considerou helicóptero para nada, mantendo apenas uma pequena área para reabastecimento vertical ou evacuação de emergência.

O problema não é o navio não poder receber um helicoptero, o problema é que, no desempenho de uma das suas principais funções - o salvamento marítimo - que normalmente ocorrerá quando as condições de mar forem muito más, o vento e a ondulação tornam a operação do helicóptero demasiado perigosa.

Por favor, não me venham com o video já cossado, de um stunt publicitário que está online de um helicoptero a pousar num pequeno patrulha.
Há centenas de casos, em que vemos evacuações em alto mar a serem realizadas até de navios comerciais de cruzeiro, em que os helicopteros não pousam, e não pousam por alguma razão.
A questão do helicoptero nos NPO é um «não problema»

Sistema Integrado de Gestão

Depois de ler o artigo com um pouco mais de atenção, fico a saber que a complexidade de fragatas atribuida aos dois últimos navios NPO, advém da instalação de um sistema de gestão integrada, que dá ao comandante uma visão geral do estado do navio e que permite desempenhar tarefas com apenas alguns toques num ecrã.

Ora... Quem já tiver estado na ponte de comando, ou cabine de comando mesmo de pequenos navios, ou embarcações de recreio de 50 pés, sabe que os sistemas de gestão deste tipo, não só não são uma novidade, como são comuns e com o desenvolvimento dos processadores na última década, têm dado um pulo impressionante. É possível por exemplo, transferir combustível de um tanque para o outro, apenas com um toque num monitor táctil.
Os navios estão pejados de sensores, é verdade, e isso torna-os mais complexos, mas isso é o pão nosso de cada dia nos navios com menos de 10 anos.

É como a diferença entre um Smartphone 4G e um telemovel da Nokia daqueles mais antigos (não me lembro o nome).
Ou seja, dizer que os NPO têm a complexidade de fragatas, é a mesma coisa que dizer que o telemovel 4G, tem a complexidade de uma nave espacial.
Isto é verdade, mas só quando comparamos os computadores das naves que foram à Lua a partir do final da decada de 1960 e inicio da de 1970, com o telemovel da Samsung ... :mrgreen:

Fica esta impressão, como que a de um amargo de boca, desagradavel, de que esta senhora, como outros como ela, escreve estas coisas apenas para que os outros dentro da bolha se convençam entre si.

Na realidade, o rei vai nú.
« Última modificação: Agosto 27, 2023, 10:23:53 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva, JohnM, PTWolf

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #4310 em: Agosto 27, 2023, 06:42:48 pm »
A senhora ao citar a frase de um colega, para descrever a classe, num artigo onde essencialmente se está a elogiar os ditos navios, significa que ela própria concorda com as ditas frases. Caso contrário, não a citava, e dizia que os navios eram simplesmente mais modernos que os antecessores, para a função que tinham sido desenhados.

E a realidade é mesmo a de que lá dentro, vivem numa bolha, onde tudo está bem, ao ponto de acreditarem que temos Marinha para fazer frente a um país como Espanha ou qualquer outro país que queira "tomar as Selvagens".
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva

*

Anthropos

  • Membro
  • *
  • 281
  • Recebeu: 412 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +142/-12
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #4311 em: Agosto 27, 2023, 07:12:10 pm »
Ainda há não muito tempo falava com um quadro da marinha de patente decentemente elevada, e quando falei da questão dos NPO desarmados, das corvetas velhas, da falta de NPC/LFC, dizia-me ele que era excelente sinal os navios andarem desarmados. A lógica por detrás disso é que era sinal que Portugal estava bem, e em paz. Seria grave era os navios andarem armados, isso sim, seria preocupante!
Quando falei das patrulhas em zonas de pirataria, diz-me ele que uma metralhadora ligeira ou duas eram mais que suficientes, porque os homens dos navios eram excelentes atiradores, e muitíssimo corajosos, e lidariam muito bem com os piratas :mrgreen:

Ir uma lancha de fiscalização a missões de "mostrar bandeira" aparentemente também era perfeitamente normal e suficiente  ::)

Realmente o pior cego é o que não quer ver...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, NVF, Drecas

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #4312 em: Agosto 27, 2023, 09:31:30 pm »
Ainda há não muito tempo falava com um quadro da marinha de patente decentemente elevada, e quando falei da questão dos NPO desarmados, das corvetas velhas, da falta de NPC/LFC, dizia-me ele que era excelente sinal os navios andarem desarmados. A lógica por detrás disso é que era sinal que Portugal estava bem, e em paz. Seria grave era os navios andarem armados, isso sim, seria preocupante!
Quando falei das patrulhas em zonas de pirataria, diz-me ele que uma metralhadora ligeira ou duas eram mais que suficientes, porque os homens dos navios eram excelentes atiradores, e muitíssimo corajosos, e lidariam muito bem com os piratas :mrgreen:

Ir uma lancha de fiscalização a missões de "mostrar bandeira" aparentemente também era perfeitamente normal e suficiente  ::)

Realmente o pior cego é o que não quer ver...

