A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !

  • 5030 Respostas
  • 613225 Visualizações
*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1425 em: Maio 18, 2021, 11:00:01 pm »
Assenta na construção de uma plataforma (estimativa inicial de aproximadamente 10.000 toneladas) para operar 365 dias por ano, de arquitetura complexa, recorrendo à utilização de novos materiais (compósitos, ligas, estruturas, etc.), conjugando diversas tecnologias inovadoras (quer soluções de propulsão amigas do ambiente, quer para a gestão do navio até à gestão de dados e missão), sistemas de comunicações, redes digitais e software (Big Data/Inteligência Artificial); sistemas de produção e gestão de energia verde a bordo. Para além da capacidade de realizar a monitorização de várias grandezas subaquáticas, atmosféricas, de campanhas batimétricas ou de amostras do solo ou subsolo, exigirá que seja equipado com sensores de diversa ordem (óticos, eletromagnéticos, acústicos, de temperatura, de humidade, de pressão), bem como com sistemas de posicionamento para permitir operar equipamentos específicos para as missões, por exemplo um Rov Drill (para recolher amostras biológicas ou minerais). Deverá ainda ser equipado com diversos tipos de gruas para operação a partir de um convés intermédio, os quais servirão para colocar/retirar instrumentos ou laboratórios científicos na água, embarcações e carga até 30 toneladas. Como se pretende operar no Atlântico, pelo menos uma das gruas ou dos “A-frame” deverá ter um sistema de compensação de ondas, podendo também existir uma baía de desembarque submersível e sistema de guinchos para potenciar outras valências (tais como a recolha de plásticos). Deverá ainda ter em conta que existe o ROV Luso, e que seria potenciador da função poder operar em simultâneo o ROV Luso, o ROV DRILL e outros sistemas complementares existentes nas diversas instituições portuguesas que se dedicam a investigar e operar no Mar. Em situação de emergência ou de acidente ambiental, poderá ser dotado da capacidade de mitigar as consequências do acidente (derrames de petróleo ou outras substâncias químicas perigosas, “blooms” de macro plásticos ou “blooms” de algas ou “jellyfish”). Terá a capacidade de embarcar módulos de emergência médica para acudir a populações vítimas de desastre extremos. Em termos de operações de emergência deverá possuir a capacidade de dar suporte à recolha de lixo marinho (incluindo macro plásticos) e outros elementos nocivos ao meio, servindo de base ao lançamento de sistemas robóticos inovadores para a localização e recolha. Da mesma forma, deve possuir um centro de operações e comunicações de suporte aos meios navais no terreno e aos sistemas robóticos para as operações de busca e salvamento. A função de vigilância deverá endereçar as ações de uso ilegal do Oceano, tendo em conta os crimes económicos (como a pesca ilegal ou a recolha ilegal de informação sobre o Mar português), ambientais e sociais. Deverá ser a base de um conjunto de equipamentos que permita a realização da mais avançada investigação científica e tecnológica sobre o oceano, das mais eficazes operações de vigilância e monitorização.


Mais um meio civil....  ::)

Parece um navio hidrográfico/oceanográfico polivalente mas que não vem colmatar nenhuma das graves lacunas no meios de combate e apoio, continua a faltar um AOR, um LPD ou um meio de desembarque anfíbio e com capacidade de transportar helicópteros e resolver o grave problema das fragatas VdG que têm de ser substituídas não há outra hipótese.

Sim, penso que seja isso mesmo "navio hidrográfico/oceanográfico polivalente", e até porque apesar do guito vir da Marinha, penso que a origem vem da "bazuca", logo não pode ser um meio militar, é possível que tenha uns radares para fazer um pouco de fiscalização enquanto anda a navegar, mas acho que será algo direcionado para a investigação e emergências ecológicas.

Acho que este navio poderá ser um requisito para a extensão da plataforma, e como nisso até nem estamos a trabalhar mal e o guito vem da UE penso que provavelmente será um projeto que verá a luz do dia.

