Radar SABER M60

  • 5 Respostas
  • 5831 Visualizações
*

Paisano

  • Especialista
  • ****
  • 901
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-0
    • http://defesabrasil.com/forum
Radar SABER M60
« em: Julho 13, 2007, 10:52:30 pm »
Exército Brasileiro vai usar radar de vigilância aérea em exercício durante os jogos Pan-Americanos 2007

Fonte: www.defesanet.com.br

Citar
O equipamento, que pode ser transportado para qualquer território nacional ou estrangeiro e montado em menos de 15 minutos, foi desenvolvido para apoiar na segurança de eventos de grande porte

O Centro Tecnológico do Exército(CTEx) lançou, em parceria com a empresa brasileira ORBISAT, o Radar de Vigilância SABER M60. O produto integra o sistema de defesa antiaérea de baixa altitude, realizando o acompanhamento de alvos aéreos a partir de um sistema de emissão de radiofreqüência. O radar será utilizado pela primeira vez em teste nos jogos Pan-Americanos 2007, que acontece a partir do dia 13, no Rio de Janeiro.

O radar identifica o alvo desejado e as informações são processadas por um software, desenvolvido pela Orbisat e pelo Centro Tecnológico do Exército, e transmitidas, em tempo real, a um Centro de Operações de Artilharia Antiaérea, integrante do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA). O radar fornece a localização exata de cada aeronave sobrevoando a área vigiada, bem como sua identificação, como amiga ou inimiga, o que permite a avaliação precisa de cada possível ameaça e a decisão oportuna da reação mais adequada.

Com tecnologia 100% brasileira, o sistema de acompanhamento de alvos aéreos permite rastrear alvos em um raio de até 60 quilômetros e a uma altitude de até 5 mil metros. Isso auxilia, de forma eficaz, no trabalho de proteção a pontos e áreas sensíveis, como indústrias, usinas, instalações governamentais e locais de eventos importantes, como conferências de chefes de Estado ou competições esportivas internacionais.

Por ser portátil e de baixo peso, pode ser facilmente transportado para qualquer local do território nacional ou empregado em missões de paz no exterior. Sua instalação para entrada em operação pode ser feita em menos de 15 minutos por soldados da artilharia antiaérea do Exército. Outro ponto importante é que o radar pode ser integrado a sistemas de armas baseados em mísseis ou canhões antiaéreos.

Para o diretor da Orbisat, Robert Haynes, o produto nacional garante ao Exército Brasileiro maior independência tecnológica para desenvolver seu sistema de defesa. "Outra vantagem é que a manutenção é feita no Brasil", afirma Haynes. O executivo disse ainda que o exercício ocorrerá próximo aos locais de competição na Vila Militar mas, que por ser móvel, o radar poderia ser montado em qualquer local dos Jogos Pan Americanos. "Essa será uma ótima oportunidade para testarmos todas as funcionalidades do SABER M60, devido ao tamanho e importância do evento."

O projeto foi financiado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O SABER M60 possui as mesmas funções de um radar de grande porte de aeroporto e oferece, como vantagens, custo mais baixo e capacidade de rastreamento, mesmo em ambientes como a densa Floresta Amazônica.

SOBRE A ORBISAT - A Orbisat da Amazônia SA é uma empresa de base tecnológica de capital fechado 100% brasileiro, especializada em sensoriamento remoto, radares de vigilância e produtos eletrônicos de consumo. A empresa tem como missão fornecer soluções eletrônicas e de mapeamento para o setor privado e agências governamentais de todo o mundo.

A Orbisat da Amazônia SA tem sede administrativa e a divisão de sensoriamento remoto em São José dos Campos (SP), onde também comanda projetos de engenharia e a área de vendas. A produção de equipamentos é feita em seu complexo industrial, localizado em Manaus (AM). Em 2002, a empresa instalou ainda uma unidade em Campinas (SP), onde é desenvolvida a tecnologia de radares.



« Última modificação: Abril 06, 2022, 02:36:59 pm por Vitor Santos »
As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração. (Dom Hélder Câmara)
_________________
Volta Redonda
_________________
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 14, 2007, 12:38:50 am »
Made in Brasil!!!  :wink:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Boina_Verde

  • Membro
  • *
  • 50
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Julho 14, 2007, 12:54:03 am »
os italianos vão começar a usar umas cenas( que não sao helicópteros) mas têm hélice...e pensam usar nas ruas mas o objectivo principal era para vigiar o ambiente exterior e interior durante os jogos do milan e do inter
 :D
e isto em virude de os brasileiros usarem o radar para os jogos

cumps
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Radar SABER M60
« Responder #3 em: Abril 06, 2022, 02:38:12 pm »
Exército Brasileiro adquire mais quatro radares SABER M60


Citar
A Embraer e o Exército Brasileiro (EB) assinaram contrato para ampliar o uso dos radares SABER M60 nas Unidades de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro. O anúncio foi realizado durante a edição 2022 da FIDAE (Feria Internacional del Aire y del Espacio), evento que ocorre em Santiago, no Chile.

