KC-390 na FAP

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Red Baron

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2130 em: Junho 16, 2022, 06:47:49 pm »
Está claro que os maluquinhos do "cá-cê" vão entrar em delírio com esta notícia.
 Não esquecer que os Países Baixos já possuem uma componente estratégica com os A330MRTT e o C-17.
 O "cá-cê" vai apenas substituir o velhinho C-130H nas missões tácticas.

Estupidez, imbecilidade e talvez corrupção é um país sem aeronaves de transporte com algum pendor estratégico ir optar pelo "cá-cê". Quando podia escolher o A400M. Em que obviamente teria auxílio e compraria-o a bom preço devido à quantidade de aeronaves surplus disponíveis. E era sem dúvida a opção que serviria mais os interesses operacionais do país, dos contribuintes e da própria FAP. Oferecendo ainda maior interoperabilidade com a maioria dos nossos aliados.

Mesmo com esta compra de cinco aeronaves por parte dos países Baixos, o numero de aeronaves a ser construídas até á data desse fornecimento será não muito mas muitíssimo baixo, convirá não esquecer que o numero de unidades a comprar pela FAB, sofreu a redução que sofreu, não chegando esta nova compra, para repor sequer o numero inicial de vendas de 35 aeronaves inicialmente contratualizadas pelo Brasil, Portugal e Hungria.

Eu mantenho a mesma posição que aqui expressei, desde o primeiro dia em os ditos responsáveis Portugueses optaram por este modelo.
Esta aeronave não serve os interesses da FAP, das nossas FFAA nem de Portugal, dito isto, não desejo que este projecto seja um flop, antes pelo contrário, desejo que seja um sucesso de vendas para assim facilitar e muito a operação das frotas que existirem nos diversos Países que optem pelo 390 !

Abraços

Não concordo, se o Embraer conseguir cumprir com o prometido e conseguir o custo de hora de voo que promete então é bom negocio.É tipo o AW119.
Basta lembrar que estamos pelo menos um anos apenas com um C-130.

Agora, eu tenho muitas duvidas com este projecto.
 

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Vitor Santos

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2131 em: Junho 16, 2022, 08:38:55 pm »
Holanda vai de C-390M da Embraer


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Ministério da Defesa Holandês informou que compra deverá ser de cinco unidades do jato de transporte Embraer C-390M, com primeira entrega em 2026, em substituição a quatro aeronaves C-130 que atingiram o fim de suas vidas úteis.

Nesta quinta-feira, 16 de junho, o Ministério da Defesa Holandês divulgou nota informando que encontrou um sucessor para seus aviões de transporte C-130H Hercules: o C-390M da fabricante brasileira Embraer. A informação foi dada hoje pelo secretário de Estado Christophe Van der Maat para a Câmara de Representantes do país.

A nota diz que a primeira entrega deverá chegar em 2026, e que a razão para a renovação da frota é que os quatro exemplares de C-130H em serviço atingiram o limite de suas vidas úteis, com cada vez menor disponibilidade, o que motivou a substituição nesta década ao invés de 2031, como inicialmente previsto.


Ampliação da frota para aumentar número de horas de voo de transporte

O programa de seleção de um novo avião de transporte previa que os 4 aviões Lockheed  C-130H Hercules deveriam ser substituídos por igual número de aeronaves novas. Porém, segundo Van der Maat, há uma necessidade de ampliar o esforço aéreo da frota de transporte, de 2.400 para 4.000 horas de voo.

Esta necessidade ficou patente, conforme a informação do ministério ao Legislativo, devido às evacuações no Afeganistão em 2021 e à mudança drástica na situação de segurança no Leste Europeu, havendo um déficit de apoio às unidades europeias que a Holanda deverá contribuir para reduzir. A capacidade adicional de transporte aéreo também deverá aumentar a velocidade de resposta às calamidades.

