KC-390 na FAP

  • 3583 Respostas
  • 468098 Visualizações
*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4074
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2814
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2805 em: Maio 21, 2023, 01:27:09 pm »
Fetiche para muita gente deve ser outra coisa e não um avião, mas ai voltávamos a outro assunto de gajas medalhadas.
Depois enquanto português, um brasileiro dizer que tenho um fetiche com um modelo de avião europeu, porque o acho superior ao brasileiro no aspecto em causa, a capacidade de transporte, só pode ser piada, ou daquelas situações que temos vindo a notar no dia a dia na sociedade de alguns se esticam fora do charco deles. Ai...para.

Mas para colaborar com os spunik.br e afins feitos a coisa, deixo aqui uma alternativa de um avião que se o Costa entender, em vender  a parte portuguesa da OGMA à China e assim até bate mais certo a maneira de pensar, de proceder e, a posição politica dos dois envolvidos depois na mesma empresa. 
https://www.airway.com.br/maior-aviao-ja-produzido-na-china-y-20-kunpeng-entra-em-servico/

Pronto, aqui um avião a contendo que se deveria adquirir para mandar os tais meios extraordinários cheios de falhas e incompletos para voos expedicionários.
Porque para meios de Soberania, não se vê a mesma preocupação. Mas podiam comprar fragatas a China depois também.

Esta mentalidade já me ...coiso um bocado. Por isso...siga. Venda-se

Quem falou em fetiche fui eu e da última vez que eu vi, sou 100% nacional.

Ok, estavam os dois comentários na mesma caixa de diálogos e troquei. Então sinto-me a vontade para perguntar se por acaso isso do fetiche se aplica também ao Kc e aos Tucanos?

Só que o pior é o que fica por fazer, ou adquirir, para a realidade nacional, depois de tanto interesse com dois produtos tão bem apadrinhados?
Não vi mais nada do tanto que falta e de muito menos despesa ou da mesma mas muito mais pertinente, ser tão apadrinhado. 
Isso é que é estranho.

Quando ao aparelho, vale o que vale para a sua capacidade. Pior não é que nenhum semelhante. Não é isso que está em causa.
Relativamente ao Tucano, pior, porque usando algumas das mesmas justificações da sua aquisição, com os helicópteros era melhor serviço pela versatilidade de funções e de teatros de operação.
Por isso, a insistência é apadrinhamento e sem duvida interesses, para além dos referentes as necessidades prementes das Forças Nacionais.

Queria ver usar a mesma justificação sobre ser feito cá e tecnologia blá blá, para o Alfeite.
Queria ver usar mais insistência da defesa da Soberania e das responsabilidades inerentes a nossa posição geográfica.
Queria ver gastar o mesmo e com a mesma vontade, onde aqui se tem falado de tantas faltas.

Aí até que não fazia julgamentos sobre padrinhos nem sobre onde se gasta tão facilmente e falta no essencial.
Por fim, não escondo que preferia ver equipamentos dos aliados, nomeadamente na Europa, a outros que até alinham num namoro com gente como a China e a Rússia. Já para não falar (afinal falo) do histórico de corrupção bilateral entre os intervenientes políticos.

Querem uma aliança desse tipo, aliem-se a empresas da Espanha. Afinal até temos bons produtos vindos de Espanha, como os Vantac e os C295 (mal aproveitados). E se calhar até se podia ter algo de parceira ao nível da construção naval
E não tenho nenhum fetiche pela Espanha, é apenas parte da península que ambos partilhamos. E também não tenho complexos de eles centenas de anos atrás terem sido corridos quando nos tentaram invadir e quando abancaram cá uns tempos por causa dessa coisa dos reinados. Deixo esse tipo de complexos para aqueles outros, que falam de nós e não se olham ao espelho e ao que tem feito e fazem, depois de nós.

Muitas vezes quando leio o que escreves, fico com a impressão que tu dizes mal de algo porque gostas de dizer mal de algo.

Nós estávamos no programa do A400M, o Paulinho das Feiras tirou-nos de lá.

Depois de muitas voltas e baldrocas, o Socas colocou-nos no programa KC-390, em parte devido à Embraer ter decidido criar as fábricas em Évora (que entretanto foram vendidas a uma multinacional espanhola).

 :arrow: https://dre.pt/dre/detalhe/resolucao-conselho-ministros/78-2010-342811

Dizer que queres o A400M por ser maior e mais capaz que o KC390, quando o que usas neste momento é o velhinho C130 e esse é inferior aos dois modelos anteriormente mencionados, está mais no plano dos sonhos/fantasias do que da racionalidade.

