Nós precisamos de ambos os tipos de helicópteros, um héli "scout"/"ataque" e um héli médio. O problema é que o orçamento não coincide com essa história do duplo-uso. Sejamos realistas, um héli novo que, mesmo umas míseras 5 unidades, caibam dentro do orçamento de 53 milhões, até é capaz de haver, mas será certamente um héli desprovido de equipamentos essenciais para um héli militar, como FLIR, RWR, chaffs e flares, armamento, blindagem, etc. E entre ter mais um héli civil (Koala em ponto grande), ou um héli completamente equipado mesmo que mais pequeno, prefiro o segundo.
Por isso é que eu digo, não seguindo as opções em segunda-mão como o HH-60H ou até o UH-1Y, hélis com capacidade de transporte assinalável e igualmente bom armamento, não vejo com realismo nenhuma opção por um héli novo na mesma linha, pura e simplesmente porque, até o héli que mais se aproxima destes dois que mencionei e com o preço mais em conta, o AW-139M, continua a custar 2 vezes mais do que o pretendido no orçamento (5 unid. ficariam no mínimo a 100 milhões).
Mas lá está, a FAP e os restantes ramos é que terão de decidir os requisitos. Até lá até podemos brincar a falar de Ospreys e KA-50s que de nada adianta. É rezar que venha um héli puramente militar e de preferência armado.