Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa

  • 1860 Respostas
  • 346117 Visualizações
*

PMFM

  • Membro
  • *
  • 99
  • Recebeu: 79 vez(es)
  • Enviou: 9 vez(es)
  • +12/-4
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1185 em: Abril 15, 2021, 02:07:41 pm »
Apesar do Patiño não ser o tipo de AOR que a nossa marinha precisa, devido à urgência em se comprar um, não me importava nada que fosse adquirido desde que seja comprado por valores aceitáveis e o mais rápido possível e que usassem o resto da verba prevista na LPM noutros programas.

Apenas como termo de comparação, em 2014 o Perú comprou o "irmão gémeo" do Patiño à Holanda por 52 milhões de euros.

https://www.defensa.com/peru/nuevo-buque-marina-guerra-peru-hnlms-amsterdam-recibe-bap-tacna
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18259
  • Recebeu: 5521 vez(es)
  • Enviou: 5911 vez(es)
  • +7150/-9531
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1186 em: Abril 15, 2021, 02:11:31 pm »
Pode ser que os nuestros hermanos nos façam um precinho camarada  :mrgreen: e assim já podem construir um novo para eles na Navantia, igual aos australianos
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8674
  • Recebeu: 3256 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6485
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1187 em: Abril 15, 2021, 03:32:50 pm »
Pode operar da mesma forma do Berrio que também não tinha duplo casco, ou seja: Usa só os depósitos centrais e não os laterais.


Citar
Continuamos aqui a primeira parte da reportagem feita no “Bérrio” quando atracado na Base Naval de Lisboa. Refere-nos o comandante Dias Correia, “…temos capacidade para transportar 2 milhões e 800 mil litros de combustível nos três tanques centrais no navio. Também temos tanques laterais mas não utilizamos uma vez que, sendo o “Bérrio” um navio de casco simples, e havendo regiões onde há a obrigatoriedade destes navios disporem de duplo-casco, assim podemos continuar a navegar…“.
Podemos dizer, sem grande rigor técnico mas para ilustrar o funcionamento do navio, que se dividem – navio e guarnição – em dois! Ou seja, parte do navio e da guarnição estão empenhados nas tarefas de navegar e outra parte no Reabastecimento no Mar (RAS – Replenshipment At Sea).

https://www.operacional.pt/o-%E2%80%9Cberrio%E2%80%9D-um-navio-singular-ii-conclusao/



Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8513
  • Recebeu: 3878 vez(es)
  • Enviou: 717 vez(es)
  • +4987/-789
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1188 em: Abril 15, 2021, 03:59:49 pm »
Acima de 20 milhões é caro, principalmente para um navio que aguentaria apenas até 2030 (2035 se passar metade do tempo atracado no Alfeite). Por uns 50 milhões, talvez um pouco mais, ia-se buscar o Wave, que aguenta o dobro dos anos (2040/45), e já tem casco duplo.

Francamente não estou a ver os Espanhóis venderem por assim tão pouco dinheiro, mas...
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5379
  • Recebeu: 4018 vez(es)
  • Enviou: 9997 vez(es)
  • +8452/-245
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1189 em: Abril 15, 2021, 04:12:30 pm »
Afinal sempre se confirma que a ausência de duplo-casco cria restrições operacionais. Agora resta saber se o Patiño tem um layout semelhante ao do Bérrio, que lhe permita operar somente com os tanques centrais.
Talent de ne rien faire
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1190 em: Abril 15, 2021, 04:17:48 pm »
Quem percebe disto é este gajo  :mrgreen:

Uma coisa é certa, seria o navio mais novo (menos antigo?) da MP a seguir aos submarinos e aos NPOs!
https://www.naval-technology.com/projects/patino/

E tu a dar-lhe com esse Patinho, que nem duplo casco tem, P44. :mrgreen:
Às tantas há pra aí uma comissaozita será???

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Lusitaniae

  • Perito
  • **
  • 398
  • Recebeu: 114 vez(es)
  • Enviou: 6 vez(es)
  • +50/-294
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1191 em: Abril 15, 2021, 04:38:07 pm »
Acima de 20 milhões é caro, principalmente para um navio que aguentaria apenas até 2030 (2035 se passar metade do tempo atracado no Alfeite). Por uns 50 milhões, talvez um pouco mais, ia-se buscar o Wave, que aguenta o dobro dos anos (2040/45), e já tem casco duplo.

Francamente não estou a ver os Espanhóis venderem por assim tão pouco dinheiro, mas...

Está tudo doido, gastar um balurdío num navio para 10 anos.

Se não se tiver a garantia de que não dura até 2035, então nem pensar por +20 milhões.

Se o valor baixar para 10 milhões, aí sim podem o ir buscar sem reservas.
Abbati, medico, potronoque intima pande
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18259
  • Recebeu: 5521 vez(es)
  • Enviou: 5911 vez(es)
  • +7150/-9531
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1192 em: Abril 15, 2021, 04:42:51 pm »
Quem percebe disto é este gajo  :mrgreen:

Uma coisa é certa, seria o navio mais novo (menos antigo?) da MP a seguir aos submarinos e aos NPOs!
https://www.naval-technology.com/projects/patino/

E tu a dar-lhe com esse Patinho, que nem duplo casco tem, P44. :mrgreen:
Às tantas há pra aí uma comissaozita será???

Abraço

Só se fôr comichão :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

PMFM

  • Membro
  • *
  • 99
  • Recebeu: 79 vez(es)
  • Enviou: 9 vez(es)
  • +12/-4
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1193 em: Abril 15, 2021, 05:15:48 pm »
Afinal a marinha tem solução para a falta de duplo casco c56x1  Vocês é que são uns más línguas  :mrgreen:  :mrgreen:  :mrgreen:

Aqui fica a notícia completa:

Citar
La Armada portuguesa se sube al Patiño interesada en su compra

Tres oficiales lusos navegan hoy en el buque para conocer a fondo sus prestaciones



El buque Patiño ha cumplido medio cuarto de siglo de funcionamiento en la flota española, y aunque se encuentra en buenas condiciones operativas, la Armada ha venido advirtiendo en sus círculos internos en los últimos años de que se precisa un relevo. También los trabajadores de Navantia en la ría ferrolana han puesto encima de la mesa la conveniencia de que el Gobierno jubile el navío y construya un nuevo barco de aprovisionamiento en combate para reforzar sus capacidades, ya que este tipo de unidades están dedicadas al suministro de víveres, combustibles y material, entre otros, al resto de buques de la flota.

Esa posibilidad puede experimentar ahora un empujón si se concreta el interés mostrado por la Armada de Portugal por el Patiño. En las últimas semanas, mandos de la Marina lusa estuvieron presentes en las pruebas de mar del segundo buque de aprovisionamiento en combate que ha construido Navantia para Australia, y hoy mismo tres oficiales portugueses saldrán a navegar en el Patiño. Fuentes oficiales de la Armada española confirmaron este extremo, y explicaron que la visita de hoy estaba «programada ya hace tiempo por el interés de la Armada de ese país en conocer las características del buque».

El Patiño, construido a mediados de la década de los 90 en el astillero ferrolano, fue fruto de un proyecto conjunto entre la Armada española y la de los Países Bajos. Se fabricaron así dos buques idénticos, basados en barcos mercantes, pero adecuados a las funciones de apoyo a las flotas militares. Con 165,84 metros de eslora (largo) y 23,7 metros de manga (ancho), el buque es monocasco, a diferencia del Castilla, el último logístico en ser construido para la Marina española, que tiene doble casco y cumple con todas las exigencias medioambientales para la navegación en aguas internacionales.

Fuentes conocedoras de los contactos de la Armada portuguesa con su homóloga española apuntaron incluso a un posible precio de venta que se estaría barajando: alrededor de 80 millones de euros, frente a los más de 300 que podría costar la construcción de un buque de aprovisionamiento en combate nuevo. También añadieron que el hecho de que no cuente con doble casco no supone un hándicap para los marinos lusos, ya que la pretensión es la de utilizar el buque logístico dentro de sus aguas territoriales (:o)

Operaciones entre Armadas

Las operaciones de compra de buques entre las Armadas son frecuentes, ya que los buques militares requieren de adquisiciones de gran importe, mientras que si se opta por un navío procedente de otras Marinas, los ahorros de coste son considerables. De hecho, uno de los buques de aprovisionamiento en combate que tiene en activo la Armada de las antípodas había pertenecido anteriormente a la flota coreana, mientras que el Ministerio de Defensa español acaba de dar el visto bueno a la adquisición del carguero Galicia para adecuarlo de transporte para el Ejército de Tierra.

Si el interés de la Armada portuguesa se tradujese en la compra del Patiño se abriría una puerta a una de las principales demandas de los trabajadores de los astilleros de la ría. Preguntado al respecto, el presidente del comité de empresa, Emilio García Juanatey, aseguró que esa operación allanaría el terreno para la construcción del denominado «buque ponte» para paliar la falta de actividad entre la partida del AOR australiano y el inicio en la construcción de las F-110. Recordó que la planta de Puerto Real tiene adjudicado «un BAM-IS e a de San Fernando, o patrulleiro para Marrocos, así que nós, si se autorizase un novo AOR para a Armada española, pediriamos facelo aquí».

Puesta a punto de las máquinas y adiestramiento individual en aguas de la ría

El buque logístico se hizo a la mar en los últimos días para realizar diferentes maniobras de adiestramiento individual y una prueba de máquinas. Su propulsión está constituida por dos motores diésel de 10.890 kilovatios cada uno, que le proporciona una velocidad máxima de 21,3 nudos y una autonomía de 6.000 millas a velocidad económica.

Los ejercicios se desarrollaron en aguas costeras y en la ría ferrolana, tal y como indicó la Armada. En ellos, el Patiño y su dotación se sometieron a los test tras el período de gran actividad con el que cerró el pasado ejercicio, al que siguieron unas semanas de descanso. Y es que la unidad de aprovisionamiento en combate completó recientemente casi tres meses de despliegue en el Mediterráneo integrado en la flota número dos de la OTAN (SNMG-2), actualmente liderada por la fragata Méndez Núñez (F-104), que cerrará el año de mando de la Armada Española en la flota de la Alianza.

En el marco de ese operativo, el Patiño completó unas 11.000 millas náuticas en las que realizó un total de 20 aprovisionamientos de combustible en la mar, así como suministro de víveres a otros buques de la fuerza.

A la conclusión de esa misión, ya una vez de regreso al Arsenal de Ferrol, donde tiene su base, se procedió al relevo de su comandante, el capitán de fragata Rafael Delgado, a finales de diciembre. Desde entonces, al mando está el también capitán de fragata Alfonso Carrasco Santos, que recibió el bastón de mando en una ceremonia oficiada en la ría local.

La dotación con la que cuenta es de 154 militares.

 :arrow: Fonte: https://www.lavozdegalicia.es/noticia/somosmar/2021/04/14/armada-portuguesa-sube-patino-interesada-compra/0003_202104F14C1992.htm

Não sei se me choca mais o preço mencionado ou a pretensão da marinha em usar um AOR apenas nas águas territoriais. De facto um AOR dá jeito é nas viagens até aos Açores...

E já agora só pra ficar claro, o Peru comprou um navio em 2014 igual, feito na mesma altura, por 52 milhões e nós vamos pagar 80 milhões em 2021?

« Última modificação: Abril 15, 2021, 05:48:32 pm por PMFM »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

MATRA

  • Especialista
  • ****
  • 1149
  • Recebeu: 983 vez(es)
  • Enviou: 1067 vez(es)
  • +108/-20
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1194 em: Abril 15, 2021, 05:42:02 pm »
Cheira-me a noticia politica encomendada, para manter os trabalhadores e sindicatos dos estaleiros calados por mais um tempo, até as F110 arrancarem.

Desde a visita estar programada à muito tempo aos preços e operacionalidade absurdas. Tudo parece para encher chouriços.
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Barlovento

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1195 em: Abril 15, 2021, 06:07:55 pm »
80 milhões de Euros!? Devem andar a comer m**da ás colheres!!! Tanto os espanhois como o pessoal da Marinha!!!
Então se os bifes podem vender um mais novo e mais completo, nem que seja pelo mesmo preço, vale mais a pena!!!!
 :bang: :bang: :bang: :bang: :bang: :bang: :bang: :bang:
 

*

goldfinger

  • Investigador
  • *****
  • 3411
  • Recebeu: 2322 vez(es)
  • Enviou: 703 vez(es)
  • +1393/-493
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1196 em: Abril 15, 2021, 06:15:13 pm »
Los precios pueden variar mucho dependiendo de si se adquiere "tal y como estta", si se le hace una gran carena o revisión, si se contrata el mantenimiento y carenas por 5...10 o 15 años...en fin, no hay que hacerle mucho caso a esa cifra.

Por ejemplo, en el contrato de los AOR para Australia en el precio está incluido el mantenimiento de los 5 primeros años.

Además...al precio que está el gasoil si se lo damos lleno hasta es barato..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
A España servir hasta morir
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8513
  • Recebeu: 3878 vez(es)
  • Enviou: 717 vez(es)
  • +4987/-789
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1197 em: Abril 15, 2021, 06:29:33 pm »
Os espanhóis estão a fazer a parte deles, colocando um preço que certamente será negociável (para baixo  ::)). Burros seremos nós se aceitarmos dar este dinheiro pelo navio. Até podia ter no contrato 5 mil anos de manutenção assegurada, se o navio só puder navegar por mais 10/15 anos, pouca diferença fará. Mas eu logo vi que vender o Patiño por 10/20 milhões não exequível, já que nem sequer fazia mossa para ajudar a pagar o novo AOR a construir pela Navantia no seu lugar.

Gostava de saber, de forma oficial, quanto nos custaria o Wave.
E a conversa de ser usado apenas para as nossas águas territoriais... é só estúpido, não tem qualquer lógica adquirir uma besta destas se é para ficar nas nossas águas.

PS: Será que haverá algum cargo assegurado na Navantia se aceitarmos esta compra?  ::)
 

*

goldfinger

  • Investigador
  • *****
  • 3411
  • Recebeu: 2322 vez(es)
  • Enviou: 703 vez(es)
  • +1393/-493
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1198 em: Abril 15, 2021, 06:51:00 pm »

PS: Será que haverá algum cargo assegurado na Navantia se aceitarmos esta compra?  ::)

Director Geral de asuntos tugas.......75.000 euros al año y coche oficial.... :mrgreen:

Y pase VIP al campo de golf....
A España servir hasta morir
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, P44, NVF, dc, asalves, Claust

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18259
  • Recebeu: 5521 vez(es)
  • Enviou: 5911 vez(es)
  • +7150/-9531
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1199 em: Abril 15, 2021, 08:35:45 pm »
O Tinoni vai acumular as funções de administrador da Embraer com as de administrador da Navantia  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: dc, mafets, Stalker79