Eu também quero umas três Fragatas A300 para substituir as nossas Meko 200P, mas isso não vai acontecer pois não?! Mesmo as F110 já é demasiada areia para o nosso triciclo!

Em relação ao ST, eu já falei repetidas vezes que não sou especialista, mas já li a opinião de várias pessoas da área, umas a assegurar que o avião consegue cumprir perfeitamente a função de treinador avançado, outros que acham que só mesmo algo como o M-346 é que se consegue assegurar uma formação adequada. Eu acredito que consiga perfeitamente cumprir com o pedido, pelo menos até à entrada de caças de nova geração.

Ah, usar o ST em missões de manutenção de paz em África para mim não faz qualquer sentido.

Dizer mal só porque sim não entendo dado que escrevo em vários tópicos e não será isso. Mas se está muita coisa mal e está mesmo, é natural falar-se nisso. É realmente triste haver tanta razão para o fazer.
Bem dizes que estava uma fabrica em Évora e agora já não está. Então é isso mesmo, Portugal está a ser usado como a gaja que dorme com qualquer um e a seguir dá acesso. É para isso que os brasileiros nos querem. Também é obvio que estando tanto empenho politico de corruptos de cá e de lá envolvidos, fique de pé atrás com esses negócios. Com o sabemos já deu grande buraco no passado e deu cabo de uma empresa nacional.
Por isso não vejo com bons olhos, não.
Menos ainda essa insistência dos Tucanos.
Não disse que o KC não presta, digo que fica aquém e claro tudo aquilo que disse acima sobre os envolvidos.

Por isso dizer mal das Fragatas tecnologicamente avançadas VdG do Picas. Não me parece deslocado.
Dizer que as BD são como corvetas ou menos no estado de arte actual das Marinhas e contar com elas exclusivamente até 2035. Não me parece deslocado e, nem acho que fosse necessário as A300 carregadas de armas que esta gente não adquire, para resolver o problema ainda esta década.
Dizer que mandam um destacamento para a Roménia, supostamente para dar a imagem que se pretende e, estar defendida com stinger de ombro(bons numa patrulha de reconhecimento no Panhard ou do gênero), bem como sem PM e ser armas AC montadas em dispositivos modernos, é parolice.
Afinal que imagem se pretende transmitir? Não é o mesmo teatro que a RCA.
Dizer que é incúria ter 2/3 das frotas de Merlin e dos C295 e estes ainda por cima mal aproveitados de versões. Não me parece deslocado. Nem tão pouco deslocado quando digo que gostam de comprar e depois nem do que têm cuidam.
Dizer que têm um frota drones fraquinhos que anda no ano passado, dos 12 estavam 4 activos. Ou que temos cá bem melhor e parecem ignorar. Não me aprece deslocado. Tão pouco sabendo que muitas aquisições são por "simpatia".
Dizer que a frota da F16 está a precisar de MLU para o V esta década sem falta, para estar a altura dos demais que possam ser uma ameaça. Não me parece deslocado. Para mais numa FAP que vai ter quase tantos cargueiros como caças.
Que é ridículo e falta de vergonha de dois NPO andarem há 5 anos sem arma principal e sem EO, o básico desses navios. Não me parece despropositado.

Para isto tudo é preciso verbas, sim. Mas só para algumas coisa aparecem facilmente. isso ajuda a estar de pé atrás.
É disso que falo, quando dizes que só digo mal.
Sim. Para certas coisas andam lá metidos dentro que nem garotos e contudo para o essencial falta e, escondem ou lavam as falhas usando termos holísticos, disruptivos e publicidade enganosa.
Expliquem -me lá o enquadramento num conflito como o da Ucrânia do destacamento que lá está equipado como está. Será que é como a GNR no Iraque metida dentro da proteção dos Carabineri? Esses nem me admiro, não são forças militares. Agora se apresentamos um destacamento num dado teatro então que pelo menos aí no local tenha o equipamento devido. Nem que depois cá façam como com  os F16, os misseis recentes é só para o destacamento lá.
É disto que falo, os parolos vaidosos metidos em negociatas, para a soberania nacional não têm, mas fazem grandes filmes publicitários.

Só imagino a quantidades de acomodados em que isto passa ao lado e bem satisfeitos.

