KC-390 na FAP

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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #690 em: Abril 15, 2020, 02:24:09 pm »
Não sabia que o contrato das contrapartidas tinha acabado, tinha impressão que tinha sido extendido.

Cumprimentos

Aquela data seria a normal, mas como as contrapartidas do C295 sofreram atrasos, pode ter acontecido ser extendido, tem que se procurar essa informação.

Mas parece-me que a política de compra de material militar já não é assim, chegou-se à conclusão que os preços eram sempre muito altos devido às empresas terem que investir grandes somas em contrapartidas. A maior parte do material agora é compra directa, concurso através da NSPA, preferencialmente material que já esteja desenvolvido e em utilização por algum país.

Exepto o KC390.  :mrgreen:

A Sr.ª Dr.ª Catarina Nunes, economista que está à frente do IdD e um dos novos administradores da OGMA nomeados pelo Estado, é que tem sido louvada publicamente pelo Titterington pelo acompanhamento do processo de contrapartidas dos C-295M. Acompanhando o quê e para onde é que não se sabe.

https://pt.linkedin.com/in/catarina-nunes-903b6030
« Última modificação: Abril 15, 2020, 02:25:02 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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PereiraMarques

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #691 em: Abril 15, 2020, 04:31:39 pm »
Acompanhando o quê e para onde é que não se sabe.

https://pt.linkedin.com/in/catarina-nunes-903b6030

Verdadeira Acompanhante de Luxo!
 
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Cabeça de Martelo

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7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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ocastilho

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #693 em: Abril 16, 2020, 02:44:43 pm »

Verdadeira Acompanhante de Luxo!

E uma verdadeira girl...

O currículo desta Senhora lembra-me uma frase que ouvia em miúdo: "assentar praça em general" e esta senhora foi mesmo o caso. O primeiro emprego que ela refere que teve foi Subdirectora!
"Se servistes à pátria, que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis, ela o que costuma."
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #694 em: Abril 16, 2020, 03:05:24 pm »

Verdadeira Acompanhante de Luxo!

E uma verdadeira girl...

O currículo desta Senhora lembra-me uma frase que ouvia em miúdo: "assentar praça em general" e esta senhora foi mesmo o caso. O primeiro emprego que ela refere que teve foi Subdirectora!

Não falem mal da senhora, se calhar até têm outros "atributos" escondidos...
 

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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #695 em: Abril 16, 2020, 07:54:02 pm »
 

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Portugal Militar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #696 em: Abril 18, 2020, 06:13:25 pm »
Na verdade nós vamos pagar 827 milhões de euros mas parte da aeronave é construída cá, que gera emprego e desenvolvimento na aérea aeroespacial, sim o valor do contrato é elevado mas, por contrapartida temos manutenção grátis (vamos ver mas penso que sim) durante 12 anos, temos um simulador, os aviões vêm já com kits para apagar incêndios, além de que é um avião que não tem uma manutenção complicada.
Quanto ao A400 é uma aeronave boa e nós devíamos tê-lo adquirido isso é verdade, mas não posso deixar de pensar nos enormes custos de manutenção que tem havido, além de problemas de motor, fugas na fuselagem... É verdade que ganhavamos em Capacidade de Carga, mas a que custo? Para ser como os Merlin em que metade da frota está em terra por falta de peças e manutenção elevada? Se calhar mais vale menos mas mais operacional,Não é?
Cumprimentos
 
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tenente

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #697 em: Abril 18, 2020, 06:33:52 pm »
O factor decisivo na aquisição do 390 só pode ter sido mesmo o kit para combate aos FF :bang:......impressionante para não dizer mais.

Ainda há quem bata nesta tecla e não perceba ou não queira perceber que este tipo de aeronaves não é eficaz nessas missões.

Protejam-se do KonaVirus.

« Última modificação: Abril 18, 2020, 06:58:37 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #698 em: Abril 18, 2020, 09:01:47 pm »
Numa Mais Alto tem um artigo sobre o KC390, e lá tem aqueles valores de tonelagem e distância que o Tenente é máquina a explicar.

Lisboa - Brasilia
7400km
directo voo ferry
14 ton faz 1 op stop

Lisboa - São Tomé
5000km
Directo com 14 ton

Lisboa - Maputo
8900km
14 ton faz 1 op stop

Lisboa - Kabul
6900km
Directo voo ferry
14 ton faz 1 op stop

Lisboa - Vilnius
3300km
Directo com 18 ton

Se vem na revista oficial da FAP é porque a FAP aceita estas capacidades para substituir os C130.
É melhor ou pior do que os C130 conseguem?
 

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mafets

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #699 em: Abril 18, 2020, 09:25:57 pm »
O factor decisivo na aquisição do 390 só pode ter sido mesmo o kit para combate aos FF :bang:......impressionante para não dizer mais.

Ainda há quem bata nesta tecla e não perceba ou não queira perceber que este tipo de aeronaves não é eficaz nessas missões.

Protejam-se do KonaVirus.

Qual kit? Nem o Maffs 1 ou 2 estão certificados..  :-P ;)

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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goldfinger

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #700 em: Abril 18, 2020, 09:26:39 pm »
Solo para que aprecien la diferencia de tamaño entre un A400 y un KC390...


KC390
Citar
Lisboa - Vilnius
3300km
Directo com 18 ton

A400 lo mismo pero con 37 toneladas de carga


KC390
Citar
Lisboa - São Tomé
5000km
Directo com 14 ton

A400 igual pero con 28 toneladas de carga.

Ha hecho el vuelo Madrid.Shangay con una sola escala y 28 toneladas de material médico.

