A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !

  • 5030 Respostas
  • 612582 Visualizações
*

Fmfg

  • Membro
  • *
  • 92
  • Recebeu: 111 vez(es)
  • Enviou: 128 vez(es)
  • +21/-0
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1665 em: Maio 26, 2021, 04:57:03 pm »

Vergonha das vergonhas[/siz

Stoltenberg elogia a capacidade da NATO projetar "poder marítimo". E abre escola de ciberdefesa em Oeiras

https://expresso.pt/politica/2021-05-26-Stoltenberg-elogia-a-capacidade-da-NATO-projetar-poder-maritimo.-E-abre-escola-de-ciberdefesa-em-Oeiras-bf9307ab

O secretário-geral da NATO está em Portugal e assiste amanhã a um exercício que mostra a capacidade da Aliança para "projetar poder marítimo numa era de competição geopolítica". Disse-o num país em que a Marinha só tem dois navios de combate a navegar (uma fragata e um submarino). E inaugurou. em Oeiras, uma escola para uma nova componente essencial da segurança: a ciberdefesa.

Faltavam apenas 20 minutos para a hora da reunião do Conselho de Estado – onde participaria a convite do Presidente da República -, quando Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, inaugurou a Academia de Comunicações e Sistema de Informação da Aliança Atlântica no comando da Aliança em Oeiras. “Já estão aqui a trabalhar algum tempo, tivemos de adiar a inauguração por causa da pandemia”, explicou, ao lado do primeiro-ministro, António Costa. O nome não é explícito, mas trata-se da nova escola de cibersegurança da NATO, com sede em Portugal, para formar os militares numa área cada vez mais fundamental na defesa a nível global.

António Costa diria depois tratar-se de “uma honra para Portugal acolher uma tão moderna e avançada estrutura de formação e treino”, que contribui para a “proteção e resiliência das infraestruturas críticas de que as sociedades modernas dependem” – e ainda havia de puxar pela aposta do Programa de Recuperação e Resiliência na transição digital. O primeiro-ministro ainda diria que este polo, apesar de vocacionado para pessoas da estrutura e do comando da NATO, “pode proporcionar oportunidades para estimulantes parcerias como a academia e as indústrias portuguesas”.

Poucas horas antes, Jens Stoltenberg tinha-se reunido com o primeiro-ministro em São Bento, para no fim do encontro condenar o regime da Bielorrússia e enfatizar a importância do poder naval da Aliança Atlântica.

Num momento em que a Marinha portuguesa atravessa problemas na manutenção e aprontamento dos navios de guerra, as fragatas - neste momento só está uma de cinco a navegar -, o secretário-geral da NATO sublinhou o facto de esta quinta-feira ir acompanhar um grande exercício naval Steadfast Defender 2021, que envolve mais de nove mil militares de 20 países aliados. “Isto demonstra a prontidão da NATO. E mostra a nossa capacidade para projetar poder marítimo numa era de competição geopolítica.”

Sobre a crise com a Bielorrússia, Stoltenberg disse apoiar as sanções da União Europeia e condenou “fortemente” a aterragem forçada em Minsk de um avião de passageiros – que “viajava de uma capital da NATO para outra” –, que pôs “em risco um largo número de cidadãos dos países Aliados”, sendo considerado um ataque do regime “aos direitos democráticos fundamentais e aos media independentes”. Também exigiu a libertação imediata dos presos políticos.

António Costa destacou a visita, a poucos dias de uma cimeira da NATO, “que marcará um novo impulso nas relações transatlânticas” e a participação do secretário-geral da NATO na reunião dos ministros da Defesa da União Europeia esta quinta-feira, uma vez que – apesar de nem todos os países da UE serem membros da NATO – “há ameaças que persistem como vimos a forma como a Bielorrússia, de forma inaceitável, intercetou um avião civil”. “Não podemos ignorar que as ameaças existem”, que a sul com o “terrorismo”, ou a leste, concluiu o primeiro-ministro, apesar dos problemas de pessoal e equipamento das Forças Armadas portuguesas.


Fofinhos não se esqueçam 2000 até Julho!!!
Uma vergonha sem fim.
O Antonio Costa merecia ser enxovalhado pela NATO, nesse exercício está presente a AC a nossa única fragata operacional, uma fragata com 30 anos completamente obsoleta e desatualizada, é isto a Marinha de guerra de Portugal, uma vergonha.
 