Não admira numas FA com mais generais e almirantes per capita nos efectivos. E todos eles bem servidos de amanuenses, motoristas, criados, mangas de alpaca diverso e outros afins.
Resta quantos mesmo para o resto?   
« Última modificação: Maio 21, 2023, 01:34:50 pm por Pescador »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11100
  • Recebeu: 2358 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2806 em: Maio 21, 2023, 02:42:47 pm »
As fábricas de Évora continuam lá.
 

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 264
  • Recebeu: 154 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +75/-2405
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2807 em: Maio 21, 2023, 08:28:06 pm »
“Os Rinocerontes”: Força Aérea Portuguesa ativa Esquadrão do KC-390


A Força Aérea tem um novo esquadrão de voo: a Esquadra 506, batizada como “os Rinocerontes”.

A cerimônia de ativação da esquadra decorreu no sábado (20) na Base Aérea N.º 11, em Beja, em um evento presidido pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General João Cartaxo Alves.

Na presença do Alto Comando da Força Aérea,  foi nomeado comandante da Esquadra 506 – “Rinocerontes” o Major Piloto-Aviador Miguel Pousa.

Dirigindo-se aos militares que agora compõem a Esquadra 506, o CEMFA falou com emoção de um “sonho que se concretizou”, representando a Esquadra 506 um símbolo de modernidade, começo, de uma Força Aérea do futuro. A criação desta Esquadra “está sustentada em três pilares: sistemas e infraestruturas de última geração, pessoas altamente qualificadas e uma Força Aérea evoluída e na linha da frente”, que formam um triângulo que no vértice terá “o cumprimento da missão”. Na conclusão das palavras, o CEMFA convidou “a apertar os cinto neste voo rumo à modernidade, ao futuro, à nova tecnologia”.

Já como Comandante de Esquadra, o Major Miguel Pousa destacou os desafios que se aguardam aos “Rinocerontes”, “pela responsabilidade que acarreta sermos o primeiro país europeu e o segundo país no mundo a operar o KC-390. Sob o olhar atento de todos, teremos o desafio não só de cumprir com as missões que se nos serão atribuídas, como também aprimorar e aprofundar o emprego operacional da aeronave, de forma a elevarmos o KC-390 e a Esquadra 506 a referências no âmbito do Transporte Aéreo”, concluiu.



Após uma visita às instalações da nova esquadra, o CEMFA assinou o livro de honra da Esquadra 506.

Sob o lema “só pode o que impossível parecia”, a Esquadra 506 agora formalizada será equipada brevemente com o avião KC-390, tendo como missão executar operações aéreas no âmbito do transporte aéreo geral, combate a incêndios e reabastecimento aéreo.

https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/os-rinocerontes-forca-aerea-portuguesa-ativa-esquadrao-do-kc-390

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka, oi661114, Vitor Santos

*

LSM

  • Membro
  • *
  • 2
  • +1/-0
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2808 em: Maio 22, 2023, 02:19:02 am »
Atendendo às limitações, amplamente discutidas neste fórum, do KC390, não acharia estranho que fosse a própria Embraer a tomar a iniciativa de lançar, num prazo relactivamente curto, talvez de 3 a 4 anos, novas versões mais longas e com novas turbinas que premissem a esses aviões transportar mais carga e aumentar a sua autonomia de voo. Por razões meramente comerciais. Para mais se distanciar do c 130.
Ou lançar memo outras versões que alargasse o campo de utilização do KC390.
A FAP e outros utilizadores europeus poderão vir a desempenhar um papel importante com esse objectivo, pressionando a Embraer. Isso permitiria, talvez, ah FAP 2 ou 3 últimos aviões encomendado por outras versões com maiores capacidades.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2809 em: Maio 22, 2023, 01:41:16 pm »
Va venha la 2 A400M, e acabamos por aqui este tema....
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4074
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2814
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2810 em: Maio 22, 2023, 04:52:41 pm »
Va venha la 2 A400M, e acabamos por aqui este tema....

3 mínimo. Por causa da "cultura" dos habituais 2/3 inop  :bang:

E já que vieram as abelhas do mel, já estou como diz o LSM, se pudessem produzir uma versão de maior capacidade era bom, sempre tapava o buraco que fica.