Requerimentos e custos

Ainda segundo a nota do Ministério da Defesa, foram estabelecidos diferentes requerimentos para o sucessor do C-130, e na seleção o Embraer C-390M se saiu melhor que o Lockheed Martin C-130J Super Hercules, que era a alternativa de escolha. Os itens destacados foram a maior disponibilidade, a pontuação superior em diversos requerimentos técnicos e operacionais, assim como a menor necessidade de manutenção.


Além disso, conforme informações do ministério, o C-390M já é capaz de atender ao requerimento mínimo de 2.400 horas de voo com uma frota de 4 jatos. Em comparação, seriam necessárias 5 aeronaves C-130J para atender ao mesmo requisito. O C-390M também deverá participar do Comando Aéreo de Transporte Europeu, parceria que envolve 7 países do continente e que reúne aviões de transporte tanto similares quanto diferentes.

O custo divulgado do programa também foi aumentado devido à necessidade de mais horas de voo. Inicialmente, a estimativa era entre 250 milhões e 1 bilhão de euros, o que agora é estimado entre 1 bilhão e 2,5 bilhões de euros. A nota não deu detalhes sobre esses custos, que de qualquer forma têm uma faixa de valores bem ampla entre o mínimo e o máximo, como se pode ver. Assim, não é possível saber no momento se são referentes ao esforço de voo anual, ao programa de aquisição ou ambos.

IMAGENS (em caráter meramente ilustrativo): Embraer
 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2022/06/16/holanda-vai-de-c-390m-da-embraer/
 

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Vitor Santos

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2132 em: Junho 16, 2022, 08:49:03 pm »
Holanda escolhe o Embraer C-390 como sucessor do Hércules, e elogia avião brasileiro


Citar
O Embraer C-390M foi a aeronave escolhida pelo Ministério da Defesa da Holanda para substituir as aeronaves C-130H Hercules da Força Aérea do país. Cinco novas aeronaves serão fabricadas pela Embraer no Brasil, e entregues a partir de 2026.

De acordo com o comunicado do Ministério da Defesa da Holanda, os atuais quatro C-130H serão substituídos pelos C-390 até o final desta década.

A substituição imediata é pela necessidade de mais horas de voo, escreve Van der Maat, Ministro da Defesa da Holanda. Ele se refere às evacuações no Afeganistão em 2021 e à situação de segurança drasticamente alterada no flanco leste da Europa como a motivação para expandir o uso da frota.

Aviões C-130 da Holanda.

Na pesquisa, o C-390M saiu melhor que o C-130J da Lockheed Martin, que foi visto como uma alternativa. Por exemplo, a disponibilidade do C-390M é maior, o avião pontua melhor em vários requisitos operacionais e técnicos e requer menos manutenção.

Além disso, o C-390M já pode atender ao requisito mínimo de 2400 horas de voo disponíveis por ano com 4 aeronaves. O C-130J precisa de 5 aeronaves para cumprir essa meta.

Apesar disso, a Holanda decidiu por encomendar cinco aviões C-390M, expandindo ainda mais sua capacidade de transporte.

A intenção é que o Embraer C-390M também participe do Comando Europeu de Transporte Aéreo. Esta é uma parceria na área do transporte aéreo de 7 países europeus. A adição do C-390M beneficiará o agrupamento e o compartilhamento de capacidades em um contexto europeu. Isso é feito com aviões semelhantes, mas também diferentes, da categoria de transporte.

Como a Holanda quer fazer mais horas de voo, os custos estimados também aumentarão. A aquisição dos aviões pode ter um custo total de 1 bilhão de euros.


O Embraer KC-390 (ou C-390M em sua versão sem capacidade REVO) é uma aeronave bimotora de transporte tático multimissão. A palavra “tático” se traduz na aplicação operacional do avião: transporte de tropas, armamentos, munição, veículos, blindados e lançamento de infantaria paraquedista em pontos mais próximos da linha de frente do combate. Além disso, a outra missão desempenhada pelo KC-390 é o reabastecimento em voo.

