Notícias do Exército Brasileiro

  • 1395 Respostas
  • 508339 Visualizações
*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20605
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Exército Brasileiro
« Responder #1050 em: Janeiro 31, 2018, 01:40:14 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Exército Brasileiro
« Responder #1051 em: Janeiro 31, 2018, 10:28:43 pm »

Exército inaugura Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Exército Brasileiro
« Responder #1052 em: Fevereiro 15, 2018, 11:45:32 am »
Exército irá modernizar mais 150 VBTP M113


Citar
PROCESSO: PO nº 1600005 – Gab Cmt Ex
EB: 64536.001331/2018-39
ASSUNTO: autorização para assinatura do Complemento nº 6 à Carta de Oferta e Aceitação referente à linha de fornecimento BR-B-UUG, objetivando a utilização de saldo remanescente para o fornecimento de peças de reposição, visando à modernização de 150 (cento e cinquenta) Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal M113BR, por meio do programa Foreign Military Sales (FMS).

COMANDO LOGÍSTICO

1. Processo originado no Comando Logístico, por meio do DIEx nº 321-Seç CLIX Bld/ S Dir Mat/DMAT, de 13 de dezembro de 2017, com a finalidade de obter autorização para a assinatura, pelo Chefe da Comissão do Exército Brasileiro em Washington, em nome do Exército Brasileiro, do Complemento nº 6 à Carta de Oferta e Aceitação referente à linha de fornecimento BR-B-UUG (Letter of Offer And Acceptance BR-B-UUG), para a utilização de saldo remanescente para o fornecimento de peças de reposição, visando à modernização de 150 (cento e cinquenta) Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal M113BR, por meio do programa Foreign Military Sales (FMS).

Sobre a modernização das VBTP M113 no Exército Brasileiro

O Projeto de Modernização, da VBTP M113B para a versão M113 BR, teve início em 2012, por meio de acordo internacional, via programa Foreign Military Sales (FMS) entre os Governos do Brasil e dos Estados Unidos da América, com a participação da empresa BAE Systems. A primeira medida adotada pelo Pq R Mnt/5 foi a preparação da linha de produção para que fosse modernizada a viatura protótipo; em seguida, essa viatura seguiu para o Centro de Avaliações do Exército (CAEx), onde foi submetida a diversos testes em concordância com as Normas do Exército Brasileiro (NEB), bem como algumas normas internacionais. Na sequência, produziu-se um lote-piloto, que foi apreciado e aprovado por aquele Centro.

FONTE:  https://pt.dfns.net/2018/02/14/exercito-ira-modernizar-mais-150-vbtp-m113/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Exército Brasileiro
« Responder #1053 em: Fevereiro 19, 2018, 01:24:50 pm »
Governo federal decide decretar intervenção na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro


Decreto será publicado nesta sexta-feira (16), segundo o presidente do Senado, Eunício Oliveira. Decisão foi tomada em meio à escalada de violência na capital carioca

Citar
O presidente Michel Temer decidiu decretar intervenção na segurança pública no Estado do Rio de Janeiro. O decreto será publicado na manhã desta sexta-feira (16), segundo o presidente do Senado, Eunício Oliveira.

Com essa medida, as Forças Armadas assumem a responsabilidade do comando das Polícias Civil e Militar no estado do Rio. A decisão ainda terá que passar pelo Congresso Nacional.

Durante a intervenção, a Constituição Federal não pode ser alterada, o que pode afetar o andamento a reforma da Previdência, que é uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e tem votação marcada para a semana que vem.

Dentro do governo, foi discutida a hipótese de suspender a intervenção durante a votação da Previdência, e depois retomá-la. Mas ainda não há definição sobre essa estratégia.

O decreto da intervenção será assinado pelo presidente Michel Temer no início da tarde desta sexta-feira (16). Segundo ministros do governo, o período da intervenção vai até o dia 31 de dezembro de 2018.

A decisão foi tomada após reunião de emergência no Palácio da Alvorada, na noite de quinta-feira (15). A intervenção na segurança teve a anuência do governador Luiz Fernando Pezão.