Um navio que pode eventualmente vir a ser destinado ao IPMA?

https://www.ipma.pt/pt/navios/index.jsp


Desculpem, mas está-se tudo a cagar para o assunto....
Que tal fazermos uma carta aberta e enviar a AR, comissão parlamentar, MDN, EMGFA e PR?
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5356
  • Recebeu: 739 vez(es)
  • Enviou: 734 vez(es)
  • +509/-2608
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1426 em: Maio 18, 2021, 11:12:48 pm »
A não ser que consigas pelo menos 40 mil assinaturas ninguém vai querer tua/nossa opinião!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1427 em: Maio 18, 2021, 11:15:04 pm »
A não ser que consigas pelo menos 40 mil assinaturas ninguém vai querer tua/nossa opinião!

Isso é para levar a AR, é uma carta aberta!
 

*

Observador

  • Membro
  • *
  • 108
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • +14/-6
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1428 em: Maio 19, 2021, 12:38:41 am »
Citar
Se alguém ainda tiver dúvidas sobre a montagem do cenário desta temática do momento muito bem fomentada por insidioso e bem conectado matreiro, e a que a esmagadora maioria dos cidadãos não liga nada como sempre tem acontecido desde 24 de Abril de 1974, recomendo a quem eventualmente não tenha reparado que leiam demoradamente as páginas 4 e 5 do Diário de Notícias (um dos orgãos oficiosos dos geringonças) de hoje, onde está uma entrevista a um doutor  em "War Studies", Bruno Cardoso Reis e que, entre outras coisas, é assessor técnico do ministério da defesa nacional.

Está lá tudo bem explicado, e por exemplo entre muitas coisas:

https://onaviodesarmado.blogspot.com/2021/05/defesa-nacional_18.html
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, HSMW, Stalker79

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1429 em: Maio 19, 2021, 01:22:36 am »
Lembrem-se que foi o cretino de Belém que reconduziu o CEMGFA este ano.
O mesmo cretino que disse que as reconduções eram más, sobretudo se fossem para o ex-presidente do tribunal de contas.

Somos governados por bandidos.
Todos eles.
TODOS.

Sem margem para dúvidas SÃO todos boys do sistema cada um à sua maneira, mas ESTÃO todos apaniguados uns com os outros !!!!!

Abraços
Mas os palhaços do PS e do PSD não sabiam do estado do Bérrio e das VdG quando aprovaram a LPM? Ou será que o CEMA e o almirante hidrográfico, mais uma vez, ocultaram a verdade?

Bem, o facto de na Marinha, ainda ninguém ter vindo comentar o assunto do estado da frota, já levanta algumas suspeitas. Mas já deu para perceber a razão do mini-MLU das VdG, é mais para reparar do que modernizar o que quer que seja. Já os Lynx e as BD foram enviadas para as respectivas modernizações, em pior estado do que era suposto.

Claramente a prioridade desta LPM deveria ter sido a substituição de metade da frota, que está num estado lastimável. No entanto, durante este tempo todo, só se fala em NPOs e pouco mais (e nem esses há meio de avançar).

quando um País de fracos recursos esbanja 827 milhões numa frota de cinco cargueiros, sabendo os responsáveis pela tutela, o PM e as altas chefias Militares, que estavamos á beira de efectuar a modernizaçao dos quatro C's, está tudo dito.

De todos os Ramos a Marinha deveria ser o que tinha, e TEM, de estar melhor equipado por todos os motivos e mais algum !!

No entanto, neste País, liderado por corruptos e incompetentes, ao serviço de interesses pessoais, e dos grupos dos amigalhaços, interesses esses que se sobrepoem, aos SUPERIORES interesses da DEFESA NACIONAL, as consequências, de tais subserviências, estão bem á vista de todos os que querem ver, e analisar imparcialmente  !!

A marinha está a desaparecer e muito rápidamente, se nada se fizer e , o pouco controlo que temos da nossa zona maritima desaparece, a favor de OUTROS que estão sedentos que tal aconteça !

Uma vez mais vou-me repetir, estas situações de TOTAL incompetência, subserviência e imobilismo deveriam ser analisadas de outro modo, pois, os riscos de perda de soberania Nacional, são tais, que a isso obrigariam.

Abraços

Com este PR podem esquecer...
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5578
  • Recebeu: 5567 vez(es)
  • Enviou: 3670 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1430 em: Maio 19, 2021, 12:16:10 pm »
Com este PR podem esquecer...

Com este Presidente da República - que deve-se ter esquecido que é o Comandante Supremo das Forças Armadas -, com este Governo e com esta oposição. Não há ninguém que se salve neste momento, nem ao centro, nem à direita, nem à esquerda, nem nos extremos. A ideia que os militares não passam de um incómodo e uma chatice é replicada por todos, e sei do que estou a falar.