*

zawevo

  • Perito
  • **
  • 387
  • Recebeu: 240 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +100/-3589
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1666 em: Maio 26, 2021, 06:00:41 pm »
Sempre a contar com o ovo no cu da galinha. Um tristeza.

Costa confiante na capacidade da NATO para responder às ameaças externas
26 mai, 2021 - 16:12 • Lusa

Sobre a presença do secretário-geral da NATO em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa considera que é uma "ocasião ótima" para Jens Stoltenberg.

O primeiro-ministro manifestou-se esta quarta-feira confiante num novo impulso nas relações transatlânticas, numa maior aproximação da NATO à União Europeia e na capacidade de resposta da Aliança Atlântica às ameaças externas, sobretudo a sul e leste da Europa.

António Costa assumiu esta posição numa conferência de imprensa conjunta com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, em São Bento, depois de uma breve reunião em que também estiveram presentes os ministros de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Defesa, João Gomes Cravinho.

O primeiro-ministro de Portugal, país que preside ao Conselho da União Europeia, defendeu que a visita do secretário-geral da NATO ao país "acontece num momento particularmente importante".

"Acontece a poucos dias de uma cimeira que marcará um novo impulso nas relações transatlânticas e quando a NATO está a desenvolver uma reflexão muito importante sobre o seu projeto 2020/2030 - um projeto no qual nos revemos no essencial das propostas apresentadas", declarou António Costa.

Perante os jornalistas, António Costa referiu que Jens Stoltenberg participará esta tarde na reunião do Conselho de Estado e, antes, estará na instalação da Academia de Cibersegurança em Oeiras - uma estrutura que "revela bem a importância estratégica de se enfrentar novas ameaças, assim como o potencial de compromisso que Portugal tem com a NATO no domínio de novas capacidades".

"O secretário-geral da NATO participará na quinta-feira na reunião dos ministros da Defesa da União Europeia, o que constitui um contributo da presidência portuguesa para algo estrategicamente muito relevante: O estreitamento das relações entre a União Europeia e a NATO", disse.

O primeiro-ministro acentuou depois a sua tese sobre "a diversidade das ameaças que persistem, tal como se verificou esta semana com a Bielorrússia, que, de forma inaceitável, intercetou um avião civil de uma companhia europeia".

"Apesar do espírito construtivo que temos de manter em termos de diálogo com todos os nossos vizinhos, procurando construir um clima de paz global, não podemos ignorar que as ameaças existem. Ameaças que se materializam das formas mais diversas, desde o terrorismo na nossa vizinhança sul, até a estes atos na nossa fronteira leste", acrescentou.

NATO pede libertação de jornalista e clarificação de "sequestro estatal" de avião
BIELORRÚSSIA

NATO pede libertação de jornalista e clarificação de "sequestro estatal" de avião
Protasevich, 26 anos, é um colaborador próximo da (...)

"Ocasião ótima" para ouvir o secretário-geral da NATO, diz Marcelo
Já o Presidente da República considerou que esta é "a ocasião ótima" para o Conselho de Estado ouvir o secretário-geral da NATO, num momento em que esta aliança militar está a repensar o seu conceito estratégico.
Em declarações aos jornalistas, após visitar uma exposição no Museu das Artes de Sintra, no distrito de Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que na reunião deesta quarta-feira do Conselho de Estado possa ser abordado o caso do avião da Ryanair forçado a aterrar na Bielorrússia no domingo: "Isso depende da iniciativa do próprio que introduz o tema e depois dos temas levantados pelas senhoras e senhores conselheiros de Estado".
O Presidente da República destacou a inauguração hoje de uma Academia de Cibersegurança da NATO, em Oeiras, no distrito de Lisboa, num "domínio privilegiado do ponto de vista geomilitar, geopolítico, geoestratégico".
"Portanto, há obviamente novas dimensões da NATO que passam por Portugal", declarou, após ser interrogado se gostaria que Portugal voltasse a ter um comando desta organização em território nacional.
A reunião desta quarta-feira do Conselho de Estado, a 20.ª convocada pelo atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tem como tema "NATO, situação e perspetivas", e está marcada para as 15h00, no Palácio da Cidadela de Cascais, no distrito de Lisboa.
Instado a explicar por que motivo convidou o secretário-geral da NATO para esta reunião, o chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas respondeu: "A NATO é uma aliança muitíssimo importante para o mundo, para as relações entre um lado do Atlântico, os Estados Unidos da América e Canadá, e a Europa, e para Portugal".
"A NATO está neste momento a repensar o seu conceito estratégico, porque o mundo mudou, e tem de se adaptar a essa mudança. E vai haver uma cimeira daqui por semanas para arrancar esse processo de mudança", realçou Marcelo Rebelo de Sousa.
Segundo o Presidente da República, esta é "a ocasião ótima para ter aqui a pessoa que lidera a NATO no dia a dia no Conselho de Estado a expor a posição da NATO no presente e para o futuro".
Marcelo Rebelo de Sousa referiu que recentemente "mudou a administração norte-americana" e que "as relações entre os Estados Unidos da América, a Federação Russa, a República Popular da China também vão conhecendo mudanças".
Por outro lado, descreveu a atual conjuntura como de "reaproximação entre a União Europeia e os Estados Unidos da América" e de "complementaridade entre a NATO e a União Europeia".
"Há uma atenção às novas formas de terrorismo, há uma atenção maior ao flanco sul da NATO, que tem que ver com o Mediterrâneo, com o Norte de África, com o que se passa em África e tem reflexos na Europa", prosseguiu, considerando que "tudo isso justificava o convite" a Jens Stoltenberg.

