É mais que certa uma reestruturação da TAP (menos aviões, pessoal, rotas e até activos não estratégicos como a ex-Varig Brasil).
O financiamento de 1,2 mil milhões de euros feitos pelo estado na TAP, foi aprovado pela União Europeia, na condição da TAP devolver o dinheiro ao Estado no prazo de 6 meses. A UE entende e bem, que o COVID-19 não é a origem da crise na TAP, apenas agudizou, uma vez que nos 2 últimos exercícios os resultados foram bastante negativos!!!!!
Alguém acredita que a TAP vai ter condições de devolver 1,2 mil milhões de euros ao estado em pleno Inverno?
No caso de não conseguir, a UE e o estado dá total aval, a uma reestruturação da empresa (menos pessoal, menos aviões, alienação de activos não estratégicos como o elefante branco no Brasil, menos rotas.......)
Até ao 1º trimestre de 2021 (quando tiver de ser apresentado o plano de reestruturação), o Estado e a TAP têem todo o tempo do mundo para "vender" alguns aviões em condições favoráveis. Na prática há um crédito de 1,2 mil milhões que dão para comprar vários aviões da TAP!!!!!
Apesar de tudo, acredito que grande parte do crédito do Estado, vai ser incorporado no capital da TAP, porque os capitais próprios estão negativos!!!!
https://www.dn.pt/edicao-do-dia/11-jun-2020/plano-para-a-tap-com-menos-avioes-menos-rotas-e-menos-pessoal-12300088.html