Temer designou também que o General Walter Souza Braga Neto, do Comando Militar do Leste, será o interventor. Ele foi um dos responsáveis pela segurança durante a Olimpíada do Rio, em 2016.

O Congresso Nacional será convocado para apreciar o decreto, como prevê a Constituição. Cabe agora ao presidente do Congresso, Eunício Oliveira, convocar em até 10 dias a sessão para que Câmara e Senado aprovem ou rejeitem a intervenção.

A reunião foi longa. Estavam no Palácio da Alvorada o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, os ministros Raul Jungmann, da Defesa, Torquato Jardim, da Justiça, Sérgio Etchegoyen, do Gabinete de Segurança Institucional, Henrique Meirelles, da Fazenda, Dyogo Oliveira do Planejamento e Moreira Franco, da secretaria geral da presidência. Além dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia e do senado, Eunício Oliveira.

Participantes do encontro relataram que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, foi, inicialmente, contrário a essa solução para a escalada da violência no Rio. Mas depois foi convencido a aceitar a decisão já que o próprio governador estava de acordo.

O texto do decreto foi escrito durante o encontro. Eunício Oliveira disse que, até o fim da reunião, não ficou estabelecido o período que a intervenção vai durar.

Violência no RJ
A reunião, logo após o carnaval, ocorreu em meio à escalada de violência registrada no Rio de Janeiro. Houve arrastões, assaltos nos blocos, pessoas foram roubadas a caminho da Sapucaí, saque a supermercado, entre outros crimes, da Zona Sul até a Zona Norte da capital. Além disso, três PMs foram mortos durante o carnaval.

O governador Luiz Fernando Pezão admitiu que houve falha no planejamento de segurança. “Não estávamos preparados. Houve uma falha nos dois primeiros dias, e depois a gente reforçou aquele policiamento. Mas eu acho que houve um erro nosso”, disse na quarta-feira (14).

FONTE: G1 /  http://www.forte.jor.br/2018/02/16/governo-federal-decide-decretar-intervencao-na-seguranca-publica-do-rj/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Exército Brasileiro
« Responder #1054 em: Fevereiro 19, 2018, 01:38:49 pm »
Estágio de manutenção das "novas' Viaturas Blindadas M109 A5


Citar
Curitiba (PR) – No prosseguimento das atividades atinentes à modernização da Força, o Exército Brasileiro, por intermédio da 5ª Região Militar (5ª RM), realizou, de 5 a 9 de fevereiro, o primeiro Estágio de Manutenção das Viaturas Blindadas de Combate Obuses Autopropulsados M109 A5. A capacitação visa ao preparo dos militares para manutenir o novo obuseiro adotado na Força Terrestre.

Dentre os objetivos do treinamento estão o de salientar semelhanças e diferenças entre os modelos M109 A3, atualmente em uso, e os novos M109 A5, além de padronizar os procedimentos de manutenção no âmbito da 5ª RM.

A atividade contou com a presença de 14 militares integrantes do Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5), do 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC AP) e do 15º Grupo de Artilharia de Campanha de Autopropulsado (15º GAC AP).

Atualmente, o 15º GAC AP possui a versão A3 da viatura M109, no entanto, nas próximas semanas, o Pq R Mnt/5 receberá a versão A5 do blindado para a colocação de tubo e, posteriormente, a realização de tiro técnico no Campo de Instrução Marechal Hermes. O 5º GAC AP deverá receber, também, a versão A5 da viatura.

O estágio foi realizado nas instalações do 15º GAC AP e do Pq R Mnt/5.









FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx  /  http://www.forte.jor.br/2018/02/15/estagio-de-manutencao-das-novas-viaturas-blindadas-m109-a5/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Exército Brasileiro
« Responder #1055 em: Fevereiro 23, 2018, 01:44:31 pm »
Brasil adquire sistema de ponte IRB da General Dynamics European Land Systems

A encomenda brasileira incluirá os diversos módulos de ponte, três caminhões configuração 8×8,  e uma embarcação especial usada para elevação de ponte.