Pois mas agora fica a questão - se decidirem acabar com a Marinha Portuguesa e o dito senhor for para o desemprego?! Ah aí já não ia gostar de certeza. Sim porque isto de desarmar navios é quer se goste ou não um passo para terminar com o ramo em questão!
« Última modificação: Agosto 27, 2023, 10:29:30 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 848
  • Recebeu: 978 vez(es)
  • Enviou: 612 vez(es)
  • +10721/-201
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #4313 em: Agosto 27, 2023, 10:16:55 pm »
Uh?  :o


Citar
CONSTRUÇÃO E REPARAÇÃO NAVAL
A nova geração dos Navios de Patrulha Oceânicos
POR MÓNICA MARTINS  9 AGOSTO, 2019

[...]

Patrulha… será?
Usando as palavras de um camarada mais antigo: “Os NPO são patrulhas de nome, corvetas de tamanho e fragatas em complexidade”. Efetivamente, estes navios trouxeram um salto tecnológico e uma capacidade de executar diversas tarefas, algumas delas que não eram possíveis nem com uma Corveta, como por exemplo a aterragem de um helicóptero, tudo isto com uma Guarnição reduzida de 44 militares. O desafio é enorme, mas a satisfação em ultrapassá-lo é ainda maior!

Ahahaha!!! 
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 973 vez(es)
  • +4596/-871
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #4314 em: Agosto 27, 2023, 10:33:05 pm »
E a realidade é mesmo a de que lá dentro, vivem numa bolha, onde tudo está bem, ao ponto de acreditarem que temos Marinha para fazer frente a um país como Espanha ou qualquer outro país que queira "tomar as Selvagens".

Eu não sei até que ponto às vezes não teremos que olhar para estas declarações com uma pitada de sal a acompanhar.
Espero eu que às vezes quem as produz esteja a ser sarcástico...

Bastaria ver o que poderia acontecer se uma barcaça cheia de gente de África tivesse a pouca sorte de chegar à Selvagem Grande.
O que é que poderiamos fazer sem ser pegar no telefone e pedir ajuda aos espanhóis ?

Nós nem conseguimos de lá tirar a pequena guarnição de guardas do parque natural, quanto mais sequer apoiar pessoas em perigo ...

Dizer que somos capazes de proteger as selvagens, lembra-me aquela do "Agarrem-me senão eu vou-me a ele"
Quando se sabe que não existem ameaças reais à soberania, pode-se cantar de galo.

A única pendenga que poderá haver com a Espanha, é sobre a Zona Economica Exclusiva, porque os espanhóis não contestam que as Selvagens sejam nossas. O que eles contestaram foi que as Selvagens fossem ilhas, afirmando que são rochedos e que por isso têm direito às 12 milhas de águas territoriais, mas não às 200 milhas de ZEE.

Na prática, todas as águas, as das Canárias e as da R.A. da Madeira são águas da União Europeia, pelo que a questão não é para já de grande relevância.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #4315 em: Agosto 27, 2023, 10:40:45 pm »
E a realidade é mesmo a de que lá dentro, vivem numa bolha, onde tudo está bem, ao ponto de acreditarem que temos Marinha para fazer frente a um país como Espanha ou qualquer outro país que queira "tomar as Selvagens".

Eu não sei até que ponto às vezes não teremos que olhar para estas declarações com uma pitada de sal a acompanhar.
Espero eu que às vezes quem as produz esteja a ser sarcástico...

Bastaria ver o que poderia acontecer se uma barcaça cheia de gente de África tivesse a pouca sorte de chegar à Selvagem Grande.
O que é que poderiamos fazer sem ser pegar no telefone e pedir ajuda aos espanhóis ?

Nós nem conseguimos de lá tirar a pequena guarnição de guardas do parque natural, quanto mais sequer apoiar pessoas em perigo ...

Dizer que somos capazes de proteger as selvagens, lembra-me aquela do "Agarrem-me senão eu vou-me a ele"
Quando se sabe que não existem ameaças reais à soberania, pode-se cantar de galo.


