Escola de Sargentos das Armas (EsSA)

  • 10 Respostas
  • 3110 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Escola de Sargentos das Armas (EsSA)
« em: Fevereiro 13, 2019, 08:24:20 pm »
PASSAGEM SIMBÓLICA PELO PORTÃO PRINCIPAL DA ESA E AULA INAUGURAL, MATERIALIZAM A ENTRADA DE NOVOS ALUNOS


Citar
Três Corações (MG) – No dia 8 de fevereiro de 2019, a Escola de Sargentos das Armas (ESA) recebeu a visita do Comandante Militar do Sudeste (CMSE), General de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, palestrante convidado para realizar a aula inaugural do Curso de Formação de Sargentos (CFS) 2019.

O General Ramos foi recepcionado pela Guarda dos Lanceiros, Guarda do Quartel e pelo Comandante da ESA. Na sequência, realizou uma palestra para o Corpo Permanente da Escola e, em seguida, o Comandante da ESA fez uma exposição sobre as particularidades da Escola ao General Ramos e sua comitiva.

O Comandante do Corpo de Alunos, Tenente-Coronel Vicente de Paulo Souza da Silva Santos, ministrou uma palestra para os familiares dos alunos sobre o funcionamento do Curso na Escola e o  Adjunto de Comando do Corpo de Alunos, Subtenente Antonio Carlos, abordou as características da carreira militar.

Na sequência das atividades, os alunos realizaram a passagem simbólica pelo Portão Principal da Escola, materializando a matrícula no Período de Qualificação dos Cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações. Em seguida, foi realizada a primeira formatura geral no Pátio Sargento Max Wolf Filho, presidida pelo Comandante Militar do Sudeste que destacou a importância da Escola na formação e manutenção dos Valores perpetuados pelo Exército Brasileiro. Após a formatura, foi realizada a aula inaugural no Auditório Coronel Catunda para os 588 alunos do CFS/19.

Participaram do evento as seguintes autoridades: General de Exército Jarbas Bueno da Costa, Antigo Aluno e Comandante da ESA; Comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho; Diretor de Educação Técnica Militar e Antigo Comandante da ESA, General de Brigada Vinicius Ferreira Martinelli; Comandante da Escola de Sargentos das Armas, General de Brigada Adilson Giovani Quint, e demais autoridades civis e militares.

Fonte: ESA - http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/9528514





« Última modificação: Junho 21, 2019, 01:00:08 pm por Vitor Santos »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Escola de Sargentos das Armas (ESA)
« Responder #1 em: Junho 10, 2019, 03:40:43 pm »
SOLENIDADE COMEMORA O 125º ANIVERSÁRIO DA ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS


Citar
Três Corações (MG) – A Escola de Sargentos das Armas (ESA) realizou, no dia 1º de junho de 2019, a formatura alusiva aos 125 anos de criação da Escola de Sargentos, elemento formador da ESA, presente há 74 anos na cidade de Três Corações, comemorados em 29 de maio.

A cerimônia foi presidida pelo General de Exército Jarbas Bueno da Costa, antigo aluno e comandante da ESA e antigo integrante do Alto-Comando do Exército. Na ocasião, foram entregues o Diploma de Amigo da ESA ao Primeiro-Tenente PMMG Fábio Valenzi, ao Segundo-Sargento PMMG Wesley de Souza Barcelos e aos Senhores Felipe José Miguel da Costa, Hermann Marczewiski, José Gilberto de Pádua e Vereador Maurício Miguel Gadbem, pelos relevantes serviços de apoio à Escola.

A Faca Sargento Max Wolf Filho, símbolo dos Sargentos Combatentes do Exército Brasileiro, foi ofertada aos antigos comandantes da ESA e ao Capitão Agostinho Guimarães, aluno da Arma de Infantaria da primeira turma de sargentos formada nessa escola, em 21 de dezembro de 1950.

