A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3600 em: Março 15, 2023, 07:41:09 am »
Dizem os entendidos Militares da Marinha que o  " Yatezinho " NRP Mondego, já tem as anomalias arranjadas.
Será assim ??




Abraços
« Última modificação: Março 15, 2023, 07:41:58 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3601 em: Março 15, 2023, 07:56:23 am »
Dizem os entendidos Militares da Marinha que o  " Yatezinho " NRP Mondego, já tem as anomalias arranjadas.
Será assim ??




Abraços

Os entendidos:

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3602 em: Março 15, 2023, 08:34:26 am »

Miguel Silva Machado
@MglMachado
·
14h
Marinha. A diluição das culpas já começou: anteriores governos; desde há "n" anos que todos desinvestem; vai ser melhor, já na segunda-feira; blá, blá, blá. Mas afinal votamos para quê, não é para mudar alguma coisa?  Pedimos responsabilidades a quem? Não é a quem governa hoje?
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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3603 em: Março 15, 2023, 09:54:29 am »
O picas vai continuar a fingir-se de morto

Desde que não aprovaram o mega holistico fez birrinha e amuou

O homem está a fazer um projecto para redigir o discurso, depois de pronto falará !  ::)

Ainda criou algum GT para lhe escrever o discurso
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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3604 em: Março 15, 2023, 10:17:33 am »
É o GTT - Grupo de Trabalhos das Tangas.
Talent de ne rien faire
 
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papatango

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3605 em: Março 15, 2023, 10:30:06 am »
A marinha entrou agora numa fase de controlo de danos, para tentar sair de uma situação que não é responsabilidade direta da própria marinha, mas sim do fato de não haver verbas para a manutenção dos navios há anos.

Quando falo dos 5% como absoluto mínimo para calcular quanto dinheiro é necessário todos os anos para manter um navio minimamente operacional, não estou a inventar numeros. Isto é assim com os barcos e barquinhos e qualquer coisa com motor que flutue.

Na industria dos barcos de recreio, o maior medo do dono de um barco, é quando o retira da água para ver o estado do casco, e quando depois de uns meses sem ir a bordo, tenta ligar o motor. É a coisa mais certa que há, é que quando deixamos um barco na doca, podemos deixa-lo a funcionar, mas quando voltamos, há sempre problemas.

Nos navios de guerra o problema é ainda maior, pelo que, a "Estoria" da redundancia não pega, porque como já foi dito, a redundancia é uma garantia de que um navio em caso de necessidade pode continuar a combater, ou então voltar a um porto seguro pelos seus próprios meios. Não serve para, em nome da redundância dos navios, fazer-se ao mar, quando já gastou os sistemas de redundância todos e está a jogar na roleta russa.


= = =

Dito isto, a questão legal é agora outro problema...

A marinha não pode pura e simplesmente deixar de punir os homens que se recusaram a cumprir ordens.
Se não o fizer, está a abrir a porta para a indisciplina generalizada, recusas de cumprir ordens se houver um risco a mais no motor, se a água sabe mal, se a comida está mal cozinhada...

Se investigar o comandante e concluir que o comandante deveria ter dito que não tinha condições de segurança, então meus senhores, nunca mais há uma fragata a sair do Alfeite, porque até se houver riscos na pintura, o comandante pode considerar que não há condições.

A Saida do NRP Setubal, completamente desarmado, para lutar contra piratas que podem atingir o navio com RPG's é um exemplo.

E as investigações militares, não são para determinar quem tem razão ou não...
Há muitos anos atrás, quando me mandaram vestir uma farda, chegaram a pedir-me para ajudar na secção de justiça... Havia uma coisa que se chamava de "Deprecada" ( não sei se continuam a chamar-lhe isso ) e que era uma investigação ou conjunto de diligências, que uma outra qualquer unidade  pedia para fazermos, por uma questão de proximidade com a área de residencia de um militar investigado, ou da sua família.
Nunca me lembro de uma única destas diligências não ter sido favorável aos comandos. Nem uma única vez (ainda que naturalmente nunca soubesse qual a decisão final - a deprecada levava a produzir um relatório, o que dali resultava, nós não sabiamos).


