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Substituiçao dos F-16's

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3270 em: Janeiro 08, 2022, 01:13:28 pm »
É para nós?  :mrgreen: :mrgreen:

https://ukdefencejournal.org.uk/lockheed-to-design-new-f-35-variant-for-mystery-customer/?fbclid=IwAR3MIUXo4iJOEIRMyblVm9zhJNoRvK1FN5jLmNd9s0IzZ2V8FEXw2L76ggk

Citar
The company will perform engineering work and other efforts relating to the design and development of a new variant of the aircraft as part of the five-year project, the Department of Defense said Monday.

Don’t expect the new variant to be as different to the others as F-35B is from C for example. This is likely more like the F-35I, an F-35A with unique Israeli avionics modifications.



Saudações
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NVF

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3271 em: Janeiro 09, 2022, 07:55:32 am »
A modificação é para meter uns pacotes de tintol.  :mrgreen:
Talent de ne rien faire
 
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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3272 em: Janeiro 09, 2022, 07:02:01 pm »
E na Alemanha poderá estar iminente um verdadeiro golpe de teatro, com o anterior favorito Super Hornet a poder ser preterido em favor do Lockheed Martin F-35A Lightning II.

https://defbrief.com/2022/01/08/germany-eyeing-f-35-eurofighter-combo-for-tornado-replacement-program/
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3273 em: Janeiro 09, 2022, 07:16:42 pm »
E na Alemanha poderá estar iminente um verdadeiro golpe de teatro, com o anterior favorito Super Hornet a poder ser preterido em favor do Lockheed Martin F-35A Lightning II.

https://defbrief.com/2022/01/08/germany-eyeing-f-35-eurofighter-combo-for-tornado-replacement-program/
Aposto que nos Franceses vão ficar felicíssimos se a Alemanha comprar o F-35… :mrgreen:
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3274 em: Janeiro 11, 2022, 10:56:53 pm »
Na Combat Aircraft deste mês vêm os números detalhados do negócio dos F-35 Finlandeses. Cada aparelho fica a 73.5 milhões e a criação da infraestrutura associada e custos de manutenção até ao final de 2030 fica por uma média 45.5 milhões, ou seja um custo total de cerca de 119 milhões por avião, o que está em linha também com os negócios mais recentes, p.ex., Suíça. Antes que comecem a dizer que é caro, relembro que em ambos os casos o pacote era financeiramente mais atrativo que o Rafale (mesmo com o motor a só demorar 32.57 segundos a ser trocado, quase tão rápido como um pit stop de Formula 1), Typhoon e Gripen… isto tudo, c;laro, sem contar com o armamento...

Concluindo, a 120 milhões por aparelho, em média e já contando com a infraestrutura e manutenção por uns anos, querem uma esquadra de 12-14 aviões? Preparem 1500 milhões… Querem 24-28? Quaisquer 3000 milhõezitos chegam… valor bem razoável, não estivéssemos a falar de Portugal..
« Última modificação: Janeiro 11, 2022, 11:37:48 pm por JohnM »
 
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Viajante

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3275 em: Janeiro 11, 2022, 11:30:50 pm »
Querem 24-28? Quaisquer 3000 milhõezitos chegam…

São 2 anos de financiamento dos contribuintes na TAP, apenas!
 

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3276 em: Janeiro 11, 2022, 11:39:04 pm »
Na Combat Aircraft deste mês vêm os números detalhados do negócio dos F-35 Finlandeses. Cada aparelho fica a 73.5 milhões e a criação da infraestrutura associada e custos de manutenção até ao final de 2030 fica por uma média 45.5 milhões, ou seja um custo total de cerca de 119 milhões por avião, o que está em linha também com os negócios mais recentes, p.ex., Suíça. Antes que comecem a dizer que é caro, relembro que em ambos os casos o pacote era financeiramente mais atrativo que o Rafale (mesmo com o motor a só demorar 32.57 segundos a ser trocado, quase tão rápido como um pit stop de Formula 1), Typhoon e Gripen… isto tudo, c;laro, sem contar com o armamento...