Prestigiaram a formatura antigos comandantes desse estabelecimento de ensino, como o General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes, Vice-Chefe do Departamento Geral de Pessoal; o General de Divisão Marcos Antônio Tilsher Saraiva; o General de Divisão Celso José Tiago; o General de Divisão Fernando Vasconcelos Pereira; e o General de Brigada Vinícius Ferreira Martinelli, Diretor de Educação Técnica Militar; além do General de Brigada Adilson Giovani Quint, atual comandante da Escola, e do Subtenente Fransérgio da Costa Vaz, Adjunto de Comando da ESA,

A cerimônia contou, ainda, com a presença de inúmera autoridades civis, dentre elas, prefeitos e integrantes do Legislativo de cidades da região, integrante do Judiciário e demais autoridades e convidados do Comando.

Fonte: ESA




 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Escola de Sargentos das Armas (EsSA)
« Responder #2 em: Agosto 18, 2019, 01:42:04 pm »
Alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos recebem pela 1ª vez o Sabre Sargento Max Wolff Filho


Três Corações (MG) – A Escola de Sargento das Armas (ESA) foi palco de uma cerimônia inédita. No dia 10 agosto, pela primeira vez, os alunos e alunas do Curso de Formação de Sargentos da ESA e do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) utilizaram o uniforme escolar e receberam o sabre Sargento Max Wolff Filho.

A solenidade contou com a presença do Vice-Presidente da República, Antônio Hamilton Morão, do Ministro-Chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, do Comandante Militar do Leste, General de Exército Júlio César de Arruda e de diversas autoridades civis e militares.

Para o Comandante da ESA, General de Brigada Adilson Giovani Quint, a entrega do sabre valoriza a formação dos recursos humanos do Exército, particularmente a do sargento combatente. “O sabre representa a honra militar. Esse evento é de fundamental importância, pois valoriza nossas raízes e presta homenagem ao Sargento Max Wolff Filho, um dos nossos heróis na Segunda Guerra Mundial, que simboliza inúmeros valores, como coragem, dedicação, comprometimento com a missão, patriotismo, profissionalismo e espírito de sacrifício. O sabre representa a honra militar.”

Durante a cerimônia, uma réplica do sabre usado pelo Sargento Max Wolff Filho nas Revoluções de 1930 e 1932 foi conduzida por familiares do militar até o local de destaque. Para a sobrinha-neta do sargento, Doroti Szeremeta, o momento foi de grande emoção. “Ele é um orgulho para toda família. Ele amava a Pátria e todos os ideais defendidos pelo Exército. É muita emoção fazer parte desse momento”, enfatizou.

O aluno destaque geral do curso, Renan Péricles Bezerra da Silva, recebeu o sabre das mãos do Vice-Presidente da República, mais alta autoridade presente. Para o aluno, o momento foi de muita alegria: “é muito orgulho, é a realização de um sonho. Estar aqui e receber o sabre como destaque é muito emocionante”.

Nas palavras dirigidas aos alunos o Vice-Presidente destacou que “ao instituir o sabre Max Wolff Filho como componente do uniforme escolar para os alunos do Curso de Formação de Sargentos, a Força Terrestre homologa a política institucional de valorizar a carreira das praças, investindo naquele que é o líder primário das pequenas frações”.

Fonte: CCOMSEx








 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Escola de Sargentos das Armas (EsSA)
« Responder #3 em: Novembro 25, 2019, 01:09:14 pm »
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Escola de Sargentos das Armas (EsSA)
« Responder #4 em: Novembro 30, 2019, 04:45:00 pm »
Cerimónia de Encerramento do 48.º Curso de Promoção a Sargento-Ajudante
20-11-2019



O curso formou 49 Primeiros-Sargentos das diversas Armas e Serviços do Exército Português e 4 Primeiros-Sargentos do Exército Brasileiro.

​Decorreu a 15 de novembro, no Auditório “2.º Sargento José Paulo dos Santos", na Escola de Sargentos do Exército (ESE), a Cerimónia de Encerramento do 48.º Curso de Promoção a Sargento-Ajudante de 2019 (48CPSA19), presidida pelo Comandante, Coronel Gonçalo Azevedo.

