KC-390 na FAP

  • 3583 Respostas
  • 468302 Visualizações
*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5355
  • Recebeu: 739 vez(es)
  • Enviou: 734 vez(es)
  • +509/-2608
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, Lightning, oi661114, Stalker79

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4074
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2814
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1801 em: Janeiro 22, 2022, 11:51:14 am »
 

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 981
  • Recebeu: 339 vez(es)
  • Enviou: 188 vez(es)
  • +48/-139

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 981
  • Recebeu: 339 vez(es)
  • Enviou: 188 vez(es)
  • +48/-139
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1803 em: Janeiro 22, 2022, 12:05:21 pm »
E outra questão. Vamos por de lado a quebra do contrato. Está assinado e é para cumprir.

É caro mas parte do valor fica em PT e paga cá impostos e isso reduz bastante os valores se fizermos bem as contas. Claro que isso não entra para as contas das FA e percebo as objeções. Mas entra para as contas do país. Vale o que vale.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning


*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1805 em: Janeiro 22, 2022, 12:30:44 pm »
E outra questão. Vamos por de lado a quebra do contrato. Está assinado e é para cumprir.

É caro mas parte do valor fica em PT e paga cá impostos e isso reduz bastante os valores se fizermos bem as contas. Claro que isso não entra para as contas das FA e percebo as objeções. Mas entra para as contas do país. Vale o que vale.
Sim claro, que interessa a FA ficar com 5 elefantes brancos?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar


*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 981
  • Recebeu: 339 vez(es)
  • Enviou: 188 vez(es)
  • +48/-139
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1807 em: Janeiro 22, 2022, 01:55:22 pm »
E outra questão. Vamos por de lado a quebra do contrato. Está assinado e é para cumprir.

É caro mas parte do valor fica em PT e paga cá impostos e isso reduz bastante os valores se fizermos bem as contas. Claro que isso não entra para as contas das FA e percebo as objeções. Mas entra para as contas do país. Vale o que vale.
Sim claro, que interessa a FA ficar com 5 elefantes brancos?

Não vão ser usados? São monos sem utilidade? Têm características muito piores que a concorrência? Não me parece.

Têm vantagens e desvantagens como tudo. O problema parece ser claramente o preço. Foi dada prioridade à tentativa de dar um impulso à indústria aeronáutica nacional. Há milhentos países que fazem o mesmo por ex° o Brasil e a iniciativa Made in India.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, nelson38899, HSMW

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1808 em: Janeiro 22, 2022, 02:49:43 pm »
E outra questão. Vamos por de lado a quebra do contrato. Está assinado e é para cumprir.

É caro mas parte do valor fica em PT e paga cá impostos e isso reduz bastante os valores se fizermos bem as contas. Claro que isso não entra para as contas das FA e percebo as objeções. Mas entra para as contas do país. Vale o que vale.
Sim claro, que interessa a FA ficar com 5 elefantes brancos?

Não vão ser usados? São monos sem utilidade? Têm características muito piores que a concorrência? Não me parece.

Têm vantagens e desvantagens como tudo. O problema parece ser claramente o preço. Foi dada prioridade à tentativa de dar um impulso à indústria aeronáutica nacional. Há milhentos países que fazem o mesmo por ex° o Brasil e a iniciativa Made in India.

Sim claro e os resultados estão a vista..
Se tivessem investido a sério no A-400 ou na relação com a LM, talvez as coisas fossem mais sérias, agora com Embraers....
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5355
  • Recebeu: 739 vez(es)
  • Enviou: 734 vez(es)
  • +509/-2608
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1809 em: Janeiro 22, 2022, 06:30:38 pm »
Nós já tivemos a LM cá e foi o que se viu!

A airbus nos c295 é o que se vê

A embraer também não foi grande coisa.

As empresas privadas vêm para lucrar, se tu não compras eles vão embora.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1810 em: Janeiro 22, 2022, 09:34:27 pm »
Nós já tivemos a LM cá e foi o que se viu!

A airbus nos c295 é o que se vê

A embraer também não foi grande coisa.

As empresas privadas vêm para lucrar, se tu não compras eles vão embora.

No caso da Embraer, comprou-se, 827 milhões e foram embora na mesma.
Se fosse o próximo MDN, cancelava o contrato e ia buscar 2 ou 3 A-400M, ou 6 C-130J ex-RAF.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5355
  • Recebeu: 739 vez(es)
  • Enviou: 734 vez(es)
  • +509/-2608
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1811 em: Janeiro 22, 2022, 11:05:06 pm »
Nós já tivemos a LM cá e foi o que se viu!

A airbus nos c295 é o que se vê

A embraer também não foi grande coisa.

As empresas privadas vêm para lucrar, se tu não compras eles vão embora.

No caso da Embraer, comprou-se, 827 milhões e foram embora na mesma.
Se fosse o próximo MDN, cancelava o contrato e ia buscar 2 ou 3 A-400M, ou 6 C-130J ex-RAF.

Tu à LM compraste duas esquadras de F16 e mesmo assim não valeu de nada!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1812 em: Janeiro 22, 2022, 11:11:27 pm »
Nós já tivemos a LM cá e foi o que se viu!

A airbus nos c295 é o que se vê

A embraer também não foi grande coisa.

As empresas privadas vêm para lucrar, se tu não compras eles vão embora.

No caso da Embraer, comprou-se, 827 milhões e foram embora na mesma.
Se fosse o próximo MDN, cancelava o contrato e ia buscar 2 ou 3 A-400M, ou 6 C-130J ex-RAF.

Tu à LM compraste duas esquadras de F16 e mesmo assim não valeu de nada!

Compraste a primeira, mas com apoio do Governo do US (Acordo das Lajes), a segunda veio do AMARC, (Acordo Governo/Governo), o mesmo aconteceu com os C-130H e P-3P (ex-RAAF).
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Kalil

  • Especialista
  • ****
  • 987
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 216 vez(es)
  • +87/-463
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1813 em: Janeiro 22, 2022, 11:47:13 pm »
Essa política funciona quando existem de facto empresas com centros I&D e de produção instalados, como acontece aqui ao lado. E mesmo assim é necessário investir muitos milhões.
Não é o nosso caso, nas duas vertentes.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, Charlie Jaguar

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 981
  • Recebeu: 339 vez(es)
  • Enviou: 188 vez(es)
  • +48/-139
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1814 em: Janeiro 23, 2022, 11:55:23 am »
Essa política funciona quando existem de facto empresas com centros I&D e de produção instalados, como acontece aqui ao lado. E mesmo assim é necessário investir muitos milhões.
Não é o nosso caso, nas duas vertentes.

Isso faz a colaboração com a Embraer fazer ainda mais sentido. Há que começar por algum lado. Aliás nesse sentido Portugal devia de pensar não em quem tem os caças mais avançados para nos fornecer mas sim em quem está disposto a fazer uma maior transferência de tecnologia. Mas como pensamos pequenino vamos comprar aos outros em segunda mão que é melhor. Ficamos todos contentes e daqui a 5 anos estamos a queixar-nos que o que compramos não presta.