Citar
O BAC, ou Brazilian Army Comission, publicou em seu website, na sessão de compras em andamento, o pedido do Exército Brasileiro, dentro do Programa Estratégico do Exército OCOP (Obtenção da Capacidade Operacional Plena), visando a aquisição de modernas pontes de alta capacidade, multifuncionais, do tipo Improved Ribbon Bridge (IRB), da empresa General Dynamics European Land Systems.

O pedido para aquisição desse material foi emitido no final de 2017 através do BAC, sediado em Washington, DC. O contrato está sendo finalizado e a entrega poderá ocorrer dentro de um ano após a assinatura do mesmo.

O modelo selecionado pelo Exército Brasileiro é similar ao adquirido recentemente pelas Forças Armadas da Suécia.

Esse material encontrava-se no escopo das compras desejadas pelas unidades de Engenharia do EB há alguns anos, já que sua demanda no território brasileiro, cortado por inúmeros rios e cursos dágua, é enorme.

O sistema irá substituir outro mais antigo, do tipo EWK Faltschwimmbrücken* (FSB), e será pago para o 5º Batalhão Blindado de Engenharia de Combate (Batalhão Juarez Távora), baseado na cidade de Porto União.


Se for lançado um olhar sobre a missão dessa unidade de elite do Exército, fica clara a natureza da compra:

a. Multiplicar o poder de combate da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, proporcionando a mobilidade, assegurando a contramobilidade e contribuindo para a proteção de suas peças de manobra.

b. Ficar em condições de ser empregado, em sua área de responsabilidade, na Garantia da Lei e da Ordem, de acordo com o previsto nos planejamentos em vigor.

c. Como ação subsidiária, ficar em condições de cooperar com os Poderes Federal, Estadual e Municipal nas ações de Defesa Civil e de apoiar o desenvolvimento regional de acordo com as orientações e diretrizes do Escalão Superior.

d. Ficar em condições de participar de Missões Internacionais.

Na frota dessa unidade estão veículos blindados especializados de socorro para outros carros de combate, veículos de engenharia especializados e mesmo os singulares veículos lançadores de pontes, todos baseados na família Leopard 1.

Viatura de Engenharia da família Leopard 1.

Veículo Lança Pontes da Família Leopard 1.

Veículo de Engenharia da Família Leopard 1, em marcha.

Transposição de curso dágua transportando carro de combate Leopard 1A5 BR.

Uma das missões do 5º Batalhão Blindado de Engenharia de Combate é prover os meios para que os carros de combate Leopard 1A5, obuseiros autopropulsados M-109 e demais veículos blindados designados consigam superar obstáculos naturais ou criados pelo homem, mantendo a fluidez do avanço das vanguardas blindadas e garantindo a mobilidade logística na retaguarda, tanto para o pessoal de intendência quanto para o pessoal de material bélico.

A encomenda brasileira incluirá os diversos módulos de ponte, três caminhões especiais de transporte dos módulos de ponte, veículos de grande porte e configuração 8×8,  e uma embarcação especial usada para elevação de ponte.


O IRB pode ser operado como uma balsa de vários módulos, bem como uma ponte flutuante. Ele fornece ampla capacidade de cruzamento a seco de rios transportando cargas dentro das especificações MLC80 Tracked / 96 Wheeled do US Army (componentes homologados para transportar, lançar, erguer e recuperar até 210 metros de ponte flutuante, com máximo de 80 toneladas de peso parado ou 96 toneladas em trânsito-rodando), incluindo aí o manejo, transporte com segurança e entrega de um veículo blindado de combate de até 60 toneladas.

Os módulos da ponte IRB são transportados e lançados a partir de um caminhão multiuso multifunções. O IRB encontra-se em serviço em todo o mundo e vem apoiando operações de combate, de manutenção da paz, bem como missões humanitárias e ambientais. Ela também permite interoperar com outras pontes, como a portada “M3” que já é operada pelo Exército Brasileiro.

O IRB é totalmente interoperável com os sistemas de pontes flutuantes legais da General Dynamics European Land Systems, incluindo a Floating Support Bridge (Ponte de suporte flutuante), a Ponte de fita padrão (Standard Ribbon Bridge-SRB) e o M3 Anfibious Bridge e Ferry System.