Concluindo, a 120 milhões por aparelho, em média e já contando com a infraestrutura e manutenção por uns anos, querem uma esquadra de 12-14 aviões? Preparem 1500 milhões… Querem 24-28? Quaisquer 3000 milhõezitos chegam…

Não é comparável, eles tem um centro de spares próprio.  Diz-se que dá para vários meses de guerra.
Nós vamos usar o centro de spares da Holanda(Europa), logo o investimento inicial é bem mais baixo. Estamos a falar de 80M€ por meio.
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3277 em: Janeiro 11, 2022, 11:59:26 pm »
Na Combat Aircraft deste mês vêm os números detalhados do negócio dos F-35 Finlandeses. Cada aparelho fica a 73.5 milhões e a criação da infraestrutura associada e custos de manutenção até ao final de 2030 fica por uma média 45.5 milhões, ou seja um custo total de cerca de 119 milhões por avião, o que está em linha também com os negócios mais recentes, p.ex., Suíça. Antes que comecem a dizer que é caro, relembro que em ambos os casos o pacote era financeiramente mais atrativo que o Rafale (mesmo com o motor a só demorar 32.57 segundos a ser trocado, quase tão rápido como um pit stop de Formula 1), Typhoon e Gripen… isto tudo, c;laro, sem contar com o armamento...

Concluindo, a 120 milhões por aparelho, em média e já contando com a infraestrutura e manutenção por uns anos, querem uma esquadra de 12-14 aviões? Preparem 1500 milhões… Querem 24-28? Quaisquer 3000 milhõezitos chegam…

Não é comparável, eles tem um centro de spares próprio.  Diz-se que dá para vários meses de guerra.
Nós vamos usar o centro de spares da Holanda(Europa), logo o investimento inicial é bem mais baixo. Estamos a falar de 80M€ por meio.
Duvido que. Jegue aos 80 milhões, se apenas os aparelhos custam 73.5… depois ainda temos que incluir toda a infraestrutura local e peças para fazer pelo menos a manutenção de rotina… duvido que, mesmo bem esmifradinho, dê menos de 110 milhões por aparelho… ainda ninguém pagou menos que isso, nem os belgas, holandeses e noruegueses, e íamos ser nós?
« Última modificação: Janeiro 12, 2022, 12:42:59 am por JohnM »
 

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3278 em: Janeiro 30, 2022, 09:07:56 am »
Como temos muito mar convêm o extra...  :mrgreen:





Saudações  :mrgreen:
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3279 em: Janeiro 30, 2022, 12:14:15 pm »
Quanto mais leio sobre o F-35 menos confiante fico.

72 horas de reparação da camada stealth depois de missões.
Camada stealth suscetível ao sal (para PT é uma maravilha)
Supersónico limitado a 60 segs de cada vez se não causa problemas estruturais na cauda e nas antenas.
Penso ter lido que o supercruise limitado a 15 segs.
36 horas para mudar um motor.

Isto não é um avião de combate. É um avião de missões. Numa guerra minimamente prolongada fica-se com uma taxa de operacionalidade miserável ou com aviões subpar.
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3280 em: Janeiro 30, 2022, 01:24:32 pm »
Supersónico limitado a 60 segs de cada vez se não causa problemas estruturais na cauda e nas antenas.
Penso ter lido que o supercruise limitado a 15 segs.

Há aqui partes que deviam ser esclarecidas, supercruise é supersonico, será que algum dos valores se refere mas é a afterburner? A diferença pode estar ai.

Não sei pormenores sobre outras aeronaves com capacidade supercruise se 15/60 seg é o normal, mas se pensarmos que cruise é para ser entendido como uma velocidade cruzeiro, qualquer que seja o valor, parece-me pouco. O afterburner realmente é só para alguns segundos, é o maximo de velocidade possível, com um consumo absurdo, quando os jactos vão a mach 2, para fugir ou aproximar-se depressa, mas penso que no F-16 o limite é estabelecido pelo combustível que consegue transportar.
« Última modificação: Janeiro 30, 2022, 01:27:59 pm por Lightning »
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3281 em: Janeiro 30, 2022, 01:45:16 pm »
Supercruise é a capacidade do avião atingir velocidade supersónica, sem recurso a pós-combustão. Poucas aeronaves conseguem atingir este feito, e dependerá sempre da configuração (quanto mais armas/depósitos a aeronave tiver, mais arrasto, e consequentemente mais difícil se torna atingir vel. supersónica). Penso que o afterburner é mais usado (além da descolagem) para desempenho de manobras, sejam evasivas ou de combate aéreo. Tende a ser usado por curtos períodos de tempo.

