Os 30 F16A/B MLU da FAP

  • 3256 Respostas
  • 611536 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5335 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1800 em: Outubro 15, 2019, 04:50:31 pm »
Boa tarde
O  F 16 pelo menos ate 2030 ira continuar a voar nos nossos ceus mas convem comecar ja a arranjar um substituto pelo menos abordar este assunto com mais atencao F 35,  gripen, Superhornet e Rafale certamente irao ser escolhas a ver vamos...ou nao…
abraxo

Super Hornet e Rafale??? Já agora porque não o Typhoon também...

Em que país vive, desculpe?  ::)


bem vindo de volta CJ!  :)

A dúvida que tenho é, algum parceiro  EPAF ainda está a desenvolver algo para os seus F16? Para Viper sabemos que não vão, se eles não vão para Viper vamos sozinhos?

A Holanda comprou agora à dias mais F35.

Mais uma vez fica marcado a "papel azul timbrado", o que se quer na FAP é o F35, disso não resta dúvidas.

Olá caro amigo e obrigado.  :)

Como disse e muito bem o "Speedy" (aka CO da BA5, Cor. PILAV João Gonçalves), numa Europa onde a EPAF se prepara para avançar em bloco para o F-35A, seria absurdo que o desenvolvimento do MLU (já de si a dar sinais de obsolescência hoje em dia) ficasse a cargo apenas de uma nação. Absurdo, incomportável e outros adjectivos mais.

Quanto a upgrades dos operadores europeus dos MLU, apenas coisas pontuais derivadas de necessidades operacionais e atrasos no F-35, mas nada porém como uma OFP M7, antes seguindo com a derradeira S1.1: https://www.defenseindustrydaily.com/belgium-upgrading-its-f-16s-024093/

Agora que as legislativas já lá vão, vamos ver quando é que o novo ou "novo" MDN começa a falar da substituição dos F-16 visto que na primeira metade do ano ficámos a saber que o PS parecia alinhar pelo Lightning II e o PSD pelo Viper. No entanto, e muito importante, convém relembrar que estamos à mercê dos ventos vindos de Washington e assim, a bem da verdade, o próximo caça - a escolher entre estes dois - será aquele que os norte-americanos nos queiram vender. É (muito) bem feito pelo sucessivo afastamento de Portugal dos projectos conjuntos de Defesa europeus, sobretudo aeronáuticos, em prol dos laços transatlânticos.
« Última modificação: Outubro 15, 2019, 05:13:39 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MATRA

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5335 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1801 em: Outubro 17, 2019, 12:04:24 pm »
Durante o FWIT deste ano, que decorre como habitualmente na base aérea holandesa de Leeuwarden, os nossos F-16AM voltaram a apresentar a pouco habitual configuração de 6 AIM-120 AMRAAM (CATM-120B e C) durante a fase ar-ar do curso. Fica aqui uma foto, mais no link em baixo. ;)


http://www.prk-aviation.nl/FWIT2019.htm
« Última modificação: Outubro 17, 2019, 10:04:26 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1802 em: Outubro 19, 2019, 10:33:34 pm »
Boa tarde
O  F 16 pelo menos ate 2030 ira continuar a voar nos nossos ceus mas convem comecar ja a arranjar um substituto pelo menos abordar este assunto com mais atencao F 35,  gripen, Superhornet e Rafale certamente irao ser escolhas a ver vamos...ou nao…
abraxo

Super Hornet e Rafale??? Já agora porque não o Typhoon também...

Em que país vive, desculpe?  ::)


bem vindo de volta CJ!  :)

A dúvida que tenho é, algum parceiro  EPAF ainda está a desenvolver algo para os seus F16? Para Viper sabemos que não vão, se eles não vão para Viper vamos sozinhos?

A Holanda comprou agora à dias mais F35.

Mais uma vez fica marcado a "papel azul timbrado", o que se quer na FAP é o F35, disso não resta dúvidas.

Olá caro amigo e obrigado.  :)

Como disse e muito bem o "Speedy" (aka CO da BA5, Cor. PILAV João Gonçalves), numa Europa onde a EPAF se prepara para avançar em bloco para o F-35A, seria absurdo que o desenvolvimento do MLU (já de si a dar sinais de obsolescência hoje em dia) ficasse a cargo apenas de uma nação. Absurdo, incomportável e outros adjectivos mais.