Sobre o BAC


O Brazilian Army Comission é mantido pelo Exército Brasileiro em Washington D.C para atender as seguintes demandas:

I. Adquirir material de defesa, sistemas e serviços no exterior e enviá-los para o Brasil, de acordo com os pedidos de nossas entidades importadoras.

II. Realizar pesquisas de mercado de Material de Defesa.

III. Executar o registro, gerenciamento e controle do orçamento, finanças e ativos do Exército Brasileiro no exterior.

IV. Apoiar o aditante do Exército em relação aos militares e pessoal dependente em missão ou em tratamento médico nos Estados Unidos da América.

V. Promover o Brasil, o Ministério da Defesa, o Exército e a indústria de defesa brasileira, de acordo com suas possibilidades e deveres.

*Projetado pelo oficial do exército francês coronel Jean Gillois e fabricado pela empresa alemã Eisenwerke Kaiserslautern, o EWK-Gillois era um conceito engenhoso e totalmente exclusivo.

O Gillois foi aceito em serviço em 1961, mas a alternativa M2 alemã logo foi introduzida como superior. O M2 era um veículo anfíbio classe 24 com flutuabilidade, deck e rampas necessárias para construir uma ponte ou um ferry.

Os pontões laterais ficam armazenados e são girados hidraulicamente na posição antes de entrar na água. “Juntas” adicionais podem ser usadas para fazer rampas ou unir unidades adjacentes.

Uma plataforma single M2 pode ser usada como uma balsa Classe 10, duas plataformas juntas e unidas formam uma Balsa Classe 30 e mais combinações podem chegar a um máximo de 60 toneladas (Classe 60). Em serviço, o M2B foi convertido em M2D, o que aumentou a capacidade de carga para as especificações MLC70 Tracked e MLC93 wheeled.

Fica clara a superioridade do produto RIB da GDELS, que já atende as especificações MLC80 Tracked / 96 Wheeled do US Army.

FONTE: http://tecnodefesa.com.br/brasil-adquire-sistema-de-ponte-irb-da-general-dynamics-european-land-systems/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Exército Brasileiro
« Responder #1056 em: Fevereiro 23, 2018, 07:50:38 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Exército Brasileiro
« Responder #1057 em: Fevereiro 24, 2018, 02:26:01 pm »




 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Exército Brasileiro
« Responder #1058 em: Fevereiro 28, 2018, 02:12:54 am »
EB estuda proteção blindada das tropas de Paz que atuarão na África


Citar
O Forças Terrestres traz para seus leitores o trecho central do artigo intitulado “Rompendo a LP”, de autoria do Tenente-Coronel Carlos Alexandre Geovanini dos Santos, comandante do Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires, sediado na cidade gaúcha de Santa Maria.

Os parágrafos que publicamos dão bem a ideia das prioridades da Arma Blindada brasileira.

A Trilogia Forças de Defesa cumprimenta o coronel Geovanini por suas colocações objetivas e bastante pertinentes em relação às demandas atuais da Força Terrestre brasileira.

Eis o texto:

“Rompendo a LP

(…)

Os desafios à frente são:

um possível desdobramento de tropas brasileiras em teatro de operações africano ensejará uma modificação no perfil do equipamento de nossas forças de paz, onde o aumento da proteção blindada e do poder de fogo colocados à disposição do comandante tático será uma imposição. Cabe ao CI Bld preparar tais recursos humanos, bem como assessorar nossos escalões superiores nas demandas por eles divisadas, tudo em prol do cumprimento do mandato da missão e da projeção de nossa bandeira no exterior;
o prosseguimento da mecanização de parte da infantaria e a introdução de nossa mais recente plataforma de combate em unidades de cavalaria, a brasileira viatura GUARANI. Esse projeto, ainda em construção, testará nossa criatividade e capacidade de organização para ultrapassar os obstáculos que emergem da necessidade de adaptação ao novo meio, quer nos campos da doutrina militar, quanto da técnica do material. Precisamos estar presentes, lado a lado, apoiando através do aporte de décadas de experiência;
a muito bem vinda chegada dos novos obuseiros autopropulsados da família “M”, já denominados com orgulho de M109 A5+ BR e sua viatura remuniciadora M992 A2, trará ganhos consideráveis em nossa capacidade de apoiar a manobra pelo fogo, tanto pelo seu alcance, quanto pela melhoria no processo de automação do tiro. Estaremos atentos à adaptação de nossas grades curriculares, após refletido estudo das consequências da introdução do novo material para as nossas FT Bld;
o velho axioma de que “os exércitos marcham sobre seus estômagos” pode ser traduzido para nossa natureza de tropa para “nossas colunas de blindados marcham sobre suas áreas de trens”, pois lá está nossa capacidade de sustentar o combate. Dessa forma, o incremento do estudo da logística no nível de nossas subunidades blindadas e mecanizadas é uma necessidade, não só visando buscar as melhores práticas, mas também produzindo conhecimentos que nos permitam atualizar nossos dados médios de planejamento;
com cerca de dez anos de experiência no emprego de simuladores, o CI Bld manterá o ímpeto de cooperação com o COTER na consolidação e no amadurecimento da implantação plena dos meios de simulação virtual, tão caros à formação de nossas capacidades individuais e sempre com esse intuito. Tal desafio envolve, ainda, a incorporação, em nosso processo de planejamento e condução de operações terrestres, do incremento da sistematização do processo decisório relativo às evoluções do combate, nossas famosas “condutas”, fiéis à natureza do combate embarcado, ambiente marcado pela incerteza, velocidade, letalidade e necessidade de planejamento centralizado e ações descentralizadas. Sintetizando, a complementaridade e a apropriada medida do simulador e do terreno impõem-se como desafio;
(…)

Unidade onde os quadros vivenciam desde muito cedo na carreira o “combate de armas combinadas”, o CI Bld é uma organização militar interdisciplinar por excelência e, pela diversidade de seus talentos, que abarca operadores e mecânicos, promove os vínculos de convivência e a sinergia das ações capazes de nos projetar como mais do que a forja do combatente blindado, mas na própria célula mater da transformação das forças blindadas e mecanizadas do Exército de Caxias; portanto, um lugar onde o futuro é moldado. Somada a experiência pregressa, contamos com 97 anos de utilização de blindados e o emprego real nos campos de batalha da Itália, na Segunda Grande Guerra. Assentados em sólido passado, miramos o futuro que, certamente, nos trará muitas realizações.

Trens de rolamento verificados! Tanque cheio! Rede rádio em condições! Escotilha aberta! Antenas para o alto! Prontos para o combate! CI Bld, para o ciclo que agora se inicia, abandonar o conforto da zona de reunião, romper a linha de partida rumo aos objetivos finais! Sempre em frente!

Carlos Alexandre Geovanini dos Santos – Ten Cel
Comandante do Centro de Instrução de Blindados

FONTE: http://www.forte.jor.br/2018/02/27/eb-estuda-protecao-blindada-das-tropas-de-paz-que-atuarao-na-africa/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Exército Brasileiro
« Responder #1059 em: Março 02, 2018, 06:26:02 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Exército Brasileiro
« Responder #1060 em: Março 02, 2018, 06:35:07 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Exército Brasileiro
« Responder #1061 em: Março 10, 2018, 07:48:18 pm »
3ª Divisão de Exército – Lideranças Civis do Governo Federal visitam Organizações Militares em Santa Maria


Citar
Santa Maria (RS) – Com a finalidade de conhecer as atividades operacionais do Exército Brasileiro (EB), realizadas pelo Comando Militar do Sul, no dia 6 de março, a Guarnição Federal de Santa Maria recebeu a visita de uma Comitiva da Secretaria de Economia e Finanças (SEF/EB) e de Lideranças Civis do Governo Federal.

Os objetivos da visita foram o de elevar o nível de interatividade com a sociedade e incrementar a relação do Exército com os Poderes Constituídos.