Fora o transporte e o REVO, a aeronave foi projetada para realizar operações de busca e salvamento (SAR), evacuação aeromédica (EVAM), combate a incêndio e missões de reconhecimento. Tais capacidades estão sendo desenvolvidas pela Embraer e a FAB.

A sua capacidade máxima é de transportar 26 toneladas a bordo. O alcance máximo em traslado (sem carga a bordo) é de 8400 km, utilizando tanques internos. Com a carga máxima de 26 toneladas concentrada, o KC-390 tem um alcance de 2000 quilômetros, com essa autonomia aumentando para 2722 quilômetros ao transportar 23 toneladas.

 :arrow:  https://www.aeroflap.com.br/holanda-escolhe-o-embraer-c-390-como-sucessor-do-hercules-e-elogia-aviao-brasileiro/
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2133 em: Junho 16, 2022, 09:03:23 pm »
Está claro que os maluquinhos do "cá-cê" vão entrar em delírio com esta notícia.
 Não esquecer que os Países Baixos já possuem uma componente estratégica com os A330MRTT e o C-17.
 O "cá-cê" vai apenas substituir o velhinho C-130H nas missões tácticas.

Estupidez, imbecilidade e talvez corrupção é um país sem aeronaves de transporte com algum pendor estratégico ir optar pelo "cá-cê". Quando podia escolher o A400M. Em que obviamente teria auxílio e compraria-o a bom preço devido à quantidade de aeronaves surplus disponíveis. E era sem dúvida a opção que serviria mais os interesses operacionais do país, dos contribuintes e da própria FAP. Oferecendo ainda maior interoperabilidade com a maioria dos nossos aliados.

Mesmo com esta compra de cinco aeronaves por parte dos países Baixos, o numero de aeronaves a ser construídas até á data desse fornecimento será não muito mas muitíssimo baixo, convirá não esquecer que o numero de unidades a comprar pela FAB, sofreu a redução que sofreu, não chegando esta nova compra, para repor sequer o numero inicial de vendas de 35 aeronaves inicialmente contratualizadas pelo Brasil, Portugal e Hungria.

Eu mantenho a mesma posição que aqui expressei, desde o primeiro dia em os ditos responsáveis Portugueses optaram por este modelo.
Esta aeronave não serve os interesses da FAP, das nossas FFAA nem de Portugal, dito isto, não desejo que este projecto seja um flop, antes pelo contrário, desejo que seja um sucesso de vendas para assim facilitar e muito a operação das frotas que existirem nos diversos Países que optem pelo 390 !

Abraços

Não concordo, se o Embraer conseguir cumprir com o prometido e conseguir o custo de hora de voo que promete então é bom negocio.É tipo o AW119.
Basta lembrar que estamos pelo menos um anos apenas com um C-130.

Agora, eu tenho muitas duvidas com este projecto.

Ainda bem.
Quanto a cumprir promessas lembro-me do preço de venda/unidade anunciado pela EMB, e o valor que Portugal pagou p/unidade.
O custo H/V é apenas uma das vertentes a ter em conta existem outras tão ou mais importantes.
Quanto a promessas é sem duvida um bom presságio!
Acerca do Kualita não misturemos os tópicos o meu ponto de vista quanto à aquisição desse heli está  bem patente no topico dedicado.

Cumprimentos
« Última modificação: Junho 16, 2022, 09:06:07 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Tikuna

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2134 em: Junho 16, 2022, 11:06:58 pm »
Aguardem novidades nas vendas do KC

Bom... ai está.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2135 em: Junho 17, 2022, 09:45:07 am »
A Holanda sempre foi um caso muito sui generis no que concerne a aeronaves de transporte. Apesar de as suas FFAA terem características mais expedicionárias que a Bélgica, por exemplo, este último país operou uma dúzia de C-130H desde os anos 70, até à sua substituição pelos A400M.

Já a Holanda, adquiriu um par de C-130H-30, nos anos 90 e um par de C-130H usados em 2010. Durante décadas a sua principal aeronave de transporte foi o Fokker F-27 (mais os KDC-10), avião de fabrico holandês com capacidades muito limitadas — mais ligeiro que o C295.

O ká-cê para eles é tipo C-17. Independentemente das razões por detrás desta escolha, são muito boas notícias para a EMB.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2136 em: Junho 17, 2022, 01:18:41 pm »
Estes holandeses/neerlandeses, sempre a lixar-nos ao longo da História. :mrgreen:

A Holanda sempre foi um caso muito sui generis no que concerne a aeronaves de transporte. Apesar de as suas FFAA terem características mais expedicionárias que a Bélgica, por exemplo, este último país operou uma dúzia de C-130H desde os anos 70, até à sua substituição pelos A400M.

Já a Holanda, adquiriu um par de C-130H-30, nos anos 90 e um par de C-130H usados em 2010. Durante décadas a sua principal aeronave de transporte foi o Fokker F-27 (mais os KDC-10), avião de fabrico holandês com capacidades muito limitadas — mais ligeiro que o C295.

O ká-cê para eles é tipo C-17. Independentemente das razões por detrás desta escolha, são muito boas notícias para a EMB.

Exactamente, é uma postura que sempre admirou boa parte do pessoal neerlandês que conheço, e com quem costumo trabalhar ou colaborar frequentemente, precisamente porque o vizinho belga, por exemplo, tem outra visão quase diria radicalmente diferente no que diz respeito à importância do transporte aéreo táctico.

Os ecos desta decisão têm estado a gerar muito ruído por lá, é unanimemente considerada uma surpresa, e de facto são excelentes notícias para a Embraer. Os neerlandeses parecem pretender utilizar as 5 aeronaves exclusivamente como aeronave de transporte, relegando obviamente o reabastecimento aéreo para os A330 MRTT, o que será basicamente idêntico ao nosso caso, excepção feita ao conjunto solitário de pods "probe & drogue" que adquirimos à Cobham e que capacitará qualquer um dos cinco aparelhos a ser igualmente tanker a dado momento.


Basta lembrar que estamos pelo menos um anos apenas com um C-130.

Por acaso estás há 3 meses com 2 C-130H a operar em simultâneo, para ser mais correcto.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2137 em: Junho 18, 2022, 02:24:32 pm »
Primeiro, boas noticias para a EMB e porque não dizer para a FAP, 3 países na NATO com o 390, embora com poucas células,  não deixa de ser um bom portefólio.

Segundo, com entregas a partir de 2026, é  uma forma de estender mais um pouco a linha de produção, além do último (2027) da FAP, e os poucos que a FAB pretende por ano, uma vez que, caso negócio da Índia venha a concretizar-se, muito provavelmente, alguns terão de ser fabricados localmente.

Depois da deceção que foi a escolha por parte do suecos do Juliett, a EMB ainda pode sonhar que os checos comprem umas unidades.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2138 em: Junho 18, 2022, 04:01:20 pm »
Primeiro, boas noticias para a EMB e porque não dizer para a FAP, 3 países na NATO com o 390, embora com poucas células,  não deixa de ser um bom portefólio.

Segundo, com entregas a partir de 2026, é  uma forma de estender mais um pouco a linha de produção, além do último (2027) da FAP, e os poucos que a FAB pretende por ano, uma vez que, caso negócio da Índia venha a concretizar-se, muito provavelmente, alguns terão de ser fabricados localmente.

Depois da deceção que foi a escolha por parte do suecos do Juliett, a EMB ainda pode sonhar que os checos comprem umas unidades.