O ideal para a FAP sempre foi e sempre será ter 2 modelos de aeronave. F-35 + F-16V por exemplo. A não ser que até lá se resolvam os problemas do F-35. Ter uma aeronave mais simples e barata para missões que não requeiram um avião da complexidade do F-35, faz todo o sentido. Agora claro que isto obriga a ter dinheiro para se conseguir manter os 2 modelos em simultâneo, ter pilotos e mecânicos para cada um dos modelos, etc. E isto torna impossível esta opção, para a realidade portuguesa.

Resta o quê? O F-35, em meados de 2030 para substituir a totalidade dos F-16, ou a opção mais barata do upgrade V para os F-16, de forma a aguentarem até 2040 e depois nessa altura vê-se.

De qualquer das formas, Portugal não aguenta 36 horas num conflito convencional. Se Monte Real aguentar 24h já é uma sorte, pois sem capacidade de aviso antecipado, nem defesas anti-aéreas/anti-míssil, nenhuma base aérea sobrevive.
 

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3282 em: Janeiro 30, 2022, 02:25:10 pm »
Quanto mais leio sobre o F-35 menos confiante fico.

72 horas de reparação da camada stealth depois de missões.
Camada stealth suscetível ao sal (para PT é uma maravilha)
Supersónico limitado a 60 segs de cada vez se não causa problemas estruturais na cauda e nas antenas.
Penso ter lido que o supercruise limitado a 15 segs.
36 horas para mudar um motor.

Isto não é um avião de combate. É um avião de missões. Numa guerra minimamente prolongada fica-se com uma taxa de operacionalidade miserável ou com aviões subpar.

Isso é a versão C, a A não tem esses problemas.
 

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3283 em: Janeiro 30, 2022, 03:29:48 pm »
Quanto mais leio sobre o F-35 menos confiante fico.

72 horas de reparação da camada stealth depois de missões.
Camada stealth suscetível ao sal (para PT é uma maravilha)
Supersónico limitado a 60 segs de cada vez se não causa problemas estruturais na cauda e nas antenas.
Penso ter lido que o supercruise limitado a 15 segs.
36 horas para mudar um motor.

Isto não é um avião de combate. É um avião de missões. Numa guerra minimamente prolongada fica-se com uma taxa de operacionalidade miserável ou com aviões subpar.

O engraçado é que sempre que vai a concurso ganha sempre. :o
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3284 em: Janeiro 30, 2022, 04:54:58 pm »
Quanto mais leio sobre o F-35 menos confiante fico.

72 horas de reparação da camada stealth depois de missões.
Camada stealth suscetível ao sal (para PT é uma maravilha)
Supersónico limitado a 60 segs de cada vez se não causa problemas estruturais na cauda e nas antenas.
Penso ter lido que o supercruise limitado a 15 segs.
36 horas para mudar um motor.

Isto não é um avião de combate. É um avião de missões. Numa guerra minimamente prolongada fica-se com uma taxa de operacionalidade miserável ou com aviões subpar.

O engraçado é que sempre que vai a concurso ganha sempre. :o

Talvez porque os testes não sejam de atrição. Se calhar se testassem 7 ou 8 intrusões diárias durante 15 dias se apercebessem desse problema.

É como testar um Lamborghini em pista contea um Renault. Vai ganhar. Se os restantes durante 15 dias em estradas de paralelos depois diz-me quanto tempo o Lamborghini se aguentou.

O problema foi detectado em 2017 e impossibilita o F35 de fazer QRA. Nem pode acelerar para apanhar os intrusos sem ficar com o stealth comprometido durante vários dias. E não era só a versão C, a B tb. E não me acredito que a A difira tanto que não sofra do mesmo. Especialmente pq parte é o desgaste da camada stealth nas superfícies manobraveis que serão similares.