O problema, é que os politicos habituaram-se a cortar as verbas, contando que toda a gente se cala, de vez em quando faz-se uma parada militar para mostrar as forças ao povo, e a coisa vai andando, fingindo que existem forças armadas.

A titulo de curiosidade, ontem, Terça-feira 15/03 o general Pinto Ramalho, que foi Chefe de Estado-Maior do exército no periodo Sócrates - Passos Coelho, afirmou - obviamente sem se colocar do lado dos «amotinados» - que estes problemas já acontecem há anos e anos, que chamou à atenção para estes problemas ao nível do exército, e que os governos não ligaram absolutamente nenhuma.


« Última modificação: Março 15, 2023, 10:57:26 am por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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asalves

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3606 em: Março 15, 2023, 10:33:13 am »
Dizem os entendidos Militares da Marinha que o  " Yatezinho " NRP Mondego, já tem as anomalias arranjadas.
Será assim ??




Abraços

Eh lá arranjaram tanta coisa (motores avariados, fugas óleos/gases/água, ...) em tão pouco tempo?

Das 2 uma, ou é mentira  :G-beer2:, ou é verdade e é mais lamentável o de porque ter sido preciso isto para deixar o navio seguro para navegar.

PS: Se limparem bem o chão e as borradelas de óleo e não ligarem os motores, parece arranjado o suficiente para um visita de qualquer oficial de secretária. O Marcelo já voo para a Madeira?
 
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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3607 em: Março 15, 2023, 10:37:49 am »
Fazem um patrulha novo em papelão para mostrar ao papagaio mor
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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3608 em: Março 15, 2023, 10:40:05 am »
Aqui deixo a sugestão para um novo navio patrulha mais de acordo com o nosso orçamento

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3609 em: Março 15, 2023, 10:52:15 am »
Citar
Marinha com défice de €120 milhões em manutenção nos últimos cinco anos
https://expresso.pt/politica/2023-03-14-Marinha-com-defice-de-120-milhoes-em-manutencao-nos-ultimos-cinco-anos-c61c8f7a
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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papatango

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3610 em: Março 15, 2023, 10:52:53 am »
Citar
Eh lá arranjaram tanta coisa (motores avariados, fugas óleos/gases/água, ...) em tão pouco tempo?

O engraçado disto é que, tivessem conseguido resolver os problemas do navio  ou não (o que é evidentemente duvidoso), tal afirmação implicaria admitir que os problemas existiam de facto e que não eram uma invenção...

Volto aqui a referir que temos ouvido falar nos geradores que não funcionam, como se isso fosse o problema grave.
O navio em causa não é de propulsão Diesel-Eletrica (em que os geradores, produzem energia para alimentar motores eletricos). A propulsão é Diesel + Turbina a gás.

Ou seja, um navio convencional pode funcionar até sem geradores. Perde a eletrónica, só não perde a capacidade de comunicações, porque até navios pequenos possuem baterias de backup para o efeito.

O que não pode funcionar é sem motores
Se a refrigeração de um motor falha, o motor não vai funcionar e o navio fica sem governo.
Se o sistema de refrigeração do motor foi substituido por água que utilizava a bomba do sistema de combate a incencios, isso quer dizer que a avaria na bomba do sistema de refrigeração do motor não era nada simples.
Se não era nada simples, como é que arranjaram a coisa tão depressa ?

No entanto, deixo aqui uma ressalva. As Flyvefisken possuem dois motores a diesel e uma turbina. Eu não faço ideia se a turbina está operacional e poderia garantir o governo do navio, ou se sequer alguma vez foi utilizada.
Especulo que, o custo de operar a turbina é de tal forma elevado, que ... enfim ...
O navio tem motores a diesel que não funcionam, e um turbina pronta a funcionar (qual será a probabilidade ?  )
Ainda assim, não podemos deixar de considerar esta questão...


Mais uma ressalva...
Referi que um navio se pode mover sem geradores, mas não pode mover-se sem motores.
Em navios mais modernos, o próprio leme não está fisicamente ligado à roda de leme.
Neste caso, a roda de leme apenas fornece sinais eletricos a um motor que move o leme.
Neste caso, o navio sem energia eletrica perde o controlo do leme atravez da roda de leme na ponte de comando.