Un gran pájaro que en el EA está causando sensación por sus capacidades
A España servir hasta morir
 
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PMFM

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #701 em: Abril 19, 2020, 06:18:50 pm »
Numa Mais Alto tem um artigo sobre o KC390, e lá tem aqueles valores de tonelagem e distância que o Tenente é máquina a explicar.

Lisboa - Brasilia
7400km
directo voo ferry
14 ton faz 1 op stop

Lisboa - São Tomé
5000km
Directo com 14 ton

Lisboa - Maputo
8900km
14 ton faz 1 op stop

Lisboa - Kabul
6900km
Directo voo ferry
14 ton faz 1 op stop

Lisboa - Vilnius
3300km
Directo com 18 ton

Se vem na revista oficial da FAP é porque a FAP aceita estas capacidades para substituir os C130.
É melhor ou pior do que os C130 conseguem?

Infelizmente ainda não consegui encontrar uma fonte suficientemente credível acerca do alcance para os diferentes níveis de carga do C-130. Existem diversos valores que são muitas vezes bastante diferentes o que me leva sempre a desconfiar da sua validade.
Se os valores divulgados acerca do alcance do KC-390 estiverem corretos e os valores do C-130 do link abaixo se aproximarem da realidade, parece-me que o KC-390 tem clara vantagem. Já para não falar da velocidade...
Agora se considerarmos também o A-400M a história é outra, mas a todos os níveis, até no preço, evidentemente.

Citar
KC-390
26 toneladas - 1140 nm (2111 km)
23 toneladas - 1520 nm (2815 km)
14 toneladas - 2730 nm (5056 km)
ferry flight - 3310 nm (6130 km)
ferry flight com tanques auxiliares - 4600 nm (8519 km)
Citar
Maximum Normal Payload:
C-130H, 36,500 pounds (16,590 kilograms)
C-130J, 34,000 pounds (15,422 kilograms)
C-130J-30, 36,000 pounds (16,329 kilograms)

Range at Maximum Normal Payload:
C-130H, 1,208 miles (1,050 nautical miles)
C-130J, 2,071 miles (1,800 nautical miles)
C-130J-30, 1,956 miles (1,700 nautical miles)

Range with 35,000 pounds of Payload:
C-130H, 1,496 miles (1,300 nautical miles)
C-130J, 1,841 miles (1,600 nautical miles)
C-130J-30, 2,417 miles (2,100 nautical miles)

https://www.af.mil/About-Us/Fact-Sheets/Display/Article/1555054/c-130-hercules/

P.S. :Parece-me até que os valores divulgados na revista Mais Alto ficam aquém daquilo que aparentemente o KC-390 consegue alcançar. Por exemplo:
- Lisboa -> Vilnius (+- 1700 nm) e considerando uma variação linear entre os pontos 23 ton. e 14 ton. daria cerca de 21 ton. carga.
- Lisboa -> Kabul (+- 3700 nm) e se consideramos uma paragem a mais ou menos meio do percurso daria cerca de 19-20 ton. carga.

P.S. 2: Recordo-me que no ano passado o 1º C-130 da FAP que foi a Moçambique fez escala em Accra para abastecer, escala de 12h em São Tomé para o pessoal descansar e depois novamente escala em Luanda para abastecer e finalmente chegou a Beira.
Se bem me recordo o 2º C-130 fez o mesmo percurso sem a escala em Luanda.
 

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tenente

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #702 em: Abril 19, 2020, 06:23:10 pm »
O factor decisivo na aquisição do 390 só pode ter sido mesmo o kit para combate aos FF :bang:......impressionante para não dizer mais.

Ainda há quem bata nesta tecla e não perceba ou não queira perceber que este tipo de aeronaves não é eficaz nessas missões.

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Cumprimentos

queres mesmo que te responda ?????
porque achas que coloquei isto :bang:
O 390 vai combater os FF, como eu lá vou estar !!!!

Abraços
« Última modificação: Abril 19, 2020, 06:38:57 pm por tenente »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #703 em: Abril 19, 2020, 06:28:05 pm »
Solo para que aprecien la diferencia de tamaño entre un A400 y un KC390...


KC390
Citar
Lisboa - Vilnius
3300km
Directo com 18 ton

A400 lo mismo pero con 37 toneladas de carga


KC390
Citar
Lisboa - São Tomé
5000km
Directo com 14 ton

A400 igual pero con 28 toneladas de carga.

Ha hecho el vuelo Madrid.Shangay con una sola escala y 28 toneladas de material médico.

Un gran pájaro que en el EA está causando sensación por sus capacidades

Goldfinger ainda há por aqui pessoal que pensa que o 390 vai ser um avião milagreiro, que vai transportar muito mais carga e bem mais longe que o C!
Ainda não perceberam ou não querem perceber, que nem os C's nem os 390 são aeronaves que servem as necessidades actuais da FAP tanto em termos de capacidade de carga como em raio de acção.
O pior cego é aquele que não quer ver !!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #704 em: Abril 19, 2020, 06:40:18 pm »
Numa Mais Alto tem um artigo sobre o KC390, e lá tem aqueles valores de tonelagem e distância que o Tenente é máquina a explicar.

Lisboa - Brasilia
7400km
directo voo ferry
14 ton faz 1 op stop

Lisboa - São Tomé
5000km
Directo com 14 ton

Lisboa - Maputo
8900km
14 ton faz 1 op stop

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14 ton faz 1 op stop

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Directo com 18 ton

Se vem na revista oficial da FAP é porque a FAP aceita estas capacidades para substituir os C130.
É melhor ou pior do que os C130 conseguem?

O goldfinger já respondeu, e eu reforço, nem os C's nem os 390 servem as actuais necessidades de transporte e raio de acção da FAP !!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!