KC-390 na FAP

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3525 em: Abril 07, 2024, 12:11:25 am »
• 5 Embraer KC-390 Millenium: 606.158.571,00€ (121.231.714,20€ por aeronave)
• Simulador: 109.817.204,00€
• EW Suite: 44.969.053,00€
• Outras despesas: 66.388.172,00€

Não, o simulador vem incluído na primeira alínea dos 606 milhões.

Citar
a) A aquisição de cinco aeronaves KC-390, com a calendarização de entrega prevista no anexo i da presente resolução e que dela faz parte integrante, e de um simulador de voo, ao consórcio constituído por Embraer, S. A., e Embraer Portugal, S. A., até ao montante máximo de (euro) 606.158.571,00, a que acresce imposto sobre o valor acrescentado (IVA) à taxa legal em vigor;

A segunda alínea, dos 109 milhões, é referente à sustentação logística tanto da frota de aeronaves como do simulador.

Citar
b) A contratação dos serviços de sustentação logística das aeronaves e do simulador de voo, ao consórcio constituído por Embraer, S. A., e Embraer Netherlands B. V., até ao montante máximo de (euro) 109.817.204,00, a que acresce IVA à taxa legal em vigor;

Para colmatar o aumento do custo unitário do KC-390, terá sido a verba de 109 milhões a afectada.

Tens razão, foi um erro de interpretação meu.  :bang:
 

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MMaria

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3526 em: Abril 07, 2024, 12:53:41 am »
Citar
O "a seco" não significa nada, visto que um contrato desses, que envolva a compra de caças, tem sempre muito mais coisas incluídas no pacote. É um facto sabido do custo unitário de um F-35 rondar os 80 milhões.

Eu temo factos sabidos e verdades estabelecidas, prefiro a boa e velha dialética.

Não sei se abriste os links, mas 'a seco' significa que a solicitação polonesa é só para os aviões, aviónicos associados, algum suporte logístico e 1 motor de spare, ao contrário da alemã que inclui armamentos, assim fica mais fácil estimar o que seria o preço unitário.

E bem a propósito:

WASHINGTON, October 9, 2020 - The State Department has made a determination approving a possible Foreign Military Sale to the Government of Finland of F-35 Joint Strike Fighter aircraft with air-to-air missiles and air-to-ground precision guided munitions and related equipment for an estimated cost of $12.5 billion. The Defense Security Cooperation Agency delivered the required certification notifying Congress of this possible sale today.

https://www.dsca.mil/press-media/major-arms-sales/finland-f-35-joint-strike-fighter-aircraft-air-air-missiles-and-air

A nota de KeyAero apresenta outro valor, The whole acquisition package equals approximately €8.3bn, assim que não sabemos qual o valor mais aproximado, mas prefiro crer numa fonte mais primária como é essa do US Government.

Sds
« Última modificação: Abril 07, 2024, 01:02:36 am por MMaria »
Don't feed the troll. Don't feed me, the troll.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3528 em: Abril 07, 2024, 04:30:23 pm »
Citar
O "a seco" não significa nada, visto que um contrato desses, que envolva a compra de caças, tem sempre muito mais coisas incluídas no pacote. É um facto sabido do custo unitário de um F-35 rondar os 80 milhões.

Eu temo factos sabidos e verdades estabelecidas, prefiro a boa e velha dialética.

Não sei se abriste os links, mas 'a seco' significa que a solicitação polonesa é só para os aviões, aviónicos associados, algum suporte logístico e 1 motor de spare, ao contrário da alemã que inclui armamentos, assim fica mais fácil estimar o que seria o preço unitário.

E bem a propósito:

WASHINGTON, October 9, 2020 - The State Department has made a determination approving a possible Foreign Military Sale to the Government of Finland of F-35 Joint Strike Fighter aircraft with air-to-air missiles and air-to-ground precision guided munitions and related equipment for an estimated cost of $12.5 billion. The Defense Security Cooperation Agency delivered the required certification notifying Congress of this possible sale today.

https://www.dsca.mil/press-media/major-arms-sales/finland-f-35-joint-strike-fighter-aircraft-air-air-missiles-and-air

A nota de KeyAero apresenta outro valor, The whole acquisition package equals approximately €8.3bn, assim que não sabemos qual o valor mais aproximado, mas prefiro crer numa fonte mais primária como é essa do US Government.

Sds

Mas mesmo que se conte com os 12.5 mil milhões de dólares para o programa Finlandês:
-12.5 mil milhões para 64 caças + armamento = 195 milhões por aeronave
-6.5 milhões por 32 caças sem armamento = 203 milhões por aeronave

Como é que se conclui o que quer que seja com isto? Que o F-35 com armamento sai mais barato que F-35 desarmado? Ou será que o contrato polaco não é assim tão "seco"?
É que o programa finlandês inclui bastante armamento.

E em que é que isto nega que o KC-390 é um avião caro, ou que o custo unitário (aeronave sem mais nada incluído, e pelo menos no caso português) é superior ao custo de um F-35 na mesma condição?

Podemos também comparar a diferença do nosso programa com o programa da Hungria.
Portugal:
-827 milhões de euros = 897 milhões de dólares (aprox.) para 5 aeronaves. Ficando então 179.4 milhões cada uma.
Hungria:
-300 milhões de dólares para 2 aeronaves, fica a 150 milhões por aeronave.
Aqui nem a "economia de escala" nem a participação nacional no projecto nos safou.

De repente apercebemo-nos que a diferença do custo médio de um F-35 com armamento e tantos extras (programa finlandês) é de apenas 15 milhões por aeronave quando comparado com o programa português para os KC (195 milhões vs 179.4).
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3529 em: Abril 07, 2024, 07:07:08 pm »
Citar
O "a seco" não significa nada, visto que um contrato desses, que envolva a compra de caças, tem sempre muito mais coisas incluídas no pacote. É um facto sabido do custo unitário de um F-35 rondar os 80 milhões.

Eu temo factos sabidos e verdades estabelecidas, prefiro a boa e velha dialética.

Não sei se abriste os links, mas 'a seco' significa que a solicitação polonesa é só para os aviões, aviónicos associados, algum suporte logístico e 1 motor de spare, ao contrário da alemã que inclui armamentos, assim fica mais fácil estimar o que seria o preço unitário.

E bem a propósito:

WASHINGTON, October 9, 2020 - The State Department has made a determination approving a possible Foreign Military Sale to the Government of Finland of F-35 Joint Strike Fighter aircraft with air-to-air missiles and air-to-ground precision guided munitions and related equipment for an estimated cost of $12.5 billion. The Defense Security Cooperation Agency delivered the required certification notifying Congress of this possible sale today.

https://www.dsca.mil/press-media/major-arms-sales/finland-f-35-joint-strike-fighter-aircraft-air-air-missiles-and-air

A nota de KeyAero apresenta outro valor, The whole acquisition package equals approximately €8.3bn, assim que não sabemos qual o valor mais aproximado, mas prefiro crer numa fonte mais primária como é essa do US Government.

Sds

Mas mesmo que se conte com os 12.5 mil milhões de dólares para o programa Finlandês:
-12.5 mil milhões para 64 caças + armamento = 195 milhões por aeronave
-6.5 milhões por 32 caças sem armamento = 203 milhões por aeronave

Como é que se conclui o que quer que seja com isto? Que o F-35 com armamento sai mais barato que F-35 desarmado? Ou será que o contrato polaco não é assim tão "seco"?
É que o programa finlandês inclui bastante armamento.

E em que é que isto nega que o KC-390 é um avião caro, ou que o custo unitário (aeronave sem mais nada incluído, e pelo menos no caso português) é superior ao custo de um F-35 na mesma condição?

Podemos também comparar a diferença do nosso programa com o programa da Hungria.
Portugal:
-827 milhões de euros = 897 milhões de dólares (aprox.) para 5 aeronaves. Ficando então 179.4 milhões cada uma.
Hungria:
-300 milhões de dólares para 2 aeronaves, fica a 150 milhões por aeronave.
Aqui nem a "economia de escala" nem a participação nacional no projecto nos safou.

De repente apercebemo-nos que a diferença do custo médio de um F-35 com armamento e tantos extras (programa finlandês) é de apenas 15 milhões por aeronave quando comparado com o programa português para os KC (195 milhões vs 179.4).

Tivemos de os mamar para encher alguns
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3530 em: Abril 08, 2024, 11:21:45 am »
Tudo pronto para tentar o 1º salto durante o dia de hoje.

(Foto: Serrano Rosa)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3531 em: Abril 10, 2024, 06:19:41 pm »


Embraer e FAB iniciam estudos para versão armada do jato KC-390

https://embraer.com/br/pt/noticias?slug=1207368-embraer-e-fab-iniciam-estudos-para-plataformas-de-missoes-especiais

Veremos algum a voar com a Cruz de Cristo?
« Última modificação: Abril 10, 2024, 06:28:13 pm por goncalobmartins »
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3532 em: Abril 10, 2024, 07:09:54 pm »


Embraer e FAB iniciam estudos para versão armada do jato KC-390

https://embraer.com/br/pt/noticias?slug=1207368-embraer-e-fab-iniciam-estudos-para-plataformas-de-missoes-especiais

Veremos algum a voar com a Cruz de Cristo?

Olhando para a fuselagem de aviões como o P3 e P8, esse barrigudo próprio para acartar caixotes, não será certamente o mais indicado


Mas sendo isto, porque então não modificam uns 3 C295, já que existem versões armados?
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3533 em: Abril 10, 2024, 07:15:09 pm »
« Última modificação: Abril 10, 2024, 07:28:28 pm por goncalobmartins »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3534 em: Abril 10, 2024, 07:19:14 pm »


Embraer e FAB iniciam estudos para versão armada do jato KC-390

https://embraer.com/br/pt/noticias?slug=1207368-embraer-e-fab-iniciam-estudos-para-plataformas-de-missoes-especiais

Veremos algum a voar com a Cruz de Cristo?

Olhando para a fuselagem de aviões como o P3 e P8, esse barrigudo próprio para acartar caixotes, não será certamente o mais indicado


Mas sendo isto, porque então não modificam uns 3 C295, já que existem versões armados?

"Quer-se dizer, eu é mais bolos"
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3535 em: Abril 10, 2024, 10:44:08 pm »


Embraer e FAB iniciam estudos para versão armada do jato KC-390

https://embraer.com/br/pt/noticias?slug=1207368-embraer-e-fab-iniciam-estudos-para-plataformas-de-missoes-especiais

Veremos algum a voar com a Cruz de Cristo?

Idealmente, tal nunca irá acontecer. É que voltamos à questão dos custos unitários, e se um C-390 base (sem o K e sem as contramedidas) já custa mais de 100 milhões, um C-390 "ISR", custará forçosamente mais.

ISR desarmado consegue-se fazer com drones pelo 100 vezes mais baratos (ou podemos dizer que, pelo preço de 1 C-390 ISR, comprávamos uns 100 drones nacionais).
Enquanto plataforma armada, é preferível ter UCAVs (que mais tarde ou mais cedo precisamos de adquirir), certificar os C-295 para receberem armamento ou reforçar a frota existente com alguns C-295 ISR (custo unitário muito inferior ao C-390), continuar a investir nos P-3 e futuramente (espera-se) adquirir os P-8.

Uma versão armada, seja enquanto plataforma ISR, seja MPA, do C-390, colocaria o custo unitário desta aeronave perigosamente próximo do custo de cada P-8. E entre ter P-8, ou um C-390 MPA que nunca será comparável... venha o P-8, que tem potencial para levar, além do armamento base, mísseis de cruzeiro, anti-radiação e até hipersónicos. É outro campeonato.

Até lá, é tirar partido da plataforma P-3, e ir comprar uns SLAM-ER, e também adquirir armamento para os F-16, onde realmente faz falta.
 

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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3536 em: Abril 11, 2024, 12:17:31 pm »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3537 em: Abril 12, 2024, 10:17:17 pm »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3538 em: Abril 12, 2024, 11:02:06 pm »
Acho que não se falou aqui, mas no dia 1 esteve em São Tomé e Príncipe.

https://www.emfa.pt/noticia-4568-kc390-voa-pela-primeira-vez-para-s-tome-e-principe

« Última modificação: Abril 12, 2024, 11:04:01 pm por Lightning »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3539 em: Abril 12, 2024, 11:32:36 pm »
Acho que não se falou aqui, mas no dia 1 esteve em São Tomé e Príncipe.

https://www.emfa.pt/noticia-4568-kc390-voa-pela-primeira-vez-para-s-tome-e-principe



Parece um avião comercial; Não pára! Alguém tem noticias sobre o 26902?