Notar no entanto, que mais uma vez entra em acção a redundancia. A maior parte dos navios tem um sistema completamente mecânico, que permite accionar o leme, literalmente à mão (força física). Neste caso o comandante comanda  o navio literalmente aos berros, gritando instruções aos homens que estão a mover o leme.
Ainda assim, desde que haja propulsão o navio não fica desgovernado.
« Última modificação: Março 15, 2023, 11:09:35 am por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3611 em: Março 15, 2023, 11:30:28 am »
Já somos referenciados pela propaganda Russa. Pelos vistos eles lêem o jornal Publico. Cortes na delegação do FSB em Lisboa?

Citar
As noted in the Publico publication, the sailors explained that the NRP Mondego, due to "many shortcomings",

https://en.topwar.ru/212865-portugalskie-morjaki-otkazalis-sledit-za-rossijskim-korablem-v-svjazi-s-sostojaniem-svoego-boevogo-korablja.html
 

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3612 em: Março 15, 2023, 12:21:45 pm »
Já somos referenciados pela propaganda Russa. Pelos vistos eles lêem o jornal Publico. Cortes na delegação do FSB em Lisboa?

Citar
As noted in the Publico publication, the sailors explained that the NRP Mondego, due to "many shortcomings",

https://en.topwar.ru/212865-portugalskie-morjaki-otkazalis-sledit-za-rossijskim-korablem-v-svjazi-s-sostojaniem-svoego-boevogo-korablja.html

Se calhar foi o Medina
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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3614 em: Março 15, 2023, 12:26:02 pm »
Citar
Eh lá arranjaram tanta coisa (motores avariados, fugas óleos/gases/água, ...) em tão pouco tempo?

O engraçado disto é que, tivessem conseguido resolver os problemas do navio  ou não (o que é evidentemente duvidoso), tal afirmação implicaria admitir que os problemas existiam de facto e que não eram uma invenção...

Volto aqui a referir que temos ouvido falar nos geradores que não funcionam, como se isso fosse o problema grave.
O navio em causa não é de propulsão Diesel-Eletrica (em que os geradores, produzem energia para alimentar motores eletricos). A propulsão é Diesel + Turbina a gás.

Ou seja, um navio convencional pode funcionar até sem geradores. Perde a eletrónica, só não perde a capacidade de comunicações, porque até navios pequenos possuem baterias de backup para o efeito.

O que não pode funcionar é sem motores
Se a refrigeração de um motor falha, o motor não vai funcionar e o navio fica sem governo.
Se o sistema de refrigeração do motor foi substituido por água que utilizava a bomba do sistema de combate a incencios, isso quer dizer que a avaria na bomba do sistema de refrigeração do motor não era nada simples.
Se não era nada simples, como é que arranjaram a coisa tão depressa ?

No entanto, deixo aqui uma ressalva. As Flyvefisken possuem dois motores a diesel e uma turbina. Eu não faço ideia se a turbina está operacional e poderia garantir o governo do navio, ou se sequer alguma vez foi utilizada.
Especulo que, o custo de operar a turbina é de tal forma elevado, que ... enfim ...
O navio tem motores a diesel que não funcionam, e um turbina pronta a funcionar (qual será a probabilidade ?  )
Ainda assim, não podemos deixar de considerar esta questão...


Mais uma ressalva...
Referi que um navio se pode mover sem geradores, mas não pode mover-se sem motores.
Em navios mais modernos, o próprio leme não está fisicamente ligado à roda de leme.
Neste caso, a roda de leme apenas fornece sinais eletricos a um motor que move o leme.
Neste caso, o navio sem energia eletrica perde o controlo do leme atravez da roda de leme na ponte de comando.

Notar no entanto, que mais uma vez entra em acção a redundancia. A maior parte dos navios tem um sistema completamente mecânico, que permite accionar o leme, literalmente à mão (força física). Neste caso o comandante comanda  o navio literalmente aos berros, gritando instruções aos homens que estão a mover o leme.
Ainda assim, desde que haja propulsão o navio não fica desgovernado.

As turbinas foram desativadas quando foram fazer a "modernização" no Alfeite. Neste momento têm uma velocidade máxima baixíssima porque só contam com os motores a gasóleo.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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