Esta ampliação contará com a aquisição de quatro unidades adicionais de radares, em sua versão 2.0, e reforça a parceria estabelecida entre o EB e a Embraer no contínuo desenvolvimento, implantação e aprimoramento de Meios de Emprego Militar (MEM), que contribuam para aumentar as capacidades de atuações dessas Unidades, e está prevista no Planejamento Estratégico do Exército Brasileiro 2020-2023 e amplia a capacidade operacional da Força Terrestre.

Sinaliza o compromisso com a missão constitucional de Defesa da Pátria e contribui, também, para a ampliação de parcerias entre o setor público, o meio acadêmico e a indústria, a fim de buscar o domínio de tecnologias críticas na área de defesa.

Fruto da parceria entre a Embraer e o EB em desenvolver um radar de artilharia antiaérea de baixa altura, o Radar SABER M60 possui desenvolvimento 100% nacional e teve seu início de operação em 2010, quando as primeiras unidades foram entregues ao Exército. Em 2019, houve conclusão da fase de atualização tecnológica, resultando na versão 2.0, que já conta com exportações.

O SABER M60 é um radar de busca que integra um sistema de defesa antiaérea de baixa altura, visando a proteção de pontos e áreas sensíveis como indústrias, usinas e instalações governamentais e de tropas desdobradas no terreno. Com tecnologia 3D, possui alcance de 60 quilômetros e até 16.400 pés de altura e permite rastrear até 60 alvos simultaneamente, incluindo a detecção e classificação automática de alvos. De fácil montagem e transportabilidade, pode ser montado em até 15 minutos, e possuindo tecnologia LPI (“Low Probability Interception”), o que permite alta capacidade de atuar na identificação de alvos sem ser facilmente identificado.

O SABER M60 pode ser integrado aos sistemas de armas baseados em mísseis ou canhões antiaéreos e pode ser customizado para ser integrado em qualquer outro sistema de defesa aérea, como o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).


 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/exercito-brasileiro-adquire-mais-quatro-radares-saber-m60/
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20606
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Radar SABER M60
« Responder #4 em: Setembro 28, 2022, 05:11:10 pm »
Exército brasileiro recebe reforço da defesa antiaérea


 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Radar SABER M60
« Responder #5 em: Outubro 01, 2022, 01:28:24 pm »
Embraer Delivers New Generation of SABER M60 2.0 Version Radars to Brazilian Army

Embraer Delivers New Generation of SABER M60 2.0 Version Radars to Brazilian Army

Citar
Embraer delivered the first two SABER (Tracking System Based on aerial targets Radio Frequency Emission) M60 2.0 version radars to the Brazilian Army, which will be used in their Anti-Aircraft Artillery Units. In addition to these two radars, Embraer announced a new contract that includes four additional radars of the same model, which was revealed in April this year. Acquiring the SABER M60 radars is part of the 2020-2023 Brazilian Army Strategic Planning and expands the Land Forces’ operational capacity. As a result of the partnership between Embraer and the Brazilian Army in developing a low-altitude anti-aircraft artillery radar, the SABER M60, which was already exported, is 100% developed in Brazil and is operational with the Army. In 2019, the technological update phase was completed, resulting in version 2.0.

The SABER M60 is a search radar that integrates a low-altitude anti-aircraft defense system to protect strategic points and areas, such as factories, power plants, and government facilities. With 3D technology, it has a range of 32 nautical miles and an altitude of up to 16,400 feet, and can track up to 60 targets simultaneously, including automatic target detection and classification. Easy to assemble and transport, it can be assembled in 15 minutes and includes Low Probability Interception (LPI) technology, which allows it to identify targets without being easily identified. The SABER M60 can be integrated into missile-based weapons systems or anti-aircraft cannons and can be customized for integration into any other air defense system, such as the Brazilian Aerospace Defense System.

 :arrow:  https://militaryleak.com/2022/09/29/embraer-delivers-new-generation-of-saber-m60-2-0-version-radars-to-brazilian-army/