KC-390 na FAP

  • 3583 Respostas
  • 468260 Visualizações
*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2295 em: Setembro 20, 2022, 11:32:32 am »
(...)
https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/embraer-e-l3harris-vao-desenvolver-o-flying-boom-para-o-kc-390-atender-requisitos-da-usaf

A ideia é aproveitar o já desenvolvido KC390 para oferecer um "pacote" mais económico e com uma disponibilidade mais imediata do que estar a desenvolver outros projetos de raiz que provavelmente também irão aparecer.

Tudo vem do conceito (Agile combat) que precisa de uma implementação do conceito Agility Boom.
https://warontherocks.com/2020/09/agility-boom-fueling-innovation-and-the-air-forces-blunt-layer/

Por outras palavras querem usar algo da categoria do C-130 para servir de tanker, isto para permitir estruturas de reabastecimento mais ágeis e resilientes. Há já a ideia de usar o C-130 para isto, contudo é necessário também desenvolver o Boom e adaptar o mesmo.

Conforme as alterações necessárias, pode ser vantajoso usar parte da larga frota de C-130 ou adquirir novos aviões por um preço semelhante. E acho que é aqui que a Embraer e L3Harris estão a apostar, principalmente a velocidade do KC-390 em relação ao C-130 que pode ser uma boa vantagem (depende dos requisitos do ainda não aberto concurso)

Eu duvido que adquirir KCs novos fique a um preço equivalente a modificar C-130 existentes. São mais de 100 milhões por aeronave, e isto numa versão básica, sem o equipamento de auto-defesa nem os pods de abastecimento, imagino como seria uma versão totalmente equipada para a USAF, que incluísse o Boom. É brinquedo para custar uns 150 milhões, ou mais!

 (...)

Em relação ao preços vai depender do nível de modificações e da quantidade necessária de meios necessários.

Se as modificações necessários forem de tal forma extensas que impeçam a utilização do MC-130/KC-390 para transporte logístico ou que o tempo de remover o kit Boom (caso seja removível) seja demasiado elevado e a quantidade de meios necessária seja demasiado grande.

Pode não ser benéfico para a USAF retirar C-130 das frotas de transporte e converter para tanker, pois podem fazer falta (iram fazer de certeza num cenário de conflito), ou certas versões mais antigas não suportem as alterações estruturais necessárias.

E aí pode haver a necessidade de a USAF adquirir meios novos, e penso que seja aí que o KC-390 pode ser opção.

Em relação ao preço unidade, não esquecer que adquirimos um simulador e todo material de suporte e "apenas" 5 unidades, se a Embraer conseguisse o contrato com a USAF certamente que não seriam apenas 5 unidades (secalhar estamos a falar de mais unidades do que todas as encomendas até agora), e para garantir o contrato acho que facilmente a Embraer baixava o preço por unidade (ainda mais pk nessa altura o R&D deverá estar quase todo pago, e futuras vendas serão só "lucro").

Contudo isto é tudo especulação pois acho que ainda nem existe concurso, nem requisitos escritos.

Alves, a USAF não vai, quase de certeza, adquirir o KC390, se necessitassem assim tanto de Reabastecedores tácticos, tinham outros modelos de acfts, de Fabrico nacional, que se prestariam a essa função.

Abraços

Sim, o mercado Americano é demasiado difícil de entrar, pois há demasiadas empresas bem estabelecidas (com bons produtos) com uma forte capacidade de lobby. Ainda mais que isto tudo é só algo muito hipotético e não passa de uma resposta/solução da L3Harris a um conceito que ainda está a ser discutido dentro da USAF.

Contudo os Americanos também são bastante pragmáticos, fazem um concurso sério com bons requisitos e escolhem quem tem melhor nota (mesmo que não seja o favorito), o que as vezes acontece é o programa ser cancelado posteriormente pois perde-se a "vontade".
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8565
  • Recebeu: 3915 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2296 em: Setembro 20, 2022, 12:20:28 pm »
Em relação ao preços vai depender do nível de modificações e da quantidade necessária de meios necessários.

Se as modificações necessários forem de tal forma extensas que impeçam a utilização do MC-130/KC-390 para transporte logístico ou que o tempo de remover o kit Boom (caso seja removível) seja demasiado elevado e a quantidade de meios necessária seja demasiado grande.

Pode não ser benéfico para a USAF retirar C-130 das frotas de transporte e converter para tanker, pois podem fazer falta (iram fazer de certeza num cenário de conflito), ou certas versões mais antigas não suportem as alterações estruturais necessárias.