https://rr.sapo.pt/2021/05/26/mundo/costa-confiante-na-capacidade-da-nato-para-responder-as-ameacas-externas/noticia/240191/
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4029 vez(es)
  • Enviou: 10039 vez(es)
  • +8453/-245
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1667 em: Maio 26, 2021, 08:05:15 pm »
Fosga-se, ainda bem que o pessoal não faz parte do flanco sul da NATO.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Fmfg

*

Fmfg

  • Membro
  • *
  • 92
  • Recebeu: 111 vez(es)
  • Enviou: 128 vez(es)
  • +21/-0
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1668 em: Maio 26, 2021, 08:53:12 pm »
Fosga-se, ainda bem que o pessoal não faz parte do flanco sul da NATO.
E ainda bem que não temos interesses em África, nem portugueses, nem nenhuma ex-colonia a sofrer ataques terroristas onde houve autênticos massacres e onde viviam alguns portugueses com negócios nessa zona inclusive.
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5354
  • Recebeu: 739 vez(es)
  • Enviou: 732 vez(es)
  • +509/-2608
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1669 em: Maio 26, 2021, 10:15:23 pm »
Fosga-se, ainda bem que o pessoal não faz parte do flanco sul da NATO.

Acho que os americanos já perceberam que o Costa já se vendeu aos chineses e como tal o melhor é armar Marrocos.

Acredito piamente que no dia em que houver um conflito Marrocos-Portugal que Americas irão suportar Marrocos.

Tenho de admitir que Portugal  desde D.Pedro nunca teve um verdadeiro líder que ajudasse o país a crescer.   
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, tenente

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1670 em: Maio 26, 2021, 10:34:44 pm »
Hoje o SACLANT esteve com o CEMGFA....
 

*

Fmfg

  • Membro
  • *
  • 92
  • Recebeu: 111 vez(es)
  • Enviou: 128 vez(es)
  • +21/-0
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1671 em: Maio 27, 2021, 12:44:24 am »
Hoje o SACLANT esteve com o CEMGFA....
Espero que o CEMFGA tenha feito bem o desenho do estado da Marinha e das FA, e lhe tenha dito a verdadeira catástrofe de decadência militar que atingimos, principalmente na Marinha, porque se falar com o Ministro da defesa não vale a pena o homem vive numa realidade paralela para ele com os seis novos NPO vamos ter a melhor Marinha de sempre, acabou agora de dizer isso na Grande Entrevista da RTP3 às 23H.

O entrevistador é fraquissimo em termos militares não tem conhecimento nenhum, só foi pegar na peça do expresso sobre só estar uma fragata disponível e não termos AOR, e se fosse necessário uma operação como a da Guiné á uns anos não teríamos capacidade. Vejam a entrevista, é uma vergonha, é só atirar areia para os olhos desde vamos ter 6 novos NPO por isso a Marinha estará melhor que nunca, AOR não temos se for preciso pedimos ajuda externa, para ter um novo AOR terá de ser só depois da revisão da LPM porque era um investimento só pensado para 2026 e terão de ser adiados outros programas, a fragata VdG está parada á 4 anos mas está só em manutenção.