Quanto a upgrades dos operadores europeus dos MLU, apenas coisas pontuais derivadas de necessidades operacionais e atrasos no F-35, mas nada porém como uma OFP M7, antes seguindo com a derradeira S1.1: https://www.defenseindustrydaily.com/belgium-upgrading-its-f-16s-024093/

Agora que as legislativas já lá vão, vamos ver quando é que o novo ou "novo" MDN começa a falar da substituição dos F-16 visto que na primeira metade do ano ficámos a saber que o PS parecia alinhar pelo Lightning II e o PSD pelo Viper. No entanto, e muito importante, convém relembrar que estamos à mercê dos ventos vindos de Washington e assim, a bem da verdade, o próximo caça - a escolher entre estes dois - será aquele que os norte-americanos nos queiram vender. É (muito) bem feito pelo sucessivo afastamento de Portugal dos projectos conjuntos de Defesa europeus, sobretudo aeronáuticos, em prol dos laços transatlânticos.

Meu caro, explica-me "o que os USA nos queiram vender", só se quiseres dizer "aquele que nos ajudam a pagar ? ".

Penso que se ficarmos fora do F-35A, voltaremos a ficar atrás dos parceiros europeus ( a maioria deles continua a prefir caças que operam na USAF).

A meu ver os únicos programas que não deveriamos ter saído era do A-400M e NH-90.

Cumprimentos,
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5335 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1803 em: Outubro 21, 2019, 01:55:20 pm »
Meu caro, explica-me "o que os USA nos queiram vender", só se quiseres dizer "aquele que nos ajudam a pagar ? ".

E não é uma e a mesma coisa?  ;)


Penso que se ficarmos fora do F-35A, voltaremos a ficar atrás dos parceiros europeus ( a maioria deles continua a prefir caças que operam na USAF).

A meu ver os únicos programas que não deveriamos ter saído era do A-400M e NH-90.

Teremos de avançar forçosamente, seja para o F-16V ou F-35A se quisermos continuar em paridade com os nossos aliados. Agora qual deles? Nas intenções políticas e do próprio ramo o prato da balança continua a pender mais para o Lightning II, resta saber qual a vontade de Washington para financiar parcialmente essa compra visto não sermos nenhuma Polónia, mas termos o trunfo das Lajes.

No que diz respeito aos programas europeus concordo com aqueles que disseste e acrescentaria o Eurofighter ou Rafale. Por não participarmos nos mesmos é que teremos sempre de estar de mão estendida para os norte-americanos, e que eu tenha conhecimento poucos ou nenhuns caças de fabrico europeu foram alguma vez entregues aos clientes, inclusivamente não NATO/UE, com versões downgraded...

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1804 em: Outubro 22, 2019, 11:03:55 pm »
Continuo a achar que a solução mais adequada seria de fazer um upgrade dos PA I para Viper, e depois fazer a aquisição gradual dos F-35 para os PA II. É uma evolução gradual, ao invés de saltar logo de F-16 para F-35.

Os caças de geração 4.5 europeus não chegam, o salto tecnológica não é assim tão significativo para justificar tamanho investimento, e mais tarde ou mais cedo teríamos de ir a correr procurar um caça de 5ª ou 6ª geração. Se esta solução se tivesse procurado para tomar efeito mais tardar 2020/25, aceitava-se, mas agora é tarde para procurar estas aeronaves para 2030 e adiante.

O erro continua a ser o mesmo, deixar tudo o que é substituições e aquisições de valores mais avultados para a mesma década, depois de anos em que pouco ou nada se fez.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, Stalker79

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1805 em: Outubro 22, 2019, 11:36:17 pm »
Meu caro, explica-me "o que os USA nos queiram vender", só se quiseres dizer "aquele que nos ajudam a pagar ? ".

E não é uma e a mesma coisa?  ;)


Penso que se ficarmos fora do F-35A, voltaremos a ficar atrás dos parceiros europeus ( a maioria deles continua a prefir caças que operam na USAF).

A meu ver os únicos programas que não deveriamos ter saído era do A-400M e NH-90.

Teremos de avançar forçosamente, seja para o F-16V ou F-35A se quisermos continuar em paridade com os nossos aliados. Agora qual deles? Nas intenções políticas e do próprio ramo o prato da balança continua a pender mais para o Lightning II, resta saber qual a vontade de Washington para financiar parcialmente essa compra visto não sermos nenhuma Polónia, mas termos o trunfo das Lajes.