O 48CPSA19, constituído por 49 Primeiros-Sargentos das diversas Armas e Serviços do Exército Português e 4 Primeiros-Sargentos do Exército Brasileiro, decorreu de 02 de setembro a 25 de outubro nas instalações da ESE e de 28 de outubro a 14 de novembro na Escola das Armas e na Escola dos Serviços.

A cerimónia contou com a presença de todo o Corpo Docente, Oficiais, Sargentos e Civis que prestam serviço na Unidade, bem como do Adido Militar para o Exército e Aeronáutica junto da Embaixada do Brasil, Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça.

https://www.exercito.pt/pt/informa%C3%A7%C3%A3o-p%C3%BAblica/not%C3%ADcias/1338
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vitor Santos

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Escola de Sargentos das Armas (EsSA)
« Responder #5 em: Dezembro 06, 2019, 12:25:04 pm »
Exército Brasileiro recebe 573 novos sargentos combatentes formados na Escola "Sargento Max Wolff Filho"


Citar
Três Corações (MG) – A Escola de Sargentos das Armas realizou, no dia 29 de novembro, a formatura de restituição do Sabre Sargento Max Wolf Filho e a cerimônia de diplomação da Turma Centenário da Missão Militar Francesa no Brasil. Nessa data, foram diplomados 573 novos sargentos combatentes.

A formatura de restituição do Sabre Sargento Max Wolf Filho foi presidida pelo Diretor de Educação Técnica Militar, General de Divisão Vinícius Ferreira Martinelli. Posteriormente, o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, recebeu as honras militares, realizou a revista da tropa e, no palanque, autorizou o início da cerimônia de diplomação.

O primeiro colocado, o Terceiro-Sargento de Comunicações Renan Péricles Bezerra da Silva, recebeu das mãos do Presidente da República a Medalha Marechal Hermes (Aplicação e Estudo) e o quepe verde-oliva; do Ministro da Defesa, General de Exército Fernando Azevedo e Silva, a Medalha do Mérito do Ministério da Defesa; e do Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, a Medalha Caxias.

Os demais militares, classificados em primeiro lugar por curso, o Terceiro-Sargento de Infantaria Wescley F. Ribeiro Brandão; o Terceiro-Sargento de Cavalaria Felipe Cristino Lial; Terceiro-Sargento de Artilharia Heitor Rodrigues Palmeira, o Terceiro-Sargento Engenharia Felipe Wallace de Oliveira Braga também receberam a Medalha Marechal Hermes (Aplicação e Estudo). Em seguida, os familiares, madrinhas e padrinhos fizeram a entrega do quepe verde-oliva aos seus afilhados em momento marcado pela emoção.

Estavam presentes à solenidade militar, o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema Neto; o Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General de Exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira; o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; o General de Exército Jarbas Bueno da Costa, antigo Aluno e Comandante da ESA; o General de Exército Araken de Albuquerque, Presidente da FHE/POUPEX; o General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes, Presidente da Empresa Brasileira de Comunicação; o General de Brigada Flavio Alvarenga Filho, Comandante da Escola de Sargentos das Armas; além de autoridades civis, militares, familiares e convidados do Comando.

Fonte: ESA






 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Escola de Sargentos das Armas (EsSA)
« Responder #6 em: Dezembro 06, 2019, 12:34:18 pm »






 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Escola de Sargentos das Armas (EsSA)
« Responder #7 em: Dezembro 06, 2019, 12:38:26 pm »




 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Escola de Sargentos das Armas (EsSA)
« Responder #8 em: Março 11, 2020, 07:33:48 pm »

Entrada do portão e entrega do Sabre aos alunos da ESA
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Escola de Sargentos das Armas (EsSA)
« Responder #9 em: Novembro 26, 2020, 10:40:54 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Escola de Sargentos das Armas (EsSA)
« Responder #10 em: Maio 18, 2021, 08:49:50 pm »