E tal como outros já aqui vieram dizer ou insinuar, o estado da Marinha neste momento é pior do que aquele relatado nos OCS. É pena que quem sabe das coisas de facto não possa dizer mais nada, contudo digo que "incúria" é uma palavra muito leve para aquilo que tem estado a acontecer. De há uns anos para cá dá toda a sensação de haver um propósito obscuro nesta desmilitarização, neste enfraquecimento gradual das nossas capacidades, no desinteresse em sequer poder vir a exercer a nossa soberania qualquer dia destes, e nada de contrário se faz. Enquanto isso discute-se a estrutura de comando de um edifício prestes a ruir, é aquilo a que se chamam prioridades...
« Última modificação: Maio 19, 2021, 12:18:07 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, P44, NVF, Cabeça de Martelo, tenente, Stalker79

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4030 vez(es)
  • Enviou: 10045 vez(es)
  • +8453/-245
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1431 em: Maio 19, 2021, 01:05:32 pm »
Com este PR podem esquecer...
A ideia que os militares não passam de um incómodo e uma chatice é replicada por todos, e sei do que estou a falar.

Parece-me que até as chefias militares pensam isso.
« Última modificação: Maio 20, 2021, 03:17:59 am por NVF »
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, P44, Charlie Jaguar, tenente

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1432 em: Maio 19, 2021, 02:08:51 pm »
Com este PR podem esquecer...

Com este Presidente da República - que deve-se ter esquecido que é o Comandante Supremo das Forças Armadas -, com este Governo e com esta oposição. Não há ninguém que se salve neste momento, nem ao centro, nem à direita, nem à esquerda, nem nos extremos. A ideia que os militares não passam de um incómodo e uma chatice é replicada por todos, e sei do que estou a falar.

E tal como outros já aqui vieram dizer ou insinuar, o estado da Marinha neste momento é pior do que aquele relatado nos OCS. É pena que quem sabe das coisas de facto não possa dizer mais nada, contudo digo que "incúria" é uma palavra muito leve para aquilo que tem estado a acontecer. De há uns anos para cá dá toda a sensação de haver um propósito obscuro nesta desmilitarização, neste enfraquecimento gradual das nossas capacidades, no desinteresse em sequer poder vir a exercer a nossa soberania qualquer dia destes, e nada de contrário se faz. Enquanto isso discute-se a estrutura de comando de um edifício prestes a ruir, é aquilo a que se chamam prioridades...

Para não por em causa o meu colega que está na Marinha, não vou dizer o que me transmitiu, mas o que disse aqui o CG, é nesses moldes, a Marinha ser uma guarda costeira e com a capacidade mínima mesmo mínima para a NATO.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Charlie Jaguar, tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1433 em: Maio 19, 2021, 02:12:02 pm »
Com este PR podem esquecer...

Com este Presidente da República - que deve-se ter esquecido que é o Comandante Supremo das Forças Armadas -, com este Governo e com esta oposição. Não há ninguém que se salve neste momento, nem ao centro, nem à direita, nem à esquerda, nem nos extremos. A ideia que os militares não passam de um incómodo e uma chatice é replicada por todos, e sei do que estou a falar.

E tal como outros já aqui vieram dizer ou insinuar, o estado da Marinha neste momento é pior do que aquele relatado nos OCS. É pena que quem sabe das coisas de facto não possa dizer mais nada, contudo digo que "incúria" é uma palavra muito leve para aquilo que tem estado a acontecer. De há uns anos para cá dá toda a sensação de haver um propósito obscuro nesta desmilitarização, neste enfraquecimento gradual das nossas capacidades, no desinteresse em sequer poder vir a exercer a nossa soberania qualquer dia destes, e nada de contrário se faz. Enquanto isso discute-se a estrutura de comando de um edifício prestes a ruir, é aquilo a que se chamam prioridades...

Para não por em causa o meu colega que está na Marinha, não vou dizer o que me transmitiu, mas o que disse aqui o CG, é nesses moldes, a Marinha ser uma guarda costeira e com a capacidade mínima mesmo mínima para a NATO.

tal e qual o que eu penso !!!
Num futuro bem próximo a Marinheca, não será mais que uma GC, e isto se a GNR não se meter ao barulho.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1434 em: Maio 19, 2021, 02:29:24 pm »
Com este PR podem esquecer...