Pena não virem a tempo antes do 5 e 6 destes
« Última modificação: Maio 22, 2023, 08:16:56 pm por Pescador »
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2811 em: Maio 22, 2023, 06:35:27 pm »
Agora já sabemos de onde veio as verbas para o adiantamento dos KC-390.
Foi da formação de pilotos e do programa de manutenção dos EH-101. :mrgreen:
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4074
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2814
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2812 em: Maio 22, 2023, 08:25:36 pm »
Agora já sabemos de onde veio as verbas para o adiantamento dos KC-390.
Foi da formação de pilotos e do programa de manutenção dos EH-101. :mrgreen:

Obrigado
O meu discurso maldizente referindo que deixam ficar frotas inop e andam a comprar com muita pressão, com evidentes sinais de ingerência politica e de outros interessados no pilim, faz então sentido.
É que era muita gente no panelão e tudo ali alinhado e, por outro lado frotas a ficar sucessivamente inop como se fossem obsoletas e no fim da vida.
Vamos ver se agora que os bolsos já estão cheios, voltam a atenção para onde faz falta muito tempo. A lista está a ficar longa.
Até os C130 tinham ficado para trás, como se fossem ser abatidos. Tudo por causa do olho no Kacete

Só falta deixar essa ideia de tucanitos e pensarem em ter real capacidade aérea de dissuasão. Migrando esse dinheiro para o avião que precisa, o F16
« Última modificação: Maio 23, 2023, 11:21:51 am por Pescador »
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1561
  • Recebeu: 497 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2813 em: Maio 22, 2023, 11:38:16 pm »
Agora já sabemos de onde veio as verbas para o adiantamento dos KC-390.
Foi da formação de pilotos e do programa de manutenção dos EH-101. :mrgreen:

???????????
WOT???

Não posso ser p único que acha que isso não faz sentido nenhum.....

Não percebo mesmo quem faz estas decisões
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1801
  • Recebeu: 1685 vez(es)
  • Enviou: 2541 vez(es)
  • +5502/-2918
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2814 em: Maio 23, 2023, 09:24:11 am »
Agora já sabemos de onde veio as verbas para o adiantamento dos KC-390.
Foi da formação de pilotos e do programa de manutenção dos EH-101. :mrgreen:

???????????
WOT???

Não posso ser p único que acha que isso não faz sentido nenhum.....

Não percebo mesmo quem faz estas decisões

Para a Embraer não vai nada nada nada... ? Tudooooooooooooooooooooooo !
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, HSMW, Pescador

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21066
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2815 em: Maio 23, 2023, 10:30:04 am »
Nova esquadra de voo na Força Aérea | Rinocerontes levantam voo


« Última modificação: Maio 23, 2023, 01:17:26 pm por Lusitano89 »
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20284
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2816 em: Maio 23, 2023, 11:06:21 am »
As fábricas de Évora continuam lá.

E segundo li, estavam a contratar mais pessoal. As partes que são construídas em Portugal para o KC390 são salvo erro feitas na OGMA, empresa da qual a EMBRAER é sócia maioritária.

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4074
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2814
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2817 em: Maio 23, 2023, 11:23:43 am »
Agora já sabemos de onde veio as verbas para o adiantamento dos KC-390.
Foi da formação de pilotos e do programa de manutenção dos EH-101. :mrgreen:

???????????
WOT???

Não posso ser p único que acha que isso não faz sentido nenhum.....

Não percebo mesmo quem faz estas decisões

Cá está como deixam os C130 até a última e estavam a deixar os Merlin e, o fazem em muita coisa. Para desviar para outros interesses.
Afinal o problema não é só nas cativações.
 

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2818 em: Maio 23, 2023, 08:01:52 pm »
Tipo RSI ao desbarato,  subvenções vitalícias, injecção na banca, perdão fiscal a alguns...
A questão não é tirar deste ou daquele programa para meter noutro. É tirar, simplesmente.
As FA's têm de ser contempladas com as verbas necessárias à manutenção de todas as suas capacidades. Simplemente isso.
Novos investimentos tem de ser feitos à parte.
João Pereira
 

*

LSM

  • Membro
  • *
  • 2
  • +1/-0
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2819 em: Maio 24, 2023, 12:07:24 am »
Va venha la 2 A400M, e acabamos por aqui este tema....

3 mínimo. Por causa da "cultura" dos habituais 2/3 inop  :bang:

E já que vieram as abelhas do mel, já estou como diz o LSM, se pudessem produzir uma versão de maior capacidade era bom, sempre tapava o buraco que fica.

Pena não virem a tempo antes do 5 e 6 destes

Não seria descabido a FAP/outros utilizadores do KC390 negociarem com a Embraer um atraso na entrega dos últimos aviões encomendados, na expectativa de virem a ser trocados por outros com maiores capacidades ou valências.