E aí pode haver a necessidade de a USAF adquirir meios novos, e penso que seja aí que o KC-390 pode ser opção.

Em relação ao preço unidade, não esquecer que adquirimos um simulador e todo material de suporte e "apenas" 5 unidades, se a Embraer conseguisse o contrato com a USAF certamente que não seriam apenas 5 unidades (secalhar estamos a falar de mais unidades do que todas as encomendas até agora), e para garantir o contrato acho que facilmente a Embraer baixava o preço por unidade (ainda mais pk nessa altura o R&D deverá estar quase todo pago, e futuras vendas serão só "lucro").

Contudo isto é tudo especulação pois acho que ainda nem existe concurso, nem requisitos escritos.

Na chance remota desta nova versão do KC vir a ser a escolhida pela USAF, eles devem tentar fazer de tudo para que seja fabricado lá, principalmente se for numa quantidade considerável. O que aumenta os custos.

Quanto aos nossos, no contrato (e de memória), está estipulado cerca de 600 milhões para os 5 KCs + simulador, e isto exclui o valor dos sistemas da Elbit, da manutenção, etc. É apenas das aeronaves simples mais o simulador. O que no mínimo dá um valor de 100 milhões cada uma, se o simulador também custar o mesmo (o que duvido).

Mas é esperar para ver.

Agora pergunto-me porque é que sai uma notícia de algo que pode beneficiar as FAs portuguesas (disse "pode") e a primeira coisa que fazem é tentar arranjar problemas, desvalorizar  e embirrar com questiúnculas.

Em primeiro, não podemos olhar para isto como "hopes and dreams". Há que ser realista, e perceber que, para já, nada mais é que uma ideia, que nos próximos anos gerará um protótipo e logo se vê. Entretanto já falam como se a versão em causa já estivesse ao serviço da USAF. Depois é uma aeronave em si que tem limitações, nomeadamente no raio de acção.

Este tipo de ideia, tem um enorme potencial de vendas inclusive fora dos EUA, porque o que não faltam são países que operam/vão operar o F-35*, e não têm aeronave AAR para os abastecer. E é aqui que entra, não o KC-390, mas o conceito em si, que poderá ganhar muitos interessados. E nisto, certamente que os fabricantes americanos não vão ficar de braços cruzados e deixar ganhar o KC.

Para nós, só será bom em 3 cenários:
-o Boom ser fácil de instalar sem grandes modificações, tornando qualquer um dos 5 viável para tal (o que muito dificilmente será o caso)
-comprarmos unidades extra do KC com Boom
-ou (quanto a mim a melhor opção) modificar dois dos KCs nosso, tendo em mente a ideia já falada dos A-400M, passando a FAP a ter 3 C-390, 2 KC-390 com Boom e 2 A-400M.

Mas até isto, é dar um passo maior que a perna, já que não passa da teoria esta variante do KC. Se ganha o KC-130, é para esquecer, e mais vale irmos logo para MRTT e entrar no tal consórcio multinacional.

*Se querem que eles voem mais longe em configuração stealth, não podem ter tanques externos, e aí um AAR táctico pode safar.
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1802
  • Recebeu: 1686 vez(es)
  • Enviou: 2544 vez(es)
  • +5502/-2918
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2297 em: Setembro 20, 2022, 12:30:18 pm »
Não vai acontecer na FAP !
A única chance é o A-330MRTT convertido do mercado civil !
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, tenente

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8565
  • Recebeu: 3915 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2298 em: Setembro 20, 2022, 01:58:19 pm »
E ficávamos muito bem servidos com o MRTT!
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5578
  • Recebeu: 5566 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2299 em: Setembro 20, 2022, 02:29:22 pm »
On/off-topic: durante o certame Defense Expo Korea 2022, que amanhã se inicia em Seul, a KAI irá anunciar que deu início ao desenvolvimento do MC-X "Orca", cargueiro militar táctico, que se pretende que venha a ser o substituto do C-130 a partir de 2026 na força aérea sul-coreana.





Mais um concorrente em perspectiva para o (K)C-390 Millennium.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2300 em: Setembro 20, 2022, 02:50:11 pm »
On/off-topic: durante o certame Defense Expo Korea 2022, que amanhã se inicia em Seul, a KAI irá anunciar que deu início ao desenvolvimento do MC-X "Orca", cargueiro militar táctico, que se pretende que venha a ser o substituto do C-130 a partir de 2026 na força aérea sul-coreana.