A única pendenga que poderá haver com a Espanha, é sobre a Zona Economica Exclusiva, porque os espanhóis não contestam que as Selvagens sejam nossas. O que eles contestaram foi que as Selvagens fossem ilhas, afirmando que são rochedos e que por isso têm direito às 12 milhas de águas territoriais, mas não às 200 milhas de ZEE.

Na prática, todas as águas, as das Canárias e as da R.A. da Madeira são águas da União Europeia, pelo que a questão não é para já de grande relevância.

Na mouche.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #4316 em: Agosto 27, 2023, 10:59:39 pm »
Ameaças à soberania até existem. E as que não existem hoje, podem surgir amanhã. Existe muitas vezes esta ideia de que se sabe sempre com antecedência das possíveis ameaças, mas o mundo real não é assim. Nem sempre é óbvio de onde podem vir as ameaças, e muitas vezes basta uma mudança política num país vizinho para de um dia para o outro surgir uma ameaça.

Ainda há não muito tempo falava com um quadro da marinha de patente decentemente elevada, e quando falei da questão dos NPO desarmados, das corvetas velhas, da falta de NPC/LFC, dizia-me ele que era excelente sinal os navios andarem desarmados. A lógica por detrás disso é que era sinal que Portugal estava bem, e em paz. Seria grave era os navios andarem armados, isso sim, seria preocupante!
Quando falei das patrulhas em zonas de pirataria, diz-me ele que uma metralhadora ligeira ou duas eram mais que suficientes, porque os homens dos navios eram excelentes atiradores, e muitíssimo corajosos, e lidariam muito bem com os piratas :mrgreen:

Ir uma lancha de fiscalização a missões de "mostrar bandeira" aparentemente também era perfeitamente normal e suficiente  ::)

Realmente o pior cego é o que não quer ver...

Com mentalidade dessa, não admira o estado da Marinha, nem o porquê de a falta de armamento em dois dos NPOs nunca ser alvo de críticas. Um país normal prepara os seus navios para o pior cenário. Em Portugal prepara-se a contar que nunca acontecerá nada de imprevisível numa missão, seja interna ou externa.

Mas pronto, se surge uma ameaça de noite, vai ser o gajo da Browning com miras de ferro e sem dispositivos de visão noturna ou térmica, que vai conseguir defender o navio de algum ataque.
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1559
  • Recebeu: 497 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #4317 em: Agosto 27, 2023, 11:04:05 pm »
Ainda há não muito tempo falava com um quadro da marinha de patente decentemente elevada, e quando falei da questão dos NPO desarmados, das corvetas velhas, da falta de NPC/LFC, dizia-me ele que era excelente sinal os navios andarem desarmados. A lógica por detrás disso é que era sinal que Portugal estava bem, e em paz. Seria grave era os navios andarem armados, isso sim, seria preocupante!
Quando falei das patrulhas em zonas de pirataria, diz-me ele que uma metralhadora ligeira ou duas eram mais que suficientes, porque os homens dos navios eram excelentes atiradores, e muitíssimo corajosos, e lidariam muito bem com os piratas :mrgreen:

Ir uma lancha de fiscalização a missões de "mostrar bandeira" aparentemente também era perfeitamente normal e suficiente  ::)

Realmente o pior cego é o que não quer ver...

Sugiro passar a usar umas destas, acho que temos potencial para uns excelentes memes :mrgreen:
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #4318 em: Agosto 27, 2023, 11:14:26 pm »
Ameaças à soberania até existem. E as que não existem hoje, podem surgir amanhã. Existe muitas vezes esta ideia de que se sabe sempre com antecedência das possíveis ameaças, mas o mundo real não é assim. Nem sempre é óbvio de onde podem vir as ameaças, e muitas vezes basta uma mudança política num país vizinho para de um dia para o outro surgir uma ameaça.

Eles querem lá saber se existem, o que importa é dar a entender que não existem e está tudo bem.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, P44, dc

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1463
  • Recebeu: 320 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4538
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #4319 em: Agosto 28, 2023, 12:48:08 am »
Fala-se de ameaças à soberania portuguesa ou à soberania europeia ? a primeira já não existe ...
Para tratar de "casos de policia" como piratas, contrabandistas e traficantes, a GNR (com os meios adequados) é  a força indicada. Para fazer a guerra realmente seria a  "Marinha de Guerra" como o seu nome indica, mas no estado em que estão as coisas seria talvez melhor pensar-se uma marinha de guerra europeia uma vez que Portugal já fechou o ciclo iniciado pelo gajo que deu porrada na mãe  :)