Exacto, se os checos comprassem a coisa compunha-se. Os Finlandeses não querem ser NATO? Só votamos a favor se comprassem o KC, tipo pirraça dos Turcos.  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

P.S. E a Argentina nada? Agora que até andam a comprar patrulhas aos franciús... :mrgreen:



Já agora, Chile.  ;)



"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2139 em: Junho 18, 2022, 04:27:16 pm »
Eu sonhei ou o KC no início tinha previsto carregar cargas no exterior em cima da zona das asas em cima da fuselagem?
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2140 em: Junho 19, 2022, 09:14:58 am »
Eu sonhei ou o KC no início tinha previsto carregar cargas no exterior em cima da zona das asas em cima da fuselagem?



Só a versão tuga
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2141 em: Junho 19, 2022, 01:44:12 pm »
Eu sonhei ou o KC no início tinha previsto carregar cargas no exterior em cima da zona das asas em cima da fuselagem?



Só a versão tuga

Hehehe

Mas a sério. Eu acho que tinha lido isso num jornal quando optaram pelo KC. Mas devo estar confuso. Já procurei na NET e não encontrei nada.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2142 em: Junho 19, 2022, 02:07:35 pm »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2143 em: Junho 21, 2022, 04:50:43 pm »
O acordo de parceria estabelecido entre a Embraer e as empresas do grupo Fokker, poderá dar azo a futuras modificações e novas valências no (K)C-390 Millennium.

Citar
(...) As part of the industrial offsets of a hypothetical C-390 Millennium purchase by RNLAF, Embraer could add Fokker Techniek’s expertise in aircraft modification and conversion, together with Fokker Services’ experience in the creation of customized support and maintenance solutions, to give birth to a new generation of Brazilian special mission aircraft, continuing and surpassing the initial success of the E-99/R-99 platform.

There would even be the possibility of these companies assisting Embraer in the creation of conversion kits and/or modifications for the C-390. The Millennium’s high performance and large internal volume, coupled with the fact that it already has an under-fuselage pylon and 2 under-wing pylons for in-flight refueling, would allow rapid conversion from transport aircraft to other tasks such as Intelligence, Surveillance and Reconnaissance (ISR), Search And Rescue (SAR), firefighting, airborne command post, support for special forces operations, etc.

All of this would be made possible through the installation of various palletized mission modules and pods, which could be easily attached to and removed from the C-390 as required, providing great operational flexibility and allowing the Millennium to grow beyond its original design specifications into a true multi-mission force multiplier.

https://www.aviacionline.com/2021/10/embraer-fokker-a-surprising-defense-partnership-that-actually-makes-a-lot-of-sense/
« Última modificação: Junho 21, 2022, 04:54:04 pm por Charlie Jaguar »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2144 em: Junho 21, 2022, 05:04:50 pm »
O acordo de parceria estabelecido entre a Embraer e as empresas do grupo Fokker, poderá dar azo a futuras modificações e novas valências no (K)C-390 Millennium.

Citar
(...) As part of the industrial offsets of a hypothetical C-390 Millennium purchase by RNLAF, Embraer could add Fokker Techniek’s expertise in aircraft modification and conversion, together with Fokker Services’ experience in the creation of customized support and maintenance solutions, to give birth to a new generation of Brazilian special mission aircraft, continuing and surpassing the initial success of the E-99/R-99 platform.

There would even be the possibility of these companies assisting Embraer in the creation of conversion kits and/or modifications for the C-390. The Millennium’s high performance and large internal volume, coupled with the fact that it already has an under-fuselage pylon and 2 under-wing pylons for in-flight refueling, would allow rapid conversion from transport aircraft to other tasks such as Intelligence, Surveillance and Reconnaissance (ISR), Search And Rescue (SAR), firefighting, airborne command post, support for special forces operations, etc.

All of this would be made possible through the installation of various palletized mission modules and pods, which could be easily attached to and removed from the C-390 as required, providing great operational flexibility and allowing the Millennium to grow beyond its original design specifications into a true multi-mission force multiplier.

https://www.aviacionline.com/2021/10/embraer-fokker-a-surprising-defense-partnership-that-actually-makes-a-lot-of-sense/

Nada que não aconteça no C-130J-J/30.
Cps,
 
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