Isto é inacreditável e degradante, para o Ministro a Marinha fica bem só com NPO, basta ter NPO novos e já está tudo bem, uma vergonha, a Marinha precisa de fragatas novas e um AOR urgentemente, e não da porcaria de patrulhas NPO que em termos militares de nada servem, a NATO qualquer dia mete Portugal a um canto e mete os espanhóis a tomar conta do nosso mar, isto é um escândalo uma vergonha. Incrível como não á noção nenhuma sobre a defesa da soberania, e que as fragatas são um dos 2 ou 3 meios militares mais relevantes da defesa de um país.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8562
  • Recebeu: 3914 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1672 em: Maio 27, 2021, 01:19:49 am »
O que eu me pergunto é, qual é seria resposta das nossas chefias, se na dita cimeira da NATO lhes perguntassem qual a contribuição de Portugal para a aliança, ou como iremos contribuir no futuro?

É que o desleixo é tal, que se anda em missões fora das nossas águas com OPVs desarmados, e com tanta prioridade por resolver, andam os "inteligentes" preocupados em treinar golfe. E ninguém é capaz de "calar" o MDN quando diz que a Marinha está "bem equipada"? Ou haverá assim tamanha falta de noção dos avanços tecnológicos desde a entrada ao serviço das VdG? Eu vejo os outros países, que investem muito na Defesa, e com FAs extremamente bem equipadas, a nunca se cansarem de investir e de progredir tecnologicamente. Por cá é exactamente o oposto.

Depois vemos estes discursos pomposos, de que existem "novas ameaças" e que a NATO tem de "permanecer forte", e nós não fazemos nada para ajudar. E os nossos problemas vão muito além da Marinha, a Marinha é a ponta do icebergue.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1673 em: Maio 27, 2021, 01:34:09 am »
Hoje o SACLANT esteve com o CEMGFA....
Espero que o CEMFGA tenha feito bem o desenho do estado da Marinha e das FA, e lhe tenha dito a verdadeira catástrofe de decadência militar que atingimos, principalmente na Marinha, porque se falar com o Ministro da defesa não vale a pena o homem vive numa realidade paralela para ele com os seis novos NPO vamos ter a melhor Marinha de sempre, acabou agora de dizer isso na Grande Entrevista da RTP3 às 23H.

O entrevistador é fraquissimo em termos militares não tem conhecimento nenhum, só foi pegar na peça do expresso sobre só estar uma fragata disponível e não termos AOR, e se fosse necessário uma operação como a da Guiné á uns anos não teríamos capacidade. Vejam a entrevista, é uma vergonha, é só atirar areia para os olhos desde vamos ter 6 novos NPO por isso a Marinha estará melhor que nunca, AOR não temos se for preciso pedimos ajuda externa, para ter um novo AOR terá de ser só depois da revisão da LPM porque era um investimento só pensado para 2026 e terão de ser adiados outros programas, a fragata VdG está parada á 4 anos mas está só em manutenção.

Isto é inacreditável e degradante, para o Ministro a Marinha fica bem só com NPO, basta ter NPO novos e já está tudo bem, uma vergonha, a Marinha precisa de fragatas novas e um AOR urgentemente, e não da porcaria de patrulhas NPO que em termos militares de nada servem, a NATO qualquer dia mete Portugal a um canto e mete os espanhóis a tomar conta do nosso mar, isto é um escândalo uma vergonha. Incrível como não á noção nenhuma sobre a defesa da soberania, e que as fragatas são um dos 2 ou 3 meios militares mais relevantes da defesa de um país.

Não vi... Coitado do Titi, até estou com nauseas!"
Agora é saber quem foi o jornlaista, e escrever um mail a dizer que acabou de o enganar.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4029 vez(es)
  • Enviou: 10039 vez(es)
  • +8453/-245
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1674 em: Maio 27, 2021, 03:41:42 am »
O CEMGFA, aka almirante hidrográfico, é um dos arquitetos do status quo actual e um grandíssimo lambe-botas. Tal personagem nunca irá contradizer o “chefe” em público e, provavelmente, nem em privado.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18297
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5953 vez(es)
  • +7164/-9542
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1675 em: Maio 27, 2021, 06:27:48 am »
Depois desta cerimónia de chacha, vocês ainda acreditam em alguma coisa?  :mrgreen:

São políticos meus amigos, até a mãe vendem se fôr preciso.