No que diz respeito aos programas europeus concordo com aqueles que disseste e acrescentaria o Eurofighter ou Rafale. Por não participarmos nos mesmos é que teremos sempre de estar de mão estendida para os norte-americanos, e que eu tenha conhecimento poucos ou nenhuns caças de fabrico europeu foram alguma vez entregues aos clientes, inclusivamente não NATO/UE, com versões downgraded...



Concordo meu caro, mas a FAP e os bi lugar, não são muito amigos..

Há uns anos andou aí o rumo que o antigo CEMFA Araújo, queria a FAP com Typhoon, mas não sei se não seria "mito urbano".

Sinceramente, custa-me a perceber, como é que temos dinheiro para ajudar os bancos ( mais de 5 mil milhões) de euros, entre outras coisas e quando é material para a defesa do país andamos sempre a mendigar.

Não consigo perceber, sinceramente, devo ser mesmo burro.

 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1806 em: Outubro 22, 2019, 11:40:58 pm »
Caro Typhonman, enganou-se ao pronunciar 16.7 mil milhões de ajudas aos bancos até agora....
Obvio que para a defesa nunca há nada pois os tachos politicos lá são poucos.
 ;)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5335 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1807 em: Outubro 23, 2019, 11:56:02 am »
Continuo a achar que a solução mais adequada seria de fazer um upgrade dos PA I para Viper, e depois fazer a aquisição gradual dos F-35 para os PA II. É uma evolução gradual, ao invés de saltar logo de F-16 para F-35.

O problema está em que os PA I também eles já contam com 25 anos e uma modernização em cima, e isto já se sabe que as máquinas não duram para sempre. Hão-de reparar que praticamente todas as vezes que os nossos F-16 seguem para qualquer missão importante no estrangeiro quem vai são os PA I, e isso também começa a pesar. Daqui a pouco já a própria hipótese de utilizar estas 19 células no upgrade para o padrão Viper fica posto em causa, se é que já não está. Talvez seja por isso que os pilotos de ambas as Esquadras são unânimes a dizer que a exploração do F-16 MLU está no limite, e que o Viper pouco trará de substancialmente novo.


Há uns anos andou aí o rumo que o antigo CEMFA Araújo, queria a FAP com Typhoon, mas não sei se não seria "mito urbano".

Não é mito urbano, foi mesmo verdade. No entanto, e após se ver que seriam Tranche 1 com todos os custos inerentes à modernização para outros blocos posteriores a nosso cargo - e era por isso que os nossos "aliados" os queriam despachar pois saía (saiu) mais barato construir novos que fazer o upgrade para 2 e 3 -, a coisa caiu e bem por terra pois também não haviam sido devidamente contabilizados os elevados custos de operação do Eurofighter. Histórias do arco da velha... ::)


Sinceramente, custa-me a perceber, como é que temos dinheiro para ajudar os bancos ( mais de 5 mil milhões) de euros, entre outras coisas e quando é material para a defesa do país andamos sempre a mendigar.

Não consigo perceber, sinceramente, devo ser mesmo burro.

Essa é a mais fácil de todas: chamam-se prioridades e promiscuidades, nenhuma delas infelizmente ligada às Forças Armadas, o que se vem a reflectir perfeitamente no actual estado da Defesa no nosso país.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

PMFM

  • Membro
  • *
  • 99
  • Recebeu: 79 vez(es)
  • Enviou: 9 vez(es)
  • +12/-4
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1808 em: Novembro 03, 2019, 12:16:51 pm »
F-35 A PREÇO DE 4ª GERAÇÃO

 O pentágono e a Lockheed Martin anunciaram recentemente o contrato celebrado para aquisição de 478 caças de 5ª Geração F-35 Lightning II, no valor global de 34.000M USD. Isto significa que estas células correspondentes aos lotes 12, 13 e 14, destinadas às forças dos EUA, parceiros internacionais e vendas militares ao estrangeiro, terão o custo de aquisição mais baixo de sempre.

No acordo alcançado, o programa F-35 atinge e ultrapassa os objectivos de redução de custos em todos os modelos, colocando o F-35A a preços inferiores a 80M USD, portanto mesmo mais barato do que vários caças de 4ª Geração actualmente em produção, nomeadamente o Rafale da Dassault ou o Eurofighter Typhoon.

"Baixar os custos é essencial para o sucesso do programa [F-35]. Estou entusiasmado pelo Gabinete do Programa F-35 e a Lockheed Martin terem chegado a acordo para estes três lotes, que são um marco. Conseguiu-se uma redução de custo de 12,7% em média para as três variantes e consegue colocar o lote 13 do F-35A abaixo dos 80M USD, um lote antes do planeado" disse a propósito o TGen. Erick Fick, Oficial executivo do Programa F-35.

Os três lotes são constituídos por 291 células destinadas aos EUA, 127 para parceiros internacionais e 60 destinadas a vendas militares ao estrangeiro.



"Com estratégias de aquisição inteligentes, uma parceria forte entre o Governo e a Indústria e uma concentração incansável na qualidade e redução de custos, conseguimos reduzir os custos de aquisição do F-35 de 5ª Geração para o mesmo nível ou até abaixo de aeronaves de 4ª Geração." referiu Greg Ulmer vice-presidente da Lockheed Martin para o programa F-35, prosseguindo: "Com o custo unitário do F-35A abaixo dos 80M USD no lote 13, conseguimos ultrapassar os nossos objectivos de há um longo tempo para redução de custos, um ano antes de planeado."

FONTE: http://www.passarodeferro.com/2019/10/f-35-preco-de-4-geracao-m2072-592019.html
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5335 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1809 em: Novembro 18, 2019, 09:16:53 pm »
Os dois pilotos da Força Aérea Portuguesa (FAP) que participaram no curso FWIT (Fighter Weapons Instructor Training) deste ano receberam o diploma de graduação das mãos do Gen. Dennis Luyt, e o tão almejado "patch", em cerimónia realizada na base aérea de Leeuwarden, Países Baixos, no dia 14 do corrente mês de Novembro de 2019.

http://www.passarodeferro.com/2019/11/fap-tem-dois-novos-pilotos-graduados-no.html



Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Stalker79, MATRA

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5317
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1810 em: Dezembro 01, 2019, 01:55:48 pm »
Citar
Romania’s CSAT approves purchase of 5 F-16s
Posted in Air Force on November 30th, 2019 – Be the first to comment
Romania’s Supreme Council for the Country’s Defence (CSAT) has approved the purchase of five F-16s. Earlier it was reported that Romania wants to buy another five F-16s from Portugal.

http://alert5.com/
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1811 em: Dezembro 02, 2019, 05:26:10 pm »
The Portuguese Air Force will replace its Lockheed Martin F-16AM/BM Fighting Falcon fighter jet by a 5th-generation combat aircraft. The F-16AM/BMs are fielded from Monte Real airbase No. 5 by the squadrons 201 Falcões and 301 Jaguares.



https://twitter.com/Defence360/status/1201473557676601344

Abraços

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1812 em: Dezembro 02, 2019, 06:15:21 pm »
The Portuguese Air Force will replace its Lockheed Martin F-16AM/BM Fighting Falcon fighter jet by a 5th-generation combat aircraft. The F-16AM/BMs are fielded from Monte Real airbase No. 5 by the squadrons 201 Falcões and 301 Jaguares.



https://twitter.com/Defence360/status/1201473557676601344

Abraços

Segue mais um dos belos estudos/trabalho pesquisa da nossa academia militar.

SUBSTITUIÇÃO DO SISTEMA DE ARMAS F16MLU E ENTRADA NA 5.ªGERAÇÃO
https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/28673/1/Cap%20Pilav%20Rodrigo%20Silva.pdf
 

*

MATRA

  • Especialista
  • ****
  • 1148
  • Recebeu: 983 vez(es)
  • Enviou: 1067 vez(es)
  • +108/-20
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1813 em: Dezembro 02, 2019, 06:17:44 pm »
 :o assim sem mais nem menos, sem preliminares nem nada?

Aprecio os "twites" do Victor, mas isto assim seco sem fontes é um bocado mais do mesmo (whishful thinking) não?
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1814 em: Dezembro 02, 2019, 06:28:16 pm »
:o assim sem mais nem menos, sem preliminares nem nada?

Aprecio os "twites" do Victor, mas isto assim seco sem fontes é um bocado mais do mesmo (whishful thinking) não?

Provavelmente, muito provavelmente!!

Abraços 
« Última modificação: Dezembro 02, 2019, 07:12:17 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!