KC-390 na FAP

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Mentat

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3390 em: Fevereiro 16, 2024, 03:28:38 pm »
Citação de: Mentat
Tanto mais que a interoperabilidade entre os 3 ramos das nossas FA´s deixa muito a desejar.
Eu atrevo-me a dizer que você respondeu à sua própria questão.
O país é demasiado pequeno para possuir duplicações e triplicações de comandos disto e daquilo, que apenas servem para alimentar os egos de uns quantos senhores generais.
O problema não é a necessidade de criar mais capelinhas, o problema é arranjar forma de fazer com que a interoperabilidade funcione, porque ou ela funciona, ou não vai haver dinheiro para mais tachos e estruturas semi-independentes, que aumentam sempre (e isto é automático) os custos.
Se possível, agradeço que me tratem por "tu".  :)
Se as coisas funcionassem, transversalmente, como deveriam funcionar... não faria sentido haver uma estrutura dentro do Exército que permitisse tais valências?
Também sou FP, apesar de nada ter a ver com as FA´s, e sei muito bem o que são tachos e tachinhos, quintas e quintinhas. Comadrios e compradrios.
Enquanto a mentalidade for de "guerrilha interna" nos 3 ramos, vão todos esfolar-se para terem mais meios/fundos em detrimento dos outros ramos. Essa mentalidade dificilmente irá mudar, daí a minha questão relativamente à independência (com limites) relativamente à FAP.
No fundo, se olhassem mais para os seus deveres de militar e menos para os seus umbigos, as coisas estariam bem melhor.
Mas é a realidade que temos e não será fácil mudá-la.

Isso significa passar os helis para da FAP para o EP?

Idealmente, a meu ver, sim. Só os meios de asa fixa ficariam sob a alçada direta da FAP.

Mas pelos vistos devo ser da família do Tony (à) Carreira. Sou um sonhador...

 

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mafets

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3391 em: Fevereiro 16, 2024, 03:28:57 pm »
Fundamentalmente dinheiro e capelinhas sem justificação. Só com a brincadeira dos Nh90 gastou-se 120 milhões, já para não falar dos EC e de manter a Uale durante mais de 20 anos em Tancos sem um único meio aéreo.

https://visao.pt/atualidade/politica/2015-01-13-os-milhoes-que-voaramf806357/

Saudações

P.S. Para mim faz sentido um comando conjunto, como os belgas. Entendam-se quanto ao modelo pois o que não faltam por aí são helicópteros. Se não se entenderem, cabe aos políticos impor, caso dos Belgas.

 https://visao.pt/atualidade/politica/2015-01-13-os-milhoes-que-voaramf806357/

P.S. 2- O próprio Exercito depois do cancelamento do Nh90 (e apesar de alguns aspectos sem sentido no artigo), apoia a existência de meios aéreos para o exercito, geridos ou despendidos pela Fap. Quem não tem cão caça com gato.

https://www.revistamilitar.pt/artigo/988

Citar
Contudo, a edificação desta capacidade terá que ser encarada em moldes diferentes, tendo em consideração as lições que deveremos retirar desta aventura falhada do projecto NH90.

Na nossa opinião, esta capacidade terá que ser conjunta, aliás como já foi admitido pelas chefias militares, podendo mesmo ser gerida pela FAP, por dispor do conhecimento e das necessárias estruturas de manutenção, aeronavegabilidade, etc.. Mas funcionando com aeronaves primariamente atribuídas ao Exército para as suas missões específicas e operadas por pilotos que conheçam a manobra terrestre e a vivam, logo com pilotos do Exército. As aeronaves militares, cuja configuração principal terá que ser desenhada para as missões mais exigentes de natureza militar, podem e devem ser utilizadas em outras missões de interesse público, numa perspectiva de duplo uso.

Neste contexto e numa lógica de interesse nacional, julgamos que todos os meios aéreos do Estado deveriam ser colocados sob responsabilidade primária das Forças Armadas, na FAP, actuando em prol do País e em duplo uso. Não mais deveria haver lugar a soluções EMA. Já agora, seria bom ver a conclusão da medida de extinção dessa empresa e a transferência de todos os meios que restarem para a FAP, que os iria gerir e operar com eficiência e sem prejuízos para todos nós. Será que haverá coragem?

P.S.3 - Existiu uma altura que se falou dos Puma irem para a Ema/Uale. O Exercito recusou, e nem sequer pediu os C212-300 vendidos ao Uruguai. O Exercito Norte-Americano usa os 212-100 para lançar paraquedistas. Se calhar, pelo menos tinham asas e quiçá hoje asas melhores.







« Última modificação: Fevereiro 16, 2024, 03:29:30 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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CruzSilva

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3392 em: Fevereiro 16, 2024, 03:37:41 pm »
Isso significa passar os helis para da FAP para o EP?

Idealmente, a meu ver, sim. Só os meios de asa fixa ficariam sob a alçada direta da FAP.

Mas pelos vistos devo ser da família do Tony (à) Carreira. Sou um sonhador...
Mas a FAP como qualquer ramo militar "aéreo" precisa de helicópteros para por exemplo conduzir o salvamento e resgate de tripulações suas que precisem de ser resgatadas (creio haver mais razões como a formação dos pilotos mas o pessoal mais conhecedor poderá elaborar melhor). Não conheço nenhuma força aérea no mundo que não tenha helicópteros mas em que o ramo irmão terrestre tenha.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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NVF

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3393 em: Fevereiro 16, 2024, 11:20:18 pm »
O problema dos C-295 tugas é o do costume: falta de dinheiro para adquirir sobresselentes e assegurar a manutenção atempada da frota, ou mesmo a recuperação de células avariadas, como a que sofreu um acidente há quatro ou cinco anos atrás.

Já quanto ao Spartan, os especialistas que por aqui abundam certamente estarão melhor habilitados a explicar do que eu:

https://www.forbes.com/sites/craighooper/2023/12/08/blow-to-pacific-security-as-cracked-aussie-c-27j-spartans-are-grounded/?sh=115c53166f7f

https://www.forbes.com/sites/craighooper/2023/12/05/structural-cracks-ground-all-us-coast-guard-c-27j-spartan-patrol-aircraft/?sh=3bdbdc9a3cc5
Talent de ne rien faire
 
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Red Baron

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3394 em: Fevereiro 16, 2024, 11:27:43 pm »
Citação de: Mentat
Tanto mais que a interoperabilidade entre os 3 ramos das nossas FA´s deixa muito a desejar.
Eu atrevo-me a dizer que você respondeu à sua própria questão.
O país é demasiado pequeno para possuir duplicações e triplicações de comandos disto e daquilo, que apenas servem para alimentar os egos de uns quantos senhores generais.
O problema não é a necessidade de criar mais capelinhas, o problema é arranjar forma de fazer com que a interoperabilidade funcione, porque ou ela funciona, ou não vai haver dinheiro para mais tachos e estruturas semi-independentes, que aumentam sempre (e isto é automático) os custos.

Desculpe lá isso das capelinhas e conversa de tontos.
Vocês querem que os meios sejam da FAP por voam e depois é tachos.
 

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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3395 em: Fevereiro 16, 2024, 11:33:17 pm »
Então o exército ia ficar com os EH101 nos Açores e na Madeira que fazem SAR? Iam tomar conta da base das Lajes?

O mesmo exército que como disseram, manteve a existência da UALE 20 anos sem aeronaves? Que agora quer NH-90, porque os espanhóis tem...

Não concordo. O exército não tem experiência nenhuma nisso e simplesmente, o exército tem outro tipo de orientações, quase nada a ver com o mar, tem uma mentalidade "terrestre" e virada para a manobra de forças de Combate.

A existir algum Comando de Helicópteros pode ser é no EMGFA.

Ou então mais depressa aceitava os EH101 na Marinha ou numa futura Guarda Costeira.

É verdade que muitas das funções de helicópteros podiam não estar na Força Aérea, mas o resgate(SAR/CSAR) das tripulações de aviões costuma ser responsabilidade própria.

Mas como disse antes, SAR, Instrução, Transporte Táctico, Protecção Civil, isso não é obrigatório.

A Marinha tem a Esquadrilha de Helicópteros e não precisou de criar nenhum Comando de Helicópteros, é para criar mais um gabinete de general? Estas forças podem depender directamente do Comando Operacional do ramo ou de uma Brigada no caso do exército.
« Última modificação: Fevereiro 16, 2024, 11:37:37 pm por Lightning »
 
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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3396 em: Fevereiro 17, 2024, 12:23:04 am »
Ter um comando conjunto resolvia todas essas mariquices, e ainda toda a questão logística de (actualmente) cada ramo querer um modelo diferente na mesma classe.

Ainda por cima, com cada ramo a querer o seu grupinho de helicópteros, mais tarde iriam deparar-se com o facto de que cada ramo nunca terá um número suficientemente grande para operar de forma verdadeiramente independente. Os holandeses possuem uma frota bem maior que a nossa, e está tudo "junto".
 

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Tikuna

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3397 em: Fevereiro 17, 2024, 09:42:01 am »
Em 10 segundos desse vídeo dá pra ver o segundo KC-390 português em estado bem avançado:





 
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Sintra

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3398 em: Fevereiro 21, 2024, 05:07:20 pm »
A ideia cada vez menos viável do EP vir a ter aviação tem que ser enterrada com cimento reforçado por cima o mais depressa possível.

Sei que é um pouco Off Topic, mas gostava de perceber, fundamentadamente, quais as razões que levam vários foristas a ser contra a criação de um comando de aviação "rotativa" exclusivamente do e no Exército para SAR/CSAR, transporte e light attack.
Em termos meramente teóricos, parece-me que faz sentido. Tanto mais que a interoperabilidade entre os 3 ramos das nossas FA´s deixa muito a desejar.
Mas como estou por aqui para aprender com quem sabe mais que eu...

Porque o número de helicópteros que as forças armadas operam é minusculo, sendo assim devem ser concentrados no ramo que tem o know how e a capacidade logistica para operar tais aparelhos, que com toda a certeza não é o exercito.
A ideia de o exercito operar helicópteros é para meter num poço e cobrir com cimento, antes de andarem a sonhar com UALE´s e outros que tais, preocupem-se com a artilharia de Vendas Novas, Patton e Bradley teriam reconhecido os Obuses.
 
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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3399 em: Fevereiro 21, 2024, 05:48:27 pm »
Devia haver um comando conjunto de helicópteros, mas esse não deveria estar sob a "liderança" do Exército, nem de perto nem de longe.
 

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saabGripen

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3400 em: Fevereiro 21, 2024, 10:38:02 pm »

Eu diria que qualquer ideia de comprar e operar helicópteros, seja por quem for, deve ser abandonada em qualquer circunstância em que a quantidade de ditos aparelhos seja inferior a 12.
De cada modelo em causa ------ atáque, evacuação, entrega de pizzas ----- 12 de cada um.

Estas ideias que circulam que seria bué fixe ter 4 destes e 5 daqueles não passa de um delírio que vai originar operacionalidade nula a não ser que o que é pretendido é brincar com eles em Santa Margarida.

Se Portugal conseguisse destacar uma força de combate de 2000 soldados (uma completa impossibilidade hoje), completamente equipados, teriam que ir todos os 4 e todos os 5. TODOS.
E isso não existe.

É melhor ficar em casa e não ir estorvar os outros.
« Última modificação: Fevereiro 21, 2024, 10:39:57 pm por saabGripen »
 

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Subsea7

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3401 em: Fevereiro 21, 2024, 10:56:46 pm »
A ideia cada vez menos viável do EP vir a ter aviação tem que ser enterrada com cimento reforçado por cima o mais depressa possível.

Sei que é um pouco Off Topic, mas gostava de perceber, fundamentadamente, quais as razões que levam vários foristas a ser contra a criação de um comando de aviação "rotativa" exclusivamente do e no Exército para SAR/CSAR, transporte e light attack.
Em termos meramente teóricos, parece-me que faz sentido. Tanto mais que a interoperabilidade entre os 3 ramos das nossas FA´s deixa muito a desejar.
Mas como estou por aqui para aprender com quem sabe mais que eu...

Porque o número de helicópteros que as forças armadas operam é minusculo, sendo assim devem ser concentrados no ramo que tem o know how e a capacidade logistica para operar tais aparelhos, que com toda a certeza não é o exercito.
A ideia de o exercito operar helicópteros é para meter num poço e cobrir com cimento, antes de andarem a sonhar com UALE´s e outros que tais, preocupem-se com a artilharia de Vendas Novas, Patton e Bradley teriam reconhecido os Obuses.

O objetivo é adquirir nova artilharia 155, rebocada e de rodas, sistemas A/C, SAM, viaturas combate infantaria, C3 e depois os NH-90TTH ou UH-60VL/V...
Cps,
 

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saabGripen

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3402 em: Fevereiro 21, 2024, 11:08:34 pm »
A ideia cada vez menos viável do EP vir a ter aviação tem que ser enterrada com cimento reforçado por cima o mais depressa possível.

Sei que é um pouco Off Topic, mas gostava de perceber, fundamentadamente, quais as razões que levam vários foristas a ser contra a criação de um comando de aviação "rotativa" exclusivamente do e no Exército para SAR/CSAR, transporte e light attack.
Em termos meramente teóricos, parece-me que faz sentido. Tanto mais que a interoperabilidade entre os 3 ramos das nossas FA´s deixa muito a desejar.
Mas como estou por aqui para aprender com quem sabe mais que eu...

Porque o número de helicópteros que as forças armadas operam é minusculo, sendo assim devem ser concentrados no ramo que tem o know how e a capacidade logistica para operar tais aparelhos, que com toda a certeza não é o exercito.
A ideia de o exercito operar helicópteros é para meter num poço e cobrir com cimento, antes de andarem a sonhar com UALE´s e outros que tais, preocupem-se com a artilharia de Vendas Novas, Patton e Bradley teriam reconhecido os Obuses.

O objetivo é adquirir nova artilharia 155, rebocada e de rodas, sistemas A/C, SAM, viaturas combate infantaria, C3 e depois os NH-90TTH ou UH-60VL/V...
Cps,

Só se forem os nossos parceiros a comprar isso para nós e entregar em Santa Margarida.

Nós nem em 10 anos conseguimos adquirir esse material.

Os compradores do Exército não seriam capazes de encontrar artilharia de rodas - nem que ela lhes passasse por cima.
 

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Lusitaniae

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3403 em: Fevereiro 21, 2024, 11:12:24 pm »
Eu entrei neste fórum, mesmo devido a este projeto que vi que tanta critica por aqui se escrevia e agora ao fim destes anos todos, se começa a perceber que já é um sucesso e esperem para o que aí vem.

Parabéns à Embraer e as OGMA.
Abbati, medico, potronoque intima pande
 

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Subsea7

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3404 em: Fevereiro 21, 2024, 11:14:27 pm »
Vem a encomenda da índia, sendo que A. Saudita, poderá vencer o A-400M.