Deixem as ilusões e as armadas da imaginação, isto está entregue aos bichos!!!!
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, Pescador, Fmfg

*

Fmfg

  • Membro
  • *
  • 92
  • Recebeu: 111 vez(es)
  • Enviou: 128 vez(es)
  • +21/-0
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1676 em: Maio 27, 2021, 08:39:52 am »
Depois desta cerimónia de chacha, vocês ainda acreditam em alguma coisa?  :mrgreen:

São políticos meus amigos, até a mãe vendem se fôr preciso.

Deixem as ilusões e as armadas da imaginação, isto está entregue aos bichos!!!!
Infelizmente é exatamente isso, estamos completamente no fundo, não há vontade política para investir e modernizar as FA, é que a conversa do ministro é degradante ele dá a entender que nem há dinheiro para os programas que estão na LPM com verbas já alocadas desde a LPM anterior é ridiculo.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1677 em: Maio 27, 2021, 08:59:58 am »
Depois desta cerimónia de chacha, vocês ainda acreditam em alguma coisa?  :mrgreen:

São políticos meus amigos, até a mãe vendem se fôr preciso.

Deixem as ilusões e as armadas da imaginação, isto está entregue aos bichos!!!!
Infelizmente é exatamente isso, estamos completamente no fundo, não há vontade política para investir e modernizar as FA, é que a conversa do ministro é degradante ele dá a entender que nem há dinheiro para os programas que estão na LPM com verbas já alocadas desde a LPM anterior é ridiculo.

É verdade o que demonstra e muito bem para quem se preocupa com este tema, que ou os sr Ministros são ignorantes ou incompetentes.
Eles não sabiam como estavamos de verbas para os diversos programas das FFAA, e assinaram um contrato para a compra de cinco aeronaves por 827 milhões ??

vão ser estoirados, que é o termo correcto, quase mais de mil milhões, c/ IVA, quando essa verba daria para por em marcha vários projectos, bem mais úteis e urgentes, dos três Ramos ??
Será esta uma boa maneira de gerir os parcos recursos finaceiros que são alocados á Defesa Nacional ??
Quem foram os responsáveis por mais esta má decisão ??

É por isso, que eu continuo a afirmar que considero esta e outras actuações dos Ministros da DEFESA, dos Ministros das Finanças, dos Premiers, e também das altas chefia militares, como Crimes Lesa Pátria, pois o continuo desinvestimento nas FFAA, tem vindo a colocar em risco a soberania Nacional !!!!

Esta gentinha pensam que é proprietária de Portugal, e vão fazendo o que querem a seu bel prazer !!!!

Abraços
« Última modificação: Maio 27, 2021, 09:04:36 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1678 em: Maio 27, 2021, 09:06:50 am »
Sempre a contar com o ovo no cu da galinha. Um tristeza.

Costa confiante na capacidade da NATO para responder às ameaças externas
26 mai, 2021 - 16:12 • Lusa

Sobre a presença do secretário-geral da NATO em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa considera que é uma "ocasião ótima" para Jens Stoltenberg.

O primeiro-ministro manifestou-se esta quarta-feira confiante num novo impulso nas relações transatlânticas, numa maior aproximação da NATO à União Europeia e na capacidade de resposta da Aliança Atlântica às ameaças externas, sobretudo a sul e leste da Europa.

António Costa assumiu esta posição numa conferência de imprensa conjunta com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, em São Bento, depois de uma breve reunião em que também estiveram presentes os ministros de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Defesa, João Gomes Cravinho.

O primeiro-ministro de Portugal, país que preside ao Conselho da União Europeia, defendeu que a visita do secretário-geral da NATO ao país "acontece num momento particularmente importante".

"Acontece a poucos dias de uma cimeira que marcará um novo impulso nas relações transatlânticas e quando a NATO está a desenvolver uma reflexão muito importante sobre o seu projeto 2020/2030 - um projeto no qual nos revemos no essencial das propostas apresentadas", declarou António Costa.

Perante os jornalistas, António Costa referiu que Jens Stoltenberg participará esta tarde na reunião do Conselho de Estado e, antes, estará na instalação da Academia de Cibersegurança em Oeiras - uma estrutura que "revela bem a importância estratégica de se enfrentar novas ameaças, assim como o potencial de compromisso que Portugal tem com a NATO no domínio de novas capacidades".