A comitiva da SEF, chefiada pelo Assessor Especial do Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Luis Eduardo Ramos Baptista Pereira, estava constituída pelo Secretário Interino de Economia e Finanças, General de Divisão Expedito Alves de Lima, e oficiais representantes de diversos órgãos do Exército.

Entre as Lideranças Civis que participaram do evento, destaca-se os Senadores Álvaro Fernandes Dias e Ana Amélia de Lemos; o Secretário do Orçamento Federal, Sr George Alberto De Aguiar Soares; o Diretor do Departamento de Planejamento, Orçamento e Finanças da Secretaria de Organização Institucional do Ministério da Defesa (MD), Sr José Roberto de Moraes Rego Paiva Fernandes Júnior; o Diretor do Departamento de Pessoal da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do MD, Sr Herval Lacerda Alves; e outros servidores do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, da Casa Civil da Presidência da República e do Comando do Exército.

As autoridades foram recepcionadas com uma escolta mecanizada, guarda de honra e salva de honra. Após, participaram de uma formatura da tropa da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) “Divisão Encouraçada”, realizada no 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC), local onde, também assistiram a uma demonstração de um Pelotão de Cavalaria Mecanizada.

Durante a solenidade, o General Ramos destacou “a importância da visita da comitiva de representantes do governo federal que lidam com o orçamento, pois em Brasília veem em planilhas, os números de quanto se gasta com blindados, com simulação, mas aqui terão a oportunidade de atestar a relevância de ter um Exército bem preparado”.

No prosseguimento, nas instalações do Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), o Comandante da 3ª Divisão de Exército, General de Divisão Marcos Antonio Amaro dos Santos realizou uma apresentação sobre as atividades, potencialidades e demandas da “Divisão Encouraçada”.

No CI Bld, conheceram os simuladores de combate e tiveram a oportunidade também, de travar contato com as atividades desenvolvidas na missão de especializar militares das Forças Armadas e de Nações Amigas na operação de meios blindados e mecanizados, entre eles, o Guarani, que está entre os principais projetos estratégicos do Exército, e no emprego tático de frações de mesma natureza até o nível subunidade.

No Centro de Adestramento Sul, Organização Militar síntese do que há de mais moderno no Exército Brasileiro na preparação e treinamento de tropa, participaram de uma palestra de seu Comandante, Coronel Rickmann Schmidt, quando destacou os benefícios da simulação, entre os quais, a economia de recursos, a diminuição de acidentes/incidentes e a eficácia no adestramento. Após, conheceram o Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF) e o Simulador de Adestramento de Comando e Estado-Maior (SIMACEM).

No prosseguimento, tiveram a oportunidade de ver o poder de fogo da 3ª Divisão de Exército, quando assistiram a uma sessão de tiro das armas coletivas, destacando-se as metralhadoras MAG e .50, canhão “Carl Gustaf”, canhão 90 e do obuseiro autopropulsado M109.

Como última atividade, assistiram a demonstração de um ataque coordenado de uma Força Tarefa Blindado, coordenado pelo 29º Batalhão de Infantaria Blindado, com a participação de caças AMX (A-1) da Força Aérea Brasileira.

“Foi uma oportunidade de ver a demonstração da eficiência, eficácia, do preparo e profissionalismo do Exército Brasileiro. Também, a parte do sistema virtual de treinamento (simuladores) que permite uma eficiência maior ainda, preparo melhor e com custos menores”, afirmou o Secretário do Orçamento Federal, Sr George Alberto De Aguiar Soares.

Em suas palavras finais, o Comandante da “Divisão Encouraçada” afirmou que “é uma honra, satisfação e alegria recebermos a comitiva da SEF, senadores convidados e integrantes de diversos órgãos ligados ao orçamento e Finanças da União e outras autoridades que também tenham participação na definição de responsabilidades relacionadas à Defesa”. Destacou ainda, que “a cidade de Santa Maria” é um centro de excelência em blindados e simuladores, e com certeza, essas duas vertentes foram plenamente demonstradas no dia de hoje”.

FONTE: http://www.forte.jor.br/2018/03/08/3a-divisao-de-exercito-liderancas-civis-do-governo-federal-visitam-organizacoes-militares-em-santa-maria/








 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Exército Brasileiro
« Responder #1062 em: Março 10, 2018, 07:51:09 pm »
General do Exército Brasileiro critica tratado global contra arma nuclear


Citar
Em uma apresentação feita ontem na Fundação FHC, o general Sérgio Etchegoyen, ministro da Segurança Institucional, criticou a adesão do Brasil ao Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, acordo global que completa 50 anos e que recebeu a adesão do Brasil em 1998, sob o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Depois de dizer que é “adepto fervoroso da não proliferação”, Etchegoyen explicou que, da perspectiva militar, o armamento nuclear representa “a única possibilidade que resta a um país ameaçado […] com a concentração de forças […] que possam marchar sobre o seu território”. Ele citou as guerras do Iraque (1991 e 2003) como exemplos: “O esforço de concentração de todo o aparato militar da aliança que invadiu o Iraque jamais teria sido possível se o Iraque dispusesse de armas nucleares de pequena capacidade”.


 
Na avaliação do ministro, a adesão do Brasil em 1998 coincidiu com “um monumental desinvestimento” do país na área nuclear, acarretando atraso em conhecimento. Ele atribui isso a uma “visão ideológica equivocada” sobre o tema, que associou energia nuclear à ideia de confronto nuclear.

Etchegoyen expôs sua visão crítica também em relação aos resultados globais do tratado. “Apesar de tratar da extinção dos arsenais […], não se avançou nada nisso”, disse, ao lembrar que eram cinco os países “nuclearmente armados” 50 anos atrás, mas são nove hoje.

Ele lembrou que o tratado cita o “direito inalienável” dos países em desenvolver energia nuclear para fins pacíficos, mas alertou que isso não ocorre tal como estabelecido.

“É direito inalienável, mas vem sendo negado, restringido, bloqueado por diversas ações diretas e indiretas, pressões internacionais, para que não entre um novo agente no mercado, que é altamente lucrativo”, acusou. “O que se discute é: quanto ganhamos até aqui com a assinatura feita lá atrás, além da fotografia na galeria dos bem comportados? Ganhamos bloqueio no nosso desenvolvimento, desinvestimento pelo viés ideológico e ganhamos mais países nucleares no mundo.”

Antes de concluir, citou como a questão é tratada pelos EUA. “A nova estratégia nuclear dos Estados Unidos, lançada em 2 de fevereiro, abre a perspectiva de uso de armamento nuclear inclusive contra Estados não nucleares em determinadas circunstâncias. Estados não nucleares em determinadas circunstâncias somos nós”, disse.

FONTE: Valor Econômico / http://www.forte.jor.br/2018/03/07/general-etchegoyen-critica-tratado-global-contra-arma-nuclear/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Exército Brasileiro
« Responder #1063 em: Março 12, 2018, 02:09:32 pm »









« Última modificação: Março 12, 2018, 02:11:11 pm por Vitor Santos »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Exército Brasileiro
« Responder #1064 em: Março 13, 2018, 01:41:42 pm »
Exército Brasileiro adquire 04 novas embarcações


Citar
O Exército Brasileiro adquiriu 04 novas embarcações para o Sistema Integrado de Proteção de Estruturas Estratégicas Terrestres (PROTEGER).

Trata-se do modelo MRCD-1200 MADERA-RIBS High Performance Patrol Watercraft, fabricado pela VON SUCKOW TRADING GROUP LTDA.CORP

O modelo dispõe de 4 potentes motores náuticos e está equipado com dois reparos para metralhadoras .50, e sua espaçosa cabine fechada (capacidade para 6 militares armados mais operador) está protegida com vidros balísticos reforçados. A MRCD-1200 foi desenhado para desenvolver grande velocidade, apresenta pequeno calado e fundo reforçado para resistir a choques com obstáculos na calha dos rios onde vai operar.

FONTE: http://www.defesaaereanaval.com.br/exercito-brasileiro-adquire-20-novas-embarcacoes/