O que constou foi que roubaram as válvulas de fundo, e como a marinha agora não está para se chatear, pintaram os cascos de preto e fica assim
A questão é que antes isto nunca tinha acontecido, os navios abatidos ou iam para um sucateiro para serem desmantelados ou então eram preparados para serem afundados propositadamente.
Já para não falar nos poluentes que foram parar ao Tejo
Mas como agora impera o deixa andar...
Meste mundo já nada surpreende...
Ainda que ...
Os navios estavam naquela posição há anos. Cascos sujeitos aos elementos, considerando a regra do milimetro a cada cinco anos, e considerando que em lugares em que existe contato entre metais a eletrolise vai acelerar (e muito) o desgaste do metal, os navios mais tarde ou mais cedo abririam brechas,
O que acho é que cairam os dois muito direitinhos no lodo da Margueira. As fotografias foram retiradas com a maré provavelmente vazia (vê-se pelo molhe à distância), pelo que na maré alta estarão mais cobertos pela água.
É dificil fazer afundar um navio daquela forma. A tendência é sempre para adernar, a não ser que seja permitida a entrada de água ao mesmo tempo em vários pontos (eu não sei como e onde estão as válvulas). Quando aos equipamentos propriamente ditos, pouco valor teriam (penso eu de que).
Por outro lado, se as embarcações forem despidas, a probabilidade de adernarem é menor por causa de a estabilidade ser maior.
De qualquer das formas, quem fez o serviço sabia o que estava a fazer. Não é qualquer um que rouba um navio e o afunda.