KC-390 na FAP

  • 3583 Respostas
  • 467792 Visualizações
*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2010 em: Maio 24, 2022, 02:07:50 pm »
http://www.passarodeferro.com/2022/05/brasil-insiste-em-reduzir-encomenda-de.html

Não dá para cancelar esta bosta?

Os brasucas deram um passo maior do que as pernas e agora não têm dinheiro (quem se lixou foi a Embraer que fez o avião como eles queriam e a contar com x numero de vendas e agora ficam com o prejuízo nas mãos). O próximo a sofrer vai ser o Gripen e ainda vão receber uns SU ou MIG para o lugar deles.
« Última modificação: Maio 24, 2022, 02:17:08 pm por oi661114 »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2496
  • Recebeu: 915 vez(es)
  • Enviou: 3144 vez(es)
  • +597/-75
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2011 em: Maio 24, 2022, 02:20:44 pm »
Julgo (julgo, não garanto) que os maiores prejuídicados - para além de nós - é a FAB, que pagou o desenvolvimento à Embraer... e agora, cada vez mais, nem dinheiro do desenvolvimento nem aviões.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18295
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5950 vez(es)
  • +7163/-9540
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2012 em: Maio 24, 2022, 02:43:09 pm »
http://www.passarodeferro.com/2022/05/brasil-insiste-em-reduzir-encomenda-de.html

Não dá para cancelar esta bosta?

Os brasucas deram um passo maior do que as pernas e agora não têm dinheiro (quem se lixou foi a Embraer que fez o avião como eles queriam e a contar com x numero de vendas e agora ficam com o prejuízo nas mãos). O próximo a sofrer vai ser o Gripen e ainda vão receber uns SU ou MIG para o lugar deles.

Yep...

F-39F não será mais produzido no Brasil

Durante reunião com a imprensa especializada, o Comandante da Aeronáutica expôs o cronograma de aquisição do Gripen e revelou que os oito F-39F (biplace) serão fabricados na Suécia, contrariando o projeto inicial de serem construídos nas dependências da EMBRAER. A justificativa "é promover a produção nacional do modelo F-39E, que tem mais chance de alcançar vendas para outros países e a indústria nacional participar com um maior número de empresas."

O F-39F é um projeto exclusivamente desenvolvido para a Força Aérea Brasileira. Não está certo ainda se os suecos irão adquirir o modelo.

FONTE: https://www.cavok.com.br/fab-apresenta-detalhes-de-seus-programas-estrategicos-em-cafe-da-manha-com-a-imprensa
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: oi661114

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2013 em: Maio 24, 2022, 03:03:04 pm »
A FAB já deveria ter 14 C390 e tem sete, o cronograma arrasta-se até 2034 para a entrega de 22 aeronaves, quando deveria terminar em 2027.
Se a redução do numero de aeronaves for até ás quinze para a FAB, então a produção deste modelo, com as encomendas que agora tem, para três clientes, ficará reduzida a um máximo de 22 aeronaves !

A decisão Portuguesa quanto á compra desta aeronave, foi uma decisão errada mas penso que o pior ainda estará para vir pois, se, o numero de aeronaves a construir for o que referi acima os problemas quanto á aquisição de sobressalentes serão de muito dificil solução devido á reduzida quantidade de aeronaves construidas.

Quando os politicos se emiscuem onde não devem o resultado está á vista !!

Abraços
« Última modificação: Maio 24, 2022, 03:04:26 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, oi661114

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1685
  • Recebeu: 400 vez(es)
  • Enviou: 350 vez(es)
  • +100/-45
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2014 em: Maio 24, 2022, 03:26:10 pm »
tenente a quantidade de sobressalentes não influi diretamente na quantidade de sobressalentes a produzir, já os preços de aquisição dos mesmo sim.
Para não variar devemos ir meter os pés nos contratos de manutenção como é apanágio de Portugal aliado a um programa de contrapartidas fraco e aí sim vamos perder dinheiro (alguém o vai embolsar).

Quantos às aeronaves vamos ver...vamos ver.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2015 em: Maio 24, 2022, 05:20:30 pm »
A FAB já deveria ter 14 C390 e tem sete, o cronograma arrasta-se até 2034 para a entrega de 22 aeronaves, quando deveria terminar em 2027.
Se a redução do numero de aeronaves for até ás quinze para a FAB, então a produção deste modelo, com as encomendas que agora tem, para três clientes, ficará reduzida a um máximo de 22 aeronaves !

A decisão Portuguesa quanto á compra desta aeronave, foi uma decisão errada mas penso que o pior ainda estará para vir pois, se, o numero de aeronaves a construir for o que referi acima os problemas quanto á aquisição de sobressalentes serão de muito dificil solução devido á reduzida quantidade de aeronaves construidas.

Quando os politicos se emiscuem onde não devem o resultado está á vista !!

Abraços

O contrato de manutenção está incluído para os 12 primeiros anos de vida das aeronaves. Depois e que poderão ser elas...
 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2016 em: Maio 24, 2022, 05:24:03 pm »
Julgo (julgo, não garanto) que os maiores prejuídicados - para além de nós - é a FAB, que pagou o desenvolvimento à Embraer... e agora, cada vez mais, nem dinheiro do desenvolvimento nem aviões.

Não acredito que a Embraer se pudesse não teria alterado algumas especificações da aeronave, nomeadamente a quantidade de combustível  a bordo (tinha-se falado que a versão portuguesa traria depósitos ao lado do trem de aterragem, mas não sei como ficou isso) e o tipo de motor, mas estas foram as especificações da FAB e foi por ai que o avião foi feito. Tanto que as nossas versões diferem das brasileiras em alguns pontos.
 

*

MATRA

  • Especialista
  • ****
  • 1149
  • Recebeu: 983 vez(es)
  • Enviou: 1067 vez(es)
  • +108/-20
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2017 em: Maio 24, 2022, 05:58:43 pm »


Não acredito que a Embraer se pudesse não teria alterado algumas especificações da aeronave, nomeadamente a quantidade de combustível  a bordo (tinha-se falado que a versão portuguesa traria depósitos ao lado do trem de aterragem, mas não sei como ficou isso) e o tipo de motor, mas estas foram as especificações da FAB e foi por ai que o avião foi feito. Tanto que as nossas versões diferem das brasileiras em alguns pontos.

"tinha-se falado que a versão portuguesa traria depósitos ao lado do trem de aterragem"
- Nunca ouvi isso, pode-me indicar uma fonte? É uma alteração estrutural, penso que seria difícil de realizar.
"e o tipo de motor" - Aqui acredito que deve ter sido alguma confusão, todos os KC vão levar o V2500-E5.

O nosso, pelo que me lembro, iria distinguir-se pelas normais alterações necessárias para operar em ambiente NATO (link e afins) e pelo EW suite da Elbit. podem ainda aparecer alguns sem lança, para poupar uns cobres.  :-X
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2018 em: Maio 24, 2022, 06:05:17 pm »
A FAB já deveria ter 14 C390 e tem sete, o cronograma arrasta-se até 2034 para a entrega de 22 aeronaves, quando deveria terminar em 2027.
Se a redução do numero de aeronaves for até ás quinze para a FAB, então a produção deste modelo, com as encomendas que agora tem, para três clientes, ficará reduzida a um máximo de 22 aeronaves !

A decisão Portuguesa quanto á compra desta aeronave, foi uma decisão errada mas penso que o pior ainda estará para vir pois, se, o numero de aeronaves a construir for o que referi acima os problemas quanto á aquisição de sobressalentes serão de muito dificil solução devido á reduzida quantidade de aeronaves construidas.

Quando os politicos se emiscuem onde não devem o resultado está á vista !!

Abraços

O contrato de manutenção está incluído para os 12 primeiros anos de vida das aeronaves. Depois e que poderão ser elas...

Ora bem isso sera o que está contratualizado e espero que se cumpra, mas a manter-se o reduzido  numero de compradores daí em diante sera muito dispendioso adquirir os sobressalentes necessarios para manter a frota operacional e, no nosso caso será mais do mesmo canibalizar primeiro uma aeronave e depois uma segunda para manter as restantes no AR.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2019 em: Maio 24, 2022, 06:11:25 pm »
Julgo (julgo, não garanto) que os maiores prejuídicados - para além de nós - é a FAB, que pagou o desenvolvimento à Embraer... e agora, cada vez mais, nem dinheiro do desenvolvimento nem aviões.

Não acredito que a Embraer se pudesse não teria alterado algumas especificações da aeronave, nomeadamente a quantidade de combustível  a bordo (tinha-se falado que a versão portuguesa traria depósitos ao lado do trem de aterragem, mas não sei como ficou isso) e o tipo de motor, mas estas foram as especificações da FAB e foi por ai que o avião foi feito. Tanto que as nossas versões diferem das brasileiras em alguns pontos.

OI, em termos de segurança da aeronave seria a última estação onde colocar um tanque de fuel, pois no caso de uma aeronave de asa alta, fazer uma papada, tal localização potenciaria ainda um risco maior de se incendiar e explodir.
Repara no incidente com um 295 da FAP em PXO.
Se junto aos trens principais existisse um deposito e não havendo tempo para largar o fuel, tinha sido possivelmente um acidente e não um incidente, um desastre !!!
Para aumentar a autonomia que sejam adicionados tanques alares é o mais simples não obrigando a alterações estruturais na aeronave.

Abraços
« Última modificação: Maio 25, 2022, 10:32:22 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2020 em: Maio 24, 2022, 07:15:12 pm »
Julgo (julgo, não garanto) que os maiores prejuídicados - para além de nós - é a FAB, que pagou o desenvolvimento à Embraer... e agora, cada vez mais, nem dinheiro do desenvolvimento nem aviões.

Não acredito que a Embraer se pudesse não teria alterado algumas especificações da aeronave, nomeadamente a quantidade de combustível  a bordo (tinha-se falado que a versão portuguesa traria depósitos ao lado do trem de aterragem, mas não sei como ficou isso) e o tipo de motor, mas estas foram as especificações da FAB e foi por ai que o avião foi feito. Tanto que as nossas versões diferem das brasileiras em alguns pontos.

OI, em termos de segurança da aeronave seria a última estação onde colocar um tanque de fuel, pois no caso de uma aeronave de asa alta, fazer uma papada, tal localização potenciaria ainda um risco maior de se incendiar e explodir.
Repara no incidente com um 295 da FAP no PXO.
Se junto aos trens principais existisse um deposito e não havendo tempo para largar o fuel, tinha sido possivelmente um acidente e não um incidente, um desastre !!!
Para aumentar a autonomia que sejam adicionados tanques alares é o mais simples não obrigando a alterações estruturais na aeronave.

Abraços

Pois, tinha lido em algum lugar que referia o estudo para a possibilidade de ter depósitos na zona frontal e traseira do trem, para aumentar a autonomia, mas não estou a encontra o texto.

Quanto aos motores estava a falar dos CFM56 que também foram considerados no inicio
« Última modificação: Maio 24, 2022, 07:24:48 pm por oi661114 »
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1798
  • Recebeu: 1685 vez(es)
  • Enviou: 2539 vez(es)
  • +5502/-2916
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2021 em: Maio 24, 2022, 07:44:39 pm »
Será risonho o futuro da frota por cá...
Cps.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5577
  • Recebeu: 5562 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2022 em: Maio 24, 2022, 07:58:34 pm »
Pois, tinha lido em algum lugar que referia o estudo para a possibilidade de ter depósitos na zona frontal e traseira do trem, para aumentar a autonomia, mas não estou a encontra o texto.

Pode-se dizer que foi um conceito praticamente nado-morto. 

https://www.airforce-technology.com/news/newsembraer-orders-kc-390-auxiliary-fuselage-fuel-tank-from-cobham/
https://www.defensedaily.com/embraer-awards-cobham-30-million-contract-for-kc-390-aux-fuselage-fuel-tanks/uncategorized/


O contrato de manutenção está incluído para os 12 primeiros anos de vida das aeronaves. Depois e que poderão ser elas...

Existem sectores dentro da FAP (e não só) que temem que nem isso possa vir a ser cumprido, apesar de estar contratualizado. Daí que se fale na manutenção em serviço dos C-130 modernizados mesmo para lá de 2030, e cada vez mais no A400M...
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, tenente, oi661114, Stalker79, Subsea7

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 848
  • Recebeu: 978 vez(es)
  • Enviou: 612 vez(es)
  • +10721/-201
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2023 em: Maio 24, 2022, 08:28:34 pm »
Quem cancelou A400M's, EC635's, NH90's. Também pode obviamente cancelar este aborto aeronaútico que nem o país de origem já o quer.
Mas como há provavelmente muita gente a comer na gamela à conta deste negócio. Vai ser mais difícil.

Um negócio que não foi escrutinado, sem concurso público e sem qualquer contestação. Bastou iludir o tuga papalvo que éramos parte no desenvolvimento do projecto. E ele, vaidoso e cagão como é, inchou logo. E papou toda esta patranha. 

Ainda os húngaros a ver o próprio país fabricante a desistir e a reduzir drasticamente a encomenda inicial, ainda vão mandar bugiar o "cá-cê". E vamos ser os únicos a operar aquilo e a pagar a manutenção e as sobressalentes a peso de ouro por haver poucas unidades em operação. E os que fizeram e tiveram participação nesta negociata altamente orientados e a rirem-se dos otários.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, P44, NVF, Charlie Jaguar, Pescador

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2024 em: Maio 24, 2022, 08:52:29 pm »
Não me parece que a manutenção possa vir a ser um problema.