Instituto Goegráfico do Exército

  • 1 Respostas
  • 2157 Visualizações
*

TOMKAT

  • Especialista
  • ****
  • 1173
  • +0/-0
Instituto Goegráfico do Exército
« em: Maio 06, 2005, 04:39:58 am »
Prémio de Excelência, atríbuido pela empresa ESRI, ao projecto "IGeoE-SIG"

A empresa ESRI-Portugal, atribui um prémio de distinção ao Instituto Geográfico do Exército, pelo desenvolvimento de um projecto em parceria, Intitulado "IGeoE-SIG", o qual pretende ser um visualizador da informação geográfica produzida pelo IGeoE, acessível a qualquer utilizador da internet.

Na sequência do desenvolvimento do projecto "IGeoE-SIG", apresentado oficialmente por ocasião do 72º aniversário do Instituto Geográfico do Exército, a empresa ESRI-Portugal, entidade parceira no desenvolvimento do referido projecto, atribui ao IGeoE um prémio com a distinção "Projecto de Excelência 2004", na vertente de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). De acordo com informações recolhidas pela ESRI-Portugal, fruto de reuniões internacionais em que estiveram presentes, o projecto premiado constitui já uma referência além fronteiras, tendo merecido vários elogios pelo Grupo de Defesa Europeu da ESRI, assim como da entidade inglesa produtora de cartografia militar (DGIA) e do homólogo do IGeoE em Espanha, o CEGET, que pretendem avançar com projectos semelhantes ao do IGeoE. Tais referências constituem motivo de orgulho e incentivam ao desenvolvimento de novos projectos, revelando à comunidade nacional e internacional que o Exército Português pode colaborar no desenvolvimento do País por outras vias, apoiando e fomentando a investigação nas Forças Armadas.

IGeoE-SIG

A criação do centro de Desenvolvimento e Gestão da Informação visou dotar o Instituto Geográfico do Exército de uma vertente, fundamentalmente vocacionada para a invetigação, o desenvolvimento de novos produtos e a implementação de aplicações.
O IGeoE-SIG constitui-se como uma das componentes da Infra-estrutura Geográfica de Dados do Exército, permitindo que o IGeoE disponha de uma base de dados (BD) contínua de todo o Território Nacional integrando os diversos produtos porsi produzidos, e contribuindo para um acréscimo do direito de cidadania dos portugueses, através da disponibilização de Informação Geográfica Digital não classificada na Internet.

fontehttp://www.igeoe.pt

Boa, militarmente pelo menos estamos à frente dos espanhóis nalguma coisa :roll:
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

*

fgomes

  • Perito
  • **
  • 475
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 08, 2005, 10:17:49 pm »
Se não fosse o IGEOE, a nível de cartografia e informação geográfica, ainda estávamos no tempo das Descobertas...

Quanto à utilização de software ESRI, já me parece no mínimo discutível a escolha, mas como é a maior empresa mundial do sector e a maior fornecedora das FA's americanas talvez seja por isso.