"O secretário-geral da NATO participará na quinta-feira na reunião dos ministros da Defesa da União Europeia, o que constitui um contributo da presidência portuguesa para algo estrategicamente muito relevante: O estreitamento das relações entre a União Europeia e a NATO", disse.

O primeiro-ministro acentuou depois a sua tese sobre "a diversidade das ameaças que persistem, tal como se verificou esta semana com a Bielorrússia, que, de forma inaceitável, intercetou um avião civil de uma companhia europeia".

"Apesar do espírito construtivo que temos de manter em termos de diálogo com todos os nossos vizinhos, procurando construir um clima de paz global, não podemos ignorar que as ameaças existem. Ameaças que se materializam das formas mais diversas, desde o terrorismo na nossa vizinhança sul, até a estes atos na nossa fronteira leste", acrescentou.

NATO pede libertação de jornalista e clarificação de "sequestro estatal" de avião
BIELORRÚSSIA

NATO pede libertação de jornalista e clarificação de "sequestro estatal" de avião
Protasevich, 26 anos, é um colaborador próximo da (...)

"Ocasião ótima" para ouvir o secretário-geral da NATO, diz Marcelo
Já o Presidente da República considerou que esta é "a ocasião ótima" para o Conselho de Estado ouvir o secretário-geral da NATO, num momento em que esta aliança militar está a repensar o seu conceito estratégico.
Em declarações aos jornalistas, após visitar uma exposição no Museu das Artes de Sintra, no distrito de Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que na reunião deesta quarta-feira do Conselho de Estado possa ser abordado o caso do avião da Ryanair forçado a aterrar na Bielorrússia no domingo: "Isso depende da iniciativa do próprio que introduz o tema e depois dos temas levantados pelas senhoras e senhores conselheiros de Estado".
O Presidente da República destacou a inauguração hoje de uma Academia de Cibersegurança da NATO, em Oeiras, no distrito de Lisboa, num "domínio privilegiado do ponto de vista geomilitar, geopolítico, geoestratégico".
"Portanto, há obviamente novas dimensões da NATO que passam por Portugal", declarou, após ser interrogado se gostaria que Portugal voltasse a ter um comando desta organização em território nacional.
A reunião desta quarta-feira do Conselho de Estado, a 20.ª convocada pelo atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tem como tema "NATO, situação e perspetivas", e está marcada para as 15h00, no Palácio da Cidadela de Cascais, no distrito de Lisboa.
Instado a explicar por que motivo convidou o secretário-geral da NATO para esta reunião, o chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas respondeu: "A NATO é uma aliança muitíssimo importante para o mundo, para as relações entre um lado do Atlântico, os Estados Unidos da América e Canadá, e a Europa, e para Portugal".
"A NATO está neste momento a repensar o seu conceito estratégico, porque o mundo mudou, e tem de se adaptar a essa mudança. E vai haver uma cimeira daqui por semanas para arrancar esse processo de mudança", realçou Marcelo Rebelo de Sousa.
Segundo o Presidente da República, esta é "a ocasião ótima para ter aqui a pessoa que lidera a NATO no dia a dia no Conselho de Estado a expor a posição da NATO no presente e para o futuro".
Marcelo Rebelo de Sousa referiu que recentemente "mudou a administração norte-americana" e que "as relações entre os Estados Unidos da América, a Federação Russa, a República Popular da China também vão conhecendo mudanças".
Por outro lado, descreveu a atual conjuntura como de "reaproximação entre a União Europeia e os Estados Unidos da América" e de "complementaridade entre a NATO e a União Europeia".
"Há uma atenção às novas formas de terrorismo, há uma atenção maior ao flanco sul da NATO, que tem que ver com o Mediterrâneo, com o Norte de África, com o que se passa em África e tem reflexos na Europa", prosseguiu, considerando que "tudo isso justificava o convite" a Jens Stoltenberg.

https://rr.sapo.pt/2021/05/26/mundo/costa-confiante-na-capacidade-da-nato-para-responder-as-ameacas-externas/noticia/240191/

este sr cromo deve pensar que se houver merda, os outros vem para cá para morrer por nós !!!!!!
É este tipo de gentinha que temos tido no poder !!!

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18297
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5953 vez(es)
  • +7164/-9542
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1679 em: Maio 27, 2021, 09:37:59 am »
Para o KC houve dinheiro porque alguns encheram os bolsos de certeza
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman