Governo quer antecipar Plano Rodoviário Nacional em 11 anos

  • 6 Respostas
  • 3274 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
Governo quer antecipar Plano Rodoviário Nacional em 11 anos
« em: Junho 10, 2006, 09:38:10 am »
Citar
Governo quer antecipar Plano Rodoviário Nacional em 11 anos
O secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, anunciou esta sexta-feira que o Governo pretende antecipar em onze anos, para 2015, a conclusão de todas as obras previstas no Plano Rodoviário Nacional (PRN).

Na cerimónia de assinatura do auto de consignação do troço do Itinerário Complementar (IC) 13 entre Alter do Chão e Portalegre, Paulo Campos explicou que a execução do PRN estava prevista para 2026, mas vai ser antecipada para 2015.

«É um compromisso firme deste Governo que assumo aqui de que tudo o que está previsto no Plano Rodoviário Nacional será concluído até 2015», declarou.

O governante assegurou ainda que os projectos incluídos no PRN no distrito de Portalegre serão concluídos antes da data prevista para a execução a nível nacional do Plano Rodoviário Nacional.

«Queremos reparar o que aconteceu no passado, ou seja, contribuir para o desenvolvimento desta região, que nunca foi uma prioridade em matéria de investimentos para os governos anteriores em relação a outras zonas do país», prometeu.

Exemplo desta «discriminação positiva» para com o distrito de Portalegre é, segundo Paulo Campos, o lançamento da obra de construção do IC 13 entre Alter do Chão e Portalegre, ocorrido hoje no auditório municipal do Crato.

«Esta nova acessibilidade vem contribuir para alargar definitivamente os horizontes de uma região marcada pela interioridade e pelo isolamento e os seus efeitos prometem ser extremamente positivos ao nível da segurança e qualidade da mobilidade e com inevitáveis consequências futuras para o relançamento económico desta região», argumentou.

«As fracas acessibilidades desta região constituem a sua maior vulnerabilidade, porque estar longe dos corredores comerciais nacionais e internacionais tem sido o grande obstáculo à sua afirmação regional e nacional», sustentou.

A construção do lanço do IC13 entre Alter do Chão e Portalegre, adjudicada à empresa OPCA (Obras Públicas e Cimento Armado, S.A.), implica um investimento de 42 milhões de euros e arranca até ao final deste mês.

O lanço do IC 13 entre Alter do Chão e Portalegre inclui a ligação ao Crato e à Flor da Rosa, estando a conclusão prevista para Junho de 2008.

Além da construção do lanço do IC 13 entre Alter do Chão e Portalegre, numa extensão de 29 quilómetros, a empreitada inclui a ligação do IC 13 ao Crato e a Flor da Rosa com quatro quilómetros.

A obra implica ainda a beneficiação da actual Estrada Nacional 245, que permite o acesso ao IC 13 a partir da vila de Alter do Chão, numa extensão de aproximadamente dois quilómetros.

Estão ainda previstas 41 obras de arte correntes, duas obras de arte especiais, 18 restabelecimentos, dez rotundas, quatro nós de ligação e uma rede de caminhos paralelos.

O projecto prevê que o IC 13 tenha um perfil transversal com duas vias (uma por sentido), acrescido de via de lentos e na zona dos nós o perfil transversal é constituído por dupla faixa de rodagem (2x2 vias).

Este lanço, situado na região do Alto Alentejo, distrito de Portalegre, atravessa os concelhos de Alter do Chão, Crato e Portalegre e irá substituir as actuais Estradas Nacionais 119 e 245.

Quando concluído, o IC 13 vai permitir a ligação entre o Itinerário Principal (IP 2) e a Auto-estrada (A23), a Norte, através do futuro trecho do Itinerário Complementar (IC) 9, entre Ponte de Sor e Abrantes, e a ligação com o IC 10, nas imediações de Coruche, e com o IC 11/A13 e o IP 1/A1.

Diário Digital / Lusa

09-06-2006 16:59:00


de:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=231730

Que seja...é da maneira que teoricamente haverá mais dinheiro para investir em outros sectores..como a Defesa..a partir de 2015..(ou então não..se o estado realizar os pagamentos dilatados no tempo para "absorver" melhor os custos..)
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #1 em: Junho 10, 2006, 11:17:10 am »
Meu Deus, ainda se acreditam no que dizem os comunicados de imprensa? :roll:

Ou isto é para dizer indirectamente que o TGV vai acabar?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #2 em: Junho 10, 2006, 07:30:46 pm »
Citação de: "Luso"
Meu Deus, ainda se acreditam no que dizem os comunicados de imprensa? :twisted:
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #3 em: Junho 10, 2006, 08:04:30 pm »
Meu caro, eu reclamo de tudo... e não fico sentado.
E sei do que falo por exeriência profissional.

E também não faço propaganda.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #4 em: Junho 10, 2006, 08:56:26 pm »
Citação de: "Luso"
Meu caro, eu reclamo de tudo... e não fico sentado.
E sei do que falo por exeriência profissional.

E também não faço propaganda.


Pois..eu também quando assim o entendo..e sentado  c34x ...ehehe...esperando pelas eleições...

E também não faço propaganda....meto as notícias relacionadas com a economia, para discussão (ou não na maioria dos casos). Se elas são adulteradas e etc? Não sei..

No entanto quando falo por exemplo do suposto aumento do PNB, não refiro os casos das "bonasses" que x ou Y recebe. Para isso existem tópicos concretos (para além que é 1 pouco normal em todos os ´países situações dessas....infelizmente no nosso país é uma tradição com uma raiz MUIITO GRANDE..)

Espero que não tenha ficado chateado com o meu comentário...

Cumprimentos
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #5 em: Junho 10, 2006, 10:14:54 pm »
Aborrecido consigo? Na...
Quem gosta de Marauders não pode ser má pessoa.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #6 em: Junho 10, 2006, 10:27:26 pm »
Citação de: "Luso"
Aborrecido consigo? Na...
Quem gosta de Marauders não pode ser má pessoa.


Por acaso em termos de bombardeiros, e a nível estético, prefiro os Stirling..isso sim é máquina bonita.

 Os Marauders também não são de ficar atrás, mas pronto...o factor decisivo é que já montei um daqueles kits da Revell...e à falta de nome bélico..

 Mas isto já sou eu a fugir ao tópico  :P