Com este Presidente da República - que deve-se ter esquecido que é o Comandante Supremo das Forças Armadas -, com este Governo e com esta oposição. Não há ninguém que se salve neste momento, nem ao centro, nem à direita, nem à esquerda, nem nos extremos. A ideia que os militares não passam de um incómodo e uma chatice é replicada por todos, e sei do que estou a falar.

E tal como outros já aqui vieram dizer ou insinuar, o estado da Marinha neste momento é pior do que aquele relatado nos OCS. É pena que quem sabe das coisas de facto não possa dizer mais nada, contudo digo que "incúria" é uma palavra muito leve para aquilo que tem estado a acontecer. De há uns anos para cá dá toda a sensação de haver um propósito obscuro nesta desmilitarização, neste enfraquecimento gradual das nossas capacidades, no desinteresse em sequer poder vir a exercer a nossa soberania qualquer dia destes, e nada de contrário se faz. Enquanto isso discute-se a estrutura de comando de um edifício prestes a ruir, é aquilo a que se chamam prioridades...

Para não por em causa o meu colega que está na Marinha, não vou dizer o que me transmitiu, mas o que disse aqui o CG, é nesses moldes, a Marinha ser uma guarda costeira e com a capacidade mínima mesmo mínima para a NATO.

Não podes ser uma guarda costeira e ter capacidades NATO.

Vamos é ter um marinha High/Low, mas muito mais Low.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8569
  • Recebeu: 3916 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +4988/-790
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1435 em: Maio 19, 2021, 02:38:12 pm »
Correcção, vamos ter uma Marinha "high/low", mas sem o high. Na prática é low/low.

Isto numa altura em que o mínimo dos mínimos devia ser 4 fragatas modernas e 3 submarinos (e o AOR claro), enquanto os NPOs tratavam das missões de baixa intensidade, como o combate à pirataria.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18299
  • Recebeu: 5545 vez(es)
  • Enviou: 5957 vez(es)
  • +7166/-9542
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1436 em: Maio 19, 2021, 02:42:21 pm »
Somos a Marinha Argentina da Europa

Já agora, os chineses não andam à procura duma base naval no Atlântico? Vendemos-lhes o Alfeite e ao menos ficamos logo com uma Marinha decente  :mrgreen:
« Última modificação: Maio 19, 2021, 03:03:51 pm por P44 »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5578
  • Recebeu: 5567 vez(es)
  • Enviou: 3670 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1437 em: Maio 19, 2021, 03:26:21 pm »
Para não por em causa o meu colega que está na Marinha, não vou dizer o que me transmitiu, mas o que disse aqui o CG, é nesses moldes, a Marinha ser uma guarda costeira e com a capacidade mínima mesmo mínima para a NATO.

Não posso adiantar muito daquilo que me transmitem em confidência, como é óbvio, mas posso no entanto dizer que um dos cenários hipoteticamente a ser estudado poderá apontar para somente 3 fragatas no futuro. Por isso referi que isto já não se trata de incúria ou desleixo, antes de crime doloso.

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8569
  • Recebeu: 3916 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +4988/-790
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1438 em: Maio 19, 2021, 03:52:34 pm »
3 fragatas?? Que grandes filhos da.... Até mete nojo.

Andamos mesmo contra a corrente do que se passa no resto do mundo. Toda a gente a aumentar, nós a reduzir.  :bang:
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #1439 em: Maio 19, 2021, 03:53:12 pm »
Para não por em causa o meu colega que está na Marinha, não vou dizer o que me transmitiu, mas o que disse aqui o CG, é nesses moldes, a Marinha ser uma guarda costeira e com a capacidade mínima mesmo mínima para a NATO.

Não posso adiantar muito daquilo que me transmitem em confidência, como é óbvio, mas posso no entanto dizer que um dos cenários hipoteticamente a ser estudado poderá apontar para somente 3 fragatas no futuro. Por isso referi que isto já não se trata de incúria ou desleixo, antes de crime doloso.

É a velha questão, o que se quer das forças armadas.

Uma Marinha com 3 ASWF, 3 EPC e 10 NPO chega bem para o que eles quem desta.

Querem algo diferente, votem noutros.