Mais um concorrente em perspectiva para o (K)C-390 Millennium.


CG, parece-me que este cargueiro é bem maior que 390, muito provavelmente as capacidades deste Orca, estarão entre o 390 e o kawasaki C2 Nipónico.
O PMD deste ORCA deverá rondar as 110/115 Tons, cerca de mais vinte que o 390.


Specifications (C-2)

Data from Flight International[33] Acquisition, Technology & Logistics Agency : C-2 Cargo Aircraft

General characteristics

Crew: 3: 2 pilots and 1 loadmaster
Capacity: 32 t limited to +2.5g  ; 36 t limited to +2.25g ; maximum payload 37.6 t
Field Operation System or Truck Crane or 8 X 463L Pallets or 1 UH-60JA helicopter or 1 Maneuver Combat Vehicle wheeled tank destroyer
Length: 43.9 m (144 ft 0 in)
Wingspan: 44.4 m (145 ft 8 in)
Height: 14.2 m (46 ft 7 in)

Empty weight: 69,000[62] kg (152,119 lb)
Max takeoff weight: 141,400 kg (311,734 lb)
Powerplant: 2 × General Electric CF6-80C2K1F turbofan engines, 265.7 kN (59,740 lbf) thrust each


Performance

Maximum speed: 920 km/h (570 mph, 500 kn)
Maximum speed: Mach 0.82
Cruise speed: 890 km/h (550 mph, 480 kn) / M0.8
Range:
7,600 km (4,700 mi, 4,100 nmi) with 20 t (20 long tons; 22 short tons) payload
5,700 km (3,500 mi; 3,100 nmi) with 30 t (30 long tons; 33 short tons) payload
4,500 km (2,800 mi; 2,400 nmi) with 36 t (35 long tons; 40 short tons) payload
Ferry range: 9,800 km (6,100 mi, 5,300 nmi)

Service ceiling: 13,100[62] m (43,000 ft)
Minimum takeoff distance: 500 m (1,641 ft)




https://en.wikipedia.org/wiki/Kawasaki_C-2

Abraços
« Última modificação: Setembro 20, 2022, 03:11:24 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5578
  • Recebeu: 5566 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2301 em: Setembro 20, 2022, 03:34:04 pm »
CG, parece-me que este cargueiro é bem maior que 390, muito provavelmente as capacidades deste Orca, estarão entre o 390 e o kawasaki C2 Nipónico.
O PMD deste ORCA deverá rondar as 110/115 Tons, cerca de mais vinte que o 390.

Também me parece um pouco maior, para ser sincero. De acordo com os sul-coreanos, terá um alcance de 6000km com 20t (8000km com 25t em versões especializadas), em tudo similar ao do A400M por exemplo, embora digam que a aeronave situar-se-á na categoria de nicho de mercado ocupado pelo C-130J e KC-390.
« Última modificação: Setembro 20, 2022, 03:59:54 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2302 em: Setembro 20, 2022, 05:44:52 pm »
Eu agora vou ser porco :mrgreen:, o que acham da opção/tendência dos coreanos terem optado por jet engines para o novo avião?

Será que o risco "diminuto" pela posição dos motores com a ingestão de detritos em pistas não preparadas e o desgaste causado por poeiras já compensa o ganho em velocidade?

Disclaimer: Eu acho o KC-390 um projeto interessante e com futuro, mas sou da opinião que para a FAP a melhor opção seria uns C-130 novos/semi-novos (aguentassem +20 anos) apenas porque não temos dinheiro para arriscar num projeto que pode ter problemas e correríamos o risco de estar isolados quanto a utilização na Europa (que felizmente é um risco menor).
 

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 264
  • Recebeu: 154 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +75/-2405
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2303 em: Setembro 20, 2022, 06:18:30 pm »
On/off-topic: durante o certame Defense Expo Korea 2022, que amanhã se inicia em Seul, a KAI irá anunciar que deu início ao desenvolvimento do MC-X "Orca", cargueiro militar táctico, que se pretende que venha a ser o substituto do C-130 a partir de 2026 na força aérea sul-coreana.





Mais um concorrente em perspectiva para o (K)C-390 Millennium.

Curioso... o Patch do time de testes do KC-390 da Embraer:

« Última modificação: Setembro 20, 2022, 06:19:28 pm por Tikuna »
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4074
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2814
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2304 em: Setembro 20, 2022, 09:09:02 pm »
Lendo por aqui um comentário, só tenho receio que quem têm copiado tanto, venham agora acusar outros de copiar.

Vai sair bate boca para a galera  ;D
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5578
  • Recebeu: 5566 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2305 em: Setembro 20, 2022, 11:22:59 pm »

No âmbito dos projetos PESCO também está a avançar o FMTC

https://www.aviacionline.com/2022/07/fmtc-project-birth-of-a-new-european-medium-tactical-transport-aircraft/

Será, ao que tudo indica, o futuro Airbus A200M.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, Subsea7

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4029 vez(es)
  • Enviou: 10039 vez(es)
  • +8453/-245
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2306 em: Setembro 21, 2022, 05:46:56 am »
Volto a frisar (pela enésima vez) que o grande problema do Ká-cê não é motorização nem a capacidade de carga, mas sim as suas pernas curtas. No caso de um país periférico da Europa, com o historial de empenhar forças em África, este é — e será sempre —, o seu maior grande constrangimento. Se um dia — improvável, devido ao “insucesso” comercial — a EMB desenvolver uma versão com maior alcance, então mudo-me para o clube de fãs. Até lá, nem vale a pena comentar mais.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, tenente, Subsea7

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2307 em: Setembro 21, 2022, 07:54:51 am »
Volto a frisar (pela enésima vez) que o grande problema do Ká-cê não é motorização nem a capacidade de carga, mas sim as suas pernas curtas. No caso de um país periférico da Europa, com o historial de empenhar forças em África, este é — e será sempre —, o seu maior grande constrangimento. Se um dia — improvável, devido ao “insucesso” comercial — a EMB desenvolver uma versão com maior alcance, então mudo-me para o clube de fãs. Até lá, nem vale a pena comentar mais.

Esta gente quer colocar o  " Arco da Rua Augusta na Rua da Betesga ", e isso dá merda, é o que é !!

Abraços para ti e cumprimentos aos Kangurus. ;)

« Última modificação: Setembro 21, 2022, 07:56:56 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 981
  • Recebeu: 339 vez(es)
  • Enviou: 188 vez(es)
  • +48/-139
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2308 em: Setembro 21, 2022, 09:24:43 am »
Charlie Jaguar...o teu contacto na L3Harris não tinha acesso à maquete do avião nas instalações deles que mostra o reabastecedor P&D debaixo das asas e não tanques extra, juntamente com o Boom e alteração da capacidade de reabastecimento do KC para ser reabastecido tbm ele por boom.

É só clicar no link que o Rogério postou.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5578
  • Recebeu: 5566 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2309 em: Setembro 21, 2022, 10:39:03 am »
Charlie Jaguar...o teu contacto na L3Harris não tinha acesso à maquete do avião nas instalações deles que mostra o reabastecedor P&D debaixo das asas e não tanques extra, juntamente com o Boom e alteração da capacidade de reabastecimento do KC para ser reabastecido tbm ele por boom.

É só clicar no link que o Rogério postou.

Vou-lhe responder tal e qual me respondeu ontem: quer dizer que nunca viu uma maquete que não é exatamente igual às imagens reais? Estou chocado.

E também seria uma péssima estratégia de marketing vir a público com as dúvidas existentes quanto ao projecto, não acha?

Mas se é necessário recordar-lhe aquilo que escrevi, aqui fica então:

Segundo uma fonte da L3 Harris que conheço bem, pese embora na teoria o KáCê possa vir a ser um three point tanker, há preocupações quanto ao endurance e características aerodinâmicas da aeronave. Daí que com a flying boom e a sua capacidade de transferir combustível de forma mais rápida, a opção mais viável e segura seja dotar a aeronave de tanques subalares de "300 a 350 USG" (presentes na ilustração), e não os pods probe & drogue da Cobham. E, naturalmente, contrabalançar o peso crítico extra da lança, que obrigará certamente a importantes reforços estruturais e mudança do CG do aparelho.

A artist impression, que é tão super detalhada que até dá para ver o pod Litening e o weathering na fuselagem do Millennium, mostra a aeronave com tanques e não com pods de reabastecimento (se bem que o caça que está a receber combustível através da boom se assemelhe muito mais a um KF-21 do que a um F-35A, para dizer a verdade). Por isso pense aquilo que quiser, até porque estamos aqui a gastar conversa muito provavelmente para nada, pois não há nada que indicie que alguma vez este conceito possa vir a ser utilizado a nível nacional. E é isso que aqui interessa, o resto é no tópico do KC-390 noutra secção do fórum.
« Última modificação: Setembro 21